h1

Evitar a frustração ou esperar sempre pelo melhor?

24 de novembro de 2008

Frustrado

Durante praticamente toda minha vida, segui uma linha de pensamento que buscava não elevar muito as expectativas e sempre calcular as coisas por baixo. Desta forma, pensava eu, evitaria qualquer tipo de frustração.
“Ah, o cartão de crédito vai vir uns 800 reais” – Só para vir 200 e eu ficar feliz.
“Aquela mulher ali? Nada, nem vai rolar” – Uma semana depois já estava tudo arranjado.
“Duvido que meu time ganhe esse jogo, vou assistir só por diversão” – Pimba. Goleada.

Dizem que o negativismo atrai, exatamente, o negativo. Ok, concordo plenamente com esta idéia, mas somente na teoria.
Não sei em qual fase da vida eu mudei, mas o fato é que durante o período em que comecei a elevar minhas espectativas, as coisas começaram a não dar tão certo.
O dinheiro, que sempre achava que ganharia menos e ganhava mais, passei a esperar mais e ganhar menos. Mesma coisa com diversão (leia-se mulheres), por mais que o ciclo não tenha diminuído, eu passei a, não sei por que diabo de motivo, esperar mais e, por conseqüência, colher menos.
Mesma regra pro cartão, pro time de futebol e vários outros fatores “kinda” importantes.
Só a porra da megasena que eu sempre achei que ia perder. E sempre perdi mesmo.

A mãe de um grande amigo meu já dizia: “Não conte pra ninguém sobre algo que ainda não aconteceu, porque isso faz não acontecer”.
Superstição? Bobagem? Crença sem valor?
O DIABO DÁ CERTO! Desde que comecei a ver as coisas virarem poeira após contar aos meus amigos antes de acontecer, adotei a política da boquinha de siri, que por sinal é uma metáfora que eu não consigo compreender.

Dizem que a melhor forma de enfrentar uma crise, é resgatar os valores essenciais de quando dava certo. Ora, fodam-se as ideologias, eu prefiro essa teoria renascentista à idéia de energia positiva ou negativa, certo ou errado, pecado ou sacro. O homem medieval já morreu e, se for para fazer o errado pra dar certo, amén e bola no gol.

Hoje abri o extrato do cartão:
“Caralho! 220?! Eu jurava que ia dar 700.” – E fiquei feliz. Rá.

33 comentários

  1. Torça pelo melhor, espere pelo pior…


  2. Dizem que quem procura acha.. é a mesma coisa quando se vai ao médico fazer um check up e descobre que tem uma doença rara… Também sou a favor da Boquinha de Siri.


  3. ok , mas a respeito das coisas que dão errado minha eXpectativa é que você corrija esse pqueno erro , blz ?

    abraços ! (eu nem sei se devo ser otimista ou pessimista… , mas foda-se “não vai dar certo mesmo!”…auhauh , ei , funcionou…! )


  4. fucking damn it , e so pegar no pé de alguem sobre um erro e eu cometi outro é pEqueno porr* ! ..pareceu “miguxes” eca


  5. caralho velho sempre q falava pros meus amigos das coisas tbm nunca dava certo…
    hoje eu nao falo e putz!
    nao da certo tbm ! shuaHSuAHSUHA
    eh 1 cu u.U


  6. “fodam-se as ideologias” ?? mas isso q vc faz já é uma ideologia. ;D


  7. Felipe

    Não se preocupe se quando vc não tiver muita grana não pegar nehuma mulher. Isso não é azar, é lógica!
    grana e mulheres estão diretamente ligados.

    hehehehe
    pelo menos é assim com a maioria das mulheres!
    se bem q meu namorado é mais quebrado que eu…


  8. Acho q devemos sempre ter os pés no chão, sem criar falsas eXpectativas…com X, por sinal.


  9. Torça pelo melhor, espere pelo pior… [2]

    Disse tudo!


  10. Gosto dos seus textos… Só um toque: (pode apagar esse comentário depois) “eXpectativas”, brother… abraço

    ————

    Valeu pelo toque.
    Corrigido.


  11. Não contar vantagem antes do tempo também é essencial. (:


  12. O Vitor disse tudo em 6 palavras !`
    É a famosa regra do pensamento “Espero que sim, creio que não”.


  13. “lei” da atração = compre esse livro/filme e fique rico!
    puro marketing, que de lei não tem NADA!


  14. Torça pelo melhor, espere pelo pior…[2]


  15. “Não conte pra ninguém sobre algo que ainda não aconteceu, porque isso faz não acontecer”.

    e eu achava que isso era só comigo, nunca ia imaginar que acontece com vc tb…menos ainda com a mãe do seu amigo =P


  16. O “Rá” no final é o melhor.

    Que bom que com vc, o cartão vem menos do que você imaginava, comigo é ao contrário. Sempre.


  17. Eu torco pra fatura do cartão vir 200 reais todo mês, mas, por interseção divína ela vem em torno dos 700 ronaldos e isso me entristece ;/
    kkkk

    se cuida


  18. UAHhauHauahuHUA…

    Boa, vou começar a usar essa também! 😉

    e a do contar pra alguém é real… sempre se vc fica quieto, as coisas acontecem… mas se vc diz pra alguem, nunca da certo! :S

    huaehauehaeu ;x


  19. Foi como meu “segredo” em ir para Buenos Aires estudar, ninguem sabia, só comentei agora que tudo está certo e o DNI em mãos junto com a inscrição para Universidade.

    Será mal olhado?

    Da proxima use o gerador de lero-lero 😀

    Your’s Fucking.


  20. “Não conte pra ninguém sobre algo que ainda não aconteceu, porque isso faz não acontecer”.

    Essa frase é muito certa.. to tentando mudar e aplicar a técnica da “boquinha de siri” mas tá dificil cara!


  21. Essa mãe do seu grande amigo está certa!!
    Por experiência própria, te digo de cadeira: SE FALAR PARA ALGUÉM ANTES DE ACONTECER, FODE.
    O pior de tudo é que eu não consigo não falar!
    Ansiedade é foda!
    Abração Felipe!


  22. Felipe faça como eu faço em relação ao futebol, torça para o São Paulo que a probabilidade de vencer é quase de 100%
    Abco e tem muito sentido o que vc disse!
    fica com Deus


  23. pessoas pessimistas sofrem menos. até que enfim ALGUÉM concorda com isso.


  24. não tem nada haver com o assunto, mas
    eu queria saber se aquela campannha do msn não terá mais?

    abraços

    fui

    —————-

    Soon.


  25. Eu sempre faço com as minhas provas, sempre digo q vou tirar a pior nota do mundo ai o q vier eh lucro ! hahahaha
    Mas me diz ai .. cmo tu consegues q a conta do teu cartao de so 220 ?! Eu preciso aprender URGENTEMENTE ! ahiahuiahuaihuai :*


  26. Eu gostaria que esse negócio de assistir só por diversão a um jogo, e meu time golear, desse certo mais vezes…


  27. ““Não conte pra ninguém sobre algo que ainda não aconteceu, porque isso faz não acontecer”.

    e eu achava que isso era só comigo, nunca ia imaginar que acontece com vc tb…menos ainda com a mãe do seu amigo =P”

    I second that.
    Que medo.


  28. Não sou de comentar, não tenho exatamente o que dizer sobre o texto…

    …só continue!


  29. Pior, verdade…é foda…quando o cara espera que alguma coisa boa aconteça, e ela nao acontece, é muito pior do que quando o cara espera uma coisa ruim e ela realmente acontece.


  30. Oi Felipe… primeiramente quero te parabenizar pelo blog e aproveitar sua audiência para fazer um protesto à nossa “Querida Vênus Platinada – Globo”.
    Moro em Blumenau-SC e sofremos com a tragédia climática que praticamente nos “varreu” do mapa.
    E a Globo com sua cobertura jornalística, e não só ela, Bandeirantes, Rede TV, noticiam e noticiaram pouco, falta informação, ajuda aos desabrigados, eu tive dificuldades em encontrar familiares atingidos em uma cidade à 50km de distância… Tivemos perdas.. todos os catarinenses…
    Por que uma perigueti que morre merece destaque nessa imprensa podre?
    Por que o merda do Pssit Didi Mocó não ajuda as crianças de nossa cidade? Elas também estão sem esperança no momento.
    Se você achar que esse desabafo merece um post, o povo catarinense ficará muito agradecido… entupimos a caixa de entrada da globo.com, mas isso de nada vai adiantar, por isso tive a idéia de reclamar no seu blog, que conta com leitores de mente aberta e livre raciocínio.
    Obrigado,
    Cesar Macedo


  31. po , corrigi antes e nem levei o credito, sacangem ! quero meus “direitus” ! auhauhahuauhauhah


  32. sempre espero uma coisa boa e quando vem não era aquilo que esperava ai fico com raiva e não é bom quando me aborreço faço coisas erradas que desagradão ao meu Deus.


  33. Eu sempre uso essa tecnica, e todo mundo me chama de pessimista, mas isso é diferende de ser pessimista…



Deixe um comentário

