h1

O projeto de lei mais irônico da história brasileira

19 de março de 2009

Projeto de Lei Irônico

Na República de Bananas em que vivemos, de tudo já vimos, de tudo já ouvimos. Presenciamos e calamo-nos perante atrocidades e mais atrocidades cometidas por aqueles que nos governam, homens do povo, representantes da democracia indireta efetivada pelo voto, cuja obrigatoriedade remete-nos ao questionamento da real justiça democrática tanto pregada e exaltada como a forma de colocar na massa popular, a soberania. Uma utopia elevada aos céus, uma mentira cravada em nosso solo.

Em meio a uma podridão absoluta e praticamente irreversível (a menos sob revolução), observamos casos tão trágicos que beiram a comédia, como um filme pornô mal feito onde a esporrada final vai sempre de encontro a face do espectador. Afinal, que outra reação se não o riso poderíamos ter, ao observar o preâmbulo da constituição e atentar à frase: “protegidos por Deus” – sendo nosso Estado laico. Sim, nosso preâmbulo constitucional é, na verdade, inconstitucional.

Como poderíamos ficar sérios ao, abrindo nossa Constituição da República Federativa do Brasil no Art. 7º inciso IV, darmos de encontro a:

“IV – salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;”

Não, não é uma piada, esta é a realidade de nossa República de Bananas.

Para fechar com chave de ouro a nossa seção de humor negro da realidade brasileira, há algumas semanas nosso ilustre ministro da saúde, José Temporão, afirmou que o Brasil se orgulha profundamente do SUS e recomendou a utilização deste sistema para o presidente Barack Obama. Você provavelmente já ouviu falar de nosso sistema de saúde pública, aquele em que as emergências dos hospitais possuem 500 doentes para 100 camas, aquele em que os doentes trocam figurinha (“opa, já que está aqui do meu lado, pega minha tuberculose e eu te passo uma hepatite”), aquele em que os médicos precisam vir a público dizer: “sinto muito, mas não posso continuar atendendo pois não temos mais luvas!, aquele que… Bem, aquele de que nos orgulhamos.

Porém, em meio a este turbilhão de tragédias cômicas, surge o projeto de lei mais irônico de todos os tempos da história do Brasil.

Criado pelo Senador e ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (um dos únicos políticos que realmente pensa na educação brasileira), o projeto diz:

Projeto de Lei Irônico

Isso mesmo!
Obrigatoriedade a todos os filhos de políticos a frequentarem escolas públicas!

Logicamente, o projeto será negado pela inconstitucionalidade, já que fere o direito de liberdade de escolha. Porém eu, você e o próprio Cristovam sabemos muito bem o motivo real para a negação: nosso ensino público é um lixo fedorento e apodrecido. Um sistema falso, mascarado, que não reprova ninguém mesmo que o aluno não vá às aulas. Um sistema criado para fingir que a população brasileira é alfabetizada, mesmo sabendo que grande parte dos alunos termina a escola sem saber ler ou escrever.

Eu bato palmas a Cristovam Buarque, pelos culhões apresentados ao dar um verdadeiro tapa de luvas na face de cada político safado e de nosso presidente letrado e inteligente.

Afinal, ora bolas, sendo nosso sistema público de educação e saúde um exemplo mundial, como afirmam nossos representantes, que coloquem seus filhos para estudarem e serem atendidos nestes estabelecimentos. É, tenho a ligeira impressão de que jamais o farão.

Mas, pensando bem, até que grande diferença não faria. Afinal, para ser eleito neste país não é necessário muito estudo.

Parabéns, povo, poder soberano.

Anúncios

125 comentários

  1. […] Texto: O projeto de lei mais irônico da história […]


  2. Aew, Felipe. Parabéns pela iniciativa.

    Este sistema de ensino estúpido está deteriorando a mente de nossos futuros cidadãos. Educação não é importante. Isto está impregnado em nossa cultura a muito tempo. O famoso jeitinho brasileiro resolve tudo.
    Já está na hora da nação brasileira se tocare buscar um amanhã mais digno para todos.


  3. cara, ele n propôs isso pra ser aprovado ._.
    ele propôs só pra chamar atenção para o problema da educação brasileira, fazer os deputados pensarem como seria se seus filhos fossem mesmo obrigados a ir pra escola pública…

    quanto ao Art. 7°, IV, CF, bom… existe um motivo pra tudo isso não estar no Art. 5°, que trata dos direito fundamentais… e o motivo é que o Estado não tem condições de aplicar e garantir todos esses direitos de imediato, pois demandaria toda uma estrutura que seria posteriormente regulamentada (isso em 88, agora, porque não teve progresso é devido ao descaso mesmo)

    quando ao preâmbulo… bom… o brasil em 88 era majoritariamente católico… acredito que tenham colocado aquilo pra maior aceitação do povo, criar comoção geral, coisa e tal…

    ————————————————

    Eu sei que não foi feito para ser aprovado, campeão.


  4. Cara, Nosso estado é laico, portanto abriga qualquer tipo de religião, porém todas as religiões acreditam em um deus. Nosso preâmbulo não é Inconstitucional, pois ele nem mesmo faz parte materialmente da CF.
    Quanto ao projeto de lei do super foda Cristóvam Buarque, creio que seja mais uma “provocação irônica” ao poder executivo .. o cara é foda demais pra ter redigido esse PL com seriedade 😛
    Em relação ao artigo 7º, IV essa matéria está aí propositalmente, pois a nossa CF foi escrita de uma forma visando o futuro, “como roupas que são feitas maiores, que esperam o corpo crescer para daí sim se adaptarem perfeitamente”.
    E a parte que vc diz da soberania eu não entendi em que sentido foi isso ..

    ——————————————

    Existem pessoas que confundem “estar por trás do sistema” com “defender o sistema”.

    Não consigo enxergar uma única razão para profissionais do Direito tentarem defender esta podridão. Eu estou cursando Direito e garanto, não é para defender e fingir que está tudo certo somente para poder somar uns trocados a mais utilizando do que está errado.

    Não interessa que todas as religiões acreditem em um Deus, se o Estado é laico ele também leva em consideração os ateus e, por isso, NÃO DEVE TER A PALAVRA DEUS EM LUGAR NENHUM! Isso é uma absoluta falta de respeito com qualquer ateu (eu não me incluo no grupo).
    Sei que não faz parte da constituição exatamente, chamá-lo de inconstitucional foi apenas uma ironia.

    Sobre o fato dela ter sido escrita pensando no futuro… Rapazinho, acorde pra vida, a constituição já tem 21 anos de idade e até hoje absolutamente NADA mudou no que diz respeito ao salário mínimo, uma pessoa que o recebe continua em condição de morrer de fome.


  5. e o projeto que obriga todos eles a tomarem no cu? já foi aprovado?

    enquanto isso as universidades públicas estão prestes a terem metade do rabo atochado por estudantes despreparados vindos de escola públicas…

    —————————————-

    Parece que esse projeto de lei ainda está em discussão.


  6. Cara… concordo com você no que se refere a podridão do ensino público no Brasil Aqui em São Paulo, por exemplo: há casos de alunos de oitava série que mal sabem ler. Essa situação vem se deteriorando desde o Governo do Mário Covas, que criou a tal “Progressão automática”. O pior é que os políticos que o sucederam (Alckimin e Serra), seguem a mesma linha de raciocínio. Esses três senhores (Covas, Alckimin e Serra) são respectivamente: Engenheiro, médico e economista formados em excelentes escolas (Acrescento também o ex presidente Fernando Henrique – sociólogo conhecido como “engavetador de processos”). Se você me convencer que esses políticos que citei fizeram algo melhor para a educação do que o o presidente de pouco estudo (Lula), eu retiro minhas críticas a esses senhores.


  7. […] segunda vez vou tomar a liberdade de copiar na íntegra um texto do Felipe Neto, do blog Controle Remoto. Não porque eu ache legal copiar algo completo de um blog […]


  8. Tow contigo e não abro Felipe… mais uma vez, é claro! Rsrsr

    Parabéns pelo texto!


  9. A verdade é que: Nossa constituição é PERFEITA, é um exemplo para o constitucionalismo democrático, ela é abrangente e ampla. O problema não é com ela, é com a abordagem que se faz dela.

    Para os nossos parlamentares e governantes, tudo que existe na Constituição é respeitado à risca por eles mesmos. O que é uma tremenda “Ballshit”!

    Por exemplo, o nosso estado toma que, cuida da segurança da população de modo satisfatório e suficiente, e por isso, há uma lei que proíbe o uso de armas e a intervençãocom violência de seguranças privados, por que nossa polícia mal-amada é que toma conta de tudo com perfeição.

    Nós vivemos na mentira da teoricidade desse ordenamento. No papel é tuudo perfeito, se na prática fosse assim, viveríamos felizes para sempre.

    ——————————————-

    Desculpe, nossa constituição é perfeita?

    Você sabe quantos processos são elevados ao STF justamente pela abrangência desnecessária da constituição?

    Dê uma estudada sobre a constituição americana (ok, eu sei que lá é uma confederação, mas vale a pena dar uma olhada) e veja a discrepância monstruosa. O “STF” deles julga pouquíssimos casos por ano, aqui julgamos milhares e milhares.


  10. Esse negócio do “recomendou a utilização deste sistema para o presidente Barack Obama” vc interpretou mal. O que ele quis dizer é que lá não tem Sistema Público de Saúde. Quem não tem plano de saúde lá fica largado. Aqui por pior que seja, há algo. Já assistiu o documentário Sicko, do Michael Moore?

    —————————————–

    Sim.
    Mas o SUS realmente será apresentado ao Barack Obama como orgulho brasileiro. Acho que se o homem mais importante do mundo resolver vir ao Brasil pra dar uma olhada em como de fato funciona, dará umas boas gargalhadas.


  11. Eu só não concordo muito com o que você disse sobre o SUS. Eu sei que ele é muito falho, mas os EUA não possuem nenhum sistema de saúde pública, portanto, nosso SUS ainda é melhor do que o deles. Lá se você não tem um plano de saúde, tá fudido. Aqui, você ainda tem uma chance de ser atendido. Todas as vezes que eu precisei do SUS fui muito bem atendito (por incrível que pareça!). Claro que isso se deve ao fato eu morar em São Carlos, no interior de São Paulo, onde a situação é melhor do que a média. Mas eu não gosto quando as coisas são generalizadas e colocadas todas no mesmo balaio. É preciso falar mal do que está ruim, mas principalmente atentar para o que está dando certo, para servir de exemplo de que o Brasil pode ter jeito.
    Abraços.

    ———————————————

    Vá para uma metrópole e utilize a emergência pública.

    Depois você reescreve este comentário.


  12. Apoio e concordo com tudo que foi dito, no entanto, quanto à inconstitucionalidade do Termo “Deus” contido no preâmbulo constitucional, a meu ver, não configura vicio de inconstitucionalidade. Isto, pois, na verdade, a condição de Estado laico se refere exclusivamente à interferência do poder político religoso em relação ao estado, propriamente dito, o que de fato, não existe.

    O fato de ter-se mencionado “Deus” no preâmbulo, não condiciona, ou outorga, às religiões de um modo geral, qualquer poder político ou administrativo sob o país.

    Não há, portanto, qualquer confusão entre o Estado, e as religiões nele praticadas, que podem se constituir de maneira livre.

    —————————————–

    A liberdade de escolha religiosa inclui o ateísmo e a menção de uma figura máxima da religião, que não é imposta ou obrigatória no país, configura-se como uma falta de respeito a todo ateu. Como você se sentiria, sendo católico por exemplo, se em nossa constituição estivesse escrito: “Protegidos por Oxum”?


  13. Caro Felipe, creio que você não conheça a sistematica de funcionamento do SUS, realmente é um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo (teoricamente), não funciona por problemas atrelados a corrupção como tudo em nossa República de bananas como você mesmo definiu. Quanto ao projeto de lei, só pode ser ironia, ninguém com sanidade mental aprovaria isso.


  14. Concordo que ele é um “educador” de verdade e se preocupa com as instituições de ensino.
    Se no Brasil tivesse uns 3 desse tipo em cada setor no país (desses que abrem mão de seu conforto e vida privada e se dedicam á uma odisséia em um antro de futilidades, que é a política tupiniquim) eu teria alguma esperança…

    Mas acho que ele deveria fazer outro projeto, vetando o uso de convênios médicos particulares para todos os servidores, em especial os “ilustrissimos” escolhidos pelo povo.
    Afinal ao povo o que é do povo.

    Há braços.


  15. Será que ele colocou o próprio filho ou dependentes em escola pública ou só foi mais uma jogada de ‘marketing’ pessoal?


  16. Brasilsilsilsilsisillllll…Nunca vai pra frente, pois há a necessidade de manter o povo burro para dominá-lo e continuar com roubalheira que nunca vai acabar


  17. […] “aqueles que nos governam, homens do povo, representantes da democracia indireta efetivada pelo voto, cuja obrigatoriedade remete-nos ao questionamento da real justiça democrática tanto pregada e exaltada como a forma de colocar na massa popular, a soberania. […]”

    Ao ler o trecho acima, desculpando a minha ignorância, não entendi a que você se refere quanto ao “questionamento da real justiça democrática”, ok que o voto é obrigatório, mas temos a opção de anular, ou você se refere à veracidade das apurações??
    O problema disso é que a massa popular se vende por pouco e muitos ainda não perceberam que um personagem é aquele que ajuda os necessitados às vésperas de campanha, que faz as promessas de campanha, tipo o Bozo hehe, e depois de eleito o personagem se transforma, alguns tem amnésia, alguns viajam tanto que não sobra tempo para trabalhar, outros se apóiam na falta de verba – como se não tivesse como saber antes – enfim…

    Gosto muito dos textos e a forma que você se expressa, penso parecido em algumas partes.

    me admirei da proposta do senador… mas não acredito que saia do papel e fica a dúvida: será que ele tem filhos?? e será que, já que ele propôs isso, os filhos dele estudam em escolas públicas??? se isso é o pensamento real dele, ele deve ser o primeiro a colocar em prática…. ou somente será mais um hipócrita entre tantos incontáveis que já temos.

    pois é, sem muito orgulho, parabéns povinho soberano….

    ——————————————

    Aline, a obrigatoriedade do voto é a marca de um país subdesenvolvido que precisa do voto das classes ignorantes para poder eleger governantes populistas, como Lula, Garotinho e tantos outros.

    Se o voto não fosse obrigatório, teríamos uma diminuição monstruosa de participação eleitoreira das classes sem conhecimento político, o que aumentaria consideravelmente a chance de, por exemplo, um sujeito como Cristovam Buarque tornar-se presidente ao invés do barbudo que oferece “40 reau” pras famílias pobres todo mês.


  18. Cristovão Buarque é foda… Se for candidato de novo.. voto nele de novo.. Ele pelo menos dava uma arrumada melhor nesse país.. de verdade..

    E parabéns pela iniciativa de jogar isso a publico.. Ganhou mais um assinante depois dessa..


  19. obrigado!


  20. Por essas e outras que votei nele pra presidente em 2006.


  21. Caro blogueiro o Preâmbulo da nossa Constituição é apenas um introdução e não faz parte da nossa Constituição, pelo que eu li em seu artigo dá para se ter uma idéia de que você entende um pouco sobre as leis do nosso país e quero lembrá-lo de que a nossa Constituição e os demais Códigos começa pelo Artigo 1º sobre o Art. 5º e Art. 7º creio que você tenha que prestar atenção nos títulos da nossa Carta Magna no artigo quinto ele está inserido CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS e o Art. 7º no CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS mas não se preocupe vários doutrinadores constitucionalistas, inclusive o STF, os reconhecem como cláusula pétria. sobre o STF creio que eles só estão fazendo o trabalho deles e que isso não advem de uma constituição falha mas sim de uma má aplicação da mesma. Não podemos comparar uma Constituição Americana com a nossa a deles têm mais de 200 anos e a nossa somente 21.

    ———————————————-

    Eu disse que nosso preâmbulo constituicional é inconstitucional em forma de ironia.


  22. Éssa ementa aí….é tudo culpa do kalts hein!


  23. Vida inteligente na internet!!! Me tornei leitor frequente dos seus textos e só posso parabenizar os questionamentos que você desperta.
    Enquanto o povo brasileiro não enxergar que esses “40 reaus” que vosso Presidente dá não é nenhum favor, e sim somente um paleativo pela incompetência do Estado Brasileiro, o Brasil infelizmente estará apenas formando um bando de preguiçosos e analfabetos( funcional e político, o pior desses dois ), que pegam o dinheiro do “Bolsa Família” e vão beber cachaça, sem sequer se importar com Castelos em Minas Gerais, com a equiparação dos salários do Legislativo, Executivo e Judiciário, onde aqueles canalhas vão receber mais de 24.000 reais por mês. Enquanto que nossa contituição nos prende a um salário de vergonha e de miséria. A popularidade do nosso Ilustríssimo Senhor Presidente se deve justamente a esses programas assistênciais de dar esmola aos pobres, o velho pão e circo, enquanto que o que deveria realmente ser feito era uma política de salvação da Coisa Pública. Onde foi parar a Dignidade da Pessoa Humana ( Fundamento de nossa constituição )? Num corredor de hospital onde cadáveres se misturam com pessoas ainda vivas? Numa escola que sequer confere se seus alunos sabem ler ao terminar o ensino fundamental? Cara, a situação é bem mais grave do que parece ser… Eu dei aula para alunos de 9ª série e os estudantes sequer conseguiam tornar uma fração irredutível. o_O*
    Desculpa pelo desabafo ser tão grande. Obrigado pelo texto e pela oportunidade de me espressar. Mais uma vez parabéns pelo questionamento.


  24. Esse mundo político é podre! E você acha que eles estão (realmente) preocupados com a saúde do povo? Preocupados meeeesmo se tem alguém passando fome? Se existem mais analfabetos do que no ano passado? Pra que se preocupar não é mesmo? Eles já tem suas mansões, seus filhos em escolas pariculares e comem do bom e do melhor… se preocupar com um desempregado com família pra sustentar pra que? Se quem não tem “poder” já é mesquinho, egoísta e individualista, imagine quem Pooooooode!? Bem vindo a realidade chamada planeta terra!

    Abraços
    =]


  25. Desde o tempo de escola segui o seguinte princípio, o primeiro que colocasse a educação em primeiro lugar teria o meu voto. E teve, quando foi candidato a presidente.


  26. Não se pode comparar nossa constituição com a de países de línguas bárbaras… A língua lá é simples, de fácil interpretação… Pegue as constituições de países de línguas derivadas do latim que verá que são enormes tb.. e outra.. Lá os juízes tem autonomia total e graças a deus isso não acontece no Brasil, do jeito que essa porra de país é corrupto toda decisão ia ser comprada…


  27. Tens boas argumentações para um tema pré escolhido rapaz, mas defente tão bem mesmo que o assunto seja determinado no corrente momento? Assuntos aleatórios, esporádicos, chocantes, incisivos, complexos, comuns também são de fácil percepção e resposta para você?
    Se sim, comunique atraves deste comentário sua escolha , se quiser pode fazer um teste para a entrar no meu influente grupo de debate.
    Caso não, favor desconsiderar este.

    ——————————————-

    Sim.


  28. vc explicitou questões profundas da nossa realidade ~ um pouco revoltado, mas com muita atitude !


  29. Se o projeto for aprovado, será ótimo. Porém, não sei quais aloprados cometeriam tal “loucura”. Ou será que Cristovam Buarque também é louco?!?!?

    Abs

    Marcus, Criativo de Galochas


  30. Só uma dúvida. Esse projeto parece ser de 2007, e pelo que dei uma olhada, não parece estar sendo considerado/votado/seja lá o que tenha que ser feito…. será que pode virar lei isso mesmo?? ou seria somente fogo de palha??

    —————————————————

    Não há a menor possibilidade de virar lei. O Cristovam só fez para dar um tapa na cara da politicagem.


  31. Quanto ao Art. 7º, IV, só gostaria de dizer que uma vez já pensei como vc. Numa primeira análise, parece o cúmulo do ridículo um dispositivo como este diante da realidade brasileira. Contudo, devemos nos lembrar que nem todas as normas previstas na Constituição são auto-executáveis. Esta, por exemplo, é um típico caso da chamada “norma programática”, que, se não garante de fato um salário mínimo decente, ao menos IMPEDE que o legislador ordinário regulamente o salário mínimo aquém do previsto constitucionalmente. Até por isso que se enquadra no rol de direitos e garantias FUNDAMENTAIS.

    No mais, jamais imaginaria que uma consulta despretenciosa ao Jacaré Banguela faria com que eu queimasse alguns neurônios…achei o link lá.

    Abs!

    ————————————————–

    Você se acomodou à idéia e ligou o “ah, dane-se, não tem jeito”.

    Não perca seu questionamento aos absurdos.


  32. Concordo em partes.
    Mesmo que o voto não fosse obrigatório, acredito que, parte das classes ignorantes iriam as urnas, sim, porque o direito de campanha dá aos candidatos a opção de “comprar” essa classe, com cestas básicas, promessas de bolsa – qualquer – coisa, programa leve – isso, leve – aquilo, bilhete de condução para ficar parado 3 ou 4 horas parados no trânsito em dia de inundação etc. e sem o precioso voto deles, não há os benefícios prometidos, creio que muitos iriam para segurar o seu “prêmio” e o seu candidato do coração.

    Um Cristovam Buarque seria eleito na minha opinião, se a conscientização fosse da maioria, não tenho esses dados, mas temos um barbudo que oferece “40 reau” pras famílias pobres todo mês como presidente, que pode servir como base para análise… haveria uma diminuição de comparecimento dos eleitores, sem dúvida, mas não sei até que ponto para uma possível reversão, pois os candidatos iriam investir em artimanhas para angariar votos, como já fazem, afinal, a mamata é boa.

    Você tem um outro ponto de vista sobre isso?

    ——————————————–

    Aline, você está pensando com muito imediatismo. É claro que inicialmente a situação não mudaria tanto, mas a médio e longo prazo, este país mudaria bastante só pela não obrigatoriedade do voto.


  33. Simplesmente PERFEITO…..

    Cara sou assinante do seu feed, vejo poucos textos seus, mas sempre quando você sente e foca algo sai coisa bom.

    Tu é bom.


  34. Bom… se estão descontentes, então façam alguma coisa.. oras.. ¬¬

    A maioria do povo brasileiro só sabe taxar, comentar, e reclamar.. mas na hora de se unir e ir a luta, TODOS tem uma desculpa na ponta da lingua.

    Nesse aspecto todos nós deviamos ser iguais aos nossos hermanos, que vão la UNIDOS, nem sempre vencem as batalhas, mas pelo menos não fogem a luta.

    ————————————————

    E você está me vendo de braços cruzados?


  35. “Eu estou cursando Direito e garanto, não é para defender e fingir que está tudo certo somente para poder somar uns trocados a mais utilizando do que está errado.”

    Aconselho você a deixar de escrever textinhos revoltados típicos de estudantes de história/filosofia e aproveitar pra utilizar seu pretenso conhecimento jurídico pra fornecer dados corretos ao invés de desinformar. A problemática em torno do poder normativo do Preâmbulo Constitucional está há tempos arrefecida em função da interpretação dada pelo STF, ungida pela tese da irrelevância jurídica. O texto preambular pertence aos domínios da retórica e política, não possuindo qualquer força positiva, o que desconstrói em absoluto o suposto desrespeito.
    Quanto à questão do salário mínimo, obviamente a Constituição não é perfeita, como pretendido acima, mas certamente não é o fato do não-cumprimento de suas instituições e diretrizes que implicam sua falibilidade. É uma falácia lógica bem evidente: não é porque posso quebrar a cabeça de alguém com uma cadeira que posso taxá-la de imperfeita ou defeituosa. Revoltar-se diante da Constituição nos sentido e perspectiva colocados seria o equivalente a culpar a cadeira por homicídio.

    Estudante dos cursos de Filosofia e Direito, e ateu.

    —————————————————-

    Sim, há desrespeito, não interessa se é matéria constitucional ou não, se a introdução à constituição afirma a proteção por Deus, há desrespeito e ponto final, campeão, você pode utilizar quantas palavras do dicionário quiser, não irá sair do zero no que diz respeito a isso.

    Obrigado pelo “textinhos revoltados típicos de estudantes de história/filosofia”, mostra que você realmente se incomodou ao ver o sistema que tanto defende ser cuspido por minhas palavras e aplaudido pelos leitores.

    Sinto muito por ter magoado-te tanto. Sugiro terapia.


  36. O que falar?!

    Como acadêmico de Direito e, principalmente, como cidadão brasileiro me senti representado ao ler este texto.

    Obrigado!


  37. Só uma coisa… O SUS não é tão ruim como muitos dizem. Pelo menos aqui no Sul do Brasil, não faltam medicamentos nem luvas…. As filas existem mas nao são tão longas assim, e ja vieram governantes de outras nacoes aqui para tentar compreender como o SUS consegue ser um sistema do porte que é por apenas 100 $ por mes por habitante. Sou médico e atendo pelo SUS, sim somos mau remunarados e temos que atender a grande demanda, mas para a população é melhor que nada, como nos EUA.

    Garanto que voce nao é usuario do SUS, e soh deve dizer isso pois é isso que passa na TV. Quando tudo funciona bem nao aparece, mas ae um hospital la do RJ tem problemas assim e o pessoal ja generaliza.

    Concluindo, o SUS é bom, mas tem mt pra melhorar ainda.

    abracos

    ——————————————-

    É muito fácil tentar falar da minha vida sem conhecê-la.

    Você sabe quantas vezes eu passei em frente a hospitais públicos? Sabe quantas vezes passo todo dia ao lado deles? Você conhece meu cotidiano?

    Pois é. Dizer que a coisa é bonitinha morando no Sul é fácil, quero ver vir atender pelo SUS aqui no centro do Rio de Janeiro. Aí sim, quero ver você repetir a frase: “O SUS é bom”.


  38. Hm, recebi um email falando dessa proposta em uma lista de discussão que participo. Vou copiar e colar a minha resposta de lá, aqui.

    ————————————————————–

    Realmente muito interessante.

    Mas acho que infelizmente não vai funcionar. Eis a minha opinião:
    O projeto visa fazer os políticos matricularem seus filhos em Escolas públicas. Certo.

    Mas por que eles já não fazem isso atualmente? Porque no geral a qualidade das Escolas públicas é pior que a das particulares.

    E por que as Escolas públicas, no geral, são tão ruins? Porque investimos pouco em Educação. Mas acima de tudo, eu acho que o pouco que investimos parece não chegar ao destino correto.

    Hm… Por que o dinheiro destinado à Educação não é integralmente aplicado na Educação? Porque ele é desviado, ou então muiiito mal aplicado. Mas ficarei com a opção mais comum: ele é desviado.

    Por que ele é desviado? Por que os políticos são corruptos. Óbvio, não só os políticos. Eles são apenas uma amostra da população. Temos corrupção também na polícia, na justiça, nas empresas, em todo lugar. Generalizando: nós brasileiros somos corruptos. É o velho “jeitinho brasileiro”. A Lei de Gérson. A fila na escola. A propina na blitz. É receber troco a mais do padeiro, não devolver, e sair feliz da vida por ter passado a perna em alguém. Infelizmente a maioria da população pensa e age assim.

    Claro, não é só no Brasil que existe corrupção. Nenhum lugar está isento. Afinal, corrupção é inerente ao homem. Mas por algum motivo, as estatísticas apontam que lá tem MUIIIITO MAIS corrupção se comparado com vários outros países. Isso não podemos negar. Realmente “somos” um povo onde a corrupção faz parte da nossa cultura.

    Ok, assumindo a hipótese de que esse projeto realmente seja aprovado (será? espero muito que sim, mas acho que a probabilidade é pequena), tem a questão importantíssima da fiscalização. O que impede que essa lei não se junte à centenas de outras que estão apenas “no papel”? Claro, em um país cheio de corrupção, a fiscalização também é corrupta.

    Mesmo que a lei seja aprovada, acho que apenas uma minoria irá cumpri-lá. Afinal, a impunidade é enorme. Sabemos que políticos que roubaram milhões dificilmente são cassados (eu disse cassados! presos? muiito raro..), imagine então a punição para aqueles que “simplesmente” colocaram os filhos em escolas particulares. E o que vai ter de menino matriculado em 2 escolas, não vai ser brincadeira.

    Mesmo querendo muito que o projeto siga a diante, acho que ele vai entrar na lista de projetos utópicos (que o povo iria adorar).
    – Filhos de políticos em escolas públicas
    – Família de políticos sem plano de saúde. Afinal, temos um sistema universal de saúde para isso.
    – Quando um político fosse cassado (ou melhor, preso) por desvio de verbas públicas, que o mesmo fosse obrigado a devolver INTEGRALMENTE o valor.

    E um dos meus favoritos:
    – Tirar a capital administrativa de Brasília e mover para uma cidade grande, tipo Rio de Janeiro.

    Fugindo um pouco do assunto do post: dizem que o principal motivo da criação de uma nova cidade para ser a capital administrativa do país foi diminuir a quantidade de protestos e a revolta da população. Principal motivo ou não, infelizmente funcionou muito bem.

    Por exemplo: vamos supor que os parlamentares resolvam mais uma vez aumentar seus salários. Dessa vez em 200%. A população, enfurecida, resolve ir lá no senado e na câmara dos deputados tirar satisfação com os mesmos. Acontece que o centro administrativo foi estrategicamente posicionado em uma cidade que fica a 14h do Rio de Janeiro e a 12h de São Paulo (de carro), as duas cidades mais populosas do Brasil. No meio do nada, Brasília está bem longe da maioria dos brasileiros.

    Mas e o povo que mora em Brasília? Uma grande parte das pessoas de lá “mama nas tetas” do Estado de alguma forma (mais uma vez, generalizando). Esses não tem muito do que reclamar.

    Agora imagine se a capital administrativa fosse São Paulo? Acho que os protestos seriam bem mais comuns, não?
    Aproximadamente 20.000.000 de habitantes na área metropolitana. Gente. Muita gente! Beem pertinho dos políticos.
    Exatamente o que eles não querem…

    É algo a se pensar

    Fernando Brito

    PS: O que disse acima é apenas a minha opinião, e não verdades absolutas.


  39. Dizer que o preâmbulo da Constituição Federal de 1998 é inconstitucional é mera falta de conhecimento jurídico, já que sequer o preâmbulo faz parte da norma técnica, sendo apenas um PREFÁCIO da lei maior.

    Assim, não existe inconstitucionalidade de prefácio de lei, seja ela qual for. O próprio STF já decidiu a respeito disso..

    Porém, é visível que há uma tendência religiosa na estrutura política brasileira, basta lembrarmos de como o País se preparou para recepcionar o Papa Bento XVI.. Questiono: – quais outros líderes religiosos mundiais tem o mesmo tratamento dado ao Papa??..

    ———————————–

    Quantas vezes eu vou ter que dizer que chamar o preâmbulo de inconstitucional foi apenas uma IRONIA?


  40. Finalmente encontrei algum comentário político decente por aí!
    Concordo com tudo, principalmente no que diz respeito ao nosso voto obrigatório.
    É um absurdo termos que obrigar a massa a votar. Aí acontece isso que vemos: uma multidão votando no Zezinho só porque ganhou uma camiseta de brinde. Ou então o Fulano votando em Beltrano porque foi o primeiro santinho que viu jogado na rua em frente à zona eleitoral onde vota, minutos antes de se dirigir à urna.
    E o resultado? Aquilo que já sabemos de cor: uma mula à frente do povo… =/


  41. Que o Brasil é um Estado Laico, não há a menor dúvida.
    Por isso mesmo, a simples referência à um Deus (qualquer Deus) no preâmbulo da CRFB fere profundamente o princípio da laicidade do Brasil. Nesse ponto, temos que concordar.

    Por sua vez, o art. 7º, IV da CRFB refere-se, na verdade, à uma norma expositiva/dispositiva, ou em outras palavras, exemplificativa, tanto que enumera várias funções para o salário mínimo. Diferente do art. 5º, XI, por exemplo, que trata da violação de domicílio, sendo taxativo na proibição do referido ato.
    A mens legis do legislador constituinte, foi criar um rol de finalidades para o salário mínimo, esperando um dia, num momento em que a economia esteja fortalecida, conseguir suprir todas as disposições.

    O senador Cristovam Buarque é um político de extrema capacidade e compromisso com o povo. Arrisco dizer que ele faz parte de um seleto grupo que não comporta mais que 15 ou 20 parlamentares.
    Nas eleições presidenciais de 2006, eu e minha família votamos nele, mas por idealismo ou por falta de oportunidade, ele se lançou por um partido muito fraco (PDT), que naquele momento não teria força suficiente para bater PMDB ou PT.
    Se um dia ele conseguir se lançar por um partido ou coligação mais forte, sem dúvida será o candidato eleito em nosso país.

    Gostaria de dizer que respeito todas as opiniões postadas e que apenas expressei a minha, sem a intenção de causar conflito com qualquer outra pessoa.


  42. Apenas completando…
    Eu queria ver filho de político usando o SUS e freqüentando escola pública.
    Queria ver político morando em regiões metropolitanas, ganhando salário mínimo e dependendo de ônibus.


  43. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    meu voto é seu Cristovam!


  44. Perfeito, seria uma tentativa e esperaríamos os resultados!

    o ruim foi só vc me chamar de Raffael!
    ficou meio estranho…rs

    ——————————————-

    Ops, hahahahaha. Já corrigi, desculpe Aline.


  45. Esse projeto de lei entra em contradição com o principio da liberdade… onde todos dentro do seu poder aquisitivo tem a faculdade de escolher onde seus filhos irão estudar…. num adianta nada tentar melhorar as coisas errando….fazendo uma analogia seria a mesma coisa de uma pessoa pixar um muro escrevendo “não a poluição”… um negocio parecido nos EUA aconteceu a alguns anos atras na auge da guerra do iraque onde o Michael Moore um documentarista foi ao congresso americano pedir o alistamentos dos filhos dos politicos para manda-los para a guerra defender os interesses dos paises…a alma do negocio e boa.. maaaas lah naum funcionou, aqui naum vai funcionar, e em lugar nenhum…


  46. Olha Felipe eu acho que este projeto que voce propõe é capaz de ser aprovado, ja o dos filhos de políticos estudarem em escolas publicas eu tenho certeza que não passa. HAHAHAHA !!!


  47. Cara, eu realmente adoro os seus textos, a forma com que você escreve é genial, mas às vezes, pensar que o que você escreve é verdade eu perco as esperanças nesse Estado, e vejo que realmente não existem soluções simples para problemas complicados, apenas uma revolução mudaria a cara do Brasil…


  48. “Você pode utilizar quantas palavras do dicionário quiser, não irá sair do zero no que diz respeito a isso”
    Perceba a inteligência do seu argumento pegando um dicionário pela primeira vez, e realizando que surpreendentemente todas as palavras que você utilizou se encontram nele.

    “Quantas vezes eu vou ter que dizer que chamar o preâmbulo de inconstitucional foi apenas uma IRONIA?” (pra outro comentário.)
    Depende do quanto você subestima a capacidade intelectual dos leitores deste blog (grupo no qual me incluo por este único post linkado). Já ficou óbvio que você só se deu conta de que estava errado em relação a isso depois dos comentários, inclusive não há nem uma concatenação lógica em que isso poderia se encaixar como ironia propriamente dita.

    “Obrigado pelo “textinhos revoltados típicos de estudantes de história/filosofia”, mostra que você realmente se incomodou ao ver o sistema que tanto defende ser cuspido por minhas palavras e aplaudido pelos leitores. Sinto muito por ter magoado-te tanto. Sugiro terapia.”
    Hahah eu incomodado pela exposição do sistema e aplauso dos fãs? Será que isso faz de você tão único assim em meio a 7 bilhões de macacos revoltados? Nem me importo com o dito “sistema” (termo excessivamente anarco-comunista) pois pertenço à classe média-alta e não me convém, nem dou valor a meia-dúzia de gatos pingados que se insuflam com um pequeno desabafo de um blog, e por último, não defendo de modo peremptório valores que nem eu nem a humanidade conseguiram fundamentar ao longo de 2.700 anos, defesa que conceituo ou como ignorância ou como hipocrisía. Sou a exata medida de minhas convicções.

    ———————————————

    Não. És a exata medida do nojo acomodado que tanto suga este país e impede qualquer tipo de mudança.

    “Nem me importo com o dito “sistema” (termo excessivamente anarco-comunista) pois pertenço à classe média-alta e não me convém”

    Por mim, morra.
    E a discussão acabou.


  49. Felipe, vc sitou esse cidadão “José Temporão” e o absurdo que ele disse ao presidente americano. Agora, pergunta se ele usa o SUS. Queria que tivesse tido uma “lei” como a que vocÊ citou que falasse a mesma coisa com excessão que seria pra saude e não para a educação a obrigatoriedade.
    Parabéns pelo post.


  50. Gostei da matéria… mesmo com gente naum gostando (já q são da classe alta, deixe-nos aqui embaixo, os macacos diferentes, guinchar o quanto quisermos). O Cristovam deveria ser presidente, mas com um Congresso diferente, não estes que aí estão. Com raras execões, são podres. Acho que um tópico como este, somente quem tem que utilizar o sistema educacional público, o sistema único de saúde ou qualquer outra coisa que depende do “favor” da classe política – porque é assim que eles agem, como se fizessem um favor, e sem a mínima vontade – pode realmente falar o que se passa.
    Mas não vou me ater a isso. Pois gente como o ALEXANDRE deveria perder tudo na vida, ter que passar com um salário mínimo durante um ano pra ver como é que a vida realmente é.
    Quanto ao Estado ser laico, realmente não deveria haver nenhuma menção a deidade alguma, ou vcs se esquecem doa Ateus? são minoria, mas existem (não é meu caso). E é uma afronta a qualquer Deus, até mesmo MOLOCH, colocar eles envolvidos com esta b*%#@ que é o nosso país…
    Com a sua permissão, Felipe, vou colocar esta matéria no meu blog, com todos os seus comentários.


  51. “Mas não vou me ater a isso. Pois gente como o ALEXANDRE deveria perder tudo na vida, ter que passar com um salário mínimo durante um ano pra ver como é que a vida realmente é.”
    Por probabilidades, imagino que seu deus não iria gostar de me desejar o mal. Mas assino embaixo de sua predicção: provavelmente eu iria querer lutar por um país mais “justo”, com condições de vida mais “dignas”. O que posso fazer, portanto, é aproveitar. Perceba, a única diferença é que minha hipocrisía está exposta. Que alá te perdoe.

    ——————————————-

    A única diferença é que existem bostas assumidos e bostas ignorantes.

    Eu preferiria ser um bosta ignorante, não foi seu caso.


  52. Critovam para presidente.


  53. O SUS não funciona no Brasil, mas se você analisar como ele realmente deveria funcionar, verá que ele se encaixaria perfeitamente em paises realmente comprometidos


  54. Sobre a inconstitucionalidade contida preâmbulo constitucional. Não, de forma alguma é incostitucional, uma vez que nosso estado é laico mas nao é ateu.

    ————————————–

    Again: IRONIA! Eu sei por A+B que não há inconstitucionalidade de fato, foi apenas uma ironia.

    E não deixa de ser falta de respeito e ética.


  55. Texto cheio de demagia e forçado… Parece que o autor se daria bem como colunista sensacionalista de jornal de meio-dia. è muito mais fácil escrever um texto com palavras “bonitas” do que reclamar seus e direitos como cidadão e cobrar os deveres de seus governantes. Votar consciente e cobrar do seu candidato, alías cobrar de qualquer um porque todos estao lá para elpresenta-lo tendo votado nele ou não.
    Sem falar que a atitude do senador é pura miídia pois de nada iria fazer melhorar a nossa educação, obrigar os políticos brasileiros à colocarem seus filhos em escolas públicas, talvez iria fazer com os colocassem em escolas em outros paises, pago com o dinheiro do contribuinte. Acho o senador cristovam Buarque um bom político mas cheio de seus ” golpes publicitários”. Quanto ao nosso sistema de saúde eu acho ele bom, não é perfeito, longe disso mas, detesto comparações com outros países. Eu como estudante de medicina vejo isso, desconheço outro país que haja uma lista tão grande de remédios a serem distribuidos gratuitamente. Outro país que tenha medicamentos genéricos de boa qualidade e reconhecimento. Ou acompanhamento em casa por agentes de saúde ou cirurgias de redução de stomago ou até mudança de sexo oferecidas pelo sistema de saúde. O Brasil é o único país do mundo no qual o sisteman de saúde é um orgão único. Os Estados Unidos tidos como referencia em qualquer comparação com o Brasil sequer saúde publica decente. Então antres de minimizar o seu pais e magnificar os outros se informe fale da educação, da segurança mas não da saúde. Temos muito, muito mesmo o que melorar mas estamos no caminho. Quanto ao senhor autor procure outras maneiras de melhorar o seus pais, com concientizaçoes relevantes por exemplo. Não apoiando demagogia de um politico. Me vem a cabeça um lema antigo e até antiquado por vou muda-lo: “Brasil, ame-o, MUDE-O ou deixe-o”.

    ———————————————-

    Você não conseguiu enxergar que o único discurso sensacionalista foi o seu?! Se não, desculpe, nem adianta eu me alongar muito.

    Só uma coisa: não fale sobre a vida de uma pessoa que você não conhece e não acompanha as atitudes cotidianas, você pode acabar falando muita bobagem.


  56. A gente blz o brasil eh cheio d problemas..
    mas o brasileiro tem a mania d achar q o pais dele eh um lixo
    poh..gente olha tantos paises em situaçoes bemm piores..
    poh e essa mania q supervalorizaçao do americano tb…
    o SUS da de 10 a 0 em qualquer hospital publico norte americano
    lah se vc nao tem um plano de saude vc nao vai ao hospital..
    pq simplismente nao existe um hospital publico e quando existe pode ter certeza q eh bem pior
    do q o daqui…e o metro o gente o metro dos eua eh um lixoo..e o da europa tb…
    os nossos sao otimos se comparar com os de fora…
    poh o brasil tem muito q crescer…e talz..mas o nosso pais nao eh tao ruim quanto a gente pensa…
    o nosso pais tem um potencial do cacete..soh q ninguem sabe aproveitar..
    vai viver em outro lugar pior..soh assim vai saber valorizar o tem

    ——————————————–

    Pelo seu jeito de escrever e seus argumentos, percebe-se que não há NENHUM tipo de embasamento de conteúdo pra dissertar sobre o tema, somente achismos e pensamentos do tipo: “a gente, po, para aí vai, poxa”.

    Tente dar uma estudada em política e sociedade brasileira, depois reescrava o comentário. Comentar sem de fato ESTUDAR o assunto é como tentar fazer um bolo só com um punhado de leite e um pouco de nescau.


  57. Mais uma coisa…as leis trabalistas sao praticamente inexistente nos EUA…
    lah vc recebe por hr..vc tem meia hr d almoço..q eh descontada do seu salario..
    se vc estiver doente vc nao trabalha..e nao recebe..
    se vc passar um mes quase morrendo no hospitall..simplismente nao vai receber..

    ——————————————-

    Você fala de uma forma tão engraçada que dá a entender que viver no Brasil é melhor que viver num país de primeiro mundo como os Estados Unidos.

    Hahahahahahha, é um nacionalismo que chega a dar dó.


  58. Felipe,
    A gente lê um monte de bobagem pela internet. Agora no seu blog é perceptível uma preocupação política e uma consciência. Parabéns!
    Não concordo ipsis literis com você, porém há alguns o, mdados que precisam ser bem interpretados.
    Até os anos 60, somente uma pequena parcela da população – leia-se a elite – ia à escola. Com a democratização do ensino, mais pessoas começaram a frequentar os colégios e, consequentemente, houve uma massificação dos programas de ensino. Não é preciso recordar que com a ditadura militar a coisa ficou ainda pior.
    Sempre fui aluna de escola pública e, hoje, como professora formada por uma universidade também pública posso te dizer que o grande problema da Educação em nosso país, na minha opinião, é a Educaçao de base. Atualmente, ao invés de se oferecer vagas de ensino de qualidade em todas as instâncias, sejam estas profissionalizantes ou não, nosso país resolveu adotar, como lhe é de costume em todos os âmbitos, medidas paliativas que visa à fabricação de diplomas pensando no mercado de trabalho.
    Não se investe em pesquisa nem em tecnologia! Quem dirá na Educação Básica neste país!!!
    Claro que o problema é político, mas existe uma trama muito complexa que envolve os inúmeros percalços da carreira docente bem como a apatia de jovens e adolescentes que hoje não se interessam pela aprendizagem em si já que a “progressão continuada” lhes garante o ‘diploma’. Acho que tá na hora da gente parar de empurrar o problema só pro Governo que quer ver cidadãos cada vez menos conscientes para ter votos garantidos na urna!!! O povo tem que fazer valer a voz também nas urnas, afinal, veja você que depois do escandâlo Collor nos anos 90 o dito cujo ocupa hoje um cargo de importância.
    E – desculpe-me pelo desabafo e digressão – que muitos morreram na ditadura para lutar pela democracia e a maioria ainda não aprendeu o que é votar!!!

    Panis et circensis brasileiro enquanto houver essa política retrógrada, coronelista e que privilegia os engravatados!!!

    —————————————————-

    Seus pontos argumentados são de fato existentes, não acho que nenhum deles vá de encontro ao conteúdo do post. Concordo com praticamente tudo que você falou.

    Somente o que discordo é a opinião massificada e manipulada a respeito do Collor, esta presente em 99% da população.

    Um dia escreverei sobre um dos maiores presidentes que este país já possuiu, digo um dia pois AINDA não tenho total estrutura de base para discorrer sobre o assunto, em breve terei.


  59. PS: Admiro a coragem e respeito a postura de Cristovam Buarque!
    Deveriam tb fazer um projeto de lei obrigando os políticos a receber durante alguns meses salário mínimo!


  60. Galera, eu num tenho nada com politica e nem apoio ou deixo de apoiar nada, mas o Senador Cristovam Buarque sempre bateu na tecla da educação, desde qdo foi prefeito de Brasília, portanto eu não me espanto com o projeto dele, muito exemplar por sinal !


  61. Bom texto, parabéns pela iniciativa!

    Só uma pequena “crítica”, ou defesa, como quiser: o SUS é o melhor projeto de Saúde Pública do planeta; e isso não é loucura minha, o nosso sistema é de fato o melhor, pois permite acesso a todo e qualquer cidadão – mas infelizmente ainda não foi plenamente colocado em prática. Se todas as diretrizes fossem seguidas corretamente, isso aliado a um orçamento decente (sem “desvios” também, lógico), nossa saúde não enfrentaria tudo isso que se vê hoje.
    Repito, o Sistema não é falho, mas sim a ADMINISTRAÇÃO do Sistema.

    Parabéns mais uma vez pela atitude em mostrar mais um pouco do esgoto que é a nossa Câmara e o nosso Senado e por valorizar aqueles que como Cristovam ainda tentam manter a dignidade dos brasileiros.
    Abs!


  62. Muito bom o texto, muito bom mesmo, Parabéns.


  63. Sou de Brasília, e gosto muito do Cristóvam… Na época que ele foi governador (e não prefeito, como disse o 1o comentários, pq Brasilia NÃO TEM prefeito :P) eu nem sabia o que era política, mas algumas ações criadas por ele ainda repercutem até hoje… Como o bolsa escola (que agora já tá diluido no bolsa família, mas enfim…), a faixa de pedestres (que em brasilia RESPEITAM…) e outras coisas… Acho CLARO que ele criou esse projeto, ciente de que não seria aprovado, maaaaaaaaaas que foi uma ÓTIMA alfinetada, foi… Faço UnB e outro dia um professor meu perguntou quem tinha feito ensino médio em escola pública…. Dos mais de 40 alunos, 2 (DOOOOOOOOOOOIS!) levantaram a mão… Acho isso um ABSURDO! Acho que é preciso algumas iniciativas desse estilo pra ver se eles abrem os olhos…
    Quanto ao SUS, ele REALMENTE em teoria é uma ideia BRILHANTE… Mas é uma utopia… Talvez se as pessoas que estão lá no poder resolvessem parar de pensar somente no seu umbigo e começar a avaliar as necessidades dos outros, o SUS poderia chegar a um nível muito bom. Não é por falta de profissionais… Não sei dados do SUS, mas sobre alimentação escolar, se TODOS os nutricionistas do Brasil trabalhassem para o PNAE ainda assim não supriria a necessidade do programa, MAS, não há vagas, e quando tem vagas o salário é ridiculo… O governo não estimula as pessoas a participarem nem ao menos oferecendo uma remuneração digna… 😛


  64. Oi galera, uma sugestão prum tópico. Pegar a foto de todos os políticos que não querem falar sobre corrupção no CQC (parece que tem culpa no cartório né?) e fazer um mural fixo em todos os blogs e sites famosos. Que tal?


  65. É assustador perceber o apego de pessoas, diante de uma abordagem tão oportuna, a discussões que tem por único objetivo, não sei se desestimular, ou simplesmente, numa demonstração clara de puerilidade, atingir o autor, acusando-o como a alguém que não sabe o que diz. No Brasil, a maior prova de desrespeito à laicidade presente na CF é o proselitismo que impregna todo o ensino e principalmente, o ensino religioso nas escolas. E se alguém mais não percebeu ainda a necessidade de política públicas sólidas para o país, principalmente para a educação, que necessita ser reestruturada desde sua base, por uma reforma que abarque do currículo à sua atual tendência, que tem condenado nossas escolas ao decaimento num tecnicismo medíocre, promovendo o fenômeno do reducionismo da cognição ao simples operacional imediatista, fazendo com que poucos brasileiros sejam capazes de trazer um texto como este do Felipe, de cunho reflexivo e que irrompe de uma subjetividade que denota ao menos indignação. Se ainda há pessoas que acusam uma iniciativa como esta de exposição vazia, típica de alunos de “história/filosofia”, entendemos a causa de todo mês de outubro de anos pares no Brasil, representar apenas uma legitimação de uma ordem vigente, de uma pseudo-democracia; essas pessoas nos fazem compreender o motivo de uma Constituição de mais de 20 anos ser não mais que o ícone de uma hegemonia ideológica, instrumento pensado de um continuum paradoxal absurdo, Estado ditatorial-Estado democrático. Se me importasse em morrer de desgosto, já teria agarrado a mesma corda.

    ————————————–

    Obrigado, Eli, por um dos mais gratificantes elogios que já recebi na vida online.


  66. É apenas uma tentativa de forçar os políticos à focarem-se mais à educação, fazendo com que estes sintam na própria pele os frutos do descaso feito por estes mesmos. Absurdo?! Não, imagine que seja o mesmo que um dono de restaurante não querer que seus filhos comam em seu estabelecimento, isto por que ele, o dono, não produz comida de qualidade. Imagine como seria a comida se os filhos fossem obrigados a comer no restaurante do pai?!

    PS.: ESTA REGRA NÃO SE APLICA AO CASAL DOS NARDONI!!!!


  67. Bacana essa abordagem do blog. Só sugiro ao blogueiro dar uma olhda no documentário Sicko, do Michael Moore, para ver que, apesar dos pesares, (e bote pesares nisso), nosso SUS é anos luz mais civilizado e humano que o famigerado sistema de saude dos EUA. No mais, o blog tá add aos meus favoritos !!


  68. Concordo plenamente com o comentário do Arcelino.
    E pra piorar tem o “livro” de geografia com o Paraguai no lugar do Uruguai….
    A educação que os governantes formados em universidades do estado de São Paulo instauraram é mesmo uma maravilha.


  69. “Você provavelmente já ouviu falar de nosso sistema de saúde pública, aquele em que as emergências dos hospitais possuem 500 doentes para 100 camas”

    Você não deve falar o que não sabe. Aqui nos Estados Unidos não existe nem as 100 camas para os doentes, quem não tem dinheiro aqui se ferra, se você pegar cancer você tem que pagar TUDO o governo não ajuda em nada. Se você pegar uma gripe, virose, DST ou qualquer outra doença você tem que pagar tudo particular e se não tem dinheiro esperar morrer… Pelo menos aí no Brasil eles ajudam algumas pessoas…

    ——————————————————-

    Legal, agora com toda sua sabedoria e inteligência, mostre-me UMA ÚNICA LINHA no texto onde eu fale ALGO sobre o sistema de saúde americano.

    Depois você pode repetir: “não fale do que não sabe”.

    Ou você não reperou que o texto é sobre o Brasil? Não interessa como esteja por aí.


  70. Eu ouvi uma vez na rádio CBN/SP uma excelente alternativa para melhorar os serviços públicos no Brasil: todos as pessoas que ingressarem na carreira pública (do vereador ao presidente) só poderiam utilizar serviços públicos (transporte, hospitais etc.).

    Esta seria uma excelente maneira, não acham?


  71. Alexandre e eli(Ba), eita mininos que fala bunito, eis tem umas pornunça bunita … gostio mutcho!. Mais acho que eis fala muntio difici, ceis podi fala mais faci pra modo di nois intende mio. Ceis que’ um texto doceis publicado no CR ?. Intao ceis pede pro Felipe.


  72. porra, é por causa de posts como este q venho lendo frequentemente seu blog.

    realmente tema muito interessante, mas como sabemos e como vc mesmo citou no texto, a tentativa do Cristovam Buarque será em vao!

    infelizmente! ^^

    flww cara


  73. VALEU CRISTOVAM!

    Obrigado por demostrar a este pais a necessidade de mudança.

    O BRasil será somente um país de primeiro mundo se for movido pela educação.


  74. AMEI ISSU !!!!


  75. Concordo plenamente que a base para o desenvolvimento de uma nação, é sem dúvida, a educação. Só não pactuo da idéia de que o presidente de uma nação, tem que ser exclusivamente um Doutor em educação. Primeiro, porque um governante não tem que entender de todo assunto que envolve o complexo de um mandato, ele age como um articulador. Segundo, porque tenho visto “experts” em educação, como o ex presidente Fernando Henrique Cardoso, que é formado em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP), considerada uma das melhores da América Latina, que esteve no poder por oito anos, e sinceramente, não não vi nada que ele tenha feito pela educação, melhor que o presidente atual. Também acho que o Cristovam Buarque é um dos homens mais bem preparados para a vida pública. Ele não só conhece do assunto EDUCAÇÃO, como também de finanças e problemas sociais. Além dele, na minha opinião, eu destacaria o senador Aloísio Mercadante e o Deputado Federal Ciro Gomes. Quando um desses políticos vai à tribuna, agrega alguma informação útil aos ouvintes. Diferentemente de algumas “raposas velhas” que o assunto é sempre o mesmo: O Governo erra nisso… naquilo…é incompetente, etc e tal. Más que estão há tanto tempo no poder, e nunca demonstraram toda essa “competência” (José Agripino, Mão-Santa, Álvaro Dias, entre outros). Mudando para o cenário internacional, veremos pilíticos com excelente formação acadêmica, que deveriam usar a RAZÃO, em vez da EMOÇÃO, exercerem seus mandatos, como se fossem simples amadores, como é o caso do ex-presidente George W. Busch e do primeito-ministro Britânico Toni Blair.
    Só lembrando: Assino em baixo quanto ao fato do Senador Cristovam ser uma saída para o nosso País.


  76. Estado laico não é sinônimo de estado ateu. O fato de o estado assumir publicamente que leva em conta a existencia de Deus não faz com que esteja implícito que deverá discriminar os ateus quando a constituição diz que o estado é laico, simplesmente define que quem comanda o país é o povo e não Deus sob a forma de alguém “iluminado” que o represente.


  77. Eu sou fã do Cristovam, votei nele nas eleições e só lamento ele num ter ganho, pq educação no Brasil não é prioridade!!
    Eu não só acho que esse projeto devia ser aprovado, como todo funcionário público deveria ser atendido pelo SUS já que ele é considerado modelo de sistema a ser seguido ( de acordo com o nosso ministro), ai sim acho que realmente sendo afetada a pele eu acho que alguma séria mudado no nosso país.


  78. Aqui na Bahia, vc pode ficar tranquilho que não perde o ano, mesmo que fique em três matérias. Se o aluno perder o professor será responsabilizado. Acredite, é a pura verdade.


  79. É por isso mesmo que dna. Marisa, a inútil, mandou seus filhos estudarem num colégio europeu e ainda requereu a cidadania italiana para eles…..


  80. Parabéns, cara. Belíssimo texto.
    Usando as palavras do colega: me sinto representado neste texto, em todas a questões, tanto no apoio ao
    Cristovam quanto no conteúdo revolucionário.

    Semprer deixei claro para as pessoas com quem conversava que é possivel uma mudança no Brasil, somente através de uma revolução.

    Mas, infelizmente, nós somos minorias. É uma pena que uma pessoa como o ALEXANDRE, que, provavelmente, teve uma bela oportunidade de educar-se, pense desta maneira. São pessoas como ele, inertes e ignorantes, que evitam uma mudança neste país.

    Parabéns, Felipe…..

    P.S: Alexandre, evergonhe-se! Pare de ler a Veja.


  81. Votei no Cristovam Buarque para presidente, justamente por ver exatamente isso nele. O único que realmente se preocupa com a educação do povo brasileiro. Ou ao menos é o que demonstra isso abertamente… Uma pena a população preferir levar a sério um sujeito que não sabe conversar direito e virar as costas a alguém que se preocupa com o futuro deles… Que ele se candidate outra vez, e até lá, que o povo abra os olhos e levante as orelhas de burro pra entender o que se passa no país…


  82. As pessoas ficam repetindo as mesmas coisas ( pleonasmo).

    Todo mundo sabe as falhas do Brasil. Sejam no SUS, no sistema educacional, no Carcerário…
    enfim, estratégia do Cristovão foi boa, interessante, fez pensar.

    ipsis literis [ o que é isso?]

    O nosso presidente não é tão bobo assim, estudou na melhor escola que tem… o PT.
    Cá entre nos, ele criou o maior sistema de compra de votos Legal do mundo.! o0
    Pra um cara analfabeto e aleijado!

    Tambem acho que comparaçoes são desnecessarias.. por exemplo [já fazendo uma] na Inglaterra, os vereadores não recebem nada por isso… lá é considerado uma honra ser eleito para representar a sociedade.

    Bacana!
    POr que se gasta tanto em uma eleiçao…por que vale a pena ganhar… e por que vale e pena ganhar… por que algum retorno tem.

    Iniciativa muito boa… Deveriam haver mais blogs assim.
    Toda caminhada começa com um passo. Belo passo Felipe.

    O povo tem o governo que merece.
    Em quem você votou na ultima eleiçao?
    Duvido que você, seja quem estiver lendo, saiba o nome dos tres senadores do seu estado…
    Dos deputados nem falo…
    Dos ministros então…tem um ministerio novo a cada mês.[é o presidente gerando empregos!!!]

    Vamos reclamar juntos…sim vamos… pra quem mesmo?

    O voto precisa ser mais consciente.
    Só contextualizando… Eu sou Policial… se eu para de prender por que a justiça vai soltar vira bagunça… agente sempre te que fazer a nossa parte.
    O Problema é que o BRasileiro quase sempre se omite.

    O SUS ta ruim… tá!
    Votemos em alguem que possa fazer algo pela saúde, não fez… cobremos, não respondeu às nossas cobranças, demitamos.

    Um vereador, prefeito, deputado, senador, presidente. Todos, não passam de funcionarios publicos..
    Ou seja…
    O presidente é seu empregado.
    Se ele não fizer o servisso direito. Demita-o!

    Se o povo se colocar como … A razão do estado existir [na minha opinião]
    O estado não existirá em razão do povo.

    abraços.


  83. Olá Felipe,
    Quero lhe parabenizar pelo excelente texto…
    Saiba que como estudante de Direito e eterna inconformada com a situação do país me alegra ver que alguém, além de mim, consegue enxergar isso…
    Parabéns pelo blog…
    O descobri hoje e já me tornei fã!!!


  84. Cada país tem os governantes que merece!
    Não é somente com a troca dos governantes que se muda uma nação. Para isso, primeiramente precisamos mudar a nossa cultura, a da malandragem, de querer levar sempre a melhor (não importando se vai prejudicar outra pessoa), enfim, de ser ser sempre o “esperto”.
    De que adianta tirar uma pessoa corrupta do cargo se para substitui-lo sobram mais pessoas corruptas?
    Quer fazer revolução? Bela merda! E quem vai governar depois do seu belo golpe? Mais corruptos? O que te leva a pensar que quando tiver poder você será incorruptível?
    Não sei nem porque eu perco meu tempo….


  85. Realmente a educação está péssima. Vejam como o Thyago Pereira escreveu a palavra SERVIÇO no seu post.


  86. Na boa, é só mais uma lei irônica no meio de tantas outras…quando o governo por exemplo, libera cotas para alunos de escola pública, ele mesmo assume que o aluno formado pela sua instituição não é capaz de passar no vestibular….ironias e mais ironias e assim o país vai seguindo.

    ____________________________________________________________________________

    http://kaplosh.blogspot.com


  87. Queria lhe dar uma dica. Coloque um sistema de resposta nos comentários.
    Adoraria mandar uma resposta à arrogância do Alexandre.
    Texto perfeito nada a acrescentar.

    ———————————–

    Vou estudar essa possibilidade sim.


  88. Arcelino. Que bom que vocÊ leu o meu POst. Desculpa… nem vi.
    Ultima forma.


  89. Ignorantes na esfera do direito são assim mesmo.
    Em primeiro lugar o PREÂMBULO da Constituição não possui força normativa, não sendo por isso atingido por controle de constitucionalidade. O preâmbulo representa uma espécie de apresentação da Constituição, nada mais.
    Em segundo lugar, a norma elencada no art. 7º tem caráter programático, ou seja, representa um objetivo a ser sempre perseguido pelo governo.
    Em terceiro lugar, o SUS é um excelente sistema de saúde sim, infinitamente melhor que o americano, nem todos os países desenvolvidos possuem um sistema de saúde com acesso gratuito como o nosso, inclusive os EUA. O que acontece é que o sistema brasileiro é deficitário, não se investe o necessário, no entanto tal fato significa má administração e não falha nas estruturas do sistema.
    E, em último lugar, a proposta do Senador Cristovam tem caráter puramente político, pois chama a atenção dos parlamentares para a situação da educação brasileira.

    Não acho coerente descontar nas normas brasileiras, nem nos projetos de lei apresentados, o sentimento de revolta que está presente em 100% da população brasileira. É bem certo que o salário minimo não é suficiente para atender as necessidades elencadas na CF, também é uma vergonha que a situação da saúde brasileira é um caos. Não discordo desses pontos de forma nenhuma no entanto, antes de sair por ai expondo a nossa revolta, vamos estudar quem realmente é o responsável pela besteira, e não sair falando sem saber as verdadeiras raízes dos problemas.

    ————————————–

    Se você tivesse gasto 2 minutos pra ler os comentários, teria visto que já falei 200 vezes que chamar o preâmbulo de inconstitucional foi uma ironia.

    Em segundo lugar, não me interessa se é programático ou não, nosso artigo sétimo é uma piada perante a realidade do país, ou você é mais um conformado?

    Em terceiro lugar, não me interessa o que está escrito, me interessa a realidade. Nosso sistema de saúde pública é uma piada, é uma imoralidade, uma coisa patética e ridícula. Foda-se o sistema americano, não é a ele que o texto se refere.

    Em quarto lugar, a proposta é uma ironia e ponto final.

    E pra finalizar, para um cidadão que se proclama um altíssimo conhecedor do Direito, chamar a Constituição da República Federativa do Brasil de CF prova o quão pseudo-conhecedor és. Constituição Federal? Que piada. Aprenda mais sobre o tema.


  90. Hmmm, então vc estuda Direito. Está certo, é evidente.
    Mas é claro – não sei se os professores já comentaram isso em aula – que a Constituição é mais um conjunto de normas de dever-ser do que do ser. É óbvio, por exemplo, que todo cidadão tem direito à moradia, mas isso acontece na prática? Não. É uma norma de dever-ser que serve mais para refletir os ideais do Estado do que para aplicá-los na prática. Estes ideais nortearão todos os conflitos/negócios/atos jurídicos que se manifestarem no Judiciário. Isso não quer dizer que eu esteja feliz com nossa atual situação, com a massificação da ignorância em tempos de Bolsa Família – a velha e milenar tática do Pão e Circo.

    Quanto ao SUS: o sistema EM SI é ótimo, sua administração que é péssima. Nos Estados Unidos e em outros países a existência de um sistema de saúde gratuito é tímida. A idéia não é ruim, mas demanda muito dinheiro e competência para organização – é, pois, algo que daria certo em países desenvolvidos, mas não na nossa República da Banana.

    Quanto à Federação Brasileira: estou estudando-a, afinal, para fins de elaboração de um artigo acadêmico. O Brasil É federalista sim! Só se desvia do padrão americano. Nossa federação é “à nossa moda”. Tanto que os MUNICÍPIOS têm certa autonomia (coisa que não é prevista pelo Federalismo em si) – ainda que quase exclusivamente administrativa. Essa autonomia pode ser, inclusive, um empecilho para regiões conurbadas. Os limites à autonomia dos estados e dos municípios são características da Federação brasileira – e não um desvio do sistema em geral, mas é sim, um desvio em relação ao sistema usado pelos Estados Unidos – que, por ter sido a primeira República a adotá-lo, é tido como o original e oficial.

    No mais, devo parabenizá-lo pelo post. Está excelente. 🙂

    ———————————–

    Cristine, você não entendeu.

    Que o Brasil é federalista eu sei. Os EUA são confederalistas, o que difere. Porém, o que eu quis dizer é que chamar a Constituição da República Federativa do Brasil de “Constituição Federal” está absolutamente errado. Infelizmente existem lugares que ensinam ERRADO, mesmo!

    Experimente colocar CF numa prova da EMERJ para ver o zerinho bonito =)


  91. Felipe, parabéns por postar esse topico. Devo concordar com vc em cada palavra que escreveu, inclusive no apoio ao Cristovam Buarque, autor do projeto. Eu estudei em escola pública na época em que ele era governador. Além de termos um ensino de qualidade, sem qualquer recolhimento de taxas extras (O antecessor dele fazia todos darem uma quantia por mês para pagar a merenda), ainda tinhamos um lanche bem feito e de qualidade. Ele só não conseguiu se reeleger porque ele não distribuia lote como o Roriz, enfim, a politica do “me dá, me dá, me dá” sempre fala mais forte.


  92. hein…
    se o Estado é laico prq na maioria dos tribunais vc vê crucifixos nas paredes? decoração?
    repare…
    (não publique…é só pra vc)
    beijos!

    —————————————–

    De fato é um absurdo… ;D

    Mas deixa eu publicar, seu comentário foi pertinente.


  93. bom, se não me engano(e eu sei q não)…nos “vade mecum” da vida os autores tratam a constituição como CF. Vários livros escritos por doutrinadores tbm chamam de CF… Droga, doutrinadores burros e ignorantes…onde encontro o seu livro pra comprar? =)

    —————————————–

    Eu não falaria se não tivesse absoluta e plena certeza de que o termo CF, Constituição Federal, está errado, porém o motivo é longo e complexo para explicar.

    Escreva CF em uma prova de concurso público ou da EMERJ para você ver o resultado.


  94. Bem que poderia haver um PL obrigando os politicos em todos os graus a receberem UM SALARIO MINIMO tambem.


  95. Todo candidato a cargo publico deveria assinar compromisso de,se eleito,não só matricular os filhos em escola publica como utilizar os serviços da saúde oferecidos pelo Estado.haveria com certeza melhora nos serviços.


  96. O termo “inconstitucionalidade” não serve nem como ironia para o preâmbulo. Sendo este apenas um norte interpretativo da CF. O que não se pode aceitar é que o Estado mesmo laico e acatando todas as religiões ostente cricifixos imensos em todas as suas instâncias poder, escondendo suas decisões em termos religiosos. Essas decisões não são jurídicas. São pessoais.

    Quanto ao Senador, mais que um murro na cara de todo o Brasil, é um grande golpe publicitário. Afinal, 2010 é logo ali! 😀


  97. temo ser nós, os maiores culpados… afinal quem são os eleitores?


  98. Muito bom seus comentários sobre o assunto, um tanto cansativo as alegações de todos os outros que afirmam que tanto a CF como o SUS são perfeitos na teoria. Ora, como dizer se dois projetos, um para nação e outro para a saúde pública de um país é ótimo na teoria e reuim na prática, isso sim é que é se esconder atrás do sistema. É a mesma coisa que dizer que o problema não está na ferradura que é quadrada, mas sim na pata do cavalo que é redonda. a nossa CF é ruim sim, não corresponde aos anseios e vontades de nosso povo(democracia), feita por alguns pseudo-intelectuais e vários políticos por todos criticados como Maluf dentre outros, criada numa época de abertura política, em que todos anseavam por ter e garantir um democracia e não projetar um país, por isso afirmar q aquilo é ótimo é no mínimo incoerente, pra não dizer imbecil.

    E não me venham falar q ela é ótima pelos direitos humanos que eu chamo vcs de ursinhos carinhosos.

    Bom artigo, estou recomendando a meus amigos, obrigado pela atenção.


  99. Como tive uma manhã conturbada, resolvi ler o blog um pouco.

    Gostei do “Não interessa que todas as religiões acreditem em um Deus, se o Estado é laico ele também leva em consideração os ateus e, por isso, NÃO DEVE TER A PALAVRA DEUS EM LUGAR NENHUM!”. Foi a melhor.

    De onde tirou isso?
    O Estado ser laico não quer dizer que ele tem que levar em conta os anseios dos ateus em sua atividade normativa.

    Os Estados Unidos são uma Federação. Confederação é outra história: São Estados Soberanos que se “juntam” de alguma maneira. As Unidades Federativas americanas tem autonomia e não soberania. Parecido, mas diferente.

    O fato de a Constituição ser abrangente é porque ela deve ser assim. Ela determina princípios, formas de agir, postulados gerais em sua grande maioria. A parte específica quem cuida é a legislação mais abaixo.

    E você deve saber que o que chega ao STF são causas de natureza Constitucional.
    E como seria a Constituição Americana Felipe? Ela e seus lendários 10 artigos(será que são só esses 10 que são considerados a Constituição?)? Por que será que eles julgam poucos casos? Será que o porquÊ reside no fato de eles poderem se recusar a julgar por achar que a matéria já foi debatida o suficiente, e que em nada acrescentariam? Será que é por que se trata de um outro sistema de direito?
    Ou é porque você quis?

    ————————————————-

    Ok campeão, continue atrás da máscara, defendendo a podridão e fingindo que tudo caminha pra solução. Não vou ficar argumentando com quem sequer questiona a utilização de Deus em questões completamente humanas.


  100. Excelente post, uma pena termos ainda muitos leitores com dificuldades em interpretação de texto, que por exemplo, não sabem identificar uma ou duas “IRONIAS”. Detalhe: “O projeto de lei mais IRONICO da história brasileira” é o título do post. Acorda Brasil.
    Parabéns Felipe.


  101. e eu bato palmas a você, pela paciência com que lida com comentários impertinentes de quem não faz idéia da realidade do nosso país.

    abraços


  102. Ganhará meu próximo voto, seja lá pra que cargo for… Cristóvão Buarque é o cara!!!! E, infelizmente, isso é ironia no país onde vivemos!!!


  103. […] Leia na íntegra vale a pena… Achei a fonte: CLICA PRA VER ZÉ […]


  104. Ei Alexandre:

    Por mim, morra. [2]


  105. Primeiramente quero parabenizar pelo texto.

    Entretanto, com relação à saúde pública o Sistema de Saúde brasileiro é modelo inclusive para diversos locais no mundo, entretanto como a demanda de enfermos é enorme, obviamente não dará conta, como qualquer outro sistema. O saneamento básico precário é somente um dos fatores que fazem com que o Sistema de Saúde brasileiro não dê certo e esteja em colapso.

    Quando a educação concordo plenamente, entretanto o modelo em si já é falido. A forte influência cristã ainda se faz presente nas escolas. Para se falar em educação devemos primeiramente rever o modelo de educação implementado que, na minha opinião já está obsoleto.

    Estou de pleno acordo com relação à questão da laicidade do Estado e a incongruência com o preâmbulo.

    Um grande abraço colega.

    Jean


  106. foda é o projeto pra acabar com a ‘privacidade’ na internet =/


  107. É isso ae..
    vamos apoiar lutar por uma educação no Brasil.
    educação no Brasil já!


  108. Não, Mariana. Nossa constituição não é perfeita. É uma constituição idiota, que acha que ficar detalhando como seria um “mundo ideal” ajuda em alguma coisa, que subverte todas as regras da economia, achando que se vive em um mundo que tudo existe sem esforço nem trabalho.

    Quer uma constituição suscinta, linda e com verdade espírito? Veja a constituição americana, bem menor e menos “detalhada” que a nossa, mas cada linha dela fala mais que 10 artigos da nossa. Uma constituição que entende que somente a sociedade pode prover a si mesma, sem depender do Estado, e que cabe ao Estado apenas assegurar que as pessoas sejam livres para viverem do jeito que bem entende.

    ——————————————

    Obrigado por ser inteligente.


  109. Obrigado pelo texto!
    Santa sutileza do irônico Buarque. O cara é mais sutil do que uma abominável britadeira enfurecida das neves.
    Parabéns a você pela benevolência com que trata os fracos de mente, bem como, aos verborréicos de plantão.
    Fique com Zeus!
    Um abraço!

    Curare


  110. “Ok campeão, continue atrás da máscara, defendendo a podridão e fingindo que tudo caminha pra solução. Não vou ficar argumentando com quem sequer questiona a utilização de Deus em questões completamente humanas”

    Então, muito sábia a atitude de criticar a CF e as leis, e não saber usa-las como motor de transformação social.

    O Ministério Público está aí para agir e proteger o povo, para fazer Termos de Ajustamento de Conduta! A Polícia Federal tem demonstrado o seu valor na figura de Delegados como Protógenes. A Justiça Federal Singular tem juízes do calibre de Fausto de Sanctis e Odilon Ferreira. Não se vendem. E é por algum lugar que as mudanças e as denúncias devem começar. Temos podridão em todos os lugares, mas tornar isso regra e anunciar os fins dos tempos é atitude fraca! O Direito é ferramenta muito importante na sociedade, desde que o operador de direito tenha a sensibilidade de ser um humanista e a capacidade de dialogar com as outras áreas do conhecimento.

    Isso é recorrente com você champz! Só me diga quando você argumentou.
    O que vejo é a atitude de um Ministro do Supremo, quando lhe agrada existe inteligência, quando não, falta sabedoria aos fracos de espirito que só caminham em direção a perdição.

    Eu acho engraçado o tom messiânico que vossa excelência assume.

    E na internet é muito fácil achar adeptos. Filósofos de Orkut estão por todos os lados.

    Você está abalando com o sistema, desvencilhando o povo das verdades estabelecidas. Vai lá, um dia você vira o John Connor, escreve uma constituição com 10 artigos e o mundo ficará melhor.

    Keep the good job! Go on!

    Você tá detonando!

    ————————————————

    Ai, ai……

    Tédio.


  111. Prêambulo inconstitucional?? De que suvaco você tirou isso?
    Vá estudar Constitucional.
    Aproveite e estude sobre a origem da palavra Deus no prêambulo. Quem sabe, você fica mais esperto.

    ————————————–

    Leia os comentários acima, você acabou fazendo papel de bobo, do tipo que opina sem estar informado.

    Que feio, tem gente rindo de você agora. Olha só, a pessoa que lê minha resposta nesse momento está te achando um zé roela que veio tentar me zoar e PLOFT, virou um pataco de bosta.

    E agora? Ó céus.


  112. Só falta agora um projeto que obrigue os políticos e afins a usarem o SUS.
    Aí sim ia ser legal, hehe,


  113. […] Alguns tentam fazer mas são barrados pela falta de caráter de políticos ‘mais influentes’. À alguns dias o blogueiro Felipe Neto, do Controle Remoto, comentou sobre um projeto de lei onde o ex-governador do Distrito Federal e agora Senador, Cristovam Buarque, coloca que todos filhos e dependentes de agentes públicos fossem matriculados em escolas públicas. (clica aqui pra ler o post) […]


  114. Cristovam Buarque tem filhos?

    se realmente ele pensa assim, parabéns para o Cristovam!!


  115. aaa Cristovam para presidente!! 😀


  116. É,mesmo,Rafael A. B. … Tá faltando sistema de resposta,Felipe. =D


  117. Gostei muito!Pois me ajudou a fazer um trabalho muito importante na escola!

    Continue assim!

    Abraço 🙂

    *_*


  118. Felipe, concordo com o que você falou, só que diminuindo um pouco a agressividade e o extremismo.

    O SUS é, EM TEORIA, muito bom, eu digo teoricamente porque o problema não é a sua idéia, mas sua aplicação. O problema é a má administração da idéia e dos recursos. O que faltou, no exemplo que tu deu, foram luvas, macas, enfermarias, tudo isso é apenas e unicamente problema de administração dos recursos.

    O que estou querendo dizer é que o SUS suporta toda a saúde, digo isso porque já vi mandados de segurança com pedido liminar, ações ordinárias com pedido de antecipação de tutela, cautelares e outros, sendo o pedido deferido NO MESMO DIA da autuação, mandando que a União custeie o tratamento.

    Já vi sim pessoas chegando em péssimo estado no hospital e ser atendido de pronto por um médico bem qualificado para tratar com pessoas. Tenho um tio médico no Paraná que realiza cirurgias de reconstrução de membros que são delicadíssimas, pelo SUS. Aqui no ceará, o melhor hospital em se tratando de queimaduras é o IJF (público) você pode ter o plano que tiver, você vai ser levado ao IJF para tratamento porque lá é o melhor. O avô da minha namorada que é Procurador da República aposentado (muito conhecido) tem um plano de saúde muito foda, quando ele precisou mesmo do plano, não acharam um hospital particular com vaga, ele foi pra um hospital público porcausa da urgência.

    Estou exemplificando para que não pensemos “porra o SUS é uma merda!”, num é não, o problema é a administração (mais uma vez, os políticos), que não contrata mais médicos, que não compra mais materiais, que não constrói mais enfermarias, a idéia do SUS, o que ele abrange e a qualidade dos serviços, é ótima, o problema é dar o suporte.

    O maior problema é que nós só ficamos sabendo das piores coisas, veiculadas pelos jornais, lógico que os planos de saúde querem que nós fiquemos achando que se não tivermos um plano de saúde, morremos.

    Quanto ao salário mínimo, é uma merda, mas quer saber a maior merda? Políticas de controle de natalidade.

    Vo ti dizer uma coisa, eu sou estagiário, e tirando minha faculdade que é particular, a minha mãe não custeia nada para mim (nem almoço), que ganho um salário mínimo de bolsa, e olha que eu bebo, lancho em shopping, vou a festas e compro roupas, pago o ônibus pro estágio, sem carteira de estudante, e ainda ajudo pagando uma conta de água ou outra de luz.

    Agora, quer saber o que me deixa puto? Um juiz ganhando 20 mil por mês. E nao me venha dizer que ele estudou pra caralho e merece, pq não existe uma pessoa que precise de 20 mil por mês. Isso para falar em cargos públicos, pq não quero falar de empresários.

    Quer outra coisa? As faculdades públicas sendo cursadas por ricos que tiveram oportunidade de pagar os colégios e cursinhos mais competitivos. E ler um comentário de um leitor dizendo que as faculdades públicas vão se acabar porcausa das cotas que vão dar oportunidade a pessoas “semi-analfabetas” me deixa um tanto envergonhado da mentalidade das pessoas.

    Ah e a título meramente de correção, a organização política dos EUA e do Brasil é a mesma: Federação. A gente pensa que só lá os Estados têm Constituição o que lhes dá Autonomia, podendo existir um estado que aceita pena de morte e outro não, mas aqui os Estados também têm Constituição e consequentemente Autonomia, só que a nossa CF amarra as competências, o que faz com que não haja uma discrepancia tão grande quanto lá.

    Em uma confederação os Estados se unem, mas todos continuam possuindo Soberania (e não Autonomia, como aqui), já fiz um trabalho sobre isso em Teoria Geral do Estado e cometi o mesmo vacilo, mas o professor não percebeu.


  119. Desculpe, acabei de ler um comentário (de um cara sem noção, diga-se de passagem) que ele explica o lance da confederação

    E como foi debatido o fato da constituição ser gorda, eu tenho um comentário: ela tem que ser assim. Ora, num paisinho de culturalmente nojento como o nosso, em que o “jeitinho” impera “até” no STF (como se fosse grandes bostas, mas é quem manda no nosso judiciário né..), só colocando as normas em hierarquia MÁXIMA para que não haja MUITO “jeitinho”, vc sabe que eu disse ‘muito’ pq temos 21 anos de CF e já 57 EC.

    Agora imagine se fosse uma lei ordinária, ou até uma lei complementar, não conseguiu imaginar? tá, da uma olhada na lei 8666, sabemos que licitação é uma maravilha pro poder público né, imagine agora uma Dispensa de licitação (art. 24). Depois olha o CTN só pra ver o jeitinho agindo em LC.

    Ainda tem alguém que acha que nossa CF poderia ser menor? Só com outro povo e, consequentemente, outros políticos.

    Nossa CF num é bonita não, nem perfeita, nossa CF parece um tanque de guerra passeando em uma cidade de interior: ridiculamente absurda, mas, no nosso caso, necessária.


  120. […] Pistola de atirar latinhas de cerveja. Brega: Stafhany – Quem é você.  Post: O projeto de lei mais irônico da história brasileira. Vídeo: Embaralhando fichas de poker. Filmes: Jigsaw é o cara. Game: Wizard Defense. Vídeo: […]


  121. Me desculpe, mas tenho que concordar com a leitora acima que disse que a Constituição é perfeita. É sim. E não são os números de recursos aos Tribunais Superiores (que nem são tantos assim, veja bem, eu disse que os RECURSOS não são tantos) que vão ferir a perfeição da Constituição.
    A prática é que não funciona, isso certamente.
    Concordo com o que você disse sobre o Estado laico, é uma incoerência a menção a Deus no preâmbulo da CF. Não chega a ser ofensa aos ateus (eu sou e não me ofendo), ou inconstitucional mas que é uma incoerência, isso é.
    O melhor é que a nossa CF permite sempre, sobre qualquer ângulo que todos tenham um julgamento justo, sem vícios, com o devido processo legal e duplo grau de jurisdição. Às vezes só em Brasília você consegue o devido processo legal. Confie em mim, quando você estiver atuando você vai presenciar isso. (Sou advogada há 4 anos) Desembargadores muito próximos de escritórios de advocacia, votando a favor dos mesmos, propina, presentinhos de final de ano nas serventias. É necessário um processo ir pra Brasília pra vermos alguma seriedade, pelo menos no RJ.


  122. Hahahaha, eu li quase todos os comentários, e entendi a frustação do Felipe..
    Quero mais é conversar com vc ao invés de discutir a maioria do assunto.
    Eu sou (Graças a Deus), e respeitando os ateus haha, acadêmico em Adm. aqui em Curitiba, estou cursando também para virar ator profissional, tenho 19 anos, e realmente nessa interminável busca, eu acho que achei uma pessoa parecida comigo.
    Não sei se vc se encaixa no meu contexto de pensamento (não no sentido de intelectualidade), mas o de visão da Realidade e Mundo ao nosso redor…realmente vc deixa exposto as idéias do jeito que tem que ser.
    Eu, uma hora, me pûs no seu lugar, imaginando o Sr. lendo algumas respostas indecentes e sem cabimento.
    Fique calmo, como eu e vc e muitos outros aqui sabem, o povo fica atraz da máscara MESMO, e isso não tem como mudar, podem ter o palavriado mais amplo e lindo do MUNDO, mas na hora do ´´Vamo vê“, ninguém quer por suas mãozinhas de Doutor, ou Mestre ou Super Mega Bacharel no problema. Um conselho que eu posso te dar e acho Mesmo que você precisa, é não responder tãão estressadamente os ignorantes que lhe dão aquelas respostinhas ´´Eu to poco me fudendo pra isso“ ou ´´Acho que o SUS é bom“, bom pq a maioria deles tem plano de saúde privado e não dependem muito do SUS, ou moram no Sul e não tem problemas (como eu)..lembre-se que menos de (chutando valor) 2% pensam como nós e nunca JAMAIS entenderão aonde queremos chegar.
    Tiro meu chapéu à você, pois fazia TEMPO que nada nem ninguém me despertava o interesse em ler um assunto tão polêmico, é que na maioria das vezes os autores são MUITO chatos, muito individualistas e deixam idéias jogadas, sem quase nenhum fundamento e base.
    Outra coisa que o ´´povão“ nunca vai entender e vai continuar com a ignorância mútua é de não entender suas ironias quanto aos assuntos, eles não percebem, como eu percebi, que a MELHOR maneira (Isso já foi comprovado) de chamar a atenção e se discutir mais livremente um assunto, é usando a paródia e a comédia para atrair o ´´público“ a dar suas idéias…parece que nos ajuda a pensar mais hehe…

    Mas cara, pow, parabéns pelo seu …digo SEUS textos e comentários(também tiro o chapéu para um ou dois comentários que li ai também que agora não me recordo os autores), com certeza vou querer ler mais tópicos seus, já adicionei aqui pros favoritos, e espero dar risada se vc responder ao meu comentário com alguma piadinha infâme ou sarcasmo negro..vou adorar hahaha..

    Abraços meu querido, sucesso, se um dia puder me adicionar no msn ou algo parecido, eu Adoro, Mesmo, discutir esses tipos de assuntos, gosto de uma mente aberta para todo e qualquer tipo de idéia, assim como a minha é, vc despertou meu interesse na sua mente haha (Sem Baitolagem).

    meu msn é vitaumbr@hotmail.com… Abraços ai \o/ (mal o comentário gigante)


  123. Eee só complementando a minha idéia ali de cima, é o seguinte:

    Na minha opinião, as pessoas que sabem controlar seus argumentos com a Comédia, são as mais bem capacitadas para debater, discutir, persuadir, entre tantos outros verbos utilizados para Exprimir nossas Idéias e levar os outros a crêrem nelas, consequentemente tem uma carga intelectual muito maior do que a de qualquer outra e vai se dar bem na vida… Querem um caso bem simples disso??
    Silvio Santos..o motivo??
    Não está óbivo… 🙂 ??


  124. Droga lembrei de mais uma coisa, hahaha, não quero fazer Spam aqui, é que é impolgação mesmo…

    Mas Felipe, só uma crítica a tudo que vc disse sobre SUS e blablabla e sobre o tema EUA que tantos apontaram em seus coments…

    Antes ter, nem que seja o Lixo mais ESCROTO do mundo, um sistema público que o médico/a ao menos OLHE para vc e fale um Oi, do que a palhaçada Norte-Americana de deixar pessoas de baixa renda virarem cadáveres, cinza, ossos… no meio das valetas das ruas frias e virarem só mais um número nessa absurda gestão Confederalista.


  125. Hoje vivi a prova disso em minha escola, estou na sétima série e entrou uma fanqueira, colorida que tirou nada mais nada menos que 0,1 em Educação Fisica, isso mesmo. Aí escutei de uma amiga que a desculpa era que em seu antigo colégio, em São Paulo, nenhum FDP reprovava só precisava comparecer nas aulas



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: