h1

É de projetos sociais que o mundo precisa

18 de fevereiro de 2009

3M

Uma das práticas mais importantes da existência humana é o trabalho social, que visa a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos cujo acesso é impossibilitado devido a fatores financeiros, mentais, de saúde ou motores.

Porém, em larga maioria, fechamo-nos em pensamentos egoístas onde a preocupação básica, que é o nosso próprio bem estar, parece nunca estar satisfatória. Em prática é simples: nunca estamos satisfeitos o suficiente com nossa própria vida a ponto de querer ajudar o próximo.

Por isso fiquei encantado ao descobrir o projeto 3M do Brasil, uma espécie de concurso que incentiva o desenvolvimento de projetos e de descobertas inovadoras na área de tecnologia social, com o objetivo de promover o desenvolvimento social das comunidades brasileiras, nas áreas de Saúde, Educação e Tecnologias Sociais.

É simples, qualquer estudante de jornalismo, jornalista ou pessoa ligada à imprensa, pode criar um projeto que utilize da tecnologia social para beneficiar as comunidades.

Um belo exemplo foi o projeto vencedor do ano passado, criado pela Maíra Rocha: Surdos e a televisão Brasileira.

Qualquer um de nós pode e deve realizar pelo menos alguma contribuição social. Somos, aqui neste blog, integrantes das classes A, B e C, em suma maioria. Se não estendermos nossas mãos, mais ninguém fará em nosso lugar.

A preocupação com nosso bem estar não deve bloquear nossa ajuda, muito menos a preguiça. E caso sua dor de cabeça seja em relação ao dinheiro, estude um pouco da fórmula dos ricos e você descobrirá que a DOAÇÃO é quase como uma obrigatoriedade entre eles, pois há séculos descobriu-se que, seja por força da energia do Universou ou por algum Deus, toda doação feita com real intenção de ajuda retorna em dobro ou triplo algum dia. E não apenas em dinheiro.

Eu faço minha pequena parte cotidiana com este blog, tentando abrir os olhos de milhares de pessoas para que estas possam enxergar um pouco mais sobre a sociedade.
Além disso, já participei de projetos em orfanatos e este ano farei coleta e entrega de alimentos a uma comunidade carente.

Em breve, este blog também se tornará um projeto social. Aguardem.

Anúncios

18 comentários

  1. Ahhhmm..
    Gostei.. bacana!

    Dessas atitudes que eu falava no post do Nacionalismo, da preocupação com o próximo.

    Parabéns Felipe!


  2. Boa iniciativa Felipe. Também tenho me informado em como ajudar, sendo em projetos sociais, sendo no corpo a corpo.

    Independente de nossa posição social, temos o dever de ajudar sempre.


  3. O capitalismo finalmente está dando uma guinada para este tipo de ações, e, ora seja por real intenção, ora seja exclusivamente pelo retorno em marketing, essas ações vem trazendo sucesso e este paradigma está sim mudando.
    É neste tipo de negócio que eu estou apostando agora, mas são ainda projetos saindo da incubadora.
    Já viu o projeto do Tom Shoe´s?

    Se não, dá uma passadela lá. http://www.tomsshoes.com/
    Interessante pacas, ao menos, eu achei!

    Abrazz rapaz

    ————————-

    Muito bacana, é unir o útil ao agradável, muito embora a doação e a ajuda devam partir do real e sincero sentimento.


  4. Ótima iniciativa, Felipe!
    Dinheiro não é o mais importante, as vezes tu passar algumas horas em um orfanato como citaste a cima, para o orfão é algo inestimável.

    Abraços


  5. [quote] Muito bacana, é unir o útil ao agradável, muito embora a doação e a ajuda devam partir do real e sincero sentimento. [/quote]

    Concordo. Felizmente alguns sentem essa vontade de fazer algo a mais, que nem você, eu e mais alguns que certamente postarão aqui. De fato já realizo ações desde meus 15 anos através de uma organização da qual eu fazia parte.
    Mas infelizmente ainda somos minoria esmagadora, e através dessas experiências que tive, vi muito marmanjo ir em asilo, orfanato e creche fazendo piadinha de velhos e crianças desprovidas e sair de lá regaçando as mangas.
    Acho que o que estou querendo dizer é que alguns precisam de um empurrãozinho, então, mesmo embora algumas vezes a ação não parta do sincero sentimento, a ajuda é bem-vinda e o despertar pode acontecer, e é um momento F-O-D-A quando você vê alguém acordando, só passando por isso mesmo.

    Abraços fióte


  6. mas eu ainda acho q dar só comida e roupa nao adianta.. EDUCAÇÃO MEUS CAROS .. EDUCAÇÃO.

    ———————–

    Cada um luta com as armas que tem. Certo?


  7. Esse excesso de Jabá na blogosfera brasileira esta enchendo o saco! Toda essa confusão de conteúdo e propaganda já esta irritando…

    ————————–

    Há ALGUMA mentira no texto?

    Grato.


  8. Ola Felipe.

    Tenho me tornado admirador do seu blog, e principalmente, dos seus pontos-de-vista.
    Essa questão SOCIAL é importante, e deve ser objeto de preocupação de todos, já que qualquer problema na nossa sociedade invariavel mente nos atinge. Um exemplo: melhor distribuição de renda, garante melhores condições a todos, diminui a violencia, e os bacanas nao precisam blindar carros. Ou alguém ai acha que na Suécia alguma pessoa anda de carro blindado???
    Enfim… há muito o que se falar, e mais ainda que se fazer. Principalmente NAO ESPERAR intervenção Estatal ou Divina. Depende de nós (lembra do Balão Mágico??? Sábias palavras!!!)
    Tomo a liberdade de propor a você um artigo sobre a questão da Educação Publica no estado de SP, e o embate entre a Secretaria de Educação e a Apeoesp. Quem perde (e muito) é o aluno da rede pública, ao ser mero candidato a cobaia, ja que de um lado o governo pretende implantar sistemas educacionais semelhantes aos usados por colegios e instituições particulares; e do outro lado, os professores que, julgam que os métodos educacionais vigentes são suficientes, e que a proposta governamental acaba por criar uma policita meritocrática e que acarretaria em “humilhações” àqueles que se saissem mal… Enfim, acho que você tem condições interessantes de comentar sobre esse assunto.
    Em tempo, nao sou politico, nao sou professor da rede estadual, nem ligado ao governo do Estado.

    Desculpa pelo comentário “alongado”.
    Abraços

    ——————

    Alessandro, não estou totalmente por dentro deste acontecimento, principalmente por morar no Rio de Janeiro. Tem como me enviar para o email controleremototv@gmail.com exatamente o que está acontecendo no ensino público de São Paulo?
    Abraços.


  9. A Universidade, a meu ver, é um grande agente de humanização. Os projetos de extensão universitária, em sua maioria, são exemplos claros de que o mundo ainda tem jeito. Estudo medicina na Unesp, e aqui temos projetos lindos como o Cursinho Desafio, em que estudantes de medicina (que penaram bastante no vestibular) dão aula para alunos de baixo poder aquisitivo. Tem também o Médicos da Alegria, em que brincamos com crianças do Hospital, tornando a internação delas um pouco mais tolerante, a Biblioteca sobre rodas, em que levamos livros e revistas gratuitamente para pacientes internados no Hospital, a Alfabetização de adultos, em que fazemos exatamente o que o nome sujere, e mais, muitos projetos mais.


  10. […] Texto: É de projetos sociais que o mundo precisa […]


  11. Na boa, Felipe, você tem certeza desta afirmação:
    “E caso sua dor de cabeça seja em relação ao dinheiro, estude um pouco da fórmula dos ricos e você descobrirá que a DOAÇÃO é quase como uma obrigatoriedade entre eles, pois há séculos descobriu-se que, seja por força da energia do Universou ou por algum Deus, toda doação feita com real intenção de ajuda retorna em dobro ou triplo algum dia.”

    Não é bem assim não cara…
    No último estudo do Criança Esperança, se não me falha a memória, mostrou que a grande maioria das doações eram provinham de bairros da zona norte, oeste e baixada, ou seja, a classe mais baixa.

    E não se sustente sobre o argumento de retorno da doação por “energia do Universou ou por algum Deus”. O que é isso, O Segredo, Dízimo?

    Sim, há vários projetos sociais de empresas, celebridades, enfim, mas não é “quase uma obrigatoriedade”. Quem dera! Os problemas sociais estariam bem mais amenizados com a doação dos grandes.

    Bem, sobre seu projeto. Manda ver! Com certeza não faltará ajuda daqueles que sempre dão um pulo aqui… Estamos aí!

    Parabéns pela iniciativa.
    Abraço!

    ————————–

    Fabio, pra começar CRIANÇA ESPERANÇA não é o local onde os ricos fazem doações, eles fazem por conta própria e OBSERVAM seu dinheiro sendo aplicado.

    Segundo, eu não estou utilizando da regra dO Segredo, até porque, pra mim, é bobagem. E sim, eu li.

    Entretanto, quando se trata do retorno de doação, não é apenas O Segredo que fala do assunto. Leia alguns livros sobre grandes milionários ou economistas. Sugestão: Pai Rico, Pai Pobre.


  12. Bem bacana essa iniciativa.

    ‘Brasil, caminhando para frente sem deixar ninguem para traz’ xD


  13. Tópico inocente. De quem critica o nacionalismo deveríamos esperar algo menos pueril.

    ——————-

    Foi mal cara, depois eu passo o aspirador.


  14. MUITO LEGAL SUA INICIATIVA.
    ENTÃO… FAÇO PARTE DE UM PROJETO SOCIAL.
    ESSE É O NOSSO SITE http://www.projetoculturalatitude.kit.net

    ESTAMOS TENTANDO PARTICIPAR DE ALGUNS CONCURSOS DE PROJETOS SOCIAIS PARA COMPRARMOS UM TERRENO PRA NOSSA SEDE( A NOSSA SEDE É ALUGADA E PEQUENA ) SE PUDER AJUDAR A GENTE MANDANDO SITES DE CONCURSOS, SERIA LEGAL.
    ENTRA NO SITE E CONHEÇA UM POUCO DO NOSSO TRABALHO.
    ACHO QUE O NEGÓCIO É FALAR MENOS E AGIR MAIS NÉ?

    BEIJOCAS ENSOLARADAS PRA VC!


  15. Rio,30/03/09.
    Caro Amigos,
    somos uma organização social aqui na cidade do rio de janeiro, atuamos no morro da candelária em mangueira e no conjunto habitacional de santa margarida, na zona oeste
    precisos de ajuda,
    temos uma campanha, de receber por doações ternos usados para nosso bazar, quem tiver os ternos usados em casa que poderem nos doar sera bem vindo, vai ajudarnos a pagar nossas contas e comprar material pedagogico e ajudar nos passeios da crianças,
    Africa, agencia facilitadora para investimentos culturais,
    Rua Piraua, 450
    Campo Grande
    Cep,23060 060
    Rio RJ
    tel 21 32211127 92409118
    MUITO OBRIGADO.


  16. Realmente o MUNDO necessita de projetos sociais que venham de
    alguma maneira contribuir para a melhoria de vida das pessoas…

    Apesar de claro não ser os mais favorecidos que costumam contribuir
    fazendo doações e melhorando a vida de muitos!!


  17. Então, achei mega interessate o teu blog, salvei nos meus favoritos, e concordo sim o mundo precisa e muito de projetos sociais!
    Então aqui relato o projeto que estamos criando no Sul (Porto Alegre-RS).
    Um evento de música eletronica, é, sim, a chamada RAVE, analisando o sistema, notamos que esse tipo de evento chama cada vez mais jovens, adultos, enfim, pessoas de qualquer idade. Queremos mudar o tal motivo da ida nessas festas, alem da cultura musical, estaremos colocando projetos circenses, e o mais importante que são as doações! (livros, alimentos, agasalhos e sangue). Siim, sangue! Estamos pedindo um comprovante de sangue dentro de ate 2 meses antes do evento, partiremos com uma promoção aos que doarem, isso tudo devido a constante falta nos hemocentros de todo o país, estamos fazendo o possivel para divulgar nosso evento para todos os Estados possiveis.
    A ideia partiu de uma simples leitura de um jornal aqui do Rio Grande do Sul, que no mesmo dizia sobre a decadencia de doações devido a vacinação, pois são 30 dias que não é permitido doar. Achei em um tipo de festa, muito da criticada, a solução, não para a minha preocupação, mas sim na de todos. E como alguns postaram acima. O dinheiro não é o importante, o importante é ajudarmos um aos outros, pois assim a esperança de um mundo melhor chegue mais perto!

    Desculpe se mudei um pouco o rumo da conversa, posso ter me impolgado um pouco, mas essa é a minha contribuição!

    Obrigada, e ótimo BLOG.


  18. O mundo precisa de inciativas… Há muitas pessoas no mundo que querem ajudar, mas não bem, se quer, por onde começar… dai que entra nós, os jovens com iniciativas… Somos nos responsaveis pelo nosso amanhã… estamos novos, cheios de energia e idéias… è só juntar a galera, formar um grupo e começar… Assim começou meu grupoo… com 5 pessoas, depois passou para 10, agora já tem 20 e por ai vai, nisso a familia toda quer ajudar…
    Faz um bem danado a todos nós, sem falar no tanto que aprendemos com as ações, sociais. Gostei do seu blog, está de Parabéns… Visite também meu site! até mais.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: