h1

A arte da paixão pelo futebol

1 de março de 2009

Futebol Paixão

Compreendo aqueles que tanto criticam, aqueles cuja indiferença predomina, compreendo até mesmo aqueles que, com razão, justificam sua aversão pelo fato deste ser o ópio do povo, uma forma de controle social. Compreendo.

Ah, que forma de ser manipulado. Pois digo-lhes que se toda forma de controle do povo fosse como esta, seríamos ignorantes felizes e apaixonados, morrendo por um lado, porém vivíssimos e satisfeitos por outro.

A paixão pelo futebol é adolescente e infinita, não acaba, não nos deixa. Não se tranforma no amor chato e entediante, não cai na rotina, ela é e sempre será a maior paixão de um homem ligado ao suprassumo esportivo. Nos faz chorar, nos faz gritar, nos faz sorrir e, acima de tudo, nos faz esquecer, mesmo que durante apenas 90 minutos, de toda a dor e dificuldade presentes.

E que 90 minutos. Um tempo inesgotável, em que o ódio se transforma em êxtase pleno em menos de 5 segundos. É o tempo que para, são as luzes que acendem e focam única e simplesmente em você, pois é a ti que o combate é feito, é para sua satisfação e de mais ninguém. Guerreiros suam e se digladiam em sua homenagem, com toda sua raça e disposição. Pois neste mundo de fantasia e paixão, a hipocrisia não existe e o dinheiro torna-se apenas um coadjuvante.

Ah, que guerreiros, aqueles que não traem, aqueles que sentem, aqueles que choram. Lutam em poças, correm em desertos, escalam montanhas, pois é para ti, é para todos, é para que, no fim, possamos, debaixo de lágrimas e gritos ecoados, soltar o sonoro: É campeão!

Anúncios

77 comentários

  1. FIRST!!

    adoro seu blog..

    Cada dia melhor e abordando assuntos que eu concordo plenamente!


  2. Aproveite…
    Essa inspiração, se vier a cada título do Botafogo , deixará você falido.

    —————-

    Não vejo referência alguma no texto com relação ao time que torço, escrevi para os amantes de futebol, não os imbecis desrespeitosos e sem tolerância com as diferenças.


  3. tu é botafoguense ?

    ahhhh..q merda hein

    hehe

    ———————-

    Não vejo relevância nessa pergunta com relação ao texto.


  4. Uma pena que o flamengo ande tão mal, esse ano acho que vai ser um dos piores.
    Só não pode ser rebaixado…


  5. Futebol é uma paixão sem limite.


  6. Maldito Resende perebento


  7. Pena que tem gente que prefere torcer pras Torcidas Organizadas ao invés dos clubes. Isso é fatal.

    ——————-

    Concordo plenamente.


  8. FOGOOOO!!!


  9. E aquele história de “alguém mate o ney franco, por favor”?
    =p

    Parabéns ao Botafogo, ao Inter e os outros…

    ———————–

    É que ele tá me devendo uma grana.


  10. Você escreve muito bem, parabéns!


  11. Oo, texto lindo hehe, parabéns.


  12. Tenta de novo, quem sabe na copa do mundo, quando o “patriotismo” brasileiro aparece.

    Agora é hora de falar da páscoa. ^^


  13. “é para que, no fim, possamos, debaixo de lágrimas e gritos ecoados, soltar o sonoro: É campeão!”

    Siiiiim *-* hoje eu gritei 😉 [certeza que você também he he]

    Bom texto, como sempre. Sabe, um dia desses eu tava pensando em qualquer dia te dar uma ‘dica’ e falar pra você escrever um post sobre as mulheres que são apaixonadas pelo futebol e por seus times. Quem sabe algum dia, né?

    Abraços!


  14. Futebol é apaixonante mesmo, mesmo com o meu time buscando uma vaga pra serie D eu jamais vô abandonar ele, ao contrario de muitos que preferem torcer pra torcidas organizadas o que é lamentavel.

    E em relação ao post que você fez parabens, parece os comentarios da Milly Lacombe hehehehe

    Brincadeira hein.

    ——————

    Hahahaha Milly Lacombe é vacilo.


  15. Apesar de não concordar com toda essa paixão e felicidade na hora do jogo, o texto ficou bom, têm gente mesmo que deveria assistir futebol pelo menos 12 horas por dia, o futebol muda o humor das pessoas durante todos esses 90 minutos, eu só não vejo graça…

    Mas graça é só uma questão de opinião…


  16. Concordo meu amigo! 😀

    Fui hoje a Vila Belmiro ver Santos x São Paulo… realmente você sai de lá emocionado com o espetáculo, tanto dos jogadores quanto a da torcida que vive para empurrar o time!

    Claro, sem confusões ^^

    Abraços


  17. Turno não é título. Não comemorem antes da hora!

    ——————-

    Ted, o texto não foi feito para comemorar alguma coisa. Foi simplesmente um texto sobre a paixão pelo futebol.


  18. Bom texto. Preferiu não polemizar. Imagine se tivesse escrito que é contra torcidas organizadas? Iria render muito, pois é um assunto que divide opiniões.

    Parabéns, você escreve bem demais!

    Abraço.


  19. Será o único título do Botafogo em 2009!!! huahuahua


  20. A maioria dos brasileiros são fanaticos por futebol. E por esse fanatismo, muitas pessoas morrem, apenas por não torcer pelo menos time do que o outro(leia-se a maioria das torcidas organizadas). Isso eu já acho exagero. Tenho fé que um dia as pessoas vão pra um estádio de futebol para ver o espetaculo, e não para brigar. Quando esse dia chegar, eu vou ter coragem de ir num estádio de futebol.


  21. Finalmente, após anos lendo esse blog, um assunto que eu não compartilhe da mesma opinião que você! Ufa, já estava ficando assustado… 😀

    Apesar de eu odiar futebol, o texto ficou muito bem escrito. Parabéns

    —————

    Valeu Fernando, acho legal exatamente isso, as diferenças e o respeito 😀


  22. Botafogo detonou!

    Mesmo assim, eu spo assisto futebol quando é o botafogo, e acho que só em disputas muito importantes, como uma final ou um clássico… Tirando isso, eu não gosto tanto de futebol…


  23. como diz minha namorada eu sou uma puta futebolística… assisto qualquer partida…


  24. FOOOOOOGOOOOO!!!!

    PQPPPP!!! temos q abandonar essa historia de vice!!!

    fogao vai ser campeão carioca!!!

    e gritaremos É CAMPEÃO de verdade!!!


  25. Realmente vc nao fez nenhuma referencia ao time que torce, nem era necessario!. Esse extase descrito no seu texto (magnifico) so pode vir depois de uma vitoria do time do seu coraçao. De novo, parabens !!.


  26. Belissimo texto, parabens pelo texto e pelo blog…..


  27. O fanatismo pelo futebol é uma característica dos brasileiros. Um esporte que como vc mesmo citou, faz as pessoas expressarem diversas emoções. Gostei do texto assim como de todos os outros que escreve. Depois que visitei seu blog pela primeira vez, viciei e virei um visitante diário. Parabéns! (sei que deve estar cansado de frases do tipo: “parabéns” “vc escreve bem” e blá, blá, blá, pois pode parecer um ‘puxa saquismo’ mas realmente gosto do que escreve).

    Abração
    =]

    ——————–

    Muito obrigado Bruno.


  28. Era pro Vascão te ido pra final com o Botafogo, tenho certeza que seria um jogo maravilhoso, mas como sempre passaro a mão no vasco, não tem problema porque iremos mostrar pro Brasil quem realmente merece o título este ano!! Saudaçoes vascainas.


  29. cara muito bom este texto e vi o pessoal pegando no pé pelo fato de vc ser botafoguense, o que nao tem nada haver com o texto, mas parabens pelo titulo do seu time.
    apesar de torcer pro são paulo, acho o futebol que o botafogo demonstra desde a epoca do cuca um dos mais bonitos do pais.
    e nada melhor que passar um final de semana inteiro com aquele grito preso na garganta e poder gritar no final do jogo, É campeao!!!!!
    parabens pelo blog


  30. É exatamente isso, a sensação de não estar fodido financeiramente, não estar enrolado em projetos no trabalho e não estar um monte de coisas a mais, por 90 minutos e mais os acréscimos!
    E se não fosse por amor, paixão… Pra que eu torceria para a Ponte Preta que nunca ganhou um título?
    uaheuahauhaauheauheuheahe

    Um salve para o futebol minha gente!!!!

    Belo post…

    Abraço


  31. Disse tudo 🙂

    Outros aí ficam tirando conclusões de um texto que não se refere a nada ^^ Bem bacana, disse tudo.


  32. Legal seu texto. Muito bem escrito, nos dois primeiros parágrafos tive a impressão que seria uma crítica “Ha. que forma de ser manipulado” mas aí a parte crítica acaba e dá lugar à uma declaração de amor ao esporte nacional. Pena…. gosto mais de seus textos quando são uma crítica… mesmo assim parabéns.


  33. Velhão, o texto pode não fazer referência ao Foguinho, mas eu DU-VI-DO que a parca apresentação de ontem não contribuiu pra tua inspiração.
    hueheuheuheuheuhuheh
    SÉRIO MERMO
    Abraço!


  34. Como bem disse o Augusto, torcer para as torcidas organizadas é o mal do futebol.

    Eu nunca fui de ir em estádios, até mesmo porque é longe da onde eu moro. Mas vou falar que ando bem chato, nem na tv eu estou acompanhando como antes. Os comentaristas e narradores estão um porre, raras as vezes que vejo jogos do meu time. Normalmente é com a seleção.

    O que eu faço é ler e ver os vídeos na Internet.


  35. porque teus textos vivem impregnados com a tua enorme presunção?

    ———————–

    Pq Deus me abençoou com um pênis gigante… E desde então eu virei muito presunçoso.


  36. Ainnn texto mais que perfeito !! Sérioooo .. AMO futebol !
    Parabéns Felipe ;D
    Ahhh e eu consegui acessar os Is Free depois de 10 mil tentativas (ndv falar isso aqui, mas eu lembrei haha)

    😀


  37. Passei aqui para convidar a fazer uma visita ao meu novo site:

    http://www.eucritico.com.br/

    Espero que goste!

    Abraços,

    Eurico


  38. “não os imbecis desrespeitosos e sem tolerância com as diferenças”

    cof cof, texto do carnaval…

    ————————

    Você reparou que eu chamei a classe como imbecis?

    Significa que em alguns casos, a verdade dói.


  39. Concordo com o Alan!

    ——————–

    E alguém liga? 🙂


  40. Futbol, Paixao e Diplomacia…


  41. Poeticamente poético, mas exageradamente exagerado. Pra falar a verdade, até pensei que fosse uma crônica poética ou dissertativa do Pedro Bial. Felipe, as novelas Mexicanas está a lhe esperar, a novela “A paixão pelo futebol é adolescente e infinita, não acaba, não nos deixa” será o êxtase daquele país tão carente dessas paixões. Seu texto é apenas pequeno.

    ——————

    Obrigado pela crítica, vou tomar biotônico pra crescer.


  42. Tá, eu entendi o que você quis mostrar com o post, mas… vem cá: dinheiro é coadjuvante?
    Que bom! Vamos tirar os salários dos jogadores, ou reduzí-los a quase nada. Aí sim veremos, com absoluta certeza, se o dinheiro é tão “não principal” assim!


  43. Poxa…nem ia comentar nada sobre o texto pq futebol não é um assunto que gosto muito…
    Mais pra variar os comentários são muito engraçados… e… é gigante mesmo??? Como vc é presunçoso…kkkkkk

    —————–

    Hahahahha


  44. O texto está otimo mas após ler que você tem um pênis grande me fez ter a certeza que é um post/coment dedicado aos são paulinos.
    Kkk

    Ótimo texto e torcer por um time é tudo isso mesmo… do ódio ao amor em um toque de bola.

    cya


  45. Bandibobo.


  46. Eu “si divirto” com esse pessoal que faz questão de não saber ler ou compreender o que é escrito.

    Futebol é paixão mesmo, só quem torce sabe como é. Pena que os idiotas das torcidas organizadas acabam com o espetáculo.


  47. Se você se diverte Vivis, “magina eu intão”.

    Fácil apontar o dedo e recorrer a “brutalidade” da negação de não fazer uma “reflexão” sobre o seu comportamento quando vocÊ é contrariado.
    Reclamar da intolerância, e ser intolerante.

    Mas tocaram num assunto importante. Pois eu digo, tem gente que pode ter um pinto que bate lá no joelho, qdo o dito cujo “incói”(!!!), mas mesmo assim procura compensar algo.


  48. Apesar de tudo que acontece no futebol, com as torcidas organizadas e aos ignorantes que só querem atrapalhar, eu nunca deixarei de amar esse esporte, muito menos o meu time, apesar dos jogadores não honrarem a camisa como deveriam, é torcendo por ele que eu irei morrer. E lutarei também, a favor do futebol feminino, e que ele consiga um espaço não só no Brasil, mas em todos os lugares.
    Texto muito bem escrito, concordo com você, mais uma vez. Parabéns, seu blog está cada dia melhor, assim como seus textos.


  49. Botafogo Campeão. Foi um dia maravilhoso e me vi no final do dia duro porque festejei a doidado, no meu noivado, aniversário, trabalho… nada me da mais felicidade que o futebol, pode ser qualquer jogo que estou assistindo.

    Gostei das palavras, parabens Campeão.


  50. Maldito Resende perebento[2] ;/


  51. sempre desconfiei que Deus tivesse te abençoado com um penis gigante, afinal, não é normal uma presunçao tao grande assim
    ui (6) IAUHSOIUAHSIOUAHSUIOAHSOUIAHSIAO

    eu ‘SI DIVIRTO’ e você é muito comédia, Felipe!


  52. tem dias, especialmente os que o meu time joga ( e ganha) que penso exatamente assim… mas nos outros tenho a certeza que eles so fazem pelo dinheiro, poucos são aqueles que realmente escolheriam a sua torcida amada, aos milhoes do cska moskow, barcelona, ou ate mesmo o fodelá united da 91º divisão inglesa… desde que esses paguem milhoes.

    apesar de tudo ótimo post… futebol o ópio do povo… boa


  53. HAHA! Tô sentindo falta das suas tiras humorísticas de futebol, cara :/

    PS: Campeão! 😀


  54. A cada post seu, os textos ficam melhores e mais bem escritos. E as respostas aos comentários melhores 😀 É um prazer ser leitora deste.

    mudando de assunto, você disse que tava procurando gente pra dividir o blog.. não arranjou ainda?

    ‘ […] estou trabalhando diária e arduamente no novo Controle Remoto v3.0, que virá completamente diferente e com muitas novidades. […] ‘

    gigante disq

    ———————-

    Só falta corrigir um bug pra eu poder lançar, falta pouco.


  55. Alguem aqui já deve ter aprendido algo sobre Pão e Circo.
    A política do pão e circo (panem et circenses) foi criada pelos romanos, que prevê o provimento de comida e diversão em detrimento da liberdade, com o objetivo de diminuir ou acabar com os conflitos.
    Não vejo nada de diferente entre um estádio de futebol e o coliseu, a unica diferença é que agora tudo vale dinheiro. Torcedores idiotas alimentando salários exorbitantes de empresários e de jogares, sendo que os clubes tratam os torcedores como bosta. Estamos de parabéns pessoal.


  56. Se toda torcida organizada fosse ao estádio apenas para torcer, garanto que eu até me animaria com futebol. :/

    P.S.: Ler os comentários é a melhor parte! >8D


  57. cara,

    adorava esse blog, qdo tinhamcoisas engraçadas, posts bacanas…mas agora é uma bosta… só textos chatos e desabafos…

    perdeu um leitor!

    abraço,

    ———————-

    Droga, perdi um leitor muito qualificado.

    COMO VOU DORMIR A NOITE???


  58. E se, nos 42 do segundo tempo, a mulher que tu amas aparecesse completamente nua na frente da tv, negociando a melhor noite de sua vida…
    O que você faria com o futebol???
    E digo mais… Dinheiro é esquecido??? Faz um jogador que não recebe há mais de 3, 4 meses, ter 100% do rendimento em campo… NUUUUUUUUUUUUNCA meu amigo…
    Futebol é comércio… Paixão passageira…
    Você acha justo???

    ————————-

    Eu disse que o futebol é esquecido pelos fãs, isso tudo se torna secundário durante uma partida.

    E sobre o sexo… Bem… Eu diria que, já que ela quer me dar a melhor noite possível, que começasse com um oral de 5 minutinhos até acabar o jogo. RÁ!


  59. Futebol é uma merda. Mas o texto retrata bem a paixão de grande parte dos brasileiros. Na minha opinião, futebol é um lixo.
    Só gosto de WE @ PS2//PSP xD
    Flw


  60. Cara, além de bonito vc é inteligente. (Sei q isso não tem nenhuma relação com o texto, mas eu precisava dizer);).. bjo p vc!!!!


  61. Como diria o sábio vizinho de Julieu e Romieta….
    America america RA RA RA

    Prefiro uma viagem para longe de casa, onde predomine muito sol, mulheres bonitas e praias lindas para esquecer dos problemas e dificuldades do que futebol. Aliás acho que funciona melhor…


  62. Faço das palavras de Fernando Brito minhas:

    Finalmente um assunto que não gosto. =P
    Assim como o cara odeio futebol. Tá, não odeio
    só não gosto, mas o texto foi bem escrito ^^


  63. Cara, mais qualificado que você eu sou, bem provavelmente.

    Sou publicitário, trabalho em uma das maiores agências do país, e você? Tem um blog.. UAU!

    Só uma dica, não trate seus leitores como qualquer um, pois, acredito que você saiba disso, mas você só mantém esse blog, às custas de seus.

    tonto;;;

    —————————

    Hahahahahahahahhaa, valeu qualificado!


  64. um otimo texto que retrata a beleza que é o futebol.
    realmente nao da pra explicar o motivo de esse esporte ser tao fascinante,
    mas o seu texto chega perto, muito perto 😀
    parabens!


  65. Discordo de que a torcida organizada seja o mal do futebol como foi citado em alguns comentários. A torcida organizada, em sua maioria, realizam um belíssimo espetáculo e fazem o que já especial ficar ainda melhor. Não consigo imaginar o Maracanã em uma final sem os “bandeirões”, ou ficar o jogo inteiro sem cantar nenhuma música diferente.
    As torcidas organizadas já fazem parte do espetáculo do futebol há algum tempo, vide a Torcida Jovem do Botafogo com 40 anos de existência ou a Força Jovem Vasco com 39 anos.
    O problema é quando a violência rouba a cena, o que infelizmente acontece regularmente. Penso que só se envolve nesse tipo de violência quem quer, pois pode se curtir o jogo com a torcida organizada sem se envolver nas brigas, basta respeitar o bom senso.


  66. Assistir e torcer pra um time, é lazer DE POVINHO RALÉÉÉÉÉÉ !!!


  67. “torcida” organizada só presta pra juntar VAGABUNDOS !!!


  68. […] que encher garrafão de 5 litros com esperma Porque meu tempo de Escola não foi assim… A arte da paixão pelo futebol Os 10 Países que mais acessam o google São pequenas atitudes que fazem a diferença! TIRINHAS […]


  69. Oi, amigo torcedor
    Venha blog livre de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil para todos os nossos usuarios fanaticos ver!
    Brasileirão.com
    está lançando o Vc Repórter, com ele Você pode enviar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.
    Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver.
    Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.
    Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

    Bem-vindo!


  70. Toda paixão é burra, cega, nos deixa sem pensar e agimos por emoção. Chega de extrermismo!!!
    Torço sem paixão.

    —————————————

    Hahauhauhauhauahuah… Você faz uma generalização absurda e depois diz “chega de extremismo”.

    Eu ri.


  71. Opiniões foram feitas por pessoas, pessoas merecem ser respeitadas. Respeito você e respeito sua opinião, mas não entendo criticar a midia brasileira com a sua “cultura burrista” e ao mesmo tempo elogiar a paixão pelo futebol, não deveriamos ler um livro durante esses noventa minutos??

    Imagine quantos livros um brasileiro leria ao longo de um brasileirão? Ao longo de um estadual? Ao longo de uma copa? Ao longo de… Ao longo.

    Falar mal é facil, escrever Ronaldo, Eu Ri, FAIL, FFFFFFUUUUUUU ou repetir os outros, os rebanhos fazem.

    —————————————–

    Desculpe, mas não vi sentido algum no que você disse. Se for basear-se sempre por este pensamento, não façamos NADA relacionado à diversão, fiquemos somente em casa lendo livros.

    Não é assim que o mundo funciona e nem deveria funcionar.


  72. É Felipe acho que os leitores intelectuais que você juntou se voltaram contra você. Infelizmente, eu também sou um dos que não muito gosta de futebol, só acompanho o Globo Esporte (que apesar do nome, só fala de futebol) por causa do Thiago Leifert. Mesmo dizendo que sou palmeirense, são poucas as vezes que consigo me conectar na vibe dos torcedores.
    Os únicos argumentos que tenho contra o futebol são o do opiácio que você expôs, e que torcida de volêi não sai quebrando tudo quando perde (ou até quando ganha, como fizeram os são paulinos na Av. Paulista). Fora isso, eu admiro a capacidade de certas pessoas em se relacionar intimamente com o futebol, até as invejo. Por isso, parabenizo-lhe por mais um texto lindo (apesar de ter parecido um pouco exagerado para mim que não entendo muito bem esse sentimento).


  73. ótimo texto.


  74. vllw amamos o site nos ajudou mto no trabalho da escola!!
    bjo…


  75. Olá, Poderia Me Disponibilizar alguns códigos html de banners para colocar em meu blog? Acesse http://www.angelgabrielmag.blogspot.com e se puder mande no meu e-mail…
    ggdc9@hotmail.com


  76. Parabéns pelo texto e pela definição da paixão pelo futebol. Quando poder, acesse o site que escrevo e veja minha coluna “Na Boca do Gol” Um grande abraço!


  77. Adoro a paixão pelo futebol q o brasileiro tem, mas é uma pena que as torcidas organizadas sejam quadrilhas camufladas de torcedores. Estragam toda a festa dos torcedores e das famílias que querem levar seus filhos aos estádios…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: