h1

De onde vem a falsidade?

19 de janeiro de 2009

Falsidade

Uma coisa que não consigo compreender no ser humano, é a falsidade.

Acredito que você, leitor assíduo do CR, já deva ter reparado que, mesmo que chegue ao extremo, não consigo ser falso, não consigo passar a mão na cabeça de hiena. Pra mim, é impossível olhar para um cidadão torpe e desejar-lhe boa sorte.

Mas pior que aquele que utiliza da falsidade para evitar conflitos, é o sujeito que aproveita-se deste recurso para conseguir deslizar como sabonete na busca pelo topo. Essa é a pior raça.

Quem nunca deparou-se com um falso sorridente? Uma pessoa que é capaz de chamá-la a um canto no bar repleto de gente importante, só pra trocar uma idéia sobre sua vida, de sorriso no rosto, ouvindo e aconselhando. Mas, meses depois, sua boca escancara-se ao perceber uma verdadeira serpente deslizando por onde outrora habitara um manso e lindo carneirinho feliz.

Tudo isso porque ignoramos, cegamente, os conselhos dados por amigos verdadeiros, alertando sobre o caráter e personalidade daquele que enxergamos como manso.

A hora vem. E a porrada normalmente é na esperança de machucar feio.

Os fracos, apanham calados, sem realmente conseguir distinguir de onde estão vindo os tiros. Quando percebe, sua vida tornou-se um inferno, graças as manipulações e mentiras profanadas por alguém cuja intenção é somente o benefício próprio.
Já os fortes, enxergam. E ao enxergar, seguram de peito aberto o que vem a seguir, sustentando-se sobre a força da razão, a consciência. Não abaixam a cabeça, nem quando muitos voltam-se contra. Não. Uma consciência verdadeira é capaz de destruir qualquer imposição.

Quando vemos, tornamo-nos um dos que antes nos avisavam sobre o caráter referido, pois ao oposto daquele que tenta nos prejudicar, torcemos somente pelo bem de nossos amigos.

É, acho que estou ficando meio piegas, em pleno século XXI, ainda prezo por valores como verdade e moral. Ultimamente tão raro, que cada vez mais percebo o amor que sinto por minha própria família.

O mundo sempre dá voltas. Já dizia Seu Francisco: “Deixe estar”. Na próxima, acerte-o com uma vassoura.

Anúncios

242 comentários

  1. Felipe, concordo contigo que a falta de moral e falsidade sejam venenos da mesquinharia que prejudicam a todos. Mas acho que não podemos ter a petulância de imaginarmos-nos imunes a tal coisa. Todo mundo sente inveja, raiva, ódio e mesmo sem querer, pode acabar fazendo o que não deve. Somos humanos, erramos.
    Abraços.


  2. Pessoas falsas são da pior raça, ja passei por isso e tem que ter peito forte

    Abraço Felipe


  3. Nunca pense que é o único que, em pleno século XXI, ainda preza por valores como a verdade e a moral.


  4. É, Felipe, você está mesmo fora de moda…
    Hoje não há espaço para a consciência.
    Vale tudo na busca pelo topo, para ser “o cara”…
    Mas, a meu ver, pessoas “antiquadas” é que estão com a razão.
    Verdade e moral deveriam guiar todo ser humano, independente de qualquer outra coisa.
    São virtudes indispensáveis.


  5. Felipe Neto.

    Você é egocêntrico. E você não é tão foda quanto pensa que é. Mas gosto do Blog mesmo assim.


  6. Verdade, Moral … piegas não.
    Impossível conviver com carneirinhos felizes que depois se transformam em serpentes destilando seu veneno.

    Se viesse escrito na testa; mas não, temos que descobrir sozinhos. =)

    Esses carneirinhos viu.


  7. Uau..
    de falsos o mundo está cheio,temos que saber destingui-los (sem trema) para não nos decepcionarmos futuramente.


  8. As coisas mudaram muito, dos tempos dos nossos pais – onde ou era, ou não era – para o nosso. Hoje, tudo depende de um contexto, de uma combinação de fatores. Mas infelizmente, hipócritas não têm criatividade e continuam os mesmos, assim como os manipuladores não se cansam de nos usar como degraus.

    Gostei do seu blog. Conheço-o a um final de semana e já é um dos favoritos =), apesar de soar meio egocêntrico: suas idéias batem com as minhas rs.


  9. “…em pleno século XXI, ainda prezo por valores como verdade e moral.”
    Ah se todos fossem assim tão piegas. Valores como esses são eternos


  10. Gostei
    Também não consigo ser assim.
    E concordo com o “aqui se faz, aqui se paga”
    abs


  11. A falsidade vem de pessoas fracas e infelizes que nunca vão conseguir se realizar e com isso se contentam em arruinar a vida dos outros. Não suporto esse tipo de comportamento e procuro sempre me afastar de pessoas assim.


  12. Quando tu tenta mostra que você acredita nesses valores, e os preza, as pessoas pensam que você que é o falso. Mas isso diz tudo: “Uma consciência verdadeira é capaz de destruir qualquer imposição”.

    Té mais.


  13. O mundo está repleto de falsidade em todos os lugares, o orkut é um bom exemplo, pessoas que se conhecem do nada por ele, ao passar de alguns dias já estão trocando “depoimentos de paixão” muitos com o intuíto de apenas ficar com a tal “menina ou menino”. Acho isso uma merda… E no orkut é só o que rola, alguns podem até ser verdadeiros, mas a grande maioria não.
    Fico feliz em saber que tenho amigos com quais posso contar, quando a situação complica, eles sempre aparecem…


  14. muito bonitinho, mas eu vim aqui ler para descobrir a resposta da pergunta: de onde vem a falsidade?
    como estava no título…

    cadê essa resposta?

    ———-

    Leia novamente e você entenderá que a proposta é ensinar-lhe como agir nesse tipo de situação.


  15. o pior é q quando cnvivemos cm pessoas assim sem saber o q elas são,
    outras pessoas cmeçam a nos julgar cmo elas, essa é a pior parte.
    cncordo cm vc, mas nunca vamos saber qm é ow naum realment falso…


  16. Você choveu no molhado, cara!
    Escreveu o óbvio.
    Abs

    —————

    O óbvio é um ponto de vista.


  17. Cada qual tem o poder da decisão e de escolha. Infelizmente nem todos escolhem as melhores opções. MAS, quanto mais alto maior o tombo. Somente a vida construída em bases sólidas é capaz de gerar a plenitude. è chegar lá na reta final e poder dizer com orgulho. MINHA VIDA VALEU.


  18. existem sim muita falsidade neste mundo…só nao entendo como um ser humano pode ser tão fraco ao chegar ser seu amigo mais proximo e te da uma facada pelas costas…issuh nos machuca muito ..digo por experiência propria.
    xeruh…pra todos!


  19. Olha só, vejo as pessoas falando de valores morais como se fossem conceitos antiquados, quando na verdade isso vai ser sempre atual, moderno. Porque sem eles que futuro podemos esperar. E além do mais são conceitos que aprendemos com nossos pais, passamos para nossos filhos e assim por diante. Então jamais alguém que fala sobre moral e ética, será antiquado. Abraço.


  20. Concordo com o comentário, a falsidade é usado por pessoas que são fracas para não admitir a verdade. Odeio quando as pessoas são falsas comigo, não gosto, e procuro me afastar de certas pessoas.Na minha opnião essas pessoas são falsas para esconder seu verdadeiro rosto, sua identidade, e por isso se escondem atravéz de mascaras…quem é falso é mentiroso e pior, não merece a amizade daqueles que o fazem felizes…

    BjOoOo


  21. Acho que vc tem razão. Seu pensamento bate com o meu. Mas de uma coisa eu tenho certeza: Manter distância e nunca ser semelhante a esse tipo de gente!


  22. Falsidade é essencial para se viver em sociedade. Quantas vezes alguém lhe perguntou se estava tudo bem (e o seu dia estava péssimo) e você, com aquele sorriso de R$1,99, disse que estava “tudo ótimo”.

    Quantas vezes você deixou de reclamar, de desabafar com alguém simplesmente para não incomodá-lo. Quantas vezes você já não levou o fora e nunca soube o motivo… sempre uma desculpa tola.

    Todos somos falsos. Em maior ou menor grau. Quem não se assume assim… vixi!

    A falsidade vêm das relações humanas, das “conquistas”, dos dizeres do cotidiano… do vendedor da loja de roupas à conquista da namorada(o).

    Tudo que envolva o “eu” advém de algo falso…

    Não existe ninguém que seja 100% sincero.

    ————–

    Sim Lucas, seu pensamento remete algumas das idéias de Maquiavel, com as quais eu tenho minhas ponderações, mas chego a concordar.
    A questão é a punhalada, a falsidade ética e moral com alguém que te considera amigo.


  23. CONCORDOOOOOOOO
    Não suporto falsidade e mentira…
    Quem na frente dos outros da um de bonzinho,mesmo nos sabendo que é pura falsidade e mete o pau por traz.
    É o ditado mais certo é esse mesmo AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA.


  24. O que será a falsidade?
    Será que nunca fomos falsos com alguém? será que muitas vezes por um momento erramos e por algum motivo pensamos que estararíamos certos e esta certeza não proporcionou para alguém de alguma forma que seríamos falsos? sei não…é muito difícil dizer que somos autênticos quando o assunto é bem vindo ao nosso interesse.
    O assunto deve gerar uma boa tese, em tese…
    Abraços a todos.
    Cris Santos-recife


  25. Onde fica a Lei da Ação e Reação? Não angariamos um falso em nossas vidas à toa, senão seria uma injustiça divina. Muitas vezes não somos falsos com o outro mas conosco mesmo. Nos tapeamos, nos passamos para trás para colocar outros na frente. E como o Universo poderá nos mostrar isso? Colocando um falso em nossa vida, um espelho para refletir nossa imagem.

    ——–

    Desculpa mas eu discordo desta teoria aplicada em “O Segredo”. Não atraímos SOMENTE o que plantamos. Existe muita gente estúpida no mundo, ela pode entrar na sua vida a qualquer momento, por um milhão de influências.

    Culpa nossa? Não. Não nos cabe julgarmo-nos como culpados desta podridão.


  26. Falsos hipócritas se vendem por pouco. Até Cristo foi traído por um deles. O que não devemos é nos deixar enganar por falsos sorrisos, pois atrás deles sempre há algum interesse que seja em benefício próprio.


  27. concordo,com todos.mas estas pessoas, se fazem de coitadinhas e solitarias, para depois dar o bote.sei porque sentiisso na pele.


  28. Felipe,

    Acho que vc tá um tanto atrasado, pois desde que o mundo é Mundo já existia essa tal falsidade! Jesus segunda a Bíblia foi traído por um de seus doze escolhido a dedo, agora vc imagine… Acho que para a pessoa que é do “Bem”, tira de letra numa boa, existem situações na qual ainda dá p/isolar esse tipo de pessoa do seu convívio, pelo menos é que tento fazer “todos os dias”, um abraço e uma boa batalha contra os falsos! rs


  29. Infelizmente este é um tema que não precisaria ser abordado, já que não há solução para tal, quando as pessoas nascem com certos “distúrbios” isso é dela por natureza, ou as vezes esta pessoa está num momento de descontrole emocional, isso é “normal”,então ela pode se tornar um peso pra muitas pessoas com suas imperfeições. Todos nós seres humanos temos nossos momentos de raiva, até mesmo de falsidade, atire a primeira pedra quem nunca deu um “bom dia” à um patrão pelo simples fato de ser seu patrão, você pode odiá-lo, mas infelizmente a sociedade impõe você a agir de maneira “adequada” para uma determinada situação, obviamente que, tudo tem seu limite, mas destacar defeito das pessoas não é a melhor coisa a fazer, já que , isso é irreversível!

    mas você escreve muito bem,só não gostei do tema!!

    abraço


  30. Sinceramente….esse mundo tá uma podridão só. Nunca vi tanta gente sem escrúpulos e que sobe na vida derrubando os outros. Gente mais sem competência!!!!!!! Quando vejo esse tipo de gente fazendo falsidades, juro que meu sangue ferve.De raiva. Porque acredito que todos somos suscetíveis a esse tipo de falha,aliás, somo todos falhos pois somos humanos, mas temos que procurar ter consciência dos nossos defeitos e tentar o impossível para corrigí-los e não se achar “o cara” ou a “gostosona” porque se deu bem puxando o tapete das outras pessoas. Isso é doença!!!!!! Credo!


  31. … é ação e reação mesmo… quem planta a falsidade colhe seus frutos.. é assim desde que o mundo é mundo, por isso pratiquem o BEM e verão os efeitos positivos que isso traz, boa sorte a todos, de verdade!heheheh


  32. Concordo plenamente com você Felipe, e também sou assim. Não suporto gente falsa…

    Há pouco tempo convivi com uma pessoa assim no meu local de trabalho. Ela já estava lá há mais tempo, mas em menos de um mês de convivência percebi como ela era falsa, principalmente com a melhor amiga dela que trabalhava conosco no mesmo setor, mas o pior é que eu não podia nem alertar a garota, pois elas já eram amigas há um tempo e eu era novata (ela nunca ia acreditar em mim). A falsa vivia fazendo a caveira da amiga pro chefe. Coitada… mas fazer o que né?

    Pena que nem todos tem moral nesse mundo e preferem usar a falsidade como artifício de conseguir o que querem!


  33. Tenho convivido muitas vezes com pessoas com estas características repugnantes, mas, estou cansada de acreditar que uma hora elas vão mudar. Pessoas que usam as outras apenas como degrau deveriam e devem ser completamente “ignoradas”!!!


  34. Eh… ser verdadeiro, honesto, sincero, leal… tah tuuuudo fora de moda, Thiago!
    A moda agora eh ser falso, FDP, ‘cachorro’… dai pra baixo…
    Q triste isso…
    Seu post caiu como uma luva pra mim hj… sempre sofri com pessoas falsas (por naum conseguir ser uma delas e naum admitir q sejam comigo…), e sempre acaba “falando mais q a boca”, brigando…. por coisas e pessoas q no fundo…. NAUM VALEM PENA!!!!

    Ser sincero hj eh DEFEITO… e naum mais qualidade… dah pra acreditar?!?!?!?!!? 😦

    bjssss e Forca e bola pra frente…. Q o “bem” sempre vence o “mal” (bom, espero q isso naum mude tb…)


  35. Verdade e moral não são favores que prestam os seres humanos mas, simplesmente, são suas obrigações. Não podemos permitir que os valores se invertam. Não podemos deixar que uma minoria de hipocritas levem sempre vantagem em tudo. Valores como moral e verdade devem estar de forma indelevel em todo e qualquer ser humano.
    concordo contigo.


  36. ops… Felipe naum Thiago! Sorry! 🙂


  37. Minha sogra é tão falsa, mas tão falsa, que para manter suas aparências, roubou dinheiro do prórpio filho, meu marido. Não foi pouco dinheiro nem pouco tempo. É inacreditável que uma mãe seja tão falsa a ponto de passar para trás o prórpio filho, em benefício prórpio. Tenho nojo da falsidade. Tenho mais nojo ainda da minha sogra. A moral e a ética são a base para uma sociedade equilibrada. A moral e a ética devem estar dentro dos relacionamentos familiares.


  38. Há falsidade porque acreditamos em pessoas erradas…
    Pra mim continua valendo que amigo de verdade só temos um, no máximo dois!!


  39. olha estou vendo esse blog hoje, eu li e gostei muito também não tenho muito a falar mais achei interessantíssimo…


  40. Estar em situação de confroto com a personificação da falsidade é um horror !
    Na minha trajetória profissional ocorreu o fato de ter apoiado em mesmo nível Gerencial a promoção de um “indivíduo” mau carater ao cargo de Diretor(usou dos artifícios da cola intelectual acreditando tratar-se de capacidade de administrar-furto de idéias).
    Quando boa parte do grupo abriu os olhos ele já os havia engolido, o sujeito era desonesto ao extremo com os recursos (dinheiro) e muitos no Órgão Público tinham ciência; e, nada fizeram contra.
    Tudo porque tratava-se de um indicado Político de Ilustre Membro da ALerj.
    Hoje como prêmio o Cordeiro Chefia um UPA, na Cidade do Rio de Janeiro(Lamentável para quem acreditar e afirmar a favorável teoria : ” Aquí se faz, aquí se paga !” Para esses, ela não se aplica… .


  41. “Concordo com o que foi dito, e penso que mesmo nos tempos de hoje se as pessoas praticassem os bons exemplos do passado, de maneira nenhuma teríamos em nossa atualidade problemas como este na sociedade.”


  42. eu não sei o que as pessoas ganham quando são falsas,porém eu detesto pessoas falsas e desonestas.


  43. A falsidade sempre existiu e sempre existirá. A questão é que gostamos muito de “afagos”, e por esta razão podemos cair na armadilha. Uma postura mais coerente com as verdadeiras motivações será um poderoso antídoto para este veneno. Fique longe dos bajuladores baratos.


  44. Vivemos em um mundo de máscaras, infelizmente. Muitos utilizam deste artifício para tentar se proteger.
    Não estou dizendo que concordo, mas compreendo.


  45. A falsidade é um problema!
    É algo tão ridículo, e o pior: muitas vezes vem de quem você menos espera!


  46. Esses conceitos não são piegas contudo adultizar-se e não compreender que o mundo é tal como sempre foi é um tédio!!Quem sabe se estudarmos e compreendermos melhor o evolucionismo não nos deprimamos tanto e nem tão pouco perderemos nosso tempo em construções de conceitos tão batidos como esse.É pena que essa geração seja mais despreparada emocionalmente que as anteriores mesmo que tenhamos dado um salto em ciencia e tecnologia.Afinal um lar e um ambiente social que reproduza a vida como ela é são imprecindiveis para que amadureçamos consciente e em posse de tomarmos decisões mediante as posturas alheias!


  47. As pessoas vivem dizendo que são modernas e avançadas,mas quando quebram a cara com os descolados e falsos, sempre procuram alguém careta para ajudar porque são os atrasados que resolvem os problemas e sempre querem o bem das pessoas.


  48. Enquanto pessoa acharem e perceberem que moral, decência ou a falta delas e apenas um modismo, estaremos condenados provisoriamente a essa prisão de mediocridade, a meu ver, existem dois tipos de pessoas, as que querem é gostam de serem os imbecis e mediócres opcionais, e os que não gostam. Existem aqueles que se respeitam e se percebem formadores de opinião e formam barreiras contra esses males a sua volta, e também aqueles que simplesmente nem se percebem como nada e por isso não conseguem escolher uma fila que, para se entrar nela, tem que ser alguma coisa, ja que ela não se percebem como nada, vão para fila maior onde o ùnica exigência e ser um bonequinho medíocre e sem vontade e sem opinião independente do seu grau de cultura.
    Eu escrevi isso ontem 18/1/09 e a mim parece que hoje, caiu como uma luva para essa matéria.
    “E insano, porem mais fácil seguir a correnteza veloz do rio mesmo sem saber o destino que lhe reserva, do que aventurar-se por suas margens cheias de obstáculos, porem mais seguras.”


  49. Realmente há muitas pessoas falsas.
    Vou falar um pouco sobre a parte do namoro.
    Existem pessoas nas quais não são felizes e não querem que às outras sejam.
    O seu namoro vai bem, repare quantas pessoas já não chegaram pra criticar e com aquela maldita pergunta; será que a pessoa que tá namorando com você gosta mesmo de você?
    Porque elas fazem isto, obviamente não estão felizes e ao verem que você está, querem destruir e vão se aproveitar de brigas e discussões.
    Se você vai e dá um fora vem aquela maldita desculpa `desculpa´ eu só queria ajudar.
    Realmente há acabar e vê você mal.
    Pergunte pra você mesmo quando uma pessoa que se diz sua amiga vem e diz acaba o teu namoro aquela pessoa não te merece, aquela pessoa não gosta de você.
    Se pergunte porque será?
    Será que essa pessoa não tá afim da minha namorada?
    Será que essa pessoa é feliz?
    Será que essa pessoa não tem inveja de você, por você estar feliz?
    Pessoas amigas não apontam caminhos faceis.


  50. Nossa gosteii muito do blog ,semanaa passada me decipicionei bastante com uma garotaa qe eu considerava minha melhoor amigaa ,simplismente ela virou pra mim e disse :Eu tentei me aproximar de voouc mais naum consegui ,a amizade naum fluiaa .Nossaa akilo me abalou bastante .


  51. Lidar com gente falsa é um suplício , a única maneira que sei ,de neutralizar as cobras, é fazer tudo o melhor e o mais certo possível.
    Elas acabarão por morder a língua


  52. Tinha que virar richa de sogra e nora! Parece piada!


  53. Concordo que a falsidade é a pior coisa que nos rodeia. Também prezo pela moral e muitos valores que há muito tmpo já foram perdidos pela nossa sociedade corrompida. Mas o fato é que, por mais que queiramos negar, qual de nós nunca foi falso, dissimulado na vida??? Mesmo que para praticar uma boa ação, como não ofender a quem amamos? Ninguém é 100% sincero o tmpo todo. Porque na verdade, todos nós temos medo de alguma verdade, e de algum modo, em certas situações, não queremos que as pessoas sejam sinceras conosco. Não queremos ver a verdade. Eu mesma, muitas vezes me pego pensando se ñ sou d todo uma dissimulada… e me sinto culpada por isso. No entanto, nunca cheguei ao ponto de prejudicar ninguém por omitir alguma verdade. Acho que isso é da natureza humana. Mas há humanos com natureza má, também, e que se utilizam dessa fraqueza humana, com uma ferramenta poderosa para o mal…


  54. Num entendi nada, mas beleza…
    “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”
    É clichê mas nunca deixa de ser a melhor coisa a se fazer…


  55. É realmente interessante como muita gente em nome dos “tempos modernos”, ou seja lá como prefiram dizer, justificam atitudes que, porque medíocres e maléficas, não têm como serem , simplesmente, aceitas. E, entre elas, a falsidade se destaca por conta de se considerar que ‘os fins justificam os meios” (Será que realmente justificam?). Mesmo assim, como adepta da frase “a esperança é a última que morre”, quero crer que isso, aos poucos será banido, mais cedo ou mais tarde, porque o tempo se encarrega de mostrar-nos os equívocos e os acertos. A vida é um processo de constante aprimoramento e a tolerância e a compreensão podem salvar o mundo. Aí, não desejar boa sorte a um sujeito torpe porque ele é torpe pode soar como falta de entendimento e compreensão (aquela compreensão, de cuja falta, por vezes, se reclama)….é caso de se desejar boa sorte a todos porque se quer espalhar bondade, carinho e amor…….apenas porque é o que necessitamos a todo instante…….sempre se colhe o que se planta!!!!


  56. Adorei o texto. Cada palavra dita é realmente a mais pura verdade. Infelizmente tive o desprazer de conviver com pessoas extremamente falsas que me prejudicaram muito além do pensei que alguem fosse capaz! Mas me serviu para aprender a confiar nos meus instintos!!! E ver que sinceridade, princípios, índole, são coisas que, por mais que tenham se tornado defeitos aos olhos da sociedade, são de extrema importancia e inerentes a cada um! Aprendi a excluir tais pessoas da minha vida e hoje posso dizer que sou muuuuuito mais feliz!
    Só tenho dó de uma pessoa muito especial que infelizmente não ouviu o que eu disse sobre os falsos amigos e que está se deixando levar por eles… Espero que o tombo não seja feio demais pra essa pessoa pois adoro ela demais!


  57. Benvindo ao Clube!!!! A pirula vermelha jah deve estar fazendo efeito em você…Como dizia meu Avô:” A Prosperidade lhe traz amigos ; A Adversidade os poe a prova.”


  58. “Conviva com os falsos, pois os sinceros já viveram há muito tempo”
    Infelizmente temos que conviver assim.


  59. Realmente, vivemos em mundo onde o bem e o mal estão mesclados. Não sabemos quando alguém está sendo sincero ou não. Mas é importantísimo mantermos nossos valores e moral. Não podemos dizer que isso é piegas. Você está de parabéns pela pubicação deste assunto. É algo que devemos refletir seriamente. Um grande abraço e até mais….


  60. Olá!!! Gostei muito desse blog e como todos já disseram eu também odeio falsidade, pois já convivo com ela a bastante tempo, principalmente com amigos da onça que acabo fazendo. Mas graças a Deus aprendi a me afastar de pessoas assim .

    Querem um bom exemplo de falsidade explicita assistam ao BBB!


  61. Pessoas falsas são principalmente pessoas que querem tirar proveito de alguma situação, querem demonstrar amizade, não pela sua pessoa, mas sim pelo que você tem (em meios materiais)e pelas amizades que vc possui. Esse tipo de pessoa vc percebe facilmente, e em defesa, a trata da mesma maneira, para depois, cortar vinculos. Também não gosto desse tipo de gente, mas as vezes é bom ser um pouco falso principalmente com pessoas falsas. Infelizmente existem muita gente falsa e estão sempre nos rodeando…….a vida é assim……não tem solução, sempre vai existir.


  62. O pior é quando vc acredita nessa pessoa, mesmo que a sua família diga q vc n deve acreditar, seus amigos falem que ela n te merece. Mas vc luta contra todos ultrapassa todas as barreiras para ficar ao lado dela. Depois de 6 anos juntos vc toma uma rasteira da vida e descobre q essa pessoa é a mais falsa, mais mentirosa q vc conhece. Mas como disse meu amigo ali em cima: aqui se faz aqui se paga, é isso q me dá forças para seguir em frente e conseguir ter confiança de novo nas pessoas.


  63. isso é a pior coisa no ser humano


  64. Percebi q vc sentiu na pele o que escreveu… tb sofri com pessoas falsas. Evito falar com as pessoas q sei q são “cobrinhas”, mas tem algumas anacondas q conseguem enganar… São pessoas, na maioria das vezes, invejosas. O problema é quando a gente tem boa-fé nas pessoas, tendência a achar q sempres elas são melhores do que realmente são… Mas to aprendendo a lidar com esse tipo de “bicho”… e o que é deles tá guardado rsrs


  65. A falsidade é muito remota desde de os tempos de Jesus… Precisamos ter força e fé para vencê-la e saber discerni- la.
    Minhas irmãs me dizem que preciso apreder a jogar com esse tipo de pessoa mais nunca consigo e logo vou falando o que penso.


  66. Essa é a chamada pessoa de mil faces ou até mais.Conheço muita gente assim.Precisamos estar atentos a esse tipo de pessoa.Mas como diz o ditado ”O bom não carrega estrela na testa”.


  67. mui chique


  68. E quando vc é enganada e se apaixona por um tipinho desses?
    Acho que nao há nada de pior, o duro é levantar a cabeça e ir em frente…..
    é acreditar no aqui se faz, aqui se paga!


  69. Vivemos isso diariamente no ambiente empresarial, ícones “do que somos tratados” agitam e interferem de alguma forma o conforto dos “velhos de casa”, assim a cada dia superando o inesplicável nos saimos com destreza desta difícil tarefa, “a convivência com o ser humano”…..


  70. Ai ,,, o problema da falsidade esta em querer ser “o cara” para os OUTROS ,,, faz a pessoal viver apenas na imagem que passa , e naum se pre-oculpa pelo akilo q é.

    Os “antiquados” (q devo ser um) se ocupam em ser “o Cara” pra si mesmo. Assim valorizam a MORAL . Etica , sinceridade , honestidade ,,, essas coisas fora de moda,


  71. Bacaninha o texto mas…concordo com alguém ai qdo disse q vc choveu no molhado, cara!


  72. sei como… vc está conversando com uma pessoa q normalmente te trata bem e, de repente, quando ninguém está olhando, ela começa a te tratar mal do nada… Aí vc percebe q ela só te tratava bem pra parecer boa pessoa; mas q no fundo ela não gosta de vc. =|
    mas perder a paciência com essas pessoas tb não resolve. O jeito é ignorá-las. O bom tb seria dar o troco nelas, mas isso poderia te fazer quebrar a cara. lol


  73. Pois é, falsidade mata.

    Fisicamente, psicologicamente, espiritualmente.

    Li em uma certa ocasião, no vidro traseiro de um carro, a seguinte frase:

    A vida é tão bela, então vai cuidar da sua!!!!

    Se cada um entendesse que é unico e mado por um Deus todo amoroso, não teria tempo de vestir máscaras, de tentar prejudicar aos outros…


  74. Eu é que pergunto.
    Em que mundo estamos , onde as pessoas não dão um pingo de valor ao sentimento alheio, usando-as, enganando-as, por simples …prazer….
    Infelizmente fui “trapaceada” por um tipo desses, que em momento algum se importou, e como sofri com tudo isso……
    mas…c’est la vie, tudo que vai tem volta…..


  75. Caro colega

    Assim como você, não consigo entender como certas pessoas podem ser falsos e em sua astúcia e imoralidade, prejudicarem pessoas às quais foram honestas com ele(a). Também, preservo meus valores e moral quase que intáctos. Porém, vamos ser francos, afinal a franqueza é a irmã mais velha da sinceridade, e, totalmente oposta a falsidade, há como (con)viver 100% sendo transparentes e honestos, num mundo em que tudo o que você disser ou fazer será usado contra você, justamente, de onde menos espera?
    Amigo, não se considere em uma redoma, achando que é forte o suficiente para saber quem é falso ou não, porque desta forma, poderá “quebrar a cara”, nem tão pouco, julgue aqueles a quem chama de “fracos”, pois estes, justamente por não recorrerem a falsidade, nem sempre podem enxergá-la, já que é dificil conseguir ver nos outros, o que não possui em sua índole.

    obs.: Gostei do texto.

    Saudações

    Ligia


  76. Olá…realmente a falsidade é um mundo antigo…mas responda-me uma pergunta conversa com uma mulher via internet sem ver sua foto? ou quer saber como ela é antes da conversa…


  77. Não acho que querer deixar de ser alvo de falsidade seja egocentrismo. O tema abordado é de grande valia, pois a sociedade na qual vivemos é repleta de falsidade e se nos deixarmos levar sempre seremos passados para trás enquanto pessoas sem nenhuma dignidade ganham espaço e alcançam o que jamais mereceram. Contudo, admito que conseguir depositar confiança em alguém hoje em dia é bastante difícil, ninguém vem com estrela na testa. O que se deve fazer é tentar conhecer as pessoas aos poucos para assim avaliar se as mesmas merecem confiança. Parabéns pelo blog e pelo assunto abordado. Abraço… Hermes


  78. Olha, tenho um conhecido que agiu falsamente comigo, acho que é um desvio psicológico e momentâneo que é bastante comum. Esta mesma pessoa já demonstrou atidude amigável e sincera. Minha atitude é preventiva em relação a esse tipo de pessoa, não há necessidade de odiar.

    Gostei do seu comentário Daiane.


  79. é bem simples(ou não…):

    O INFERNO SÃO OS OUTROS

    mas cada individuo é “o outro” para alguém


  80. Parabéns pelo texto Felipe!
    Bom, eu concordo com você em alguns aspectos. A moral e os bons costumes deveriam prevalecer em toda a sociedade.
    Vemos hoje pessoas que se aproveitam da posição que possuem para “dar uma rasteira” nos que estão tentando de várias formas crescer.
    E no amor não é diferente. Ja passei por situações constrangedoras, pois a mulher com quem eu estava sempre “inventava” alguma mentira para me manter ao seu lado. Detesto este tipo de atitude.


  81. Sou vacinado, quando me deparo com pessoas que usam o “Querido, Meu bem, coitadinho, que pena” para falar comigo eu já fico com pé atrás. Outra que sempre me chama a atenção é a pessoa que força o riso ou mesmo força gargalhadas quando não se tem motivos para rir.


  82. Mas quem nunca passou por uma situação que exigia ser um “falso”,o mundo não é uma maravilha e temos que encarar isso com uma realidade,sorri, abraça mas com um olho no gato e outro na missa!


  83. a falsidade para mim é algo de pessoas sem vergonhas que não tem carater uma pessoa desprezível…
    que não tem a copetência que a outra tem e vive tentando derrubar os outros dizendo que é amigo..
    mas como dizem aqui se faz e aqui se paga elas esquessem que tem um poder soberano acima de nos
    que se chama DEUS e esse é fera ninguém escapa dele pode ser falso com seu irmão mas com ele se cuida ele está na sua cola esperando só o momento então cuidado falsos desse mundo que DEUS está ai ele ve tudo e sabe de tudo com ele nunca usará de falsidade porque conhece seus pensamentos e ele com certeza esperará o momento então procure ser verdadeiro principalmente com quem você sente que não merece a sua falsidade ok e tudo dará certo …..


  84. É…
    esse tipo de gente é muito fácil de encontrarmos, principalmente no ambiente de trabalho.
    Já passei por situações assim, e até a máscara do falso anjo cair, penei bastante, mas com certeza o que mais vale na vida é defender a postura certa, ser idôneo nas ações e verdadeiro nas palavras e atitudes, mesmo que isso custe a falsa amizade de alguém que sempre esteve ao lado.


  85. FELIPE, CONCORDO EM PARTE COM VOCÊ POIS PESSOAS FALSAS ESTÃO PRESENTES ONDE MENOS SE IMAGINA ACREDITO AINDA QUE A PORRADA SEJA MAIS FORTE QUANDO É UMA PESSOA DA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA COMO DE FATO É A SITUAÇÃO PELA QUAL ESTOU PASSANDO AGORA. PORÉM ACREDITO QUE NÃO PODEMOS NOS SENTIR IMUNE A ESSE SENTIMENTO AFINAL SOMOS SERES ERRANTES E A INVEJA É MAIS UMA TENTAÇÃO QUE O MUNDO NOS OBRIGA A VIVER PARA VER SE SOMOS DIGNOS DE O HABITAR-MOS SOMENTE PESSOAS DIGNAS DE CARÁTER ADMITEM QUE JÁ SENTIRAM INVEJA E QUE SE CURARAM DELA POIS ASSIM TORNÃO-SE VACINADAS PARA ENCARAR DE FRENTE O MUNDO.
    UM ABRAÇO A TODOS QUE LEREM


  86. Infelizmente o ser humano, ele é motivado por questões ambiciosas que a vida oferece, mais Graças á Deus esta prática não são admitidas por todos, prática esta que pode até dar certo, agora quando a máscara cai ai colega é muito feio o que vemos por trás da máscara……
    Então desejo a todos que sejamos éticos e verdadeiros com as pessoas mesmo que não seja do agrado de todos, mais vc. está sendo consigo .

    abraços,
    Borges


  87. Lidar com pessoas de carater, é muito bom, mas também muito raro, um forte abraço Felipe.


  88. Olha cara de uma coisa eu sei! Não existe o certo sem o errado nem a falsidade sem a sinceridade. Uma coisa depende da outra como um equilibrio, nós seres humanos somos incompletos e procuramos a perfeição. Por isso o que você escreveu apenas existe no papel e no mundo de hoj


  89. Penso que passamos por falsidades, traições, mentiras e outras mazelas similares, como passamos por tempestades, frio, calor, fome e fartura, paixões, violencias e amor verdadeiro; para o nosso crescimento interior, um aprendizado único que nos deixa aptos a dominar nossos estados de espirito. Ficamos conscientes e tudo que vier seja bom ou mau não no abala mais, passamos a conhecer melhor nossos semelhantes e não incorremos mais nos mesmos erros, também não traimos e não mentimos mais e com o tempo só pessoas iguais, afins as que tem perfeita afinidade conosco vem em nossa direção. Ficamos alertas como o Mestre recomenda “Não Julgue” e “Não Durma” quando precisa estar acordado. Alerta!


  90. bem ,acho q. a falcidade é como qualquer outro sentimento de demostraçaõ ! existe certos momentos de nosas vidas q. simplismente temos q. saber usurfruir bastante da falcidade ,pois a todo meomento você é uma vitima dela ,e como reagir a pessoas q. você sabe ,estaõ sendo falsas com você ? Com a mesmo moeda ! bem ,essa é a minha opiniaõ ! ;*


  91. Realmente, você falou muita coisa verdadeira, hoje em dia é difícil encontrar pessoas de caráter, há falsidade por todo canto. As pessoas costumam ser falsas por vários motivos, e com certeza é pra tirar vantagem de alguém de alguma forma…mas não sabem eles que nessa onda de falsidade eles acabam enganando a si mesmo!!! Parabéns pelo post!!


  92. Parabéns Felipe pelo seu pensamento final… realmente e infelizmente vc tem razão… nosso mundo de hoje está cada vez pior e quem só os antiquados mesmo q sofrem mais… São os q tem mais valor porém e mesmo q sejam uma raridade, vale a pena pensar no bem e ser uma pessoa do bem, uma pessoa melhor, de boa índole, de caráter… pra mim, não ser falsa me faz uma pessoa melhor, uma pessoa q não precisa se prender a nada pra agradar ngm! É isso aí Felipe, espero q existam mais q pensam como nós!


  93. o post foi muito moralista. não dá para pensarmos que somos medida de tudo e julgar que a ação do outro é falsa. Se assim for, somos todos falsos por necessidade a depender de quem olha.


  94. Felipe, com os falsos, devemos ser o mais sincero possível, de mameira que eles vejam que sabemos de sua falsidade para conosco. E como diz Deus em sua sábia palavra… O que o homem plantar, isso colherá… No mais, se possível, afaste-se desse tipo de pessoa e nunca fique contando sua vida ou problemas para os outros. “maldito o homem que confia no homem”. Abraço !


  95. Tenho alergia a Falsidade!

    Pessoas que usam desse artifício desprezível, tem o sangue muito frio.
    Minha natureza não me permite tanto… Na verdade, temos que ter sangue frio justamente pra suportar essas pessoas e aguentar quando elas “atiram” contra voce.

    Também já passei por isso (foi o suficiente pra eu detestar um ano inteiro da minha vida, tirando apenas poucas laegrias).
    Mas hoje em dia, quem nunca passou não é mesmo?!

    E, “É, acho que estou ficando meio piegas, em pleno século XXI, ainda prezo por valores como verdade e moral.”, não Felipe, voce não está ficando piegas. Piegas são essas pessoas, antigas e vazias demais.

    Ótima crítica.
    Abraço.


  96. se existe pessoas assim elas sofrem muito, porque serão isoladas, maltratadas e no final se tornaram hipocritas, mentirosas e falsas.


  97. Não confundir getileza com falsidade. Senão, pela lógica, Cristo estaria aconselhando a falsidade ao dizer: a quem te bater numa face, oferece a outra… Pessoas que sabidamente são MÁS chamam as outras que agem com compaixão e civilidade de “falsas”. É muito curioso isso…Por que se descobrem jararacas por dentro, acham que todos são assim, e quem age diferente é “falso”. Discordo totalmente do autor deste blog, que deveria estudar mais os temas propostos antes de inpingir suas opiniões aos outros, pois está em papel de liderança social. Garanto a ele que quando qualquer um, quando sua mulher (verdadeira candidata ao título de mais feia do ano) perguntar: “como estou bem? qualquer um irá responder: “linda”
    Estará mentindo? Estará sendo falso? Será que mesmo as feias não têm seus momentos de extrema beleza? É complicado….

    Por isso, acho que o autor deveria pesar muito bem suas propostas antes de se colocar em pedestal e acusar os outros de “falsidade”. O espelho freudiano não mente..

    ————-

    Marcos, sua análise é superficial e, infelizmente, infantil.
    Eu não dissertei sobre a falsidade social, esta aplicada somente para estabelecer padrões naturais da sociedade, como companheirismo e simpatia. Este tipo de regra, aplicada moderadamente, exerce a função de catalisador.

    O texto é sobre a falsidade moral e ética, aquela que um ser humano utiliza para se beneficiar e foder com os outros.


  98. vai bloquear, mas porra… “A piRula vermelha jah deve estar fazendo efeito em você…” UAUHAUHUHAUHAUHAUAUHAUHUHAUHAUHAUAUHAUHUHAUHAUHAUAUHAUHUHAUHAUHAUAUHAUHUHAUHAUHA


  99. Concordo com o texto e penso extamente igual e vivo sendo “ameaçada” por estas amigas sinceras! Até que um dia desmascarei a dita cuja e foi muito boa a sensação de vê-la com a cara no chão. O que mais me incomoda é como certas pessoas falsas passam como as corretas e justas qdo na verdade não são nada disso, apesar de ver os valores dançando fora do ritmo, acredito que um dia a máscara cai e mais cedo ou mais tarde essas pessoas se deixam revelar. é SÓ ESPERAR…..


  100. Todo mundo fala que odeia mentiras, mas esquecem que uma vez ou outra acabam fazendo o mesmo. Diria que entre os comentarios existe muita hipocrisia. Sem duvidas não existem muitas pessoas que reclamam da falsidade e não a praticam pelo menos algumas vezes na vida.

    O texto, pelo titulo, deixa a entender uma promessa de respostas, mas a realidade é que ele dá voltas, exemplos e não fala nada de novo. Gostei do tema, do texto em si, mas na minha opiniao deixou a desejar.


  101. De um -mail pessoal…
    Pessoal,
    Sabe seu colega de trabalho? Aquele que senta ao seu lado e que entre vc e ele há uma benevolência em construir um espaço melhor, calcado no esforço, mesmo sincero, de se evidenciar simpatia e bons valores? Imagine se ele te dá uma volta escancarada para obter uma vantagem irrisória? Essa é uma síntese das relações de trabalho/poder de Brasília e aconteceu comigo…vale a pena o breve causo.
    Um colega veio sorteando uma bela agenda de 2009…como era eu e o outro “colega” (de 43 anos e revestido de boa praça) na disputa, falei em tom de convite: – par ou ímpar. Casas escolhidas – eu pedi ímpar, foi dito o “já” e a mão dele desceu fechada – em zero – segundos depois do olhar dele pairar sobre os meus dois dedos abertos. Até o colega que ofertou a agenda comentou o fato…o “colega” e eu não dissemos nada, apenas seu olhar desviou-se…No fundo, achei melhor assim…quem sabe o silêncio pode lhe dizer algo sobre si mesmo…Agora tenho certeza de como agir com ele.
    Essa é uma síntese patente das relações de trabalho e poder aqui exercitadas…são muito, muito virulentas – que mal.
    Agora, que bom: amanhã o Brasil e aquele país africano estão assinando o Acordo de Cooperação em Pesca e Aqüicultura que começou com minha viagem.
    Vamos andando que a fila anda!!! Nada melhor do que um dia depois do outro.
    Grande semana!


  102. Eu sempre me preocupei em passar este assunto p/ minhas duas filhas, há pessoas que são mais fáceis de identificar outras não, porém agente consegui distingui- las : 1° pessoas SIM-SIM, 2° SIM-NÃO e 3° NÂO-NÂO, 1° você começa o exercício de exergar a pessoa pelos olhos e ir até o coração, em pouco tempo vc sabe quem é quem,começe pelas pessoas mais próximas os parentes, amigos, colegas, conhecidos, etc, Aos meus 51 anos de idade consigo identificar, é decepcionante , mas é realidade. não faça julgamento precipitado, COM A MESMA MEDIDA QUE JULGAR ALGUEM, SERÁ JULGADO,( é Blíbico estas palavras) , cuidado


  103. É preciso está sempre de olhos bem abertos para os que nos chamam de: “amigo” ou “amiga”.
    Já encontrei muita gente assim.
    A arte de saber viver consiste em quem escolhemos para ser nossos amigos de verdade.


  104. Só completando…O meu porém foi com relação à taxar de falso quem age com compaixão e paciência. Quanto ao resto, o autor pode muito bem estar com muita razão. Basta ver o lodaçal desta sociedade ocidental


  105. É pessoal, hj em dia a gente tem que dançar conforme a música.
    ” Se a pessoa é falsa seje falsa com ela também, pois o ser só se conscientiza quando se coloca no lugar do próximo”…

    Bjokass


  106. A falsidade é mesmo uma coisa terrível, principalmente quando usada conscietemente, para prejudicar, obter vantagens, fazer o circo pegar fogo e fugir com o dinheiro do palhaço!
    Este tipo de falsidade, curiosamente, muda de nome para aqueles que são seus usuários contumazes. Alguns chamam isso de “diplomacia”, esperteza, “inteligência no trato social”, superioridade mental, e por aí vai…
    È por isso que nos sentimos tão desamparados e tristes quando descobrimos que o urubu não era “meu loro”, e nos revoltamos.
    POr isso, é sempre bom estarmos “atentos e fortes”, como diz a música, e não nos deixarmos abater. Como dizia Gandhi, uma mentira pode durar muitos anos e enganar muitas pessoas, mas nenhuma mentira dura para sempre!


  107. Descobrir uma traíra por baixo da pessoa que você acolheu e se abriu,nossa, é pirante. Os valores humanos precisam estar persentes se quisermos ter um ambiente saudável. A traíra é que se joga fora, não os valores que a fizeram ser descoberta. O sentimento é amargo mas eu ainda prefiro ser a traída, a trair alguém. Da traíra posso me recuperar em pouco tempo. Sou das que encaram e aniquilo depois.Alguém aí disse que são pessoas fracas, medíocres. E são mesmo. Depois, retirado o manto do afeto, o falso se revela em toda a sua feiúra. Faz parte do show humano. Boas surpresas também acontecem.


  108. É o famoso “lobo na pele do cordeiro”, e minha gente, como tem por aí. Nesse mundo de hipocrisia e mentira em que vivemos, está cada vez mais dificil,fazer e encontrar amigos. Não desistamos pois sabemos que é possível encontrá-los. E lembremo-nos sempre que tudo que fazemos, nos retorna em dobro. O tempo do Senhor é diferente do nosso; portanto entreguemos nas mãos Dele, e esqueça-mos.


  109. Olá!!

    Eu descordo de você quando diz que é vítima da falsidade. Meu caro, qualquer ser humano existente tem seu tanto de falsidade. Se você é o que diz ser, então você não tem um amigo sequer e todos ao seu redor te odeiam. Falsidade, muitas vezes, é uma forma de nos defendermos. Mas nem sempre ela é negativa. Concordo com você com as pessoas que exageram, que fazem da falsidade um modo de vida, que distribui sorrisos e simpatia sem necessidade só para ser vista como “a pessoa mais legal do mundo”. Na minha opinião, a pior falsidade é aquela onde a pessoa aplica seu lado “cool” só com quem lhe interessa, como o chefe, mas é desdenhoso com outras. Isso sim, é falsidade miserável e abominável. Mas aquela falsidade que aplicamos no dia-a-dia, muitas vezes inocente, é perdoável. Senão, não conseguiríamos viver em sociedade. Fazer o que, não é?


  110. Nossa vcs naum tem oq ue fazer naum


  111. Falsidade e inveja…estes dois caminham na mesma estrada porem como veiculos sociais, podem ser mais fortes um que o outro em momentos diferentes e com segmentos sociais diferentes. Somo humanos e erramos, mas com quem? Eu nunca oenso em ser falso, e jamais seria com meus amigos e familiares, ou com quem me tras seguranca, mas e com aquele que me quer ver pelas costas? Aquele que por um cargo mais alto utilizaria do puxa-saquismo, e da falcidade para clocar-ma para tras em seu proprio ganho? Devo a este honestidade…lealdade??? Acredito na pessoa que, nao importanto o momento, desde que tenha um ideal voltado para o seu bem-estar, assim como dos outros, e que nao deixa-se levar com a hipocrisia e inveja, pode sim fazer diferenca em seu meio e portanto, viver uma vida social mais estavel. A inveja, a falsidade, o puxa-saquismo, a discriminacao (quaisquer que sejam) sao frutos dos fracos, dos idiotas, dos que vivem e convivem com seus pesadelos nas noites sem parceiros…enfim…


  112. O problema é que se você pratica o bem e preza pela honestidade, a verdade e a boa conduta, pode não ser levado a sério, e acham que você está usando máscara. Aconteceu comigo no meu trabalho, mas superei pois tenho consciência da pessoa que sou e da criação que tive. Jamais ia me “bandear” pro outro lado só para levar vantagens… Também concordo que o Orkut atrapalha nossas vidas devido a pessoas falsas, mascaradas, que tem uma porcaria de vida e por isso acabam entrando na vida dos outros só para acabar com a felicidade alheia…


  113. Pra mim falsidade tem limite, pq como ja foi dito ninguem eh santo todo mundo pode ser obrigado a ser falso por uma razao ou outra, mas esse tipo de pessoa que usa a falsidade pra prejudicar os outros e se dar bem puxando o tapete e ferrando pessoas do seu meio, ate mesmo os mais proximos ,alias, principalmente os mais proximos porque os falsos sempre irao prejudicar obvio, os mais proximos deles porque a falsidade sempre vem acompanhada da inveja (pra ele sentir inveja ele tem que ta por dentro da sua vida e saber o que vc tem e o que vc naum tem) dai ele da inicio a falsidade ja que geralmente esse tipo de gente nunca ta contente com nada o suficiente. Mas o que realmente eu quero dizer eh que a falsidade e a inveja trabalha junto e que sao doencas terriveis e que precisam ser tratadas, e o melhor remedio meus amigos eh se afastar de pessoas como essas, porque periga vc ou se contaminar com isso ou arruinar sua vida por esse tipo de pessoa carregar consigo tambem uma carga enorme de negatividade. Eh isso ai. (A proposito gostei do tema viu!)


  114. Sempre acreditei nas pessoas, pensando que elas fossem como eu: sincera. Mas foi passando o tempo e fui aprendendo que nem todos são assim. Isso é muito triste, mas a gente vai aprendendo a se defender desses “tipinhos”.
    Quando os encaramos, eles ficam “mansinhos”. Aí quem fica com o pé a traz….são eles.


  115. FELIPE PENSO QUE VOCE SENDO UMA PESSOA INTELIGENTE,DERIA FAZER UM ESTUDO DA BIBLIA SAGRADA. POS A BIBLIA TEM AS RESPOSTAS PARA TODAS AS PERGUNTAS E DULVIDAS QUE NOS SERES HUMANOS NAO CONSEGUIMOS ENTENDER, EU DITAR PARA VOCE UM EXEMPLO NA ERA CRISTAN JESUS O FILHO DE DEUS FOI TRAIDO POR QUEM, VOU RESPONDER POR JUDAS ESCARIOTES QUE ERA DISCIPULO DO PROPRIO JESUS POREM HOMEM FALHO E FRACO PECADOR JUDAS NAO FOI FORTE O BASTANTE PARA RESISTIR A UM ESPIRITO MALIGNO CHAMADO SATANAS POR TANTO MEU AMIGO TUDO QUE ABOMINA O HOMEM AQUI NESTA TERRA,ASSIM COMO A FALSIDADE A GANANCIA DO PODER PELO DINHEIRO E TUDO QUE NOS HOMEM MORTAIS ACHAMOS QUE E BOM E MARAVILHOSO,TODA TENTAÇAO DA CARNE COM TODA CERTEZA NAO PROVEM DE DEUS NEM DO FILHO DE DEUS, MAIS SIM DO MALIGNO. OK MEU CARO AMIGO.UM GRANDE ABRAÇO E ATE O PROXIMO BATE PAPO. ASS;JOCELITO ACO


  116. É hoje em dia todos vivemos com a falsidade, mas não sejamos hipócritas, quem não já foi falso um dia ou em alguma situação !!!!


  117. Meu Deus! Há tempos não lia algo tão superficial e pretencioso!
    Rapaz, você vive em uma novela, repleta de heróis e vilões? Pessoas puramente más ou puramente boas? O mundo é muito mais complexo do que almeja a sua rasa literatura, meu caro! Você realmente se julga capaz de determinar quem são os falsos e quem são os verdadeiros?
    Amiguinho, desligue a televisão e vá ler um pouco de Dostoiévski.

    —————

    Miranda, não se preocupe comigo, garanto que minha “rasa” literatura não lhe fará mal. Afinal de contas, não a utilizo para profanar bobagens infantilóides por dentro da internet, sem sequer ter a profundidade de conteúdo mencionada, tentando ridiculamente minimizar o trabalho alheio, mas em uma tentativa absolutamente frustrada.

    Boa sorte na empreitada, só cuidado pra não tropeçar no caminho.


  118. SINCERAMENTE, FALSO É DIFICIL DE ENGOLIR, MAS QUANDO SOMOS FIEIS AOS NOSSOS VALORES E IDEIAIS, SEMPRE SOMOS TACHADOS DE CHATOS E INTOLERANTES, E NO MEIO EM QUE MILITO, FALSIDADE ESTÁ POR TODA PARTE, E SINCERAMENTE, FORAM POUQUISSIMAS PESSOAS QUE CONSEGUI CATIVAR, POIS PERMEIO PELA VERDADE, E ESTÁ HOJE NO SEC. XXI, NÃO TEM SIDO BEM VINDA NÃO. MAS VOU VIVENDO COMO DÁ.
    UMA BRAÇO FELIPE


  119. Já sofri uma pá de vezes com gente falsa, mas juro que mesmo sendo cristão estou mudando algumas condições acerca destas pessoas. Agora é assim: “Chumbo trocado não dói”. Já perdi até namoro nessas condições e percebi que “Dar a outra face” é deixar de ser idiota e demonstrar aos pseudo-amigos que você pode muito mais e com toda a verdade. Leo Padial (fotógrafo)


  120. Olá pessoal:

    Grande parte das pessoas que conheço (infelizmente) ficam olhando alguém que está tendo sucesso em sua vida e ficam acreditando que o sucesso vem de uma luz divina.
    Muitas desperdiçam seu tempo a esperar por uma queda desta pessoa não sobrando-lhes tempo de cuidar de seus próprios sonhos enquanto essa pessoa continua a crescer.
    Infelizmente convivemos com vários deste tipo e por várias vezes senti o amargo peso da traição pela falsidade. Não deixei de inriquecer por causa destes mas é uma pena que tenhamos que deixar para trás algumas pessoas que acreditavamos serem nossos amigos. É essa a nossa maior “perda e dor”.

    Abraços,


  121. Concordo com você, Felipe. Muito bem escrito e diz uma profunda verdade. Já fui vítima desse tipo de falsidade em um relacionamento que terminei recentemente. Realmente existe muito lobo em pele de cordeiro e os amigos e família sempre nos avisam desse tipinho medíocre de gente, mas às vezes precisamos passar por isso para deixar de sermos tão ingênuos. Vc não é piegas, tb preso muito por valores e moral. Azar de quem é asssim, falso, como serpente pois um dia tb provará do próprio veneno, quem sabe até várias vezes.


  122. Concordo com o problema da falsidade, mas as pessoas falsas são mais bem aceitas que as verdadeiras.
    A maioria das pessoas não querem ouvir verdades …
    Muitas pessoas rejeitam as pessoas sinceras e preferem conviver com as pessoas que falam o que elas querem ouvir.
    Somos seres completamente controversos.


  123. Concordo plenamente com claudio!!!!
    Geralmente o mundo hoje me dia esta assim…Saem com os
    descolados!!!Mas quando estaum em apuros os caretas…q ajudarão…


  124. Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém. Só o rosto é indecente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu.

    Poxa amigo “mesmo que chegue ao extremo, não consigo ser falso” egocêntrico é pouco… Pior que vender uma idéia pra alguém, é vendê- lapra si mesmo.
    “Seu paradoxo é que você se dedica à busca da verdade, mas não consegue suportar a visão de sua descoberta.” Nietzsche, nunca se iluda meu rapaz!


  125. Interessante tua opinião sobre a falsidade embora você não consiga entender de onde possa surgir tamanha falta de senso nas pessoas,normal amigo,somos seres imperfeitos procurando a perfeição que não existe.Tenho o sexto sentido muito aguçado,experiência de vida talvez,sempre consigo saber olhando nos olhos dos que fico conhecendo se são do bem ou do mau,daí é só separar o joio do trigo.Nunca espero muito dos outros,por isso os falsos e venenosos perdem a viagem comigo,nada como poder ser independente da opinião e flechada alheia.Vivo no mundo do retorno,entrego o que recebo,menos o mau em si,para este apenas viro as costas sem medo de ser feliz,posso escolher entre me encolher na ignorância do outro ou esticar no pouco que sei.Sou feliz e isenta dos maldosos de plantão,eles odeiam minha franqueza e se tornam fracos diante da força de meu caráter.
    Bjinho.


  126. passei por uma experiencia horrivel esses dias, amizade de mais de 10 anos, tudo falsidade… inveja… olho gordo… mas “Uma consciência verdadeira é capaz de destruir qualquer imposição.” e eu fiquei tao feliz de ter sido a mais sincera, de ter sido a traída, nao tem preço ser leal consigo e com os amigos. Amizade é coisa rara, mas ainda existi e todo devemos pensar melhor antes de nos deixar elvar por energias e sentimentos mesquinhos, porque o tempo nao volta. Bjs adoreiiiii…


  127. falsidade é algo tao complexo/as vezes me vi obrigado a ser falso para nao magoar pessoas que amo/as vezes me vi obrigado a ser falso para sobreviver/ o falso que voce se refere sao as cobras/ os piores dos cinicos/cobras -quando voce começa em novo emprega alguem je lhe chama de canto e alerta sobre as cobras/cobras…acho que almas com um carma muito grande a pagar porque a vida de todos sao pura falsidade. pode avaliar.


  128. É, a resposta eu não vi … mas acho que vem do medo. E todos somos falsos de alguma forma, mas só analisamos o conceito quando posamos de vítima na história.


  129. Sr. Felipe Neto

    Pois, muito bom seu ponto de vista. Infelizmente não podemos adivinhar quais são de fato as ovelhas…
    Portanto, para mim, faltou-lhe a resposta para a pergunta do seu título.
    Enfim… De onde vem a falsidade????


  130. Concordo creyson!!!!


  131. Não sei porque tanta perplexidade de TODOS vcs! Seres humanos são assim e sempre foram. Infeliz em quem confia nessa raça humana que polui o planeta. “Quanto mais conheço os humanos, mais gosto do meu cchorro”..!!


  132. Olha Guilherme…. Se formos justificar as falhas e as mesquinharias porque somos humanos, viveremos pré-programados a cometer tantas injustiças. Até quando posso justificar meus erros? E porque não me policiar a cada situação que me propicie cometer injustiças com outros?
    É sempre mais fácil justificar que somos humanos!!! Não é?
    Abç


  133. Hoje do jeito que as coisas estão todo cuidado é pouco,existe uma minoria de pessoas assim,o pior de tudo é não saber quem são,pior ainda é vc descobrir depois que o estrago foi feito que aquela carinha bonitinha sorridente,só estava esperando o momento certo pra dar o bote te passar uma rasteira.
    Infelizmente eu tambem já cruzei com este tipo de Demonio disfarçado de anjo,sempre muito simpático,muito prestativo,muito amiguinho com um sorriso de quem não tem nenhum problema.
    è um PERIGo gente assim.


  134. É sempre bom lembrar que o falso,dissimulado,é um eterno dependente.Portanto,não é um infeliz,apenas porque a qualquer momento pode levar um tombo feio.O falso nunca tem paz,precisa estar atento 24h para não perder nenhuma oportunidade,desconfia da sombra,é um neurótico por natureza e se perde muitas vezes na própria doença…não tem controle sobre ela.
    Acho importante nos lembrarmos desse outro lado de pessoas assim,para que possamos nos defender…no geral,esses “doentes”não fixam os olhos por muito tempo em ninguem e até em nada,é necessário olhar para todos e tudo,todo o tempo…precisam de criatividade tb,afinal,montam uma imagem que,concluem,funciona…mas perdem boa parte da própria identidade,então,estão sempre confusos e inseguros,embora não pareça.Podemos pensar tb,na possibilidade de inverter a coisa,ou seja,usar a falsidade da pessoa,a nosso favor.
    A meu ver,lembrar desses detalhes, é o foco,a “arma” que pode nos salvar em muitas situações!


  135. O problema é que atualmente a falsidade é valorizada como virtude.

    Exemplo: a cultura do networking. Qualquer especialista em carreira, hoje em dia, dá dicas sobre como manter uma boa rede de contatos. E as dicas que eles dão não são nada mais do que uma série de artifícios extremamente falsos e cretinos.

    É aquela coisa: o fato de eu não gostar de determinada pessoa não me impede de telefonar no aniversário dela, dizer um monte de coisas bonitinhas e açucaradas e mandar um presentinho, porque, afinal de contas, essa pessoa conhece muita gente importante na Empresa X…


  136. Oi Felipe,
    olha, estou passando por isso..minha vida se tornou um inferno por causa da falsidade.
    As pessoas com esse caráter deveriam pelo menos pensar que estão lidando com humanos, é impossível acreditar como as pessoas não se importam se estão mexendo com a dignidade das pessoas…..Poxa!Somos humanos merecemos respeito…
    Abraço.


  137. Procuro me afastar de pessoas assim,
    Esse tipo de pessoas são muito comuns em todos os lugares, onde quer que estivemos, na escola, no trabalho, e até mesmo com nossos familiares…
    T+


  138. O que iremos fazer com esses mascarados? existem muitos deles, mas pessoas sinceras como nós, nao deixa-se contaminar…e eles acabam se lascando sozinhos msm..rsrs


  139. Cara… alguém aprontou uma braba pra cima de vc né? Chegaram cheios de história pra ti e vc caiu que nem patinho, certo? (Risos), tá nítido no teu texto o teu ressentimento. Larga essa história de mão, que ninguém é santo. Tem gente aí nos comments falando de moral e bons costumes que com ctz já foi falso com chefe pra se livrar de encrenca, ou em outra situação similarmente esdrúxula. Falsidade é só mais um aspecto do ser humano, uns recorrem mais a ela, outros recorrem menos, mas não tem como você me convencer de que nunca foi falso com ninguém. Isso simplesmente não existe. O que existe é cometermos erros sem nem ao menos nos dar conta deles – ou, sabendo que são erros, tentamos ocultar isso até de nós mesmos, o que seria uma “auto-falsidade”: o tipo mais comum do mundo, diga-se de passagem. No mais, é isso aí, esteja alerta, é muita ingênuidade crer que as pessoas são exatamente o que dizem ser. Às vezes nem elas mesmas se dão conta do que são.


  140. Eu sou o neutro, pra que me importar com essas pessoas, quanto mais me importo mais percebo que deixo de ver as coisas boas da vida, quem é falso um dia se vê sozinho e sem amigos, e é nessa hora que percebe o quanto foi cruel com os outros, daí ela volta atrás e quer se reenturmar e por mim tudo bem, pois não desejo o mal a ninguem nem mesmo ao meu inimigo, quero apenas ser feliz com todos que desejarem a felicidade verdadeira. (E olha que não sou religioso, apenas tenho boas referências).


  141. Bem, a reflexão é válida. Mas dividir o mundo entra fracos e fortes baseado na suposta habilidade de diferenciação das pessoas entre falsas e honestas é um pouco forte.
    Atacar as pessoas que são falsas é nobre. Chamar de fraco quem é incapaz de perceber em determinadas ocasiões que está sendo vítima da falsidade alheia é, no mínimo, partir de uma premissa distorcida sobre as habilidades humanas.
    Eu não faria essa classificação nesses termos. O artigo só pecou por isso.


  142. Bom , é um tema bastante INTERESSANTE de se discutir , mas me diga , quem nunca teve que ser FALSO
    com alguém nem que tenha sido por um motivo bana, quem nunca teve que ser FALSO para conseguir algo desejado…
    Acho que a FALSIDADE nunca abandonará o ser humano.
    ” … mas pior que aquele que utiliza da falsidade para evitar conflitos … ”, discordo plenamente de você.
    Bom, estamos falando de falsidade ,então me diga você nunca teve que ser falso para evitar algo.
    Podemos ter varios tipos de FALSIDADE , aquele falso que tenta EVITAR , aquele falso para te PREJUDICAR…
    Acho que cada um tem sua maneira de PENSAR e AGIR , não podemos discordar de nenhuma delas , apenas tentar ENTENDER e se necessario COMPREENDER !

    Obrigada pela atenção !


  143. A verdade e’ que ninguem gosta de gente boazinha… eu semprei fui quieta, generosa, educada, amorosa com todos; isso sempre foi confundido com fraqueza. Cansei de ser prejudicada em trabalho (principalmente). Pra falar a verdade a maior parte dos amigos que eu tive ja’ me trairam de alguma forma. De certa forma acredito que isso e’ da natureza humana. Hoje escolho ter poucos amigos, mas prefiro estar rodeada por pessoas que confio. No entanto, para me proteger, eu tambem uso do recurso da falsidade no sentido de nao revelar meus planos para todos, sorrir sempre em meu ambiente de trabalho e nao chorar na frente dos outros. Somente os que me amam sabem quem eu realmente sou. Me tornei uma pessoa mais feliz depois que passei a me proteger. Infelizmente nao confio em ninguem ate’ que me provem o contra’rio.


  144. Tento conhecer um pouco sobre o outro a partir de meus próprios sentimetos, e tenho aprendido um pouco a cada dia; no momento falsidade é algo que não me encomoda porque se tem algo que aprendi é que: no momento em que somos afligindos com a falsidade se não somos com o outro você não será atingido, passará sim algumas amolações, normais da vida, mas certamente tudo restabelecerá e a vida caminhará normalmente em meio a tudo que é próprio do ser humano.

    Gostaria de saber mais sobre ” falsidade” do ponto de vista psicanalístico.


  145. Eu não entendo como as pessoas conseguem viver com falsidade. Acho isso repugnante e indignante. Mas se esse fosse o único defeito das pessoas de hoje em dia… Tem muitas coisas insuportáveis que as pessoas fazem. E os “bonzinhos” que sofrem, mas pelo menos com a consciência limpa.


  146. De onde vem tanta falsidade


  147. É a primeira vez q entro na “conversa”… esse assunto m tira do sério! Costumo dizer q sou uma pessoa pelo avesso, pq posso até não falar tudo q penso, mas não consigo esconder o que sinto!! E isso muitas vezes é usado contra mim pq não tenho necessidade de esconder minhas fraquezas ou de ficar “MARKETIANDO” minhas virtudes! O Lucas (láááaa em cima..) afirmou que “Falsidade é essencial para se viver em sociedade”… posso até respeitar sua opinião, mas não acredito que seja bem assim. O fato d vc sorrir e dizer q estava tudo ótimo (qdo não estava) ou deixar de reclamar ou desabafar p/ ñ incomodar alguém, eu vejo mais como ser “uma pessoa reservada” ou ñ ter o momento propício nem a pessoa ideal para isso…
    Pra conquistar clientes, amigos ou namoradas (os) não precisamos ser falsos… aliás o melhor é que não sejamos… pq a máscara um dia acaba caindo e se o q foi conquistado for importante, com certeza será perdido!
    Acredito q as relações humanas, assim como a própria vida, está sendo muito banalizada… e é muito mais fácil acharmos desculpas do que tentarmos consertar tudo. As pessoas estão muito mais preocupadas com “quantidade” do q “qualidade” em qq setor.
    Eu já vi pessoas dando em cima de namorados(as) de amigas(os) não por atração/paixão, ou sei lá o q, mas pelo simples fato d querer se sentir MAIS do que o outro ou p/ testar o “poder de sedução”…
    As pessoas estão mais MODERNAS a cada dia e mais solitárias tb… e acredito q seja pelo simples fato de não serem ou se mostrarem verdadeiras… pode ser o medo da aceitação… mas aí o assunto tb é outro…
    um exemplo pessoal… na noite d Natal, um “candidato a namorado” disse q queria m ver e para isso praticamente atravessou a cidade (+- 40 min) para m buscar depois das 00:30… Bacana, né? Seria… se eu não tivesse descoberto q tinha outra no mesmo bairro e q certamente saiu da casa dela pra m pegar… o que é isso? doença???
    Outro… Já disse para minha filha (10 anos) q ia sair com amigos, qdo na verdade estava na fase de conhecer alguém… fiz para preservá-la… “ninguém é 100% verdadeiro”, mas até onde podemos “machucar” alguém com uma mentira??
    bjos em todos

    Não existe ninguém que seja 100% sincero.


  148. Como diz uma pessoa próxima a mim,
    os falsos são: ‘Uns pobre coitados.”
    Vivem de arruinar os outro ao inves
    de procurar a propria felicidade!


  149. A falsidade é algo com o qual convivemos, muito mal, porque ao pensarmos que estamos lidando bem com ela e que não vai nos atingir, de repente percebemos que ela nos pegou, seja através de uma doença ou de um ataque histérico porque tentamos camuflar a raiva que sentimos e de alguma forma vai explodir; temos mesmo que ser mansos, mas mostrando para aqueles que são falsos que nós sabemos quem eles são, apenas buscamos conviver pq não se pode simplesmente isolar essas pessoas ou se isolar delas (claro que quando vem de quem não esperamos a coisa pega mais forte!).


  150. Oi Felipe, achei a matéria muito simplista… O fato de pessoas falsas serem despreziveis e cheia de outars características utilizadas por vc, não quer dizer que vc nunca tenha sido falso, ou melhor, não explica de onde vem a falsidade ( por sinal título do seu texto)…
    As pessoas fazem suas escolhas de acordo com as situações as quais tem que enfrentar… Que bom pra vc, se vc se considera uma pessoa com a moral estabecida; o problema é que ao se propor a explicar a origem de algo, devemos fazer isso de forma direta e clara, e não usando de artifícios, como forma de comover os leitores, dizendo que os valores não existem mais e que o mundo está perdido, a não ser por vc!!!
    De qualquer forma, boa sorte com o blog…


  151. “Eu odeio a humanidade!”rsrsrsrsr,mas uma hora a mascara cai e seja lah quem for acaba dando com a cara no chão….


  152. Olá. Muito legal esse blog. Ta difícil encontrar um lugar onde exista um bom conteudo, como este, para ler. Poxa cara, gostei de sua exposição de idéias, mais achei sua concepção ingênua. As pessoas não são totalmente falsas. Elas simplesmente agem com falsidade para conseguir algo que querem, pelos mais diversos motivos. Isso ao longo do tempo as deixa viciadas em falsidade. Parece algo meio darwinista. Mais é assim mesmo que as coisas funcionam. O mundo não está ficando pior, são as coisas que estão ficando mais exageradas e explícitas. Não sou santo, busco o melhor pra mim, sem com isso passar por cima de ninguem, mais as vezes …. não dá pra brecar, e ai agente bate. Mais nada que um bom acordo não resolva. FUI


  153. A falsidade normalmente vem de um coração vazio e de um cérebro perturbado. Não no sentido psicológico, mas no percurso de uma vida inteira. Sempre vem acompanhada da inveja, de uma vida sem cor, sem cheiro e sem gosto e claro, de uma carência muitas vezes até explicável, mas nunca justificável. É claro que, como postou Lucas, todos nós somos “falsos” em algum aspecto. Mas entendo que ele analisou a falsidade sob um ponto de vista geral e que se remete muito mais uma preservação que necessariamente à falsidade. A falsidade da qual se fala aqui é aquela que se relaciona ao caráter; e isso muitos seres humanos já conseguiram superar, enquanto outros ainda são ingênuos (apesar de serem vistos como grandes maliciosos) e acreditam que segredos e máscaras nunca são desvelados. No final das contas o que vale é a consciência limpa. E não existe nada mais humilhante, para alguém que foi falso, que perceber que o mais enganado foi ele mesmo. As únicas coisas das quais são dignos é da piedade alheia e da misericórdia da vida, que ensina aos brutos com base nas lágrimas.


  154. MILLOR: “O mundo está repleto de canalhas. A boa notícia é que eles se sentam sempre nas outras mesas.”


  155. Bem, concordo quando você se refere aos valores perdidos, realmente a honestidade hoje é sinal de vergonha para muitos, é como se a pessoa fosse otária por falar a verdade e manter principios básicos como a moral, dignidade, educação e principalmente o respeito.

    Agora existem momentos que não dá para ser tão verdadeiro, não só o sistema em que vivemos, como também a propria essência do ser humano muitas vezes nos condicionam, ou por uma questão de bom senso não nos permite ser sempre verdadeiros.
    Existem pessoas que sabemos que não são confiaveis e mesmo assim temos que conviver com elas, seja em um ambiente de trabalho ou na vizinhança, como foi dito por guilherme mais acima: “Todo mundo sente inveja, raiva, ódio e mesmo sem querer, pode acabar fazendo o que não deve. Somos humanos, erramos.”
    E necessário tomar-mos muito cuidado com esse tipo de gente com disturbios de personalidades, que sempre estão mentindo e sendo falsos. Aconselho a todos que ao identificar esse tipo de pessoa pense bem antes de ser tão verdadeiro, evitar conflitos as vezes é melhor, nem sempre encarar de peito é o coerente e evitar seja um ato de covardia.

    ” Para lograrmos bom êxito neste mundo convém que tenhamos aspecto de tolo e mente de sábio.” (Montesquieu) Esse tipo de gente tem que ser ludibriado muitas vezes, pois não sabemos da real capacidade que eles tem de praticar o mal.

    Grato.


  156. Prezada Leninha,

    Todos nos somos sinceros com nossos anseios e nao com as pessoas as quais nos relacionamos. Pois, veja se voce um dia acreditar que sua filha nao deva casar com uma pessoa de outra raca…outro credo, voce estara sendo sincera somente com suas tendencias e nao com as dela.


  157. A falsidade está em todo lugar e infelizmente até entre os membros de algumas famílias.
    É muito decepcionante saber que pessoas que você considerava amigos de verdade agiram com falsidade.
    Acredito que não dá pra prever de onde virá a decepção e por isso evito me expor e me abrir demais para alguns.Continuo achando que a melhor proteção é ser cauteloso.A humanidade é surpreendente e certas surpresas prefiro evitar.


  158. Defendo bastante a relatividade das situações, acredito que tudo deve ser ponderado com cautela e o máximo de imparcialidade. Mas essa história de que “tudo é relativo” tem seus limites… Senão cada um tem sua lingua, sua forma de se comunicar. O que o Felipe trata aqui é uma coisa óbvia. Há de se tomar cuidado pra não cair na besteira de generalizar tudo por personalismo ou por, talvez, até um medo de se posicionar. Tudo é relativo até que doa na gente.


  159. Na minha opinião, a falsidade é um meio, assim como a inveja e outros sentimentos mesquinhos que pertencem a pessoas egoístas, para conseguir o que almejam.
    Acontece que todos nós somos egoístas, a diferença é que existem muitas pessoas que enxergam apenas o próprio umbigo e o priorizam acima de tudo, inclusive da amizade (a base de todos os bons sentimentos).
    Mais importante que entender esse tipo de pessoa é não se deixar influenciar, ofuscar suas qualidades e muito menos carregar mágoas quando a “máscara” de alguém querido cair. Decepções irão existir, uma vez que não está escrito na testa de ninguém quem é falso e quem não é…
    Caso queria ser sempre você mesmo e desenvolver uma relação franca e duradoura, terá que pagar pra ver.
    “Trate de acreditar na metade das coisas boas que dizem de você e na metade das coisas ruins que dizem dos outros”


  160. O caminho está repleto de pedras, uma delas foi denominada de falsidade. Não há do que ficar-se surpreso e perplexo. O equilibrista tem que atravessar o arame flexível; quem está na chuva certamente vai molhar; rompeu o casulo a tudo pode-se esperar; A vida está cheia de Mike Tyson’s, baixe ou abra a guarda e vais beijar a lona. Simples, prático e objetivo, nada de novo, nem nada que merça atenção especial. O fabuloso escritor, Rui Barbosa, há muito já nos havia orientado sobre tudo isso. Abraços de quem já apanhou e bateu nessa vida.


  161. A falsidade vem do ser humano e da sua essência racional e moralismo “adaptado”: o homem age conforme seus interesses e aprende isto já na primeira infância. Animais não são falsos, bebês também não. Eu sou considerada forte perante meus amigos, mas sinto-me extremamente sem esperanças diante da falsidade, ou melhor, da manipulação das pessoas que amo e das que comigo convivem, para obter algum benefício, uma informação privilegiada, ou mesmo para que situações favoráveis a elas não mudem, ainda que prejudiquem centenas de outras pessoas e não a mim somente.

    Mesmo enxergando a falsidade, às vezes é muito difícil não ser seduzida por ela. E esta é a vantagem do falso: o mentiroso é o maior sedutor do mundo. Por isso, consegue destruir tanto, até destruir a si mesmo. Esta é minha única esperança.


  162. “ainda prezo por valores como verdade e moral. Ultimamente tão raro, que cada vez mais percebo o amor que sinto por minha própria família.”

    Ao ler isso imaginei vc sentado numa nuvem à la anjinho barroco.
    Sabe creio que existam valores e cada um tem o seu (até hoje não sei a diferença de personalidade e caráter), mas esse mundo, é o que é, são disputas, manipulações todos fazem isso exatamente para sobreviver a esse próprio mundo, não vejo isso necessariamente como algo ruim (tá serei linchado). Li uma vez um livro do Piaget e ele falava exatamente sobre os artifícios usados pelos humanos (nós) para sobreviverem a esse mundo. Se esses demônios manipuladores filhos de satã existem é porque existem carneirinhos que se deixam levar onde existe lider é porque de um outro lado existem pessoas querendo ser lideradas, isso é fato desde a pré-história.
    Adoro gente de sorriso na cara tentando me manipular e ser falso comigo, brinco com eles utilizo suas armas, danço junto e com isso vou evoluindo no final o idiota está exausto.


  163. Olá Felipe!!!

    Concordo plenamente com seu modo de vista. E pra falar bem a verdade, esse tema poderia ganhar muitos paragráfos.
    Mas bem, vamos lá…
    Geralmente pessoas que discordam ou não entendem seu tema, são aquelas que nunca passaram por isso na vida.
    Existem amizades que achamos que são para vida toda e sem mais nem menos ganhamos a tal facada por traz.
    Para mim, o pior tipo de pessoa falsa é aquela que usa lágrimas como instrumento de manipulação. Que fica chorando pelos cantos como se fosse a mais coitada da face da terra. E nós como somos pessoas com classe eu diria, por não ficar fazendo baixaria por aí, por resolver os problemas com conversas, como pessoas civilizadas. Passamos por ruins, quando os outros vão acudir. Temos que aturar esse tipo de comportamento eu diria. Isso é ridículo, falta de maturidade.
    E o pior também disso, é como você disse em cima, a verdade sempre é mais cabível, porque esse tipo de pessoa fica sonhando com coisas que não podem acontecem e não enxergam a realidade.
    Mas já dizia uma amiga minha “Nem todas as amizade são para sempre. Algumas são só por um tempo”. Por isso que existem os amigos verdadeiros e é muito importante sabermos escolher, e quando se trata de verdadeiro, nós os reconhecemos na hora que os conhecemos.
    Acredito que se passamos por isso na vida, é sempre um aprendizado.
    Vamos sempre recordar daquele ditado: “Aqueles que se exaltam serão humilhados. E aqueles que se humilham serão exaltados.

    Abraço.


  164. Os valores observados são bem direcionados, e gostei muito dos comentários, apenas gostaria de resaltar um detalhe que é fundamental ao tratar de moral, a moral é uma questão subjetiva de mais para trata la de maneira generalizada, pois cada um desenlve os seu consceito de moral apartir de sua construção histórica.


  165. qria dizer-lhes q pessoas falsas podem destruir sua vida mas ñ podem tirar sua dignidade..
    essas pessoas ñ conseguem chegar aonde qr e te leva pro fundo do poço junto..
    acho q a melhor coisa a fazer eh olhar pra frente e seguir seu caminho…
    confiar nas pessoas desconfiando…
    ajudar qndo precisarem de vc sem qrer nada em troca..
    e qndo vc cair mostrar-se forte diante de todos..num por egoismo… mas por amor a sua vida
    sei la… eh o q eu acho…
    respeito a opinião de todos ,mas ñ mudo a minhaa

    byye


  166. Pois é… esse assunto é bem atual. Nos nossos dias as pessoas que conseguem se dar bem em todos os lugares, tanto profissionalmente como tbm nas relações afetivas e de amizade são essas que sabem adaptar-se a cada situação, usando multi faces, acreditando que podem enganar a todos ( e quase sempre conseguem). Para elas não existe ética, e a capa de cordeirinho só cai qdo alcançam os seus objetivos, que muitas vezes pra serem alcançados, deixam marcas. E o mais doloroso é quando nos deparamos com esse tipo de gente e imaginamos que toda aquela devoção que nos demonstram é pura prova de amizade e nos entregamos, confiando, e acabamos nos machucando, decepcionando e ficando cada vez mais descrentes no ser humano, e assim vamos nos isolando e ficando cada vez mais solitários e depressivos.


  167. E o mais incrível disso tudo ,é que vc não consegue se livrar dessas pessoas falsas. Vc ilimina uma,tem mais duas pra substituir.Não tem idade,e nem classe social. Pra mim a falfidade é Patológico assim como a mania de mentir.O dinheiro é uma das principais causas da falsidade.Eu convivo com isso o tempo todo.São pessoas qu entram nas casas de parentes e gritam: Oi minha titia querida do coração!!! Sabe que te amo!!! Não vivo sm vc. Dois minutos sguintes fizem:: TITIA,ME EMPRESTA UMA GRANA PARA UM TRATAMENTO DENTÁRIO?? ´´E BARATINHO.8.000,00 DA PRA COMEÇAR. Mas se a titia não dispoe do dnheiro naquele momento,ai sim começa a baixaria. Coloca todos os podres da velha pra fora,chama de egosita,mão de vaca,etc…. Mas se a titia da a grana,são duas semanas de puxação de saco até o próximo pedido.Isso pra mim é´pura falsidade. Na presença das pessoas falam muito bem,elogios até desconcertantes. Mas na ausencia destroem a pessoa como se el fosse um monte de estrume. Fico triste com isso.


  168. Bom texto, se relacionado a “desabafo” do autor…
    Ficou no ar a pergunta: de onde vem a falsidade???
    Existe de fato uma resposta para essa questão?


  169. É impressionante, pois existe pessoas que se fazem de maravilhosas! e vc coloca em seu coração com a maior confiança de retribuir amor, porém quando vc acha que sua vida está resolvida com estes sentimentos, acaba entrando em uma mentira súbita, de virar às costas sem explicações, ficando atrás de uma bíblia, se colocando atrás de DEUS,!!!! o pior animal que existe no planeta é conhecido como”humano”, pois se observar uma híena por exemplo, ela pode rir de vc, e morder mas não MENTE!!


  170. Vou colocar aqui uma resenha do livro de Robert Greene (Garoto miojo é para vc)

    “O homem que tenta ser bom o tempo todo esta fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons” Nicolau Maquiavel

    Todos querem ter poder. Mas poucos sabem o que fazer para alcançá-lo. Como conseguir aquela promoção tão esperada? O que fazer para conquistar a admiração dos colegas e neutralizar quem vive tentando derrubá-lo? Como ser o queridinho do chefe? Em As 48 leis do poder, o leitor aprende a manipular pessoas e situações para alcançar seus objetivos. E descobre por que alguns conseguem ser tão bem-sucedidos, enquanto outros estão sempre sendo passados para trás.

    Querer ser melhor do que o chefe, por exemplo, é um erro fatal. “Faça com que as pessoas acima de você se sintam confortavelmente superiores(…) Faça com que seus mestres pareçam mais brilhantes do que são na realidade e você alcançará o ápice do poder”, diz Robert Greene no capítulo “Não ofusque o brilho do mestre”. “Não se comprometa com ninguém”, “Banque o amigo, aja como espião” e “Aniquile totalmente o inimigo” são algumas das demais leis analisadas pelo autor. Além de oferecer o “caminho das pedras”, ele cita casos de sucesso e de fracasso revelados à luz de suas regras.

    Para ilustrar o que diz, Greene recorre a fábulas e a episódios reais da História, e usa e abusa de citações. O leitor se embrenha pela cartilha através de estrategistas como Clausewitz e Sun-Tsu, estadistas como Bismarck, sedutores como Casanova, filósofos como Nietzsche, escritores como Balzac e, claro, diplomatas como Maquiavel. Os textos abarcam um período de mais de três mil anos e foram pinçados em civilizações tão diferentes quanto a antiga China e a Itália renascentista. O resultado, segundo seu próprio autor, é uma espécie de “manual das artes da dissimulação”. Porque a habilidade de dominar as emoções, diz Greene, é o fundamento básico do poder. Controle seus sentimentos e você terá o outro nas mãos. “O poder é um jogo social. Para aprender a dominá-lo, você deve desenvolver a capacidade de estudar e compreender as pessoas”, ensina o autor.

    E, para quem acredita que participar de jogos de poder é uma atividade condenável, ele faz um alerta: Não adianta querer ficar de fora. O mundo é como um imenso e dissimulado cassino e todos nós fazemos parte dele. Quanto mais rápido você descobrir as regras do jogo, maiores serão as suas chances de sucesso. “Quanto melhor você lidar com o poder, melhor você será como pessoa. (…) Se o jogo do poder é inevitável, vale mais ser um artista do que negar ou agir desastradamente”, diz Greene.


  171. “Ser falso é usar de artifícios para se conquistar aquilo que se quer”,portanto,ser artificial é nunca provar da verdadeira essência da vida.O ser óbvio,direto,sem palsas,transparente,sem rodeios, naturalmente natural.


  172. Pois é! o mundo ta cheio de pessoas assim….
    as vezes essas se enrolam na sua propria falsidade…. criando rede de intrigas e mentiras,
    algumas acabam por querer tanto alcançar um objetivo se perdem em seu mundo de intrigas e mentiras ao ponto de acreditar nelas cegamente….
    do meu ponto de vista, a verdade pode ser cruel, mais descobrir uma mentira pode ser devastador….
    de que adianta chegar ao topo na base de mentiras se depois, vai olhar pro lado e estar sozinho….
    é isso…. a falsidade vai continuar sendo, espero, uma coisa que a maioria das pessoas despreza


  173. Sugiro abrir aqui um assunto chamado MENTIRA CRONICA;

    COMO OS MÉDICOS NOMEIAM ESSA DOENÇA?
    COMO RECONHECERMOS QUANDO A PESSOA MENTE POR DESCARAMENTO,OU QUANDO A COISA É REALMENTE UMA DOENÇA?
    COMO LHE DAR COM PESSOAS ASSIM QUANDO ELAS NÃO QUREM SE TRATAR,OU NEM MESMO TEM CIENCIA DESSE MAL? o QUE VCS PODERIAM ME DIZER?
    Obrigada pelo espaço!


  174. Adorei o q vc escreveu, eu tb não consigo ser falsa, se não gosto da pessoa não fico me fazendo de amiga por interesses, mas conheço gente q faz isso e é algo nojento, coisa de gente sem caráter mesmo, eu consigo perceber qdo alguém não gosta de mim e está sendo falso, a gente percebe mesmo pelo olhar, pela maneira como a pessoa fala c vc e te trata q está sendo falsa!
    Imagine se todos nós nos comunicassemos por telepatia aí sim ninguém jamais poderia ser falso, ou dizer mentiras, leríamos a mente das pessoas e saberíamos de fato quem são os verdadeiros amigos e o q acham de nós!
    Eu geralmente sou tão franca q as pessoas as vezes se assustam, acho q é por isso q tenho tão poucos amigos pois em pleno século 21 é mesmo uma pena q valores como moral e verdade estejam cada vez mais raros, mas não podemos nos deixar levar pela falsidade, temos q lutar contra isso pois só assim nos livraremos desse mal!
    Só é livre o Homem que diz o q pensa e o q sente de verdade!
    Chega de mentiras e falsidades!


  175. Alguem ai mencionou a Biblia,
    Pois bem, nao existe nada mais pretencioso, flso e superficial quea tal da biblia sagrada…Jesus foi um lider numa civilizacao onde o pobre era nada mais queo segmento do lixo real…e ele osfez entender que poderiam ter osmesmos prezeres dos nobres, porem em forma diferente, como o banho no rio e nao nas casas de banho que haviam antigamente…morreu por ser um lider e nao o filho enviado de Deus…e ai meu camarada…se voces nao onatrem a historia de minha forma, irao morrer tambem…e ninguem quis “ser pego pra Cristo”. Tiradentes tambem morreu por seu povo…o povo brasileiro, no entanto nao eh reconhecido como o heroi de nosso povo…temos os Caxias, Deodoros e tudo mais…


  176. Pois é Felipe, concordo com o Pedro Abdalla…o título não é respondido no texto e/ou vc tbm está fazendo a msma pergunta como indignação e desabafo, e qr saber a resposta assim como nós.

    Sim, concordo plenamente com o q vc escreveu (para um desabafo). Mas pensar q as pessoas são assim pq querem, é precipitado…SIM, há pessoas q são assim msm, mas nem todas…pode ser pq estão cegas por seus objetivos ou pq não receberam a educação necessária ou pq as pessoas com as quais já conviviam eram assim.

    Inclusive nós, q aki discutimos sobre isso, não estamos a salvo de sermos falsos. Podemos falar: “Nossa! q horror, odeio gente falsa” e praticarmos a falsidade que a gente msm não percebe q está fazendo. Ou “Eu nunca fui egoísta”, mas no ínfimo fez algo q de acordo com os próprios valores não era egoísta, no entanto, para o outro era. Não adianta apontar os defeitos dos outros se vc tbm tem, e pior, podem ser os msm defeitos.

    Voltando ao assunto da falsidade, nós todos tbm somos falsos na hora de falar mal das pessoas q são falsas…Sim, pq se a gente não fala para a pessoa que ela está sendo falsa naquele momento, não estamos sendo verdadeiros com a dita pessoa (uiaaa!! falso é o oposto de verdadeiro). Ai como o calo dói!!

    Reflita antes de escrever coisas q tds falam.
    Abs


  177. É muito triste mesmo. Valores, ética e moral são temporais e relativos. Se “eu ” sofro uma ação ruim, minha moral é rígida e severa. Se sou eu quem produzo uma ação que prejudica o outro, minha moral é mais “frouxa”. Assim é o mundo. Pior é quando a falsidade vem de alguém com quem se vive há mais de 30 anos. É o verdadeiro “dormindo com o inimigo”. Mas tudo bem. Eu sou do grupo dos antiguinhos. Verdade, sinceridade, lealdade, empatia, consideração ainda fazem parte do meu dia a dia.
    Tem coisa mais falsa do que os perfis do Orkut? Mas faz parte. Afinal na internet todos nós podemos ser o que gostaríamos de ser e não o que somos mesmo.


  178. BACANA O TEXTO. FALA REALMENTE DAS PESSOA QUE EU CONVIVO, DIARIAMENTE. JÁ EU NÃO TENHO MUITOS AMIGOS. PORQUE ACHO QUE NÃO CONSIGO SER FALSO COM NIMGUÉM.


  179. Nossa!! Até parece que isso é obra do destino, porque justo na semana passada eu descobrir que pessoas que eu gostava muito estavam sendo falsos comigo. Algumas pessoas eu já desconfiava, só ue mesmo vc desconfiando é muito doloroso quando vc descobre.


  180. QUERIDO FELIPE NETO

    LAMENTO TERMOS QUE DESABAFAR DETA FORMA, EM UM CORREIO ELETRÔNICO UMA COISA QUE JÁ DEVERIA DOER DENTRO DOS SERES HUMANOS SÓ DE PENSAR EM DAR UM SORRISO QUE NÃO FOSSE DE SEU INTEIRO DESEJO MEU CARO……
    NESTE ANO DE 2008 SE PÁRO PARA LEMBRAR DE AMIZADE DESFEITA DE 17 ANOS JUSTAMENTE DEVIDO A FALSIDADE , NÃO DÁ NEM PARA ENTENDER COMO ISSO SE ESTENDEU POR TANTO TEMPO E A CEGUEIRA QUE SE APOSSOU DE MIM FOI DE ESTREMA CRUELDADE, MAS……..VAMOS VIVENDO NÉ …….TE ENTENDO E TE PARABENIZO PELA MATÉRIA …ATÉ MAIS …..


  181. Só se usa deste artifício aquela pessoa que é fraca que não tem capacidade propria, coragem de vencer pelos seus proprios esforços, pois pra que ela cresça ela tem que puxar o tapete de alguém , usar alguém como escada e trampolin.Não devemos esquecer que plantamos uma semente e dela nasce uma enorme plantação da qual colheremos, ou seja, a colheita é sempre maior que a plantação!!!Mesmo neste mundo de muitas concorrências, vale apena sermos verdadeiros e honestos, primeiro conosco mesmo e automaticamente seremos com os outros!!!É tão ruim quando falamos com alguém algo e essa pessoa faz questão de levar adiante o assunto!!!A lingua é um membro tão pequeno, mas que insendeia uma floresta toda, trazendo prejuizo, discordia, contendas, separações, etc…É horripilante uma pessoa dessa, fujam da aparêcia do mal!!!


  182. Concordo, mas as pessoas deste tipo tem vida longa, pois quando são pegos geralmente partem para outra. E eu sei que o Brasil é assim por natureza de idéias, os Pais são escola para os filhos, para o bem ou mal!


  183. É, você é piega…


  184. Gostei do tema,atualíssimo nos dias de hoje, onde as pessoas são capazes de tudo por seus interesses. Por experiência própria já amarguei uma decepção. E advinhe com quem? Minha sogra!!! No começo eram presentes, carinhos, “norinha querida” pra cá, “norinha querida” pra lá,”você é como uma filha pra mim” dizia ela… conselhos, opniões na criação das crianças, mensagens melosas no dia do aniversário…e a ingênua aqui abria tudo, confidencializava meus fracassos, meus pontos fracos, meus acertos, minhas vitórias, meu relacionamento com o filho dela. Eu realmente a tinha como uma 2a mãe e isso durou anos e anos. Até que um dia descobri que esse “amor, carinho” era tudo mentira, a mais pura falsidade. Que por traz falva de mim para os vizinhos,parentes e até para meus amigos. Disse que torcia pela minha separação, que não via a hora de seu filho me deixar e voltar a morar com ela, que eu não merecia nada que tinha conquistado,apresentou umas filhas burguesas de suas amigas dondocas para meu marido…enfim, por aí segue uma lista de coisas ruins. Isso quase causou minha separação, pois qual filho vai acreditar que sua mãe é uma falsa, que faz maldade de caso pensado,principalmente se na sua frente é a mais doce das criaturas e jura por Deus e todos os santos que “jamaaaaaaais faria isso” . Conclusão:tive que engolir minha raiva, minha vontade de esganar a cascavél e aprender a jogar com ela e como ela. Trato bem na frente de meus esposo, sou simpática, mas evito ter contato, não conto mais nada a nosso respeito, não confidencializo mais nada e as minhas conquistas ela nem fica sabendo, porque descobri que tudo o que gira em torno dessa falsidade toda é a inveja que ela tem de mim, do meu casamento, de como sou feliz, das coisas e amigos que tenho e ela não.


  185. A falsidade realmente é um problema grave, li uns tempos atrás um livro que me ajudou muito a reconhecer os falsos e sair fora chama-se “Eu sei o que voce está pensando” da psicologa americana Lilian Glass (ed Best Seller) ela chama de “bofetada emocional” o que as pessoas dissumuladas fazem com os incautos e dá o roteiro para reconhecer tanto os falsos quanto os sinceros, ela usa 4 parametros para encontrar a verdade de cada um.
    Muito interessante!!
    Abração


  186. Infelizmente, em algum momento de nossas vidas, deparamos como pessoas falsas. E quem possui valores morais e éticos, acabam por sofrer com essa convivência. Tenho passado por maus momentos, ou seja, tenho convivido com pessoas que são a “perfeição da falsidade”. Sinto-me triste por isso, mas desenvolvi, com o tempo e algumas leituras, percepções que me indicam se a pessoa é falsa ou não, como por exemplo, o fato de não me olharem nos olhos e o tom de pele. Pessoas com “alto índice de falsidade”, apresentam uma cor de pele amarelada… algo meio sem vida, entende? E assim vou “sobrevivendo” em meio a esses “desprazeres” que atravessam nosso caminho. Abraço.


  187. Jemina, tu és muito falsa,


  188. O Jaime mencionou Rui Barbosa, ate mesmo este foi falso com os ideais civico-social do Brasil antigo qdo, ainda ministro do interior e no advento da abolicao da escravatura, queimou milhares de documentos que incriminariam muita gente, inclusive o proprio governo e mutios direitos deveriam ter sido pago aos escravos libertos.


  189. É Felipe, desde criança deparo com estes tipos. E a pior raça mesmo é aquela que usa os outros como escada, mas um dia elas sempre escorregam, não tem um que escape, o que ela faz com você alguem fara para ela, faz parte da lei da atração…rsrs
    Cada pessoa reage de uma forma conforme a situação, os fortes e fracos, nem sempre os que apanham calados são fracos, alguns sabem esperar, pois a justiça existe, depois vou ser sincera, não fico com dó não, só me resta rir.
    Eu não utilizo muito o confiar para aqueles que chegam, dou voto de confiança, se a pessoa quebrar, azar dela, não sou eu que vou pagar, pois o que esta pessoa tem para acrescentar na minha vida? Com certeza nada, pois a mentira é uma prisão.
    Bjs!!!


  190. Concordo, estou passando por isso em meu trabalho


  191. Acho que a falsidade existe porque as pessoas permitem que ela ache espaço.Díficil encontrar alguem que conteste.Normalmente estas pessoas que se rebelam são rotuladas,de lideres ,formadores de opinião,influenciam os outros e ninguem gosta de ser contestado,ou de ouvir verdades.Pensando em beneficio próprio nascem os puxa sacos,que tem medo de perder o emprego,os maria vai com as outras,que tem medo de se expor e se o contestador conquista algum beneficio,ganha um monte de adeptos.Mas como todos acreditam que o mundo é dos bonzinhos,ovelhinhas,pacífistas …….quem é esperto manda e quem é burrinho de presépio……….OBEDECE.(FALSOS……………..)


  192. Eu acho que todos temos muitos defeitos, e precisamos nos perdoar. O que assusta o ser humano e a falta de etica e humanidade por parte de outros humanos. O problema e que nao seguramos nossas linguas maldicentes. A falsidade e propria de quem nao tem carater nem amor a si mesmo. Este e o falso danoso a si mesmo. Quer saber o nome do maior e mais famoso falso da historia: Judas Iscariotes o discipulo que taiu Jesus por 30 moedas. E eu que escolhi uma testemunha(amiga) para me defender, que testemunhou a favor da outra parte mentindo descaradamente em frete ao juiz, em troca de euros. Felipe acho otimo abordar este assunto.


  193. hey dude……..is just life….as veses precisamos,por exemplo a mamae adora o filhinho santo e direito,e a gata nao acredita na verdade,as veses temos que dizer pra as pessoas o que elas querem ouvir…………………………………..e na verdade todo mundo mente,todo mundo tem segredo e isso e que nos torna interessantes e diferentes….kisse girls,i’m a fine guy.


  194. se tem uma coisa que me deixa indignada é a falcidade!não entendo como uma pessoa pode se sentir bem em puxar o “tapete” das outras muitas vezes só pra ter o prazer de ver os outros se dar mal. E o pior é que nem chegam a pensar no estrago que pode ter feito,não temos pra onde correr no caminho da vida sempre deparamos com pessoas assim, temos que viver alerta com esse tipo de gente pois elas estão em toda a parte!!!!!


  195. Sabe caro amigo, vc esta muito equivocado achando que a maioria das pessoas não estão preocupadas com esses valores que são extremamente necessarios e fundamentais para a nossa sobrevivencia social e organizacional, talves nós como pessoas detentora desta grande preocupação,devessemos tornar-mos agente de transformação, tentando mudar para melhor nosso meio ambiente, nada melhor q franqueza e razão para chegar a um acordo quanto aos desencontros socias ao qual estamos sempre expostos. Infelizmente sempre haverá o bom e o mal, mas será que adianta mesmo pagar o mal com o mal????? Será que não estariamos propagando esse veneno????? O que seria de uma nação onde paga-se olho por olho???? Talves ninguem mais pudesse ver mais nada. Bom , o meu conselho é não desistirmos de tentar melhorar o mundo e de tentar melhorar e enriquecer nossos relacionamentos, devemos ter jogo de cintura para passar pelos obstaculos, garanto que ninguem aqui tem o poder de escolher com quem vai trabalhar e quem serão seus colegas de trabalhos pois não podemos escolher com quem queremos relacionar no trablaho e na vida social haja visto0 que todos fazemos parte de um todo, talves devessemos tentar copiar o que há de melhor nos outros e esquecer o que há de pior neles, para que possamos aprender mais e mais em nossa longa jornada terrestre, um grande abraço a todos.


  196. ESSA FRASE FALSIDADE—–E IMORAL NOGENTA MAIS INFELISMENTE TEMOS QUE

    CONVIVER COM CERTAS PESSOAS, NEM CRISTO LIVROU-SE DESTE MAL…..

    COMO FAZER PRA FICAR BEM LONGE DE GENTE ASSIM?…..ME DA MEDO, BJOS.


  197. Ja perceberam que esse “verniz ” eh tão necessário qto o ar q respiramos nesses tempos modernos?
    Pois eh, as pessoas criam as falsas fachadas e fazem o serviço de staf completo. A falsidade que nos ronda sempre vai agradar alguém, ou vai beneficiar alguém… a falsidade eh o trampolim dos fracos. É perfeitamente visível e possível combatê-los, denunciá-los, desmascará-los… O que precisamos é observar mais, falar menos e tomar atitudes…. beijos ( sem frescura ) ainda eh possivel ser sincero!!


  198. Senhores, desculpe por dizer isso, mas civilidade e falsidade andam juntos. Respondam para mim, quem de vocês não teve vontade de pular no pescoço de alguém ou apenas dizer-lhes impropérios e no final das contas acabou com cara de paisagem sem dizer nada. Se a sinceridade fosse levada ao pé da letra, nos tornariamos bárbaros, chingando, ofendendo e agredindo os outros. Sei que tem falsidades negativas, que as pessoas se utilizam para prejudicar os outros e essa vem da falta de caráter. Mas num mundo cheio de convenções temos que fingir um pouco para mantermos a civilidade. Que jogue a primeira pedra, aquele que SEMPRE fala o que pensa!


  199. do que eu percebi a falsidade depende tb do aspeto cultural no sentido de que em algumas culturas ela está mais presente do que em outras. é assim o caso nos países latinos como no brasil e na itália, onde vc tem muitos amigos superficias mas a final de contas, qd vc realmente precisa de alguém ninguém está aí pra te ajudar. nos países do norte pelo contrário fica mais difícil fazer amizades com outras pessoas, mas qd vc tem um amigo na maiora das vezes vc pode ter confianca nele ( a execäo comfirma a regra…).


  200. a falsidade as vezes existe para mascarar para os outros o que realmente somos, será que ética e moral são valores que todos tem? então que não é leal finge ser, aliás é preferivel ser uma ovelha negra do não ser ovelha nenhuma (tem que se pertencer ao rebanho) Ernest Becker. A falsidade fantasia de ovelha quem é lobo na essencia. Mas temos de lembrar que se ninguem fosse falso em nenhum momento será que suportaríamos conviver com a realidade escancarada de todo mundo? Até para continuarmos vivendo negamos a morte e cultivamos a falsa ideia de que somos imortais. Ética é o valor a ser preservado sempre e é o valor maioar em nossas vidas


  201. Falsidade segundo o diicionario portugues priberam significa:

    s. f.,
    qualidade do que é falso;

    corrupção da verdade;

    mentira;

    aleive;

    calúnia;

    perfídia;

    duplicidade;

    hipocrisia;

    deslealdade

    ————————————————————————————–

    A falsidade esta na vida de quase todas as pessoas.

    Muitos que condenam a falsidade tambem são falsos, embora não demonstrem

    Falsidade é o mesmo que mentira, obra do diabo segundo a Biblia

    Isso é condenado por DEUS bem como os mentirosos ou falsos ao Tormento Eterno.

    Alguns textos biblicos abaixo falando sobre o assunto…

    João
    8:44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

    Romanos
    1:25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

    Efésios
    4:25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

    2 Tessalonicenses
    2:9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

    1 Timóteo
    4:2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

    1 João
    2:21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.

    1 João
    2:27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

    Apocalipse
    14:5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.

    Apocalipse
    21:27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

    Apocalipse
    22:15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.


  202. OBRIGADA!!!! MUITÍSSIMO OBRIGADA POR ESSE TEXTO eu estava me sentindo mal de ter maltratado uma falsa, mas agora identifiquei que sou FORTE, QUE NÃO ME REBAIXO POR MEDO DE NÃO TER UMA AMIGUINHA!!!!! MUITO OBRIGADA POR TER ESCRITO ESSE TEXTO!!! LAVOU MINHA ALMA!!!


  203. Eu acredito que todos nos somos falsos, porque temos que lidar o tempo todo com pessoas falsas ,e no fim acabamos sendo falsos tambem por manter contato com pessoas assim…e nao tem como evitar.Um exemplo disso, se vc se da bem na vida ai sim vc vai ter uma lista enorme de gente falsa , frequentando sua casa ou mesmo num ambiente de trabalho, se virar cara pra quem esta sendo falso , vc acaba nao falando com ninguem .A verdade e que nao podemos mudar o mundo e temos q conviver infelizmente com pessoas assim…


  204. A falsidade deixava de existir se todos tivessem como espelho o nosso JESUS CRISTO q nunca pecou
    por isso nele falsidade nunca existiu.


  205. NA BOA….

    EU TB ODEIO FALSIDADE E BLÁ BLÁ BLÁ…

    MAS PERAI…..DÚVIDO QUE TODOS QUE COMENTARAM, JÁ NÃO FORAM FALSOS DE ALGUMA FORMA.

    É RELATIVO DEMAIS.

    FALSIDADE, EM CERTAS SITUAÇÕES, É PRA NÃO SER MAL EDUCADO.

    FALSIDADE, EM OUTRAS, É SACANEAR ALGUÊM SEM MOTIVO.

    AGORA QUE ATIRE A MERDA DA PEDRA….QUEM É 100% HONESTO E SINCERO.

    SE VOCÊ FOR….

    DEVE ESTAR LONGE ATÉ DA FAMÍLIA…

    E SE A FALSIDADE FOR PARA O BEM DO OUTRO?

    OU É LEGAL APONTAR DEFEITOS….SÓ POR SINCERIDADE…E FERIR A OUTRA PESSOA….E AINDA FICAR DE RUIM NA HISTÓRIA?

    É CARA….FALSIDADE É SÓ UMA PALAVRA….O BURACO É BEEEM MAIS EMBAIXO.

    EXISTEM SITUAÇÕES E SITUAÇÕES….NEM SEMPRE A FÓRMULA CERTINHA É REALMENTE A BOA E CERTA.

    SÓ TENHO UM LEMA QUANTO A ISSO…

    SEJA BOM, E NÃO CONFIE EM NINGUEM,POIS CONFIANÇA TB É FODA…A PESSOA PODE TE “TRAIR” COM BOA INTENÇÃO E TE FERRAR SEM SABER.

    RESUMINDO…TEM QUE VIVER A VIDA SEM PENSAR NISSO…NÃO TEM SOLUÇÃO.

    INFELIZMENTE O MUNDO É O CÉU E O INFERNO NA MESMA TERRA.

    ESCOLHA SEU TIME, E LUTE POR ELE….MESMO ASIM NUNCA VAI TER CERTEZA DE NADA.

    ENTÃO VIVA.

    É O MÍNIMO QUE UMA PESSOA QUE PRESTE DEVE FAZER.


  206. CONSERTANDO:

    ESCOLHA SEU TIME, E LUTE POR ELE….MESMO ASSIM NUNCA VAI TER CERTEZA DE NADA.

    ENTÃO VIVA.

    É O MÍNIMO QUE UMA PESSOA QUE PRESTE DEVE FAZER, ASSUMIR O QUE É…ATÉ Q EM ALGUNS MOMENTOS TB É FALSA.

    FALSIDADE NÃO É IGUAL A MALDADE….AS VEZES FALSIDADE É PARA O BEM ATÉ DO PRÓXIMO, EM CERTOS GRAUS….

    PILANTRAGEM SIM É FODA.


  207. Pois é..gente falsa é o que não falta. Eu estudei com uma que para todo tipo de assunto ela sempre concordava, ou ficava calada
    e depois falava mal das pessoas. Ela é do tipo que é super boazinha, so pra se dar bem, tirar proveito. Mas o pior não é isso, o que mais me espanta é a quantidade de gente otaria que pensa que ela é legal e não enxerga que ela so ta se aproveitando de algo. ou pq a pessoa tem grana, ou tem possibilidade de lhe arrumar um trabalho…isso é muito feio. E quando a turma pensava que ela gostava de um pessoa de tanta ta junto, ela dizia: “gosto nãoo. Fulana é apenas uma pessoa legal” E assim vai..ou seja uma Flora em menor grau. Mas a humanidade gosta das Floras, das pessoas que são feito vaca de presepio e vivem dizendo sim, mesmo querendo dizer não. Pq quem fala a verdade é geralmente persona não grata, ne?

    Mas eu falo a verdade porque acredito que isso é um respeito aos meus amigos que sabem que sou verdadeira.


  208. A Patricia escreveu algo certo la pra cima. Em um certo ponto fomos falsos com alguem…quem eu?????…Ate comigo mesmo, mas nunca fui falso para prejudicar ou menosprezar alguem. O falso de verdade eh aquele que vai deixar sequelas de suas atitudes atribuidas na vida da pessoa traida. Quem aqui nunca foi falso???? Principalmente consigo mesmo???? Se nao, entao me diga qtas vezes voce comeu aquea gororoba e falou estava um delicia???? E quem aqui nunca deixou de fazer algo, ate mentiu para alguem so para ficar dormindo ou assistindo um filme, etc???? E quem aqui deixou de fazer aquilo que gostaria de ter feito naquele momento, so para satisfazer alguem????
    Entao…somos todos falsos, somos todos pateticamente falsos.


  209. TUDO É RELATIVO.

    MESMO! HHAHHA

    NÃO FAÇA DOS SEUS AMIGOS…ANJOS NEM DEMONIOS….

    ELES PODEM SER OS 2, DEPENDENDO DA HORA.

    NAO QUER SE MAGOAR? REPITO….NAO CONFIE EM NINGUEM 100%.

    NEM EM VC.

    OU VC SEMPRE FOI E SEMPRE VAI SER IGUAL?

    JA FOI CONTRADITORIO, Q SÓ VC SABE?

    OU SEJA….É COMPLICADO….


  210. Jomar,
    Vc esta longe deste mundo…Jesus Cristo…ele foi falso com o seu Deus…por isto morreu na cruz


  211. Sabe, lendo este artigo lembrei de uma “amiga”, pior que inevitavelmente eu tinha que conviver com ela diariamente. No início eu gostava dela, achava muito simpática, e as vezes tinha dó dela pq ela tinha mtos problemas que me contava. Depois de um certo tempo percebi que tudo, mas tudo o que ela falava era mentira!!! tudo o que saía da boca dela era mentira, e o pior é que a presença dela começou a se tornar insuportável, pq eu sabia que o que ela contava era mentira, mas as outras pessoas que conviviam ao nosso redor acreditavam piamente nela, choravam junto com ela ou eram encantadas com o sorriso dela (falso). Chegou a mentir sobre uma doença incurável para conquistar pessoas que a levariam ao topo, pq ao ficarem com pena dela, iriam aceitar tudo o que ela pedia, e foi o que ela conseguiu. Eu tentei alertar algumas pessoas sobre o caráter dela, mas o que aconteceu?? ficaram furiosos comigo, achando que eu era mto malvada ao falar da coitadinha, acabei por ficar quieta e deixar que sejam enganados até quando quiserem, afinal,parece que quem fala a verdade é sempre o malvado. Eu nao convivo mais com ela, graças a Deus pq era horrível ver uma pessoa enganar todo mundo, tinha vontade de dar um soco na cara dela, pois é praticamente chamar todo mundo de imbecil e cegos. Mesmo após um tempo, ninguém desconfia dela, ela consegue tudo o que quer graças a piedade dos outros. Isso tudo me revolta, mas eu sei que tudo o que se faz na terra é descoberto, não existe crime perfeito, não existe mentira que não será descoberta, e é isso que me consola, um dia essas pessoas saberão que eu fui verdadeira, e que a falsa é ela.


  212. Nesse caso serei o mais sincero possível e, já que perguntar não ofende, o blog deixou de lado totalmente o humor, né?

    ————–

    Relaxa que daqui a pouco aparece um post de humor.


  213. Pois é! Já chegamos ao ponto de achar que ser ético e ter valores chega a ser piegas! Quão pobreza de espírito!
    O que eu acho muito hilário são as justificaticas pseudo-filosóficas que alguns desses povos falsos arrumam para justificar suas hipocrisias. A maioria são pseudo-intelectuais, carneirinhos como referido no texto acima, todos muito bem educados e cordiais, que se dizem de uma boa família, cheios de amor para dar.
    Não lembro-me em qual lugar eu lir que a Educação exagerada vem cunhada de falsidade. E é mesmo! Podem reparar, esse povinho muito cheio de boa vontade, sempre prestativos, puxando o saco, esbanjando elogios…que ostentam serem de uma boa família e tal. Rum! Ai tem viu!
    Não quero com isso fazer Apologia à grosseiria. Como disse trata-se de uma educação exagerada e tudo que é exagerado às vezes não cai bem.
    Beijos!


  214. De onde vem a falsidade?

    Do pênis.


  215. Gostei dos comentários e acredito que isso ajuda a me sentir mais humana… Tem coisas que a gente pensa que só acontece com a gente… Notei que alguns comentaristas estão confundindo: FALSIDADE X MAU CARATISMO… FALSIDADE X GENTILEZA e FALSIDADE x MENTIRA… Se o indivíduo é ladrão, julgo-o de mau-caráter… Se você diz estar tudo bem (mesmo nos dias de péssimo astral), pode estar contribuindo para não “alongar” conversas no momento errado… e por fim mentir algumas vezes, sem prejudicar outras pessoas é necessário…. Dizer que “passear” ao invés de dizer que esta indo ao motel para ser feliz é normal… Ser sincero não é expor a vida sexual no orkut/trabalho/amigos, etc… Quando me refiro a FALSIDADE, penso que seja o momento que estou vivenciando no trabalho: “Uma colega, da qual não posso mandar para o inferno, tenho obrigação de estar sempre em contato, vive tentando, literalmente, fazer minha biografia… A questão ai é PURA INVEJA… Ela é ´simplesmente uma PSICOPATA… Penso em pedir transferência do local de trabalho porque é simplesmente INFERNAL… Um dia ela tentou me irritar e chamou a atenção do chefe… Ao perceber que ele entendeu a ofensa contra minha pessoa, teve uma conversa séria com ela… Ela chorou, disse que estava com problemas em casa, pediu desculpas, mas ficou repetindo que eu sou a “favorita”… Tenho medo porque todos os dias ela tenta me sacanear mas eu, graças a Deus, em tempo, consigo reverter os fatos… Portanto: FALSIDADE = INVEJA + PSCOPATIA… A falsidade é tão grave que, para mim, só a morte resolve… O pior é que na vida real esse povo não morre!


  216. Ta bom Linda Oliveira, então vamos todos ser puros, já sei!! quem sabe não podemos dar todas as mãos e cantar juntos enquanto atrás existe um belo arco iris e um sol sorridente, seremos naturalmente naturais. Serei um ursinho carinhoso e vc pode ser um pequeno pônei.
    Hipocrita é isso que vc é.


  217. Não gosto de falsidade, embora já tenha sido falso, as vezes involuntariamente as vezes não.

    As vezes usamos a falsidade para nos defendermos, nos protegermos de adversidades.
    Embora como Cristão ( seguidor e imitador de Cristo ) aceite que toda e qualquer metira é errado.
    Todos os seres humanos falham, mais isso nçao justifica nossos erros, caso contrario, não poderiamos prender ninguem, por que errar é humano. ( Sou Policial da PmMg)

    O respeito é a base de tudo, se eu te respeito e recebo o respeito que eu mereço, não haverá necessidade de ser falso com você, nem de você ser falso comigo.
    O respeito anula a mentira, a faz desnecessaria, o respeito desarma qualquer ofensa e tentativa de trapassa, por que o mais terrivel criminoso, se tratado com respeito, lhe tratará com reciprocidade.

    Sou humano, o que não torna cada um dos meus erros menos errado.
    Respeitar as pessoas é o ideial de todos os valores, dizer a verdade, agir de forma leal, ser fiel, tudo não passa de respeitar o proximo.
    Respeitar o proximo como você gostaria de ser respeitado…
    Amar o proximo como a si mesmo.

    Um Abraço, e boa sorte. de verdade.


  218. Concordo com você, mas para se obter uma visão crítica como a sua a respeito deste tema com certeza a pessoa deve ser bem resolvida consigo e eu acredito que você seja uma dessas, pois as pessoas que tem falsidade são indivíduos que não sabem lidar com certas situações e são complexadas ou até mesmo doente.
    É necessário que haja educação e informação desde o princípio para que o indivíduo passe a “enchergar” esse tipo de sentimento que normalmente gera inveja prejudicial, raiva e etc e saiba administra-los dentro de si, assim, consequentemente ele evita de realizar estes atos, pois sua percepção muda a respeito deste tema, tornando-se assim uma pessoa “normal”.


  219. A verdade é que isso não acontece quando existe amizade verdadeira, tenho poucas pessoas que posso dizer que são amigos, e sei que deles isso nunca aconteceria.


  220. O mundo não é falso é real,a vida não é falsa é real, mas a humanidade é falsa e vive e persistente na falsidade para a satisfação de seu eu interior, temos o falso médico, o falso padre, o falso pastor, o falso mendigo, o falso escritor e assim vai afora. Pois mais que digamos que não somos falsos em nosso sub-consciênte sabemos que praticamos a falsidade , seja ela pequena ou grande.
    Um abraço


  221. eu sou uma dessas pessoas falsas mas não chego a cometer extremos… acho que é verdade sim que uma das razões é a insegurança e o medo de não se sentir aceito e não ser amado do jeito que é… eu passo por isso sempre e muitas vezes me pego sendo falsa, só para não ser rejeitada.. é triste viver assim, inclusive já perdi muitas pessoas que amava por ter essa fraqueza de caráter – quando cometo os meus deslizes e a máscara cai – é, ela sempre cai. E sim, a inveja também faz parte dessa falsidade. pessoas falsas se aproximam pq querem obter do outro o que não possuem, quando percebem que o outro está na sua, puxam seu tapete sutilmente só pra não se sentir na lama sozinho – é um momento de prazer confuso e que causa dor e tristeza depois de um tempo. É uma mistura de mesquinhez com egoísmo. Realmente, o pior sentimento do mundo. E sim, precisa de tratamento psicológico quando se percebe que a vida e os amigos estão se perdendo pelo caminho.

    é isso, boa sorte e cura a quem tem essa doença.


  222. Na minha visão sobre tudo na vida, é que não exista bem ou mau, apenas pontos de vista diferentes.
    Não é só porque uma pessoa fez algo que não lhe convém, ou a outras pessoas, que ela esta errada. Na cabeça dela ela esta certa de que o que ela esta fazendo, pois se achasse que algo é errado não faria. ( salve raras exceções )

    Eu considero a falsidade mais como um dom do que como algo ruim.
    Não que eu seja falso, longe disso, ate queria ser um pouco mais.
    Não sei o que aconteceu com você, talvez seja uma das “raras exceções” nas quais eu citei, ou talvez seja apenas você com uma puta raiva de alguém que não importa se quer que você esteja vivo ou não para ela, e se for isso, você acha que quem esta errado ? A pessoa que falou qualquer coisa com você, ou você que foi ingênuo ao ponto de além de ouvila, se importar com tal coisa. (?)

    São 04:00, eu estava esperando um download acabar e passei para da uma lida no CR, minhas idéias com a sua, pela maioria dos posts seu que eu leio, são bem iguais, por isso costumo entrar direto aqui, e pelo motivo citado eu resolvi passar o tempo fazendo esse comentário.

    Parabéns pelo blog.

    PS: Estou morto de sono, sei que a concordância das frases no “texto” acima esta bem precária, mas com certeza já vimos piores e conseguimos ler. 🙂


  223. Felipe,
    Desde que o mundo é mundo que a falsidade impera. Lembra da serpene no paraíso, criaturinha falsa né. Não conhecia teu blog e gostei muito. Sem falsidades…rs
    Eu já passei por isso, e já lidei com muita gente falsa, aliás durante toda minha vida, mas não tem jeito os falsos existem, cabe a nós aprender a lidar com eles.
    Abraço


  224. Felipe, concordo plenamente com você.
    Hoje em dia não dar mais para acreditar nas pessoas.
    Nós temos que andar sempre de olhos bem abertos, e mesmo assim, não conseguimos identificas todas as serpentes que tem por aí.
    Boa sorte para você, e continue escrevendo seus textos, pois são muito bons.


  225. É bom escrever, ninguém nos conhecer, continuarmos a viver e simplesmente nunca seguir o q escrevemos
    Adoro esse blog por isso!


  226. Acho que vocês assistem muita novela. 🙂
    Falando sério, as novelas estimulam esse tipo de pensamento, de que todos são falsos e estão sempre tramando contra os “mocinhos”, porque esta é sua única finalidade na vida. Ok, existem pessoas assim, mas a verdade é que a maioria se considera o “mocinho” e se sente “perseguido”. Já pensou que talvez você (quem está lendo) também seja considerado falso?
    Já conheci pessoas que tinham a mania de ser falsas ou mentirosas de vez em quando, isso realmente é desagradável, mas muitas vezes elas não fazem isso por mal, acho que têm um parafuso a menos. 😛
    Mas uma coisa é certa: não há pq se preocupar com isso, pois se alguém sobe na vida dessa maneira, é porque é muito incompetente para subir por méritos, então uma hora ou outra vai se ferrar, pois não conseguirá corresponder ao que lhe é esperado. Por outro lado, se ela tinha competência, mas preferiu subir desta maneira, ela até que merecia ter subido, mesmo que por métodos errados… Então, de uma maneira ou de outra… o fato de alguém ser falso ou não, não nos faz muita diferença, a não ser que sejamos muito patnhos a ponto de seguir tudo o que nos dizem (falta de vontade própria).


  227. Olha, esse texto é exatamente para mim, para o que eu estou passando neste momento.

    Infelizmente trabalho com pessoas desse nível. Para me chamar para trabalhar com ele, se mostrou a pessoa mais gentil e amável do mundo. Na mesma semana de trabalho, já estava destilando seu veneno pela empresa inteira. Falando mal, falando por trás, não só de mim, não.
    Isso acontece com outras pessoas também, mas como eu convivo diretamente, consigo enxergar quem ele é. Diferente de pessoas que convivem pouco, ou o veem uma vez ou outra.

    A minha única sorte é que outras pessoas daqui sabem bem quem ele é. Não sou de abaixar a cabeça. Encarei e encaro os fatos. Não é fácil. Estamos sujeitos a uma demissão, mas prefiro uma demissão a ser submissa eternamente.


  228. Felipe,

    Gosto muito dos seus textos, acho que são muito bem escritos. Claro que concordo e discordo de muitas coisas que você escreve, o que considero absolutamente normal, afinal cada um tem sua opinião e sua visão de um determinado assunto. Mais a melhor parte dos seus textos é ler os comentários…alguns são HILÁRIOS…e o melhor é a sutileza com que você responde alguns deles…Muuuito bom!


  229. Que viagem…pelo jeito todos os leitores do blog são honestos, têm valores, caráter, já sofreram muito com a falsidade etc…logo, deduz-se que não são falsos e nunca foram.Ora, por favor, menos, né!Todos somos ou já fomos falsos, isso é lógico!
    Quanto aos falsos amigos, tinha uma mina que eu considerava amiga e depois descobri que ela era MUITO falsa, falava mal pelas costas na cara dura, a otária. Demorou mas consegui enxergar isso, e quando tinha que aturá-la por causa da turma, agia também com falsidade. Mas tem que ter estômago pra aguentar uma pessoa assim…


  230. Gostei de seus comentários é realmente muito complicado lidar com pessoas desse tipo, o pior é que são em muito grande maioria, o mundo está cheio de gente com esse tipo de carácter.
    Um abraço!


  231. Cara, eu gosto do blog e do personagem exagerado que você assumiu pra chamar atenção.(e isso não é uma crítica)

    Agora, se continuares com essa lenga lenga de “Os fracos agem assim, os fortes agem assado”, no fim do ano não concorrerás mais como “Cotidiano”, e sim “Auto ajuda”. E com certeza teu público vai mudar para adolescentes inseguros ou talvez donas de casa infelizes.

    Espero que essa fase passe.
    Abraço

    —————-

    Dica anotada. Próximo.


  232. SABE O QUE EU ACHO FODA…EH Q POST SOBRE RELIGIÃO GERAM TANTOS COMENTÁRIOS, PARECE Q TODO MUNDO MANJA MTO SOBRE DEUS E TUDO MAIS, E PARECE Q TUDO Q EH POSTADO EH A MAIS PURA VERDADE E INCOMODA A CRENÇA DE ALGUNS…
    E PQ DIABOS ESSE MALDITOS ATEUS SE ACHAM MAIS SÁBIOS Q O RESTO DA HUMANIDADE, Q IMAGINAR UM MUNDO SEM UM CRIADOR É UM PENSAMENTO REVOLUCIONÁRIO E ATUAL, ISSO EXISTE DESDE A ERA MEDIEVAL, MAS LÁ NÃO TINHA INTERNET NEM BLOG PESSOAL…
    MINHA OPINIÃO EH, EU ACREDITO NA BIBLIA E TUDO O QUE DIZ NELA…LEIAM E FAÇAM PROVA DO QUE NELA ESTÁ ESCRITO…MAS LEIAM PROCURANDO ERROS OU FALHAS, LEIAM PROCURANDO VERDADES E SABEDORIAS…MAS LEIAM ELA TODA, E VOLTEM A DISCUTIR SOBRE O QUE DESCONHECEM.

    VLW

    ———————

    Não sou ateu. E pára de gritar.


  233. Eu entrava com MUITA frequencia no controle remoto, sempre a procura de uma atualização divertida e descontraída.

    Mas não dá mais!

    A maioria dos posts são sobre o que há de ruim na sociedade e assuntos onde não importa qual é o argumento, você nunca vai mudar o modo que a pessoa pensa sobre aquilo!

    A última coisa boa que lembro ter visto aqui foi a tirinha da turma da mônica!

    Sou só mais um leitor que você irá perder se não colocar esse blog (controlei o impulso de colocar a palavra porra aqui) no eixo!

    ————–

    Victor, eu até faria isso… Mas, veja bem… Olha quanta gente adora o blog neste formato. Antes – 2000 visitas por dia. Hoje – 10 mil visitas únicas por dia.

    Vai ver é melhor deixar assim 😉


  234. Cara, tenho que dizer que concordo plenamente com voce quanto a questao da moral e sinceridade, as vezes tb sinto que estou em outro mundo, pq as pessoas mentem, traem a confiança e fazem de td q eh ruim e as outras aceitam, perdoam sem mais nem menos, por pior mal q seja feito…valorizo mto a verdade e a confiança, e me dei mto mal por diversas vezes, mas mesmo assim nao desisto e nao abaixarei a cabeça para puxa sacos e mentirosos..a verdade tb me trouxe mta alegria.


  235. Pqp! (com todo respeito…rs)
    Esse texto fala exatamente o que penso sobre falsidade! Como odeio isso. E o pior é que sou obrigada a ver isso diariamente…


  236. Sinseramente, não acredito que alguem aqui se salve. Hipocrisia, sem ela você não vive, não tem como ser sincero TODOS OS DIAS DA SUA VIDA.


  237. Concordo com a Sueli. Apenas para informar não é apenas uma teoria do livro The Secret, é pura psicologia também. No livro de Debby Ford, “O lado sombrio dos Buscadores da Luz”, mostra sim que muitas vezes as pessoas são o reflexo de nós mesmos. Você pode ser uma dessas pessoas pessoas que precisam se conhecer melhor, afinal, autoconhecimento faz bem à vida e a saúde. Ao entrar mos em contato conosco mesmos descobrirmos diversas sombras em nós mesmos. A falsidade pode ser um comportamento derivado do medo de não sermos aceitos, ao mesmo tempo fazendo de tudo para conseguir nossos objetivos, às vezes uma proteção. As pessoas usam de diversas máscaras, inclusive aparentando força e virtude. Não devemos nos incomodar com a falsidade. Quando o outro não reflete uma parte de nós mesmos, às vezes acredito que a falsidade vem como teste para o nosso carater em desenvolvimento, em evolução constante. Quantas pessoas que jogam a “verdade na cara” não escondem sua inveja e suas limitações, apenas para imporem uma falsa imagem. Somos frágeis, muito frágeis … o nosso caráter sempre está em constante desenvolvimento.


  238. Eu gostaria de saber por quê, as pessoas falsas tem tantos amigos?
    Já que eles são considerados inimigo de qualquer pessoa.
    Tenho uma falsa amiga a tempos, sei que ela é assim, mais me sinto impotente
    deante disso.


  239. Acredito que faleci e fui para o céu; quantos anjos nestes comentários. Até parece que ninguém aqui nunca errou, ou fez das suas. Me sinto tão bem no meio de pessoas tão amáveis e sinceras; transparentes, angelicais e urbanas. Em tempo: A consciência está morta há muito tempo, desde a Revolução Francesa, portanto querubins, serafins e demais seres celestes aqui presentes, vamos acordar. E continuo anônimo.


  240. αmeei essα escriitα tα de pαrαbéens ! =)


  241. ée nãao te como mesmo ser sincero todos os dias da sua viida !


  242. Uma vizinha muito próxima e eu conversávamos muito, e como a maioria das mulheres, falávamos muito da vida de outros vizinhos. Ela jogava a isca e eu, idiota, falava um monte. Conclusão: hoje ela conta pra todos alguns comentários que eu fiz, mas omite tudo o que ela também falava. ela não sabe que eu sei, e me trata como a melhor amiga do mundo. minha vontade é de vomitar na cara dela. mas foi bom isso acontecer, pois depois disso, procuro ocupar o meu tempo com coisas edificantes pra mimha vida, como por exemplo, ler a bíblia, que fala muito sobre como os lábios enganosos podem prejudicar a nossa própria vida…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: