h1

Santa Hipocrisia

7 de março de 2009

Santa Hipocrisia

Eis que surge o assunto do momento: menina de nove anos é estuprada pelo padrasto, engravida de gêmeos, os pais realizam o aborto para salvar sua vida e evitar a vinda de uma criança nessas condições e então o Arcebispo dom José Cardoso Sobrinho excomunga os pais e os médicos responsáveis.

Para quem não sabe, excomungar significa expulsar da Igreja Católica para sempre. Uma punição das brabas.

O assunto repercutiu, pessoas importantes opinaram, desde artistas até o nosso letrado presidente da República, certamente muitíssimo atualizado sobre assuntos referentes a teologia e ciência.

O interessante nessas horas é estudar a opinião humana sobre o tema. Afinal, estaria o Arcebispo certo ou errado? Seria ele um completo imbecil? Muitos, quase todos, afirmaram veementemente que sim, afinal o aborto via-se necessário por tratar-se de uma gravidez de altíssimo risco, que muito provavelmente mataria a menina de 9 anos e, principalmente, por ser originária de um estupro.

Entretanto, porém, todavia, deparamo-nos com uma situação muito comum dentro da realidade. Milhões de católicos levantaram-se contra a decisão do Arcebispo, fossem eles praticantes ou não, exclamando ao mundo que esse tipo de visão é completamente deturpado, incoerente, imoral e ignorante.

E é nessas horas que eu digo: “Parô, parô, parô!”
Vamos às constatações.

Santa Hipocrisia

Não, o Arcebispo não está errado. Muito pelo contrário, está agindo de forma corretíssima! Está provando que não é hipócrita, não é falso e não vai de encontro aos seus princípios. Já não podemos dizer o mesmo sobre o resto da população.

Responder, na mesa de bar, que sua religião é a católica, sem dúvida é uma tarefa muito fácil. Inclusive evita qualquer tipo de olhar cruzado, qualquer errôneo julgamento, pois afinal, ser católico hoje em dia é como servir arroz com feijão no almoço de domingo. Usual e prático. Pessoas o são, simplesmente por ser.

Mas onde estão os católicos na hora de defender o argumento de sua própria religião?

Ah, não. Nessas horas é que surgem os “católicos-só-um-pouquinho”, que moldam e deturpam a palavra de sua crença para poder adaptá-la à sua hipocrisia. Criam a “Igreja melhorada”, cujos preceitos passam a ser mundanos e perdem completamente a identificação com a essência religiosa.

Santa Hipocrisia

Vemos católicos utilizando camisinha quando a religião prega que o sexo SÓ É ACEITO quando realizado para a procriação. A utilização da camisinha é vetada pelo Vaticano.
Vemos católicos defendendo a eutanásia.
Vemos católicos defendendo o aborto em casos de estupro.
Vemos católicos defendendo a utilização de células embrionárias para pesquisas científicas.
Vemos católicos negando a existência dos Santos.

Não, meus amigos, o Arcebispo não está errado quando age de acordo com as crenças de sua própria religião. Errados estão os seres humanos, estúpidos por natureza, que aceitam e proclamam-se de determinada igreja, mesmo quando esta vai de encontro aos seus próprios princípios.

2 mil anos a Igreja Católica é deturpada, incoerente, imoral e ignorante, exatamente os adjetivos tão utilizados para difamar dom José, um homem que apenas seguiu a linha de raciocínio daquilo que acredita, um homem que foi apenas uma ferramenta da Igreja, esta sim, arcaica e prejudicial.

Santa Hipocrisia

Onde está o raciocínio humano? O que estão fazendo com nossas mentes? Por quanto tempo viveremos nesta prisão de inteligência, cujos libertos e analistas não superam meio porcento?

Já passou da hora de enxergarmos a verdade. Já passou da hora de nos libertarmos do maior mal que já pairou sobre nossa raça. Já passou da hora de abrirmos os olhos.

Deus não é edifício e não possui representante legal na Terra.
E sim, eu adoraria ser excomungado.

—————————

Leia também: Deixem o arcebispo de Recife em paz!

Anúncios

117 comentários

  1. Concordo com tudo. A hipocrisia na sociedade é gigante. Todos se dizem católicos, mas só são nas horas que os convem.


  2. concordo plenamente. por isso que nunca digo que sou católico. acredito em Deus, mas descordo totalmente da Igreja.
    dou meu apoio total a esses médicos, porque fazer uma criança de 9 anos, que praticamente não tem noção das coisas acabar com a coisa mais preciosa que tem por causa de um FILHO DA PUTA que fez ela passar os piores momentos da sua vida?

    E por esse tipo de coisa, que eu sou a favor da pena de morte no Brasil!


  3. Concordo.Falou tudo no post,é super comum esse pensamento de “católico mas só um pouquinho” quando é uma situação polêmica/complicada.Só achei meio besta a crítica ao presidente nesse caso,já que pelo menos dessa vez ele falou algo que preste.


  4. Depois de tantos escritos sobre tal assunto, só podemos concluir uma coisa. Qualquer tentativa de defender a atitude ridícula e arcaica do bispo torna esse ato ainda mais absurdo.

    Se o sexo só for feito para procriação então os católicos vão todos arder no inferno, sem exceção.

    Sim, os seres humanos estão todos errados. O bispo é um ser humano, mas não digo que está errado, pois é apenas uma marionete de um sistema religioso que tem princípios não tão humanos.

    Queimar pessoas na fogueira já foi um princípio de tal instituição “religiosa”. O ato de permitir que uma criança de nove anos sofra o resto da vida (se ela sobrevivesse à gravidez) é de ser considerado uma guilhotina moderna.

    A humanidade está de saco cheio de doutrinas religiosas e suas rédeas. Está farta de homens-bomba, de circuncisões femininas, e de outros atos que prejudicam vidas em nome de um dogma religioso.

    A extinção de pessoas como o bispo e sua igrejinha seria a verdadeira libertação da humanidade.


  5. Absurdo, a igreja também peca…comete pecados piores. Bem piores, agora vem se fazer de inocente?!!!?!?!?!?! Sendo faz coisas erradas na desde de a.C.
    E a igreja não vai estar nem ligando para acontecer com a menina, que por sinal deve ser bem mais inocente que a igreja!
    Se ele excomungou os pais e os médicos responsáveis, estão fazendo barraco sem necessidade!
    E todas as igrejas querem se mostrar representante de Deus, Jesus disse quem seria o representante?

    ————————

    Fabricia, não existia Igreja Católica antes de cristo, ok?

    Beijos.


  6. Igreja, igrejas, tsc tsc.


  7. Acho que aquele “Leia também: Deixem o arcebispo de Recife em paz!”, poderia ser substituido por um “Leia somente:”, pois o seu texto, mesmo que bem escrito, não trouxe nada de novo em relação ao que o Cardoso já havia escrito

    —————————

    O Cardoso tem seus leitores, eu tenho os meus e poucos lêem os dois. O fato de falarmos sobre um mesmo tema não diminui um ou outro texto.

    E deixe de pequenice.


  8. Imagino o nosso pais sendo regido por leis catolicas, onde nao e’ previsto puniçao para o crime de pedofilia, essas crianças provavemente nasceriam e esse monstro teria mais duas crianças para satisfazer o seu desejo !. Mesmo preso ainda pode contar com a ajuda da pastoral carceraria. O Brasil e’ um pais laico….. meno male !.


  9. Felipe, eu acredito que apesar da gente acabar por fazer parte de alguma instituição seja ela qual for não quer dizer que a gente compactue com todas as suas atitudes. Não sou católico, mas vejo a posição das pessoas que são meio-católicas como uma posição de enfrentamento a atitudes como já ditas por outros amigos do blog como “arcaicas”. Fazer parte de uma empresa que explore trabalho infantil, às vezes não quer dizer que você compactue com aquilo, muitas vezes a necessidade de você suprir as suas necessidades básicas de alimentação e moradia falam mais alto.
    Há como no título do texto hipocrisia, mas não acredito que seja uma hipocrisia geral e sim individual. E não só relacionado a esses absurdos que a gente vê nos jornais e sim as nossas atitudes diárias. Quando a gente vê a possibilidade de poder se dar bem passando por cima da nossa moral, nos traímos porque nos dará mais vantagens do que manter a nossa postura quanto ser pensante consciente.

    Abraço cara, gostei muito desse post.

    ——————————

    Jhone, o seu argumento é cabível quando tratamos de uma instituição que faz a maioria das coisas de forma certa e uma pequena minoria de forma errada.

    É isso que enxergamos?

    Vemos a Igreja católica pregando coisas absurdas, alienando o mundo, e MILHÕES E MILHÕES de pessoas concordando só com um pedacinho. Isso não existe. Ou você é católico, ou você não é.

    As pessoas não percebem que, sendo católicas só um poucou ou integralmente, elas estão ajudando a propagar esta igreja torpe, arcaica, prejudicial. Exatamente por causa dos fiéis que ela nunca irá sumir.


  10. Não acho errado a posição da igreja Católica, pois esta não pode ir contra seus ensinamentos, em nenhum caso, como você disse. Só acho que ela não deveria se meter, e responder a quem lhe perguntasse. Mas achei um absurdo quando o arcebispo disse que o aborto é mais grave que o estupro. RIDÍCULO.

    ——————————

    Eu também achei Loise, mas eu não vou ficar com raiva de uma ferramenta (o arcebispo), o grande câncer do mundo é a Igreja e, enquanto ela existir, continuaremos vendo esse tipo de coisa.


  11. o fato é que a igreja catolica hj sobrevive por causa dessa hipocrisia..
    há muito tempo ela deixou de ter aquele caráter “instutuicao suprema”, onde todos recorriam quando tinham duvidas do funcionamento do mundo.. ela teve um papel fundamental e cumpriu bem o seu papel quando foi “criada”: o de achar explicacoes.. e ponto!

    a terra ainda eh o centro do universo por exemplo? ah, entao a palavra de Deus estava errada? quero ver alguem chegar hoje e ter a cara de pau de falar que nao acredita que o Sol que ta no centro do sistema solar.. ah, poupe-me

    o homem eh tao mesquinho, tao ridicularmente covarde que nao consegue enfiar na cabeça que ele existe, justamente por existir! pq eh tao insuportavel a ideia de que voce eh dono do seu nariz, que nao tem ninguem te observando e julgando suas acoes?

    sejamos francos, Deus foi a invenção mais bem bolada da História.. e, como disse, cumpriu bem seu papel para a época.. agora, passou né? deixem de ser hipocritas e covardes e verbalizem aquilo q tenho certeza q mtos ja sabem: estamos sozinhos 🙂


  12. Sua frase final disse tudo, só cuidado pras pessoas não acharem que você concordou com a atitude, embora sincera, do arcebispo.

    ———————————

    Somente um acéfalo iria interpretar que eu concordei com a atitude do arcebispo.


  13. Não entendi sua opinião. Você quer dizer que os católicos que não concordam com a atitude do bispo estão errados, pois deveriam aceitar todas as regras impostas por representantes da Igreja?Ou seja, se amanhã, a Igreja anuncia que todos os católicos deveriam se matar para salvar a Instituição, quem não fizesse, seria hipócrita?

    ————————–

    Exatamente, André.

    É muito fácil ser só um pouquinho católico e meter o malho nas decisões da Igreja. Ora, se esta é a SUA Igreja, que você concorde ou saia.


  14. KKKKKKKKKKKKKK, Igreja católica antes de Cristo foi FODA, auhaiuahaiuhaiuhaihiaua
    enfim, eu acho que está errado sim, só porque se é catolico que tem que botar em risco a vida de 3 pessoas, sim a menina e os 2 filhos, e será que essa menina iria ter condições de sustentar esse filho? ou será que seriam somente mais 2 contribuindo pras estátisticas de analfabetismo,exploração infantil e violencia no Brasil ? agora você para e pensa.. por que diabos essa merda desse padrasto não foi excomungado junto? o Fdp ferra a menina e fica impune? pelo amor de deus né?

    ———————————

    Pq a Igreja Católica falou que o pecado do estupro que ele cometeu foi bem menor que o pecado do aborto cometido pelos parentes da meninda e os médicos.


  15. Concordo em gênero número e grau. O grande problema, é que as pessoas se tornam católicas por comodidade mesmo. Os pais mandam os filhos de 6 anos pra fazer 1ª comunhão e etc, e estes nunca param pra pensar no que estão fazendo, que dogma estão seguinte. Na minha vida só conheci um cara que efetivamente estuda teologia católica, e acredito que isso seja pouco num universo de milhões de seguidores dessa tal doutrina judaico-cristã.

    Se mais pessoas estudassem, saberiam as contradições existentes não só no catolicismo, mas na religião como um todo.

    As vezes me pego pensando como seria o mundo se as pessoas trocassem a fé pelo conhecimento. Pena que, fatalmente, isso nunca acontecerá…


  16. Pois é, mais um motivo pra reforçar meu ateísmo… A igreja vive para algo de outro mundo que não sabe realmente se existe. São como pessoas esperando aliens capturarem-os para colocá-los em um zoológico espacial e ter uma vida sem trabalhos, cada um com suas características próprias.

    Ainda assim, a excomunhão é uma coisa ridícula e sem uso hoje em dia. Ninguém mais teme a Deus, ao diabo ou a qualquer coisa nesse mundo, onde a Idade Média já passou faz tempo e a igreja não tem o mesmo poder. Do jeito que a memória nossa é fraca, em questão de duas semanas os “excomungados” vão poder voltar as suas igrejas.

    Mas um detalhe: Ninguém está falando de como a criança, de somente 9 anos, vai lidar com a própria vida agora depois de duas experiências traumáticas como essa. Ninguém está novamente discutindo o aborto no brasil (Como é de costume, só botam pra pensar no assunto quando acontece algo), estão falando de um arcebispo que muito provavelmente vai sumir em pouco tempo.

    Será mais uma passagem na vida de todos, vai marcar os principais envolvidos, mas para nós, reles mortais, só mais uma coisinha que nossa mente vai ver logo de cara que é inútil e descartar sem dó.


  17. Um assunto totalmente contraditorio, na minha opiniao, sou a favor do aborto, poxa a menina nao tem culpa.
    Mas quem tem culpa? As crianças tambem nao tem, alias, elas nao escolheram nascer. Nao escolheram ter esse ‘pai’. O bispo nao eh culpado por simplismente fazer o que tem que ser feito.
    Bom, um assunto bem dificil de se comentar.
    A Bíblia diz em Êxodo 20:13 “Não matarás.”


  18. boa.


  19. eu adoraria ser excomungado [2]
    ja que a igreja nao pode queimar os “pecadores” como antes so restou a excomungaçao


  20. não tinha pensado dessa forma e acabei concordando com você
    parabéns pelo texto, muito bom 😀


  21. Eu acompanho esse caso, e mesmo que não acompanhasse esta praticamente em todos os jornais e em todos os canais de TV. Sem falar que está também em diversos sites e blogs internet a fora.

    Na ultima aparição do Arcebispo ele falou em perdão. Que em todos os casos havia um perdão. Sendo que nas outras entrevistas ele se quer tocou nessa palavra, nem cogitou a ideia.

    Eu acho que ele estava falando dos médicos, pois praticamente o Arcebispo nem se importou muito com o causador desse episódio, o Padrasto.

    Ele falou também que o aborto foi mais grave que o estupro… Que barbaridade retardada isso cara. O estupro foi o empurrão principal dessa história.
    De certa forma a igreja ainda é manipuladora, e acho que nessa última entrevista o Arcebispo falou em perdão pelo motivo de que vários católicos estavam contra ele, sendo contra ele estariam contra a igreja também.

    Não posso dizer que sou 100% católico. Praticamente sou por influencia de meus pais, e acho que isso não acontece somente comigo.

    Pois é. Como no artigo “Deixem o Arcebispo de Recife em paz!”, o Arcebispo só esta seguindo seus princípios. Que foram ‘esculpidos’ pela igreja que se diz ‘ representantes de deus na terra’. Mas não estão julgando o causador dessa história, o padrasto. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pediu punição para o padrasto na justiça. Mas ainda mantém a oposição contra o aborto.


  22. Bem não existe um indivíduo na face da terra que seja 100% Hipocrisia free. Existem duas linhas de pensamento sobre esse caso, uma como vc falou é o lado da hipocrisia, o tal arcebispo, nao foi hipócrita o que é de se admirar, in the other hand, a tal da religião que aliena as pessoas (cliche) e faz com esse tipo de ato absurdo aconteça. Axo ainda que isso é meio egoísta, uma criança de 9 anos no auge da sua inocência sofre uma tragédia dessa ainda ser proibida de fazer o aborto? Sobre ser excomungado eu não tenho muito o que falar pois pra mim não vale nada isso.Não tenho religião e prefiro não discutir aqui tal assunto porque da pra fazer um livro. Brasil é um país laico, como pouca gente sabe. Tá ai a prova de como o fanatismo prejudica a sociedade em n maneiras.

    Ótimo post, espero que continue nesse level o blog.


  23. E o estuprador não foi excomungado. hm…


  24. Por isso eu sou agnostico


  25. não sei por que ele disse que pecado maior é abortar, ja que pra Deus não existe pecadinho nem pecadão,
    o ato de roubar e o ato de matar não tem diferença… as consequências dos pecados serão iguais, independente se o ato aos olho humanos forem mais “graves”.


  26. Eu não acho que ser católico
    é concordar com tudo que um padre/sacerdote/papa falar

    É óbvio que uma menina dessa idade
    tem que tirar esse filho
    é uma coisa absurda

    Acho que nenhuma pessoa
    segue 100% uma religião

    Eu acredito em Deus
    mas não me considero em nenhuma religião

    Na minha opinião
    Deus X Ciência = Os dois tem mtos mistérios à responder

    ——————————

    Ser católico = seguir o catolicismo.

    Ponto final.

    As pessoas enxergam os erros e preferem ignorá-los. “Ah, dane-se, eu simplesmente não concordo com algumas coisas”.


  27. aaaa que ridiculo, se é assim o pecado dele foi tão horrível quanto. então beleza vo arrancar o braço de alguem, mais dai se alguem matar é pior. Cada dia mais eu tomo nojo dessa parada;


  28. Olhe, concordo com o que você escreveu aí, mas gostaria de dizer que quantos mais fiéis a igreja excomungar, melhor pra vida humana. Ponto final


  29. religião só serve pra isso, NADA.
    é uma merda, e mais merda ainda são os hipócritas, que em TODO TIPO DE RELIGIÃO tem que ter.
    Deus é universal, acho que o mundo só precisa de religião pra piorar as coisas…


  30. Eu pergunto: Quem é o padre pra excomungar alguém?! Ou melhor, quem é o padre pra tirar alguém que foi escolhido por Deus?

    Se essas pessoas que foram excomungadas realmente seguem a Deus, e não a religião, seguirão suas vidas normalmente.

    Se busca a Deus na igreja?! Se busca! Mas não é só lá, posso fazer isso em casa, no trabalho, tomando banho.

    Essas pessoas foram excomungadas da Igreja Católica, mas não de Deus, pq nem o papa tem capacidade para isso.


  31. Perfeito o texto.


  32. Soh pra ser chato…
    A Igreja Catolica nao tem 2 mil anos xP
    Foi fundada em 313 d.C. após Constantino I declarar o Édito de Milão!
    Curti o texto, mandou bem, cada um na sua crença!

    ——————–

    Na verdade, Gustavo, a Igreja só foi fortalecida com Constantino… Ela iniciou com Paulo, profeta de Jesus, depois de sua morte.


  33. Ética… todo mundo prega … más ninguem tem !!!


  34. Há tempos não vejo um post como este por aqui! Congrat’s!


  35. Com certeza é Hipocrisia mesmo para quem diz que só acredita em Deus e não na Igreja,
    eu sou totalmente contra o aborto, entendo o que fez o Arcebispo excomungar os medicos e os outros envolvidos, e nesse caso eu tambem faria o aborto, e se isso faz de mim um hipocrata, entao sim eu sou um hipocrata.

    por que no final isso tudo nao se trata apenas de religiao,
    na epoca de Cristo nao existiam os estrupos, nao existiam as menores gravidas com risco de vida.
    e é claro, na epoca a frase de que somente Deus pode julgar os vivos e os mortos fazia perfeito sentido.

    o problema é que nossa sociedade é degradante, é nojenta, é doentia.
    o Arcebispo estava cumprindo sua função, podia nem ser o certo a fazer, mas ele estava cumprindo a sua função, assim como os medicos, salvando a vida da menina.

    os errados aqui sao os governantes o que eles fazem com sua população.


  36. Eu não critico o bispo. Eu critico a Igreja. Esse bispo é apenas a ferramenta da Igreja.


  37. Bom, pra ser sincero, eu não fico nem um pouco surpreso com a decisão do Bispo, pois como foi dito, se você segue uma devida religião, um culto, ou o que quer que seja, siga à risca, ou então saia.
    Se nós resolvemos aderir à alguma religião ou “derivados”, não podemos e – não devemos – ser hipócritas e nos deixar levar pelo nosso “senso de moralismo”, e passar por cima daquilo que escolhemos seguir, pois alguém na posição de um Bispo, ou seja, uma autoridade religiosa, não pode deixar de lado seus princípios e suas crenças, por uma pessoa que mal conhece, e mesmo que conhecesse, fazê-lo, seria, como já dito, HIPOCRISIA.


  38. Bem, falar de religião e ética sem fazer polêmica é difícil. Seu post foi ótimo e o ponto de vista muito válido. Mas só para entrar na discussão, eu discordo um pouco sobre sua opinião em relação às pessoas com a decisão do bispo.

    Acho que é por meio de contestações que o mundo de certa forma, evolui. Não aceitar o que foi imposto pode ser uma maneira de fazer reflexão, contestar a igreja. O bispo foi certo pelos preceitos da igreja, e a maoria foi contra a pregação. Seria muito pior se todos concordassem, cegamente, sendo “100% católicos”.

    Aliás, não possuo religião alguma. Mas tenho um respeito imenso pela crença dos outros. Não me sinto no direito de impor minha opinião, assim como não suporto que tentem mudar minhas idéias. Por isso, na sua frase, “o grande câncer do mundo é a Igreja”, não concordo. Tem gente que sabe muito bem usá-la para um bem interior. Para mim, o grande câncer do mundo é a indiferença.

    Mas como não discuto religião e sim ética, a decisão desse bispo foi de uma imbecilidade sem fim. Um pensamento arcaico. E tomara que a Igreja perca muito de sua credibilidade com atitudes tão fora de contexto social, como vemos hoje.

    Grande abraço, sou muito fã desse blog!


  39. UFA, tava ate achando que vc estava defendendo a igreja ahuhauhuahauuhauha.

    Não acredito em deuses, qualquer um que seja, acredito que as pessoas criar isso para ter quem culpar quando algo da errado, ou para agradeçer quando algo da certo.

    E se falando desse bispo, pra mim ele é um pedofilo, ou ja escondeu casos de pedofilia, caraleo pra salvar duas vidas dos gemeos que ela esperada era melhor deixar os 3 morrerem (mae e filhas?) ?

    Sinceramente a igreja catolica tem que rever seus conceitos, se não logo logo o povo faz uma inquisição com eles (humm, não seria uma má ideia)

    []’s


  40. Religião, futebol e política são temas que geram polêmica. Sempre vai haver um que concorda aqui e outro que discorda ali dando margem a uma grande discução que tanto pode acabar bem, ou não… O mundo e a sociedade (encaremos os fatos) infelizmente são hipócritas, não há como negar (e nem procurar excessões). Gostei do que escreveu, soube argumentar bem seu ponto de vista e opnião.
    Pra ser bem sincero, não ligo muito pra essas coisas de religião. Acredito em Deus e acho que já está bom, confio também no meu sexto sentido pra saber o que é “certo ou errado” =P

    Cada um sabe o que faz da sua vida né? No fim tudo acaba e vamos pro mesmo lugar… ninguém é santo e se existe céu ou inferno o mundo irá queimar 😉 maaaaaaaas isso já é uma outra história que pode ser contada depois. =P

    Abração
    De seu (fiél) leitor,
    Bruno
    =]


  41. Não seja por isso, faça como eu, peça para ser excomungado aqui: arcebispo@arquidioceseolindarecife.org.br


  42. Meu caro Felipe Neto, sou leitor freqüente de seu blog, costumo acessar sua pagina no mínimo 5 vezes ao dia, e considero excelente, mais seu comentário sobre a excomungação realizada pelo padre/bispo, é simplesmente assustadora, a igreja tem absoluta razão, em excomungar, porque pelo que vemos os padres adoram abusar de nossas crianças… dá para entender os pensamentos deles.. Estupras… Mais não mata, porque eles adoram estuprar.. (não todos, mais uma parte), porque a igreja católica matou tanta gente na idade media em nome de Deus? O certo seria deixar essa criança dar a luz a outras duas crianças? Onde essa família iria parar? Você acha certo a igreja pregar o não uso do preservativo? Você transaria sem camisinha? Vc já viu/imaginou quantas pessoas se contaminam por ano com o HIV? Quanto economizaríamos se não tivéssemos esse problema? Ou se ao menos fosse bastante reduzido!!! Me poupe desse seu comentário, esse pra min foi fod* Felipe, parabéns pelo seu BLOG, mais por esse seu comentário foi péssimo.

    Sds
    Wesley Holanda

    —————————

    Wesley, acho que você não entendeu absolutamente nada do texto.

    Por favor, releia. Em momento ALGUM eu me mostro favorável ao arcebispo ou a Igreja, muito pelo contrário.


  43. Chega a ser mais cretina a opinião de quem se mostra favorável só porque alguém publicou no blog ser contrário. A hipocrisia continua corroendo essa sociedade ridícula.
    Sou totalmente contra o pronunciamento absurdo de Dom Porco que muitos de vocês dizem basear-se em suas crenças.
    A pergunta é: desde quando sua crença deve refletir a minha?
    Opróbio nesta situação é a incapacidade do religioso julgar pelo prisma da família! Sim, estou dizendo que o celibato torna o religioso incapaz de opinar nos assuntos da família, pois, caso o faça, sempre o fará baseando-se na bíblia, o que não é incorreto mas incompatível com a realidade.
    Essa filosofia arcaica da igreja católica lembra-me muito o cinismo e irracionalidade da igreja dos mórmons.


  44. Felipe, concordo com vc em partes. concordo que o arcebispo apenas não foi hipócrita e seguiu o que manda a cartilha daquilo que ele acredita, daquilo que ele prega. ponto pra ele.
    porém não vejo como hipocrisia o fato de milhares de católicos se mostrarem contrariados a decisão do arcebispo; eu vejo isso como um ato inconciente de inteligência, e isso é bom, pois indo contra aos dogmas impostos da religião, as pessoas estão mostrando aquilo que realmente pensam, e não aquilo q a religião quer que elas pensem.
    fui criado dentro de uma familia e doutrina católica, frequento a igreja e acredito em Deus. mas isso não impede que eu tenha minhas opniões e que elas sejam diferentes do que prega a igreja, até pq, além de frequentar a igreja eu leio, converso com outras pessoas e tenho inúmeras outras influências de pensamento que ajudam a me formar como pessoa, que pensa. e assim são todas as pessoas.
    eu tb me considero um agnóstico, apesar de frequentar a missa, pois tb não concordo com vários dogmas e atitudes da igreja católica. Penso que temos de tirar o que há de bom das coisas. frequentando a igeja pude conhecer a história de jesus, história essa que a ciência, a história vez ou outra apresenta versões diferenciadas, que ao meu entender não alteram a importância de sua passagem pela terra.
    Enfim, mesmo não sendo hipócrita, não concordo com a posição do arcebispo, acho injusta sua decisão, assim como acho que a religião não deve se intrometer em assuntos de ordem legal, afinal nem todos são católicos. qual a opinião dos judeus, budistas, hindus sobre o caso? eles existem, fazem parte de nossa sociedade.
    vamos ver a revolta dos católicos como um ato inconciente de inteligência e não submissão àquilo que a igreja quer ditar como pensamento correto. é esse tipo de fato que provoca revolução de pensamento, quem sabe até na própria instiuição igreja católica.

    “Deus nos pediu pra ter fé, o homem inventou a religião”

    abraço e parabéns pelo blog, é um dos meus favoritos.

    —————————–

    O Arcebispo é apenas uma ferramenta. Se não fosse ele, seria outro. Não é nele que reside o problema, é na Igreja. Esta sim é o problema.

    E sobre a mudança, no dia em que a Igreja permitir o aborto em casos de estupro, eu rasgo a bíblia na frente de qualquer um, pois ela perderá completamente o valor por definitivo.


  45. Como disse Albert Einstein:

    A ciência sem religião é manca, a religiao sem a ciência é cega!

    Ótimo texto

    [deleta o de cima porque acabei de acordar e percebi que não tinha colocado acento em nada =/ ]


  46. 1º – O arcebispo acredita no que fez, mesmo? Uma coisa é acreditar, outra é ser pago para defender um ponto de vista.
    2º – A hóstia não é uma coisa assim tão saborosa, prá fazer o cristão estar todo dia na igreja.
    3º – O pessoal que foi excomungado deve estar sem dormir até agora, de pura preocupação.


  47. Vejo que o grande problema é que as pessoas não aceitam as opiniões contrárias as suas. Ao meu ver o começo do texto expõe claramente sobre a atitude do arcebisbo. Ele somente defendeu a doutrina em que acredita.

    Temos que ter em mente que doutrina e fé é direito e escolha pessoal. Seja ela católica, evangélica, budista ou candombé. O Brasil é um país laico. Não podemos julgar a escolha de cada pessoa. Eu sou católica autêntico, acredito e procuro seguir o que a igreja prega. A Igreja é soberana (no que diz na sua atuação, mas não é a única), o que não impede que as pessoas (seres humanos como qualquer um) não erre. Seja os representantes legais, Padres e arcebisco, e até os seus fieis, que na maioria das vezes não procuram conhecer a sua propria fé.

    Até agora não acredito na repercusão do caso. Porque as pessoas que não são ligadas (nem direta ou indiretamente ao catolicismo) sentiram as dores dos envolvidos no caso. Eles NÃO serão julgados pelo tribunal arbrital e serão presos pelo resto da vida. Estamos falando de fé. Uns acreditos e outros não. Uma verdade “absoluta”. Entretanto, somente para quem acredita. Se você não acredito que diferença faz. Religiões existem milhares por aí. Uma para cada gosto e interesse. É só procurar.

    Se você me provar que a Igreja católica acredita que o sexo é somente para a procriação eu nunca mais irei entrar em uma igreja. Até porque o sexo faz para da natureza humana. A igreja acredita que o sexo tem que ser feito de forma “moderada” (no caso entre um casal CASADO, marido e mulher). Por isso que a igreja defende que as pessoas não usem camisinha. Se você só faz sexo com a sua mulher, por que você usaria caminha. O problema é que as pessoas deturbam as coisas.

    Se você não acredita na doutrina da igreja, então porque se importar com a excumunhão dos fiéis.

    —————————–

    Bem, se não conheces o que sua própria Igreja prega, não vejo muito sentido em argumentar.


  48. É por essas e outras que eu não tenho religião. Não vou seguir ou dizer que sigo algo que eu não concordo.


  49. Não sou católico e também não concordo com o arcebispo, ser excomungado hoje em dia é como perder sua página no orkut.
    Tudo bla bla bla, eu acredito sim que nos tempos atuais, por ter uma tendência de família planejana ( dificilmete se vê casais com mais de 2 filhos) devido ao almento de informção, a população tem sido mais família dai essas notícias chocarem tanto, por exenblo, casos como Isabea, criança jogada no rio, pai aos 14 anos… coisas que sempre teve desde que mundo é mundo e agora choca mais do que antes.


  50. Cara, o texto está correto em partes, a meu ver.

    Concordo que a maioria se diz católico pelo simples fato de ser batizado.

    Porém, o batismo, na maioria das vezes, não é de livre escolha. Somos batizados quando recém nascidos. Não temos nem idéia do que é religião e, quando nos perguntam qual a nossa religião não temos o que falar. Somos batizados na igreja Católica, mas não acreditamos nos seus ”mandamentos”. Somos ou não católicos?

    Eu não sou batizado. E acho que TODOS deveriam poder escolher se querem ou não seguir alguma religião. Se pudéssemos escolher, não teríamos um número tão grande de semi-católicos.

    Abraço

    ———————————-

    Eu sou batizado e isso não muda rigorosamente NADA em minha vida.


  51. Belo texto, mas Acho que essa “Igreja Melhorada” é necessária. Imagine um católico que precisa se confessar periodicamente para sentir certa paz de espírito. Ele faz suas confissões e vai pra casa transar com camisinha e não precisa compactuar com tudo que o Papa diz, mas mesmo assim, continua sendo católico. É hipócrita? É, mas se não fosse ele seria um cego ignorante com a casa cheia de filhos.

    Os católicos têm consciência da erroneidade de decisões da Igreja, mas a pergunta é: Por que então continuam sendo católicos?

    A resposta: Por que eles precisam de alguma coisa da Igreja (nesse caso, a confissão periódica).

    Então, quanto mais hipócritas os católicos forem, melhor! Será menos gente concordando com os exageros e idiotices da Sagrada Igreja.

    Alguns podem dizer para ele procurar outras denominações como igrejas evangélicas etc. Porém o cidadão está tão habituado a imagem da igreja que ele conhece que em outra Instituição ele não vai achar nada que o contente….


  52. Sou atéia e estou sem palavras, simplesmente disse o que eu queria dizer desde que essa polêmica toda começou. Adoro o blog btw.


  53. Existem células troncos não embrionárias, desta forma acabando com o embasamento e posicionamento contrário de Igreja ao serem utilizadas estas células…

    ————————-

    Porém as embrionárias são as de melhor resultado e as que provavelmente mudarão o mundo.


  54. Pois bem Felipe,
    Entro no seu blog sempre para ter uma outra visão das coisas, porém religião é um fato mais chato de se falar, nunca fiz comentarios, mais hoje vou ter que fazer, primeiro excumungar não significa expulsar alguèm da igreja católica, a pessoa pode frequentar a igreja e falar que é católico sim, porém não recebe mais os sacramentos, segundo a igreja católica também não tem principios que devem ser seguidos a época de Constantino, pois não vejo mais fogueiras santas no centro da cidade para queimas bruxas. Não quero dizer que a igreja não está errada neste fato, na minha opinião a medicina salvou um vida, sendo que poderia se perder duas, a história mostra que a igraja católica cometeu muitos erros no pasado, porém existe uma luta por uma igreja melhorada sim, só que não se muda uma instituição com 2000 anos e com o poder que tem, so mesmo modo que não se queima mais ningúem em fogueiras daqui algum tempo não vão mais ligar pra camisinha, eutanásia e células tronco, mais não se pode pedir tudo para agora, não sou uma pessoa que senta e acha que não pode mudar o mundo e fica com a cabeça tranquila, porém não posso ficar falando igual um bobo que não concordo com o fato e achar que fiz algo de bom.

    ———————————

    A Igreja não queima mais ninguém porque NÃO PODE, lembre-se disso, não porque ela mudou seu conceito. Logicamente hoje não queimariam hereges, mas de qualquer forma ela não parou por mudar de opinião.

    E sobre a mudança que você comentou, a Igreja só a fará se negar a Bíblia, pois é lá que encontra-se o embasamento para o sexo sem camisinha, a negação da eutanásia e do aborto em qualquer tipo de caso e o veto na utilização de células tronco embrionárias.

    E se a Igreja for contra a Bíblia, aí sim ela provará de uma vez por todas que sempre esteve errada. E que sempre estará.


  55. Acho que o homem apenas aceita religiões em sua vida, por não se sentir completo com o que têm, com o que sente, de modo que precisa se apegar a algo para se sentir amparado e em muitos casos, sentir que faz parte de algo grande.

    Você pergunta para a pessoa sobre a sua doutrina:

    – Tu és Católico?
    – Sim!
    – E qual o motivo?
    – Ah, sei la… acho uma religião legal, não sei explicar.
    – Vejamos, teus pais são católicos?
    – Sim
    – Aí estas, erdou a religião.
    – Claro que não, tenho vontade própria, não escolho porque outros escolhem.
    – Ok, sem discussão, mas independente dos seus pais, você comparesse a missa aos domingos, neh?!
    – É que não tem dado tempo de ir…
    – Aos domingos?
    – Meu, qual é a tua com isso?
    – Nada, apenas constatei que sendo bom ou ruim, nós não temos religião, mas eu assumo a minha posição de não ser praticante!

    Bem, voltando a minha opinião (afinal, os comentários estão aqui para isso, e não para eu escrever meus dialogos com outros rsrs) porque eu deveria escolher uma religião? O que eu tenho a aprender? Não nego que a religião ajuda milhares de pessoas a se tornarem melhores em certos aspectos mas no aspecto geral, gostaria de um bom motivo para me vincular há alguma.

    Porque eu escolheria a católica? O PAPA (que significa PAI, ou seja DEUS) diz que temos que seguir uma vida regrada, e se apoiar nas ações de Jesus Cristo, baseadas na ajuda ao proximo e a caridade.
    Fala sobre humildade e sentimento de amor, mas será que ele se esquece que a exorbitante quantida de peças de ouro (restos de antiguidade) e dizimo bilionário que o vaticano arrecada bancaria as pesquisas contra o cancêr por décadas?

    Porque escolheria a evangélica? Onde não da pra saber o que é fé e o que é fanatismo. Se você escolher uma religião que não seja esta, você será carregado para os infernos, pois as outras doutrinas são do diabo! Se você não tem religião, você terá de se contentar de ver seu corpo apodrecendo equanto os crentes sobem aos ceus no dia do juízo final (acredite, essa eu ouvi com um dedão evangélico apontado na minha cara).

    E a espirita? Sei lá meu, que é isso de os mortos se comunicar com vivos, uns vêm, outros não. Daí um encorpora entidade de não sei onde, toma uma pinga e fuma um cigarro. Tem umas que mais suaves, não tem espirito entrando em ninguem, mas tem alguem que ouve espirito e escreve um punhado de livro.

    Acho que DEUS, esta dentro de cada um. Talves seja aquela voz interior que te reprime quando esta para aprontar uma daquelas, ou quem sabe, quando você torna uma pessoa mais feliz com um ato de caridade, aquela sensação de bem estar seja DEUS se manifestando…

    Bom, de qualquer modo, gostei do post.

    Parebéns


  56. “Morte aos Hereges!”


  57. Concordo.
    E tem aqueles padres que são a favor de poderem caser e terem familia..


  58. Felipe, belo texto. Mais uma vez, incitando a discussão inteligente.

    Gostaria apenas de acrescentar que muitos (inclusive a Loise, em comentário acima) se indignaram quando o arcebispo afirmou que o aborto é mais grave do que o estupro. O raciocínio dele tem lógica! Não a minha lógica, mas a da Igreja Católica, e ele foi coerente. Tento explicar: o estupro, apesar de deplorável, não deu fim a nenhuma vida, diferente do que ocorreu com o aborto. Não penso da mesma forma, mas, para a Igreja Católica, o que mais importa é a vida, independente de todo o contexto que a permeia.

    Faz tempo que não sou católico, e entrei em conflito com quase toda minha família por não querer batizar minha filha (afinal de contas, o batismo nada mais é do que a inserção da criança na Igreja Católica), pois entendo que isto não pode ser feito como uma imposição social. Quando ela crescer, caso ela queira fazer parte da Igreja Católica, darei todo apoio ao seu batismo.

    ——————————–

    Parabéns pela atitude.


  59. É por essa razão que os poucos padres pedófilos existentes preferem meninos… eles não engravisam… (apenas isso)


  60. Lindo post. Só que o arcebispo é um porco mesmo. Vemos atrizes globais, modeletes escrotas e etc dando declarações a todo momento sobre seus abortos realizados. Onde estava esse panaca para excomungar as pessoas famosas e arrumar encrenca de verdade? Excomungar uma família pobrezinha do sertão do nordeste é fácil.
    Ele é um hipócrita, como todo católico. Outra coisa, a excomunhão é automática e não tem que ser promulgada por um imbecil de saias. Ele fez esse escarcéu só pra aparecer na mídia. Deve estar querendo ir pro Vaticano e o caminho mais fácil é aparecer como reacionário e retrógrado, igualzinho o Nazinger.

    E quanto aos tongos que estão declamando sobre o amor da ICAR à vida, lembrem-se da idade média e da proibição da camisinha. Se a VIDA é o importante e não a castidade, cadê a coerência?


  61. Uma coisa é clara…. a igreja compactua com estupros pq os padres da igreja são meio MICHAEL JACKSON…


  62. É como dizem né, igreja não salva ninguém e sim a fé em deus!!!
    E quer saber minha opinião? Quem é arcebispo pra proibir um filho de Deus de frequentar a sua casa???
    Se Deus é capaz de perdoar quem é ele pra agir dessa forma!!!!!!
    Essa é minha opinião…


  63. […] Cardoso, Felipe Neto e Felipe Barros escreveram em seus¹ respectivos² blogs³ sobre o assunto, e os três julgam que não devemos apontar o dedo para o caduco do […]


  64. Concordo que o arcebispo agiu corretamente, pois é um representante da Igreja Católica e, ele sim, deve seguir direitinho os ensinamentos que prega.
    Mas os seguidores, o povo, não precisam acreditar cegamente em tudo o que a Igreja diz. Eu acho até bom que questionem alguns dogmas do catolicismo. Só acho uma pena não questionarem o suficiente para se libertarem da religião e dos dízimos e etc.
    É possível acreditar em Deus sem ter uma religião. Ninguém precisa de um padre pra pregar a “palavra de Deus”. Basta ter fé. É isso que eu entendo dos ensinamentos de Jesus Cristo, em resumo.
    Mas quem sou eu pra dizer tudo isso? Sou ateu, afinal de contas…


  65. Lembrando que o catoliscismo (e o cristianismo, em geral) no Brasil foi muito modificado com o passar dos anos. Na Europa, os católicos TEMEM Deus. Aqui, fala-se o nome dele por tudo. E há um mandamento que diz que não se deve dizer o nome dele em vão.
    E esse é só um exemplo.


  66. Concordo absolutamente com o Felipe.
    O Arcebispo só fez o que prega a Igreja, o problema não é com ele é com a igreja.
    Como o problema não é com os políticos brasileiros, e sim com a nossa mentalidade.

    Ser católico = seguir o catolicismo.
    Ser espiríta = seguir o espiritismo.

    Não concorda com alguma coisa em tal religião? Simples faça como Henrique VIII.


  67. “E se a Igreja for contra a Bíblia, aí sim ela provará de uma vez por todas que sempre esteve errada. E que sempre estará.”

    Realmente, ela SEMPRE estará.

    Cara, tenho exatamente a mesma opinião que a sua. Chega desta hipocrisia, já cheguei a ouvir católicos falando: “Só por que acredito em Deus não quer dizer que eu creia em sua palavra(Bíblia)”… cúmulo do absurdo heim?

    Abraços


  68. Bom, eu so evangélico agora, já fui católico e cardecista por um tempo, concordo em partes com seu texto e em partes não, eu só não concordei quando você disse ali nos comentários que a igreja é o câncer e o caramba a quatro, na verdade o erro são dos seres humanos, criatura falha e ridícula, tanto que assassinamos nosso único salvador.
    Concordo plenamente com o final do texto:
    Deus não é edifício e não possui representante legal na Terra.
    Fiquem com Deus

    eu ri com o que falaram da igreja católica ter sido criada antes de Cristo, huahuahuhuahua

    parabéns pelo blog
    foda-se o mundo, meu nome não é Raimundo


  69. Então gente…tive q ler 2 vezes o texto p entender o q o Felipe quiz dizer…rsrsrs….eu ateh concordo por um lado…tem muito catolico q fla q eh e nem vai a igreja,muito menos le a biblia..
    mas acho q cada caso eh um caso…nessa parte q vc disse:

    “Vemos católicos defendendo a eutanásia.
    Vemos católicos defendendo o aborto em casos de estupro.
    Vemos católicos defendendo a utilização de células embrionárias para pesquisas científicas.
    Vemos católicos negando a existência dos Santos.”

    Dá pra ver q no caso do aborto quando eh por estupro eh uma exeção neh?…eh uma boa exeção,
    nem preciso dizer pq, soh a gente se colocar no lugar da garota(terrivel essa situaçao)

    e se formos pensar assim….”nao dianta regras são regras!!! eles vao ser excomungados!!!”
    onde fica entao o perdao q eles tanto pregam???? alias que tanto oram no Pai nosso ??
    pra essa regra tem exceção entao????

    eu acho q o arcebispo nao tah certo não!!!
    TODOS nós estamos errados!!!!
    (minha opinião)

    Obrigada Bjos


  70. Deus, a perfeição absoluta, criador da humanidade, do céu e da terra, do bem e do mal, de todas as coisas que nossa “vã sabedoria” ainda ignora e de todas as desgraças, mas ainda assim, ele é tão poderoso que consegue ser perfeitamente bondoso ao fazer o mal. Enfim, um ser fabuloso, gabado de ser onipresente, onisciente e onipotente que, entretanto, não parece conhecer outra morada além das lacunas de nosso conhecimento.

    Fernando Pessoa disse: “Não acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, sem dúvida que viria falar comigo. E entraria pela minha porta dentro dizendo-me, aqui estou!”. Realmente, parece que Deus não existe… mas talvez isso seja ceticismo demais. Quem sabe ele não é apenas um pouco tímido…


  71. A questão é que os católicos só criticam as idéias arcaicas (e ridículas) da Igreja Católica quando esse tipo de caso sai na mídia. A igreja proíbe o uso de anticoncepcionais e camisinhas (o que é um absurdo, pois num país como a África, onde o índice da Aidis é alarmante, a Igreja condena quem a usa, fazendo a doença se alastrar cade vez mais) e nem por isso vejo protesto de católicos por aí. O problema é que a Igreja Católica é TODA errada. Ontem a Record apresentou uma reportagem sobre as mentiras que a Igreja prega, uma delas que a camisinha não é eficaz contra a Aidis. Não é somente agora que os católicos tem que se revoltar! Se não fazem nada para mudar a Igreja, então não digam que são católicos (a menos que concordem com as barbaridades pregadas). Esse arcebispo deve ser mais um alienado, que está dizendo as besteiras que aprendeu na Igreja.


  72. acho q essa é a discussão do momento.. ainda mais quando a mídia dá um valor enorme para essas coisas… só acho q se aceita a ética (cristã ou qualquer que seja) que vive, entao é melhor prestar atenção nas coisas que sua ética é capaz de fazer ..
    aliás é fácil perceber todos se voltando contra uma coisa q todo mundo diz ser .. afinal a maioria é batizada nos primeiros meses de vida né?

    http://viagemaleatoria.wordpress.com/2009/03/08/vinganca-inquisitorial/


  73. A igreja católica parou no tempo. Está completamente obsoleta. Desaprovam o uso de camisinha porque pregam que o sexo só deve ser praticado por casais (entenda-se CASADOS), e com intuito de procriação.
    O mundo mudou, já não estamos mais na idade das trevas com pragas avassaladoras, apesar da aids ainda assombrar o mundo, não cabe mais um casal ter 15 filhos. Vai querer ter 15 filhos na china pra ver oq acontece!
    São tantos valores inadequados que a igreja persiste em manter que a cada ano perde mais fiéis. (Se Deus quiser não sobra nenhum!!)
    Deus existindo ou não, ter crença ou fé em alguma religião ou não, deve-se ter conciência acima de tudo. Deixar instituições ditarem nossos valores éticos ou morais é absurdo.


  74. Oi Felipe, acho super certo sabe, você falar o que pensa e realmente católicos-católicos, pessoas que creem em Deus à parte.
    Eu creio em Deus, em Nossa Senhora, nos Santos, nos anjos em enfim; agora discordo de algumas atitudes da chamada Igreja Católica (a que eu frequento). Achei um absurdo esse caso dessa garotinha e eu digo SOU A FAVOR DO ABORTO QUE ELA FEZ. Ela é uma criança e irresponsáveis são a mãe o padrasto (esse animal). Não sou ninguém para falar do que Deus quer, não sou formada em teologia, não frequento muito a Igreja e nem leio tanto a Bíblia assim; Mas acredito que Deus queira o bem de todos nós, e o que é bom pra nós mudou com o passar o do tempo, as pessoas mudaram, e infelizmente o mal só vem crescendo. Só quero expressar que NA MINHA (que fique claro, eu, Priscilla acho) a Igreja deveria rever alguns de seus critérios, pois a tão respeitada Igreja já mandou muita gente pro “céu” antes da hora.

    Beijo ;*
    adoro teu Blog


  75. Felipe,

    Amém! A todas as suas palavras e fique com Deus!

    Abraço,

    Obs: Geralmente eu não curto este tipo de comentário que eu fiz. Costumo baseá-los com comentários e argumentações mas, sobre este assunto, já vi e ouvi tantos absurdos, no qual, nem compensa escrever meia palavra.


  76. BINGO! Até que enfim alguem com opinião coerente acerca desse assunto
    Parabéns cara


  77. Arcebispo imbecil, podia ver se fosse a sobrinha dele


  78. Bom, eu sou católico e não da pra meter o pau no Bispo, na verdade não é ele que excomunga ninguém, a lei da Igreja automaticamente excomunga a pessoa, o Bispo ‘so é o representante em determianda diocese. Outra coisa, a excomunhào não é pra sempre, a pessoa precisa se arrepender e conversar com um Bispo. Se é certo ou não, não cabe a mim dizer, mas eu como católico aceito a opinião da igreja, assim como respeito as leis do país e nem sempre concordo com determinadade lei. É assim que funciona, ou você é católico ou não é.

    Evandro


  79. Muito bom o post… Na minha opinião o que mais me fez pensar.
    Concordo plenamente em não deixarem a menina ter os filhos, por motivos óbvios…

    Porém, não acho que hoje em dia ser católico significa seguir o catolicismo.

    Não falo por mim, porque não vou a igreja faz anos.
    Mas se minhas idéias, meus conceitos de religião comparada com as religiões que conheço, chegam o mais perto da católica, isso me faz um católico.

    Não sei se o jeito que escrevi ficou bom ao ponto de entenderem meu ponto de vista.

    Bom, de qualquer forma mais um ótimo post.
    Agora deixa eu correr pra facul

    abraços


  80. Excelente o seu post. Concordo em boa parte do que diz. Não sou católico, mas o arcebispo agiu corretamente sim, dentro das suas convicções.

    Fiquei feliz com o seu post, pois, coincidentemente, hoje escrevi um comentário até grandinho em um blog que abriu espaço para essa discussão e o meu posicionamento foi semelhante ao o que citou aqui. A minha satisfação é por saber que não sou o único que pensa assim. O blog é http://www.cafecomnoticias.blogspot.com/

    Abraço.


  81. Eu não ia mais comentar no Controle, mas poxa… Você ás vezes fala as coisas perfeitamente.

    Não existe, “Sou católico não praticante” ou “Haa, eu sou católico, mas não sigo nem nada”… Assim como não existe “Eu estou meio Grávida hoje”.

    Ou você é, ou você não é. Fato.
    Se você quer seguir uma religião, independente de qual for, você tem que segui-la direito, de acordo com o que ela diz, e com o que ela prega, seja ela qual for. Se você duvida, não gosta, ou não segue todos os dogmas ou todas as coisas nonsense impostas por sua igreja, vire ateu! E tente um pensamento mais “Racional”.

    Quanto à camisinha, ontem eu vi o Datena (Minha mãe é viciada nesse cara) Falar que a igreja pensa que está á 1000 anos atrás, e que ainda estamos na era medieval.
    Não, ta tudo errado!!!
    A Igreja Católica fala Pelo/Para os católicos, e se você quer ser um católico, você NÃO PRECISA usar camisinha, visto que segundo a religião você só vai ter um parceiro para toda sua vida, e você não PODE impedir a gravidez.

    Porém, mesmo as pessoas não concordando ou se manifestando contra a igreja, ainda gostam de dizer que são católicas, por quê? Medos de uma punição divina talvez fiquem em cima do muro, bobos que são, hipócritas, não assumem suas dúvidas e tem medo de questionar.

    Eu sou a favor do aborto que ela fez, assim como apoio totalmente a decisão do Arcebispo, mas isso é claro, só vale pra quem segue a religião dele, não sei nem por que a mídia faz tanto drama sobre o assunto.

    Excelente Post, Parabéns.


  82. Realmente também concordo com a sua opinião!


  83. Parabéns. Ótimo texto =)
    Eu devo ser “só-um-pouquinho-católica” já que não freqüento a igreja, não concordo com ela, não concordei com o arcebispo…
    …o pouquinho fica por conta do batismo aos 3 meses.


  84. Muito bom o texto …. Já chega de tapar a humanidade com idéias infantis e sme base. Religião cada um com a sua. Perfeito! Porém se é pra ter uma, que pelo menos se entrege a ela de verdade. Conheça seus pontos de vista e defenda-os. Se não concorda talvez nãos eja a religião mais adequada para você.
    Eu apoio religião com racioncínio, com lógica!


  85. Olá gostaria primeiramente de parabenizar o blog, que a pouco tempo conheci e leio sempre que possivel. é bom receber elogios para melhorar o que já é bom ne. enfim, parabens pelo blog, seus posts sao bem elaborados e críticos, uma excessao de muitos blogs que nem sempre possuem tal caracteristica de trazer uma leitura saudavel aos internautas. Quanto ao post realmente as pessoas estao deixando de lado suas crenças e agindo com a razao. Se realmente Deus quizesse que seguissemos a risca todos os mandamentos da Biblia, pra que ele teria dado o dom da razao e o poder de pensar e usufruir da melhor forma a sabedoria que conquistamos cada dia mais? Pra que ele teria dado o poder do conhecimento do corpo humano e a capacidade de nos formarmos em medicina?enfim, há muitas controversias sobre o assunto. Abraços!


  86. É…

    Cada um acredita no que quiser e da maneira que quiser.

    Eu acredito no meu Deus, tenho minha fé, me considero católico sim, mas, por outro lado, não sou a favor de todos os conceitos designados pela Igreja.

    Enfim… olhando apenas por esse lado, na minha concepção, desmentir a religião das pessoas (ou denominá-las de hipócritas por escolherem no que acreditar) seria como questionar a fé de cada um, coisa que é muito pessoal.

    Uma situação é opinar com fundamentos como você fez (e eu até concordo – em sua maioria), mas espero que você também entenda e respeite a opinião dos outros.

    Novamente, ótimo texto.

    Abrass


  87. Eu tenho minha crença. Acredito que há uma força superior sobre nós.

    Eu não defendo o arcebispo, mas não podemos julgá-lo e dizer que está errado pq não é verdade, apenas injusto e explico. Como o Felipe escreveu, ele simplesmente segue o que a Igreja Católica prega e diz que é o que Deus quer.
    Infeliz dele ter dito também que o aborto foi pior que o estupro, segundo os mandamentos….
    Peraí, e o “não adulterarás”??? Nem comento esse item….E o “não furtarás”? Esse escroto roubou a infância, a juventude, a vida dessa criança, a inocência dela, a percepção do que é certo e errado….e o “Não cobiçarás a mulher do teu próximo”??? Ela era enteada… minha nossa, esse cara tem mais motivos que o os médicos e a mãe para ser excomungado. E belas merd*s que eles foram né, pq o médico mesmo disse que isso não era problema, ele continuaria indo a igreja, recebendo o corpo de Cristo….

    Pra mim esse arcebispo não fez mais que o trabalho dele…só que imcompleto e mal visionado…

    Ótimo post!!!


  88. Quando comecei a ler, fiquei assustado. Mais um texto muito bom. Parabéns.


  89. “Deus não é edifício e não possui representante legal na Terra.”
    Noooóssa! Frase realista. Muito bem dito.

    “E sim, eu adoraria ser excomungado.”


  90. Na verdade… eu já fui excomungado, por minha propira conta. Só queria que algum padre oficializasse.
    Estou procurando uma religião/crença/doutrina que apenas acredite em DEUS e respeite Suas leis, ou pelo menos uma parte delas.


  91. Confesso que senti uma pontada incômoda qdo li sobre os “católicos-só-um-pouquinho” e ia sair em defesa deles.. Eu mesma me enquadro nesses pseudo católicos, pois discordo de inúmeras imposições da igreja católica, principalmente as que você citou, e continuo frequentado a igreja vez ou outra com a família. Concordo que é contraditório se declarar pertencente a uma religião e discordar dos seus “princípios”. Porém, como você mesmo disse, Deus não é edifício nem tem representante legal. A Instituição Igreja Católica é algo criado por pessoas comuns e, sendo assim, pode ser mudada por elas. Assim como anteriormente sofreu a Contra-Reforma para se “adequar” aos fiéis, poderá novamente mudar para se enquadrar à sociedade atual e são esses católicos inconformados que provavelmente desencadearão a “revolução”.


  92. a igreja agiu conforme os seus (pré)conceitos.
    arcaico?sim.
    imoral (para alguns)? sim.
    exceções seria contradizer tudo em que acreditaram/fizeram até hoje (me referindo à igreja).

    mas agiria da mesma forma que o médico.
    não preciso frequentar um “templo” para demostrar adoração ou coisa que o valha.

    tá dentro de cada um. simples.

    ps: católico agnóstico.


  93. Concordo contigo!

    O arcebisto ta certo, ele escolheu para a vida dele defender a doutrina católica, se é arcaica a posição da igreja? pode ser sim, ultrapassada e tudo mais…mas é a doutrina e que não a a segue não é católico…e esse povo que fica em cima do muro não é….
    Há muito não concordo com a doutrina católica(se é que um dia concordei)….parece que é cômodo ser católico…mas não é, dizer ser católico é fácil demais, mas dar a cara a bater( neste caso, apenas seguir as regras) não é tão cômodo assim.

    Não sou católica, não vou a nenhuma igreja. Não tenho nada contar quem vai, nem contra quem não vai, mas tenho contra quem diz que é o que não é. Assumir uma postura, uma opnião sobre determinados assuntos é fundamental.

    Pra mim é confortável, me sinto bem em acreditar em uma entidade, algo além da vontade humana, é confortável ter um Deus a quem recorrer…acreditar em algo que te fortique quando precisar de forças…mas isto está dentro de nós e não em uma igreja.

    Ahh primeira vez aqui!
    Parabéns pelo blog…

    bjs


  94. NOSSA MENINO!! VC É UÓ!!!
    MAU AMADO!

    ————————————

    Eu sou UÓSTON!

    Atacante do são paulo!


  95. fico imaginando um mundo sem religiao

    seria uma maravilha


  96. […] se alimentando de maneira sensual!? Top 10 – Erros médicos impressionantes É verão no Morro… Santa Hipocrisia Os 10 homens mais ricos do mundo em 2009 Muito tempo livre da nisso! Universal Pilândia Pictures […]


  97. […]coisa queria avisar que estou estudando umas mudanças no blog, preciso valorizar mais meus parceiros, além de deixar o blog mais rápido e agradável para vocês! Agora chega de conversa e vamos para os links da semana![…] Continue lendo este post!


  98. Cara, parabéns pelo texto! Primeira visita ao controle remoto e me deparo com esse oportuno comentário. É triste perceber que uma herança cultural de povo colonizado, que facilita e superficializa tudo com seus ímpetos, vontades, instintos, emoções, se traduzam nesse seguimento cômodo de uma religião. Não sou católico, mas sou Cristão. Cansei de ouvir comentários de católicos sobre o assunto, que nunca abriram as Escrituras e falam por olhos humanos. Foi um assassinato? Fato! Existe para ele o perdão? Fato consumado. E a excomunhão, só demonstra a triste condição da Igreja Católica de achar-se portadora da verdade, com poder suficiente de suprimir a Graça de Deus para com alguém, sob liderança e endosso de um humano, dito “infalível”.


  99. Acredito em Deus, porem naum sou catolico, sou cristão e o seu texto tah muito bem elaborado.

    Defendo os dogmas da minha religião, as vezes comentendo erros (pecado), afinal sou humano tbm.

    Mas na verdade tow aki só pra elogiar seu texto, as pessoas se tornaram incredulas e hipocritas, dizem-se catolicas ou sei lá o q sejam, e acabam se deixando envolver pelas opiniões contrárias.

    Obs.: Tenho um blog de humor, quiserem dar uma passadinha lá. – http://www.resenhasdebaiano.blogspot.com


  100. Pods crer! Como disse Ian karmmen: “A igreja católica é a entidade que mais manipulou e destruiu vidas ao longo dos séculos em que está presente na história da humanidade.”
    Mas uma vez ela mostra sua incoerencia e ignorancia.


  101. COMO VC QUER SER EXCOMUNGADO SE VC NÃO EH CATOLICO…SEU OTÁRIO…PRA VARIAR ME DEPARO COM UMA PESSOA QUE MAL SABE OQ QUER DA VIDA, SE ACHA ATEU MAS QUER EXCOMUNHÃO… NEM ACREDITEI QDO LI… CASO VC QUEIRA REALMENTE, PRIMEIRO FREQUENTE A IGREJA, SIGA OS MANDAMENTOS, ACREDITE EM DEUS E JESUS, E DEPOIS FAÇA OQ VC QUIZER DA SUA VIDINHA MEDIOCRE, MAS NAO JULGUE A RELIGIAO DAS PESSOAS SEM ANTES ENTENDER CADA ARESTA DELA… TODA RELIGIAO TEM PONTOS A FAVOR E CONTRA, O IMPORTANTE EH SEGUIR (DE CORAÇÃO, SEM PESTANEJAR) OQ VC ESCOLHE, E SE VC ESCOLHEU SER UM BABACA, ENTAO SEJA, E DEIXE QUEM QUER ACREDITAR QUE AINDA EXISTE UM SALVADOR EM PAZ… GOSTAVA DOS SEUS DISCURSOS, INCLUSIVE LI ESSE EXALTADA PELA SUA CLARESA DE PENSAMENTO E CONCORDEI COM VC A PRINCIPIO, MAS O FINAL FOI DEPLORAVEL, ESPERO MSM Q VC ENTENDA SEU PAPEL AQUI NA TERRA…

    ———————————————–

    Primeiro: Não é necessário ser católico praticante para ser excomungado, só aí você já prova sua completa falta de conhecimento e extrema ignorância. Basta ser batizado para receber a excomunhão, coisa que, infelizmente, sou.

    Segundo: Você sabia que xingar um próximo é pecado? Espero que você inclua todas as palavras ofensivas deste comentário na sua próxima confissão, afinal, o PADRE precisa lhe purificar.

    Terceiro: Eu não sou ateu, mais um ponto que você teria percebido se tivesse mais de 2 neurônios, mas para seguir tão fervorosamente uma Igreja estúpida, acho que não é possível que os tenha.

    Quarto: Meu papel aqui na Terra é provar a todos que são pessoas como você que deveriam ter sido queimadas na inquisição, não nossos grandes gênios.

    Quinto: Sua mãe não lhe deu educação depois de cagá-la? Não grite, seu comentário ficou extremamente infantilóide pelas letras em maiúsculo.


  102. Qualquer tipo de religião é maléfica para a sociedade como um todo. A melhor maneira de se resolver a grande maioria dos problemas é se extinguindo todo e qualquer tipo de ato religioso, que não seja aquele praticado, por uma pessoa ou família, dentro de sua moradia. Só assim não influenciaremos negativamente a existência da humanidade.


  103. TOMARA QUE VC ENTENDA QUE NINGUEM SABE TUDO NESSE MUNDO, INCLUSIVE VC… NADA É ÓTIMO POR COMPLETO, E OQ FAZ A IGREJA NÃO É UM BISPO APENAS, OU APENAS SEU PASSADO, MAS SIM SEUS FIÉIS DE VERDADE… O MUNDO ESTA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, INCLUSIVE SEUS PRINCÍPIOS, PARA VC QUESTIONAR TUDO DESSA MANEIRA, NO MÍNIMO DEVERIA ESTAR COM 2.000 ANOS DE IDADE, POIS DA MESMA MANEIRA QUE EXISTEM LIVROS DOS QUAIS VC ACREDITA QUE DIZEM O QTO O CATOLICISMO É CONTRADITÓRIO, EU CREIO NOS LIVROS SAGRADOS E NA VINDA DO SALVADOR…

    ————————————————–

    E quem disse que para acreditar nos livros sagrados e na vinda do salvador precisa ser católico?

    E quem disse que pra questionar a Igreja, precisa ter a mesma idade dela?

    E repito: aprenda a escrever, mais um comentário em letras maiúsculas e será deletado.


  104. Sinceramente não acho errado que o arcebispo excomungue as pessoas que participaram do aborto, assim como não acho errado que a igreja seja contra o casamento (religioso) de pessoas do mesmo sexo, afinal o clubinho é deles e eles aceitam quem querem. A pergunta é: porque você quer participar de um clubinho que você não concorda com as regras? Para aqueles que acreditam a salvação não está na igreja e sim no exemplo de vida de Jesus.
    Essa é a minha opinião e é porisso que não sou católico, apesar de ter sido batisado quando eu não sabia nem o que estava acontecendo, mas como não acredito em nada disso esse fato não tem importância pra mim.


  105. Tanto se fale e pouco se sabe.
    A excomunhão é automática, não sendo necessário o bispo dizer que está excomungado pra de fato ser, e outra coisa…Não existe pecado sem perdão, então quando se fala expulsão da igreja para sempre está totalmente é um grande erro.
    As pessoas só seguem a igreja se quiserem…A igreja tem suas doutrinas e é dever dela defendê-las, isso não irá mudar. Se uma pessoa se diz católica então deve seguir a sua religião ou então nem deveria se dizer católica.
    Deus está com todos, inclusive com os não acreditam nele.
    Viva ao livre arbítrio.


  106. Tanto se fale e pouco se sabe.
    A excomunhão é automática, não sendo necessário o bispo dizer que está excomungado pra de fato ser, e outra coisa…Não existe pecado sem perdão, então quando se fala “expulsão da igreja para sempre”, está totalmente errado.
    As pessoas só seguem a igreja se quiserem…A igreja tem suas doutrinas e é dever dela defendê-las, isso não irá mudar. Se uma pessoa se diz católica então deve seguir a sua religião ou então nem deveria se dizer católica.
    Deus está com todos, inclusive com os não acreditam nele.
    Viva ao livre arbítrio.


  107. A verdade é que poucos temos que são sinceros com o que acreditam esteja “certo ou errado” para o resto do mundo! Muitos vivem na hipocrisia e levados pelos modismos ou pelas informações errôneas cuspidas aos ventos, sem fundamentos, sem princípios, sem raízes e sem conhecimentos.
    Isto há em várias religiões, isto há no ser humano! Sinto uma certa decepção!Convivemos diariamente com muitos…
    Admiro posturas coerentes e condizentes com aquilo que seguimos, assim como esse ato da excomunhão. Precisamos de gente assim, de uma cara só, que defenda o que acredita, o que segue e o que é…e viva a verdade, os preceitos, mandamentos, paradigmas, sendo eles arcaicos ou não, a opção de seguir é pessoal, mas seguir pela metade ou o que convém é o mesmo que não seguir…essa foi a verdadeira postura católica!
    Eu não sou, pois sigo o que acredito!
    Belo post, admiro a forma que você escreve!!


  108. Felipe,
    Só um detalhe: curiosamente, o arcebispo não excomungou o estruprador!!!!


  109. Já disse Marcelo Nova:
    “Nasceu com o mal na alma/pro batismo libertar/carregar a cruz da culpa/e coloca-la no altar/
    domingo tem a missa obrigatória/ajoelhar perante a santa inquisição/pras bruxas temos a fogueira/e pros anjos nos temos o perdão/vc só tem que confessar/pedir pra Deus te perdoar/não temo/não temo/atos de heroismo/mea culpa/mea culpa/mão fechada do catolicismo/…”

    Grande Camisa de Venus, Grande Marcelo Nova (burrinha só a filha..)


  110. Querido, independente das várias opiniões relacionadas a esse triste acontecimento, posso lhe garantir que o arcebispo de Recife é doido(levando em conta toda a sua história). Ele é irmão do bispo de Petrolina, cidade no interior de Pernambuco, que tbm faz jus a palavra, no pior sentido. Conheço os dois de perto(moro em Recife e meus pais em Petrolina) e já ouvi e vi absurdos vindo deles. Com esse último acontecimento só pude, mais uma vez, sentir uma vontade homérica de enforcá-los. Trata-se da vida de uma criança e de um monstro que covardemente abusou-a sexualmente desde os seis anos até engravidá-la. Quanto a posição da Igreja de uma maneira geral(que opinam com alguns pontos em comum com o que foi dito pelos doidos) devo dizer que estou decepcionada. Sou católica e fico “pasma” algumas vezes quando percebo que certas “pessoas” que estão no “comando” falam e fazem bobagens que envergonham. Lembro então, que os absurdos já há muito tempo acontecem. Um exemplo: Joana D’ark(escreve assim?) foi queimada com o aval da igreja e tempos depois foi canonizada. Mas sabe ao que eu me apego? Que a religião CATÓLICA em si(que não é um clubinho como foi mecionado acima) é linda, e como qualquer outra religião, é regida por seres HUMANOS e alguns deles não entendem o verdadeiro sentido do AMOR, PAZ, SABEDORIA e JUSTIÇA que o catolicismo traz consigo e saem atropelando o bom senso. Tenho certeza que DEUS, e os VERDADEIROS e SENSATOS representantes da religião aprovaram a atitude dos médicos ao salvar a vida de uma criança que não tinha a menor condição de criar outras duas. E que vai dar o devido castigo ao monstro que comenteu esse crime(e acho até que já está pagando pelo que fez). Então, alguns (pseudos)representantes católicos que me desculpem, mas vcs foram infelizes em certos comentários. Calem-se e vão procurar o que preste pra fazer, ao invés de falar sobre valores e questões que, por retardo mental ou maldade, vcs não entendem.

    P.S.1: Sou a favor do aborto APENAS em casos horríveis como esse

    P.S.2: Desculpe a desorganização de argumentos, não pensei em “organizar” enquanto estava desabafando


  111. O Arcebispo não fez a excomunhão. Ela é automática. Ele simplesmente comentou. Vide entrevista dele na Veja. Eu sou contra o aborto, mas neste caso…


  112. Só uma perguntinha…

    Qual o problema de ser excomungado da igreja? Se é que realmente os pais da menina eram tão fiéis assim…


  113. Oi Felipe. Gostei muito da crítica que você fez a respeito deste caso, no entanto, não concordei com algumas coisas. Acho sinceramente que você tem um discurso muito bom, porém muito radical às vezes. Não sou católica, sou espírita, no entanto me vejo “obrigada” a defender as pessoas que se voltam contra alguns argumentos da igreja. Por que? Porque ninguém segue regras e normas acima de tudo e de todos. Todos nós temos falhas, recaídas, fracassos… Seja no aspecto religioso, moral, social, e afins. E por conta disso devemos dizer que não seguimos religião alguma? De forma nenhuma… Eu sigo minha doutrina (espírita) porque almejo ser uma pessoa melhor, mas isso não implica dizer que SOU melhor.
    Acredito que a religião traz muitos problemas pra humanidade. Não se pode dizer o contrario quanto a isso. Seria hipocrisia. Mas a religião também nos traz coisas boas, e muitas pessoas se agarram a isso pra se sentir mais acolhido, pra se sentir melhor. Acho que o ser humano tem muitos defeitos. Quem não tem? E as religiões também tem seus defeitos simplesmente porque são “feitas” pelos homens, não por Deus. Deus não criou religião A ou B. Isso é criação do homem, e é daí que parte todo a controvérsia das mesmas.
    Acredito que ser menos radical é entender que nada nesse mundo é regido por perfeições. Mas isso não impede que nós busquemos pelo perfeito. Estou certa?
    Vejamos; a religião católica é contra o preconceito racial, por exemplo. Se uma pessoa se diz católica e é racista, vamos dizer que isso é um absurdo. COMO ASSIM?? E os que não são católicos estão isentos destes julgamentos?? Acho que não.
    Bom, só p/ terminar, só quero dizer que não devemos apontar o dedo p/ uma pessoa que diz ser catolica, evangelica ou sei la o que, mas não segue CEGAMENTE a religião. Isso p/ mim é pensar por si próprio, apesar de adotar uma religião como forma de acolhimento, resguardo, reflexão, etc e tal. Isso é mera perda de tempo. Temos que apontar o dedo p/ os que estão fazendo coisas piores, seja religioso praticante ou não.

    Obrigada pelo espaço e meus parabens pela critica, Felipe! Você vai longe
    Um abraço

    ————————————————

    Há séculos a religião católica comete atrocidades com o mundo.

    Há séculos o homem se prende a ela, por sua infinita insegurança.

    Pense por este lado, não pelo fato dela ter “pequenos erros”.


  114. Sabe-se que a lei é neutra, imparcial, não pendendo para lados, seguindo o caminho para qual lhe foi destinado…No caso dessa menina, deve-ser estabelecer o bom senso: e se essa menina seguisse essa gravidez, correndo risco de vida, e morresse, caso a palavra do arcebispo tivesse sido acatada…?Sim!Ele teria praticado aquilo a que tanto ele condenou…A morte de uma vida, uma vida que pagaria por sua falta de bom senso e sensibilidade…
    Não acho que a questão seja julgar quem se diz católico, ou quem não diz, isto já parte para uma outra história, o interessante é que lembremos da condição de vida dessa menina e por quem ela foi estrupada…
    Acredito que nessas horas deve-se estabelecer a crítica responsável, onde a opinião não se baseie por emoções deturpadas…sim, há muitas pessoas hipócritas…mas devemos responder por nós, e todo mundo tem direito de dar sua opinião, independente do que for, desde que o bom senso seja estabelecido.
    Condeno sim a atitude do arcebispo, pois o pai que cometeu o crime não foi excomungado, e quem ajudou essa CRIANÇA a dar pelo menos continuidade a sua infância e garantir pelo menos uma adolescencia segura.
    Hipocrisia é quem acha que atacando quem condenou a atitude do arcebispo vai ajudar na vida dessa menina.
    Falei.


  115. Eu fui católica até uns 8 ou 9 anos, por influência da família. Quando passei a pensar com minha própria cabeça, tornei-me atéia. Ninguém diz se devo transar com ou sem camisinha, a santa igreja não vai ustentar os filhos que eu tiver transando sem camisinha. Pela incoerência da igreja é que ela não faz parte da minha vida. Ah, e não fui para oo inferno, nnão fui amaldiçoada, nada disso. Se deus é tão bom assim, ele deve respeitar a opinião das pessoas.


  116. Não vou ler todos os comentários, porque são demais. Acho que não vai ler também, porque o post é antigo. mas enfim…

    para pertencer a uma religião você tem que acreditar na base. Sou católica porque acredito em Jesus Cristo, na sua vida, em Maria, José. Acredito nos santos, na ressurreição, na vida eterna. Acredito no reino dos céus e tudo mais que o creio fala. Mas tem algumas ‘verdades’ que existem na Igreja que podem e devem ser contestadas. Se o próprio papa já pediu perdão a algumas atitudes errôneas da Igreja, porque eu deveria abaixar a cabeça pra tudo que ela fala? isso seria burrice, alienação. Cada religião é mutável e quem tem que fazer isso são os fiéis que as seguem. E isso não é hipocrisia. é querer mudar pra melhor algo que se acredita.


  117. SANTA INQUISIÇÃO ESTA PARA O HOLOCAUSTO ASSIM COMO O PAPA ESTA PARA ADOLF HITLER – A DIFERENÇA É QUE O PAPA PEDIU PERDÃO E FICOU TODO BEM, HITLER TEVE QUE SE SUICIDAR PARA NÃO SER “QUEIMADO NA FOGUEIRA” !!!!!!!!!!!!!!!!Disse…………



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: