h1

E se eu fosse uma loira gostosa?

5 de abril de 2009

Existe uma observação peculiar a se fazer quando tratamos de assuntos referentes aos gênios e referências humanas da história, incluindo-se aí o presente. Por que todo ser, reconhecido por suas idéias, visões e interpretações da vida, há de ser feio como um cão molhado?

É curioso analisar determinadas situações. Por exemplo:

E se Leonardo Da Vinci fosse um negro malhado de olhos verdes, será que teria se perpetuado? Imaginem um Hitler loiro de olhos azuis, com cabelos compridos e um sorriso de galã de novela das oito. Ora, pensem só! Um Einstein ao estilo Marlon Brando! Não, são coisas que não se encaixam.

Observando-se historicamente, somente o período grego tinha os pensadores como referência estética. Após isso, praticamente nenhum povo foi agraciado por um gênio (masculino ou feminino) com alta qualidade de beleza. O que, podemos convir, há muitos anos deixou de ser uma questão exatamente relativa. A taxação de que beleza é relativa não passa de uma utopia, muito defendida exatamente por pessoas feias. O bonito é bonito para a esmagadora maioria, já o feio, o é para a mesma referida. Eu disse maioria!

Ok, ok. Nós temos exceções e não poderia deixar de citá-las. Como exemplo principal, posso citar integrantes de bandas musicais. Ou você nunca se deparou com a situação de ver um cidadão feio como um pataco fecal sendo agraciado aos gritos de “Lindo! Casa comigo?!”, muito embora defenda que esse tipo de situação seja mais relacionado ao deslumbre da fama e posição de destaque causado nas meninas ensandecidas e, em maioria, fúteis.

Também há o chamado “estilo”, que por sinal está na moda. “Ele(a) não é lindo(a), mas é estiloso(a) demais” – Johny Depp, por exemplo. Mas, de qualquer forma, não é muito cabível imaginar um genial sociólogo ou filósofo encaixado neste perfil também.

Mas afinal, o que leva a humanidade a taxar pessoas bonitas como instantaneamente providas de menor inteligência e respeitar mais a opinião de um feio?

Tenho uma teoria, baseada na analogia, para a situação presente. Vejamos se faz sentido.

A tendência de admiração a um pensador, passou a ser muito mais aplicada às pessoas velhas. Afinal, vivência e experiência são sinais claros de maior potencialidade à sabedoria. Com a ampliação da expectativa de vida, os jovens caíram cada vez mais no conceito de saber. A “estupidatização” dos jovens tornou-se latente com o advento da tecnologia, que cada vez mais os tirou da leitura, estudo e reflexão da própria existência. Com isso, o primeiro conceito básico para se admirar um sábio, passou a ser a idade.

A banalização tomou conta da juventude que, agora sabendo da expectativa até os 70 anos, passou a tratar os 20 primeiros como pura diversão. Muitos nela persistem até os 30. E, juntamente a esta banalização, veio o separamento social jovem, normalmente medido entre pessoas bonitas, que tornam-se populares e desejadas em seus ambientes, e as feias, que tendem mais a questões  de estudo e reflexão, um isolamento social.

Não preciso ir além, acredito que a analogia tenha ficado clara sobre os caminhos que os grupos trilharão. Bem, ou ao menos é uma possível explicação, a verdade de fato jamais será comprovada, pois provavelmente algum supersticioso dirá que os talentos individuais são totalmente providos por Deus. O que põe por terra toda nossa análise.

No final das contas, somente uma certeza: se eu fosse uma loira peituda de cílios postiços, você provavelmente não estaria mais aqui.

Agora, se eu raspasse a cabeça e me tornasse excêntrico

90 comentários

  1. Hé, muito bem observado.

    Mas deve existir alguma garota bem distribuída (para não dizer gostosa) que tenha feito algo grande na historia, ou algo superior a muita gente ai.

    ——————————————–

    Dizem que Joana D’arc era gostosa.


  2. Eu não creio que a distância entre aparência física e capacidade intelectual tenha cunho genético. Considero uma explicação, não necessariamente plausivel, que as pessoas cuja preocupação principal é o desenvolvimento intelectual, consideram supérfulas as preocupações com a estética, dessa forma, ficam “feias” pela falta de cuidado.


  3. Minha humilde opinião:

    Acho que as pessoas que nascem com uma beleza muito acima da média acabam sendo, desde cedo, acostumadas a ouvir elogios relacionados a estética e a ter sua vaidade estimulada. Isso pode acabar influenciando nos seus valores, porque as pessoas em volta estarão sempre colocando esse aspecto em evidência.

    Por outro lado, acho que as pessoas que tem uma aparência comum, que não se destaca da média, não crescem com esse estigma de beleza e ficam livres para assimilar outros valores. Muitos dos grandes gênios, se formos analisar bem, não são exatamente feios, mas tem uma característica quase unânime entre eles, o total desleixo com a própria aparência.

    Lembro de uma entrevista feita com o Bill Gates uns 15 anos atrás, quando ele ainda era noticiado com um dos novos bilionários da informática. A repórter perguntou pra ele porque, apesar de ser um dos homens mais ricos do mundo, ele não figurava na lista dos 10 mais bem vestidos (na época ele usava óculos com uma das pernas remendada com fita adesiva). Ele deu a resposta mais inteligente possível, dizendo simplesmente que não sabia responder, porque nunca havia tido tempo pra pensar na lista dos 10 mais bem vestidos.

    Ainda, muitas vezes a beleza é resultado de dezenas de tratamentos estéticos, cirúrgicos ou não. É só lembrar das várias fotos do “antes e depois” de celebridades, que circulam pela internet. Acredito que um gênio de verdade nunca se sujeitaria a algo do tipo.

    Conheço algumas pessoas que dedicaram a vida inteira à pesquisa científica e o que percebo é que, independente da beleza exterior, quanto mais estudam, mais se desligam do mundo material e dos dogmas e padrões que regem a sociedade. Acho que o conhecimento acaba abrindo a mente dessas pessoas, meio que libertando-as de coisas “menores” e reservando espaço para grandes projetos.


  4. Finalmente um texto bom! Essa é uma grande verdade, e concordo plenamente com tudo!

    E quem não concorda ou é hipócrita, ou quer aparecer! hahahhahahahhaha

    Vivam as loiras gostosas burras! e morenas, e ruivas…


  5. Eu exatamente nao acho isso, falta de cuidado, para pra pensar na beleza, isso varia de acordo com a pessoa. Um qualquer pode ser bonito , de acordo com o padrao de beleza da sociedade , e pode ser inteligente.Mas é claro que para ser um GÊNIO, existem sacrificios


  6. e= mc²


  7. Muito bom seu texto!

    Só achei a afirmação sobre os gregos um pouco equivocada pois os filósofos gregos eram exemplos de caráter e não necessariamente de estética. A própria palavra grega para belo tinha um significado mais amplo. Em alguns textos de Platão é possível encontrar reflexões sobre a beleza. É interessante notar que a educação dos gregos antigos era voltada não só para o intelecto mas também para a forma física.


  8. é que todo ser humano quer a atenção do grupo de alguma forma. as pessoas bonitas já conseguem essa atenção só sendo bonitas, e as menos bonitas precisam desenvolver outros atributos para se tornarem interessantes. é por isso que temos o fenômeno do “gordinho engraçado”, por exemplo e, claro, do “feioso inteligente”. claro que isso talvez não se aplique aos gênios que você citou, tipo Leonardo DaVinci, já que gênio é tudo meio maluco mesmo, rá.


  9. Bem interessante seu texto. Talvez pelo fato da pessoa sempre estar preocupada só com sua aparência, acaba esquecendo de desenvolver outras qualidades, e com isso, tornando-se fútil. Grande maioria das mulheres extremamente belas, são extremamentes fúteis. Enfim, sempre haverá exceões. Ainda bem. 🙂


  10. Como sempre, Texto muito muito bom, estava sentindo falta já.
    Rir um pouco é sempre bom.

    Parabéééns!!

    PS: Felipe Neto é bonito e inteligente.

    Será que se eu pedir ele casa comigo?


  11. É, essa teoria do isolamento social faz sentido. Os mais desprovidos de beleza costumam se isolar socialmente e, ao invés de caçar mulheres ou senhores por aí, se trancam embaixo de uma penca de livros em casa em busca de outra coisa para ocupar o seu tempo.

    Logo o nerd, de óculos, cheio de espinhas se sai muito melhor na escola do que aquele outro bonitinho que dedicou o sem tempo a ficar conferindo o popô da mariazinha que senta logo a frente dele ao invés de prestar atenção na aula…

    E assim segue a humanidade. =P


  12. chore mais!


  13. o site não é meu, mas baixei esse filme q tem um fundo interessante, acredito q irá gostar.

    qnto a questão do isolamento social, é normal formarem as “panelas” com os grupos parecidos, distanciando os “nerds” dos bonitões.

    sempre haverá pessoas q cabem bem em um e outro, mas via de regra, vc não acha um “rato de laboratório” fazendo aula de jiu jitsu ou karate (ou qndo precisa se defender dos bonitões ele pode acabar entrando ^_^X)


  14. Ser loira, gostosa e ainda inteligente eh demais


  15. em cada época se constrói um patamar de beleza, na frança pré-revolução o grande lance era ser gordinha, basta observar as gravuras da época.
    e a partir do momento em que se estipula um padrao de vida (estética, musical etc.) a pessoa que só quer se inserir socialmente acaba por “aceitar”.
    o principal a se discutir não é ser feio ou não.. deve-se discutir o porque dessa estipulação de regras sociais alienantes.


  16. Se raspasse a cabeça provavelmente os outros deixariam de achar que o sr. é homosexual…
    … ou não! =\


  17. Não consegui me concentrar no texto após ver a foto da loira :O


  18. Meu chefe é feio como um cão molhado @_@

    Ahuahuhauhuahuahuhua

    Fazer o que se vivemos em um mundo de aparências? 😉

    Abração
    =]


  19. Eu não creio que a distância entre aparência física e capacidade intelectual tenha cunho genético. Considero uma explicação, não necessariamente plausivel, que as pessoas cuja preocupação principal é o desenvolvimento intelectual, consideram supérfulas as preocupações com a estética, dessa forma, ficam “feias” pela falta de cuidado. [2]


  20. acho que o ser humano sempre quer se destacar.. os bonitos se destacam “naturalmente”…entaoo sobra pros feios a parte da inteligencia…o pensar, ou seja a loira gostosa já se destaca….ela nao precisa ser inteligente…e também nao da pra ter tudo, aliass se eu tivesse tudo, a vida nao ia ter graça….é legal batalhar pra conquistar o que vc quer…


  21. “Eu não creio que a distância entre aparência física e capacidade intelectual tenha cunho genético. Considero uma explicação, não necessariamente plausivel, que as pessoas cuja preocupação principal é o desenvolvimento intelectual, consideram supérfulas as preocupações com a estética, dessa forma, ficam “feias” pela falta de cuidado.”

    O Ormando tirou as palavras das pontas dos meus dedos, fiquei até assustado quando li o comentário dele, pois é EXATAMENTE o que eu penso. Tá certo que eu não escreveria com tantas palavras difíceis e tal, mas minha opinião é essa.

    Mas o que o Felipe disse também está muito certo, principalmente nas grandes cidades onde a sua aparência é o que te torna popular ou não. Por outro lado, acho até comum encontrarmos pessoas bonitas e inteligentes, porém, bonitas e GENIAIS é realmente algo raro.

    E esse post me fez ver o quando eu sou preconceituoso… A minha resposta para a pergunta “Ela poderia ser referência de sabedoria?” seria um belo NÃO.

    Concordo também que isolamento social seja quase um pré-requesito para se tornar alguém “diferenciado”, no que diz respeito a sabedoria.


  22. “No final das contas, somente uma certeza: se eu fosse uma loira peituda de cílios postiços, você provavelmente não estaria mais aqui.”

    Ou não.

    usahusahusahsuahsuhsuhsausa, brincadeira cara, belo texto.


  23. dois erros de digitação: não é espectativa de vida, mas expectativa de vida. e não é “estupidatização”, mas “estupiditização”. é isso mesmo, eu sou feio… kkkkk

    ———————————————

    Expectativa eu já tinha corrigido, mas o “estupiditização” também está errado, eu usei uma palavra não existente mesmo.
    Bom, pelo menos eu acho, hahahahhaa.


  24. “Eu não creio que a distância entre aparência física e capacidade intelectual tenha cunho genético. Considero uma explicação, não necessariamente plausivel, que as pessoas cuja preocupação principal é o desenvolvimento intelectual, consideram supérfulas as preocupações com a estética, dessa forma, ficam “feias” pela falta de cuidado.” [3]


  25. Vez ou outra tem um “geek” naquele seriado beauty and the geek, que depois que se arruma fica até bem aparentado.

    É como falaram, pessoas mais ligadas ao conteúdo são mais despreocupadas com o social, logo não se importam com a aparência.

    Apesar disso eu tenho alguns exemplos de pessoas inteligentes que são muito bonitas, nenhum GÊNIO, mas tem uns juízes, procuradores, defensores, promotores, sei que não é parametro pra genialidade, mas vc fica de cara em ver uma GATA sendo defensora pública


  26. Algumas considerações sobre beleza/inteligência

    1) pô caras, claro que a joana d’arc era gostosa, afinal de contas, a mila jovovich é uma bela mulher.

    2) bom, contrariando todas as possibilidades, certa vez estava eu rodando no campus de uma certa instituição de ensino superior brasileira, junto com alguns companheiros de sofrimento, quando um deles abordou uma linda morena de cabelos castanhos cacheados (muito linda mesmo!!!) e dialogou durante alguns minutos com ela, após o bate-papo (maldita reforma ortográfica) quando o mesmo retornou à turma, todos os rapazes se alvoroçaram com expressões do tipo “quem é?”, “que curso ela faz?”, “qual república ela mora?”. Foi aí que a resposta do amigo nos deixou mais pálidos que a própria beleza da moça, “ela faz FÍSICA!” exclamou, e complementou “e é uma das melhores da sala”. Tudo bem que os rapazes em questão eram estudantes de ciencia da computação, mesmo que a menina se parecesse com a Hebe Camargo travestida de Dercy Gonçalves, os rapazes ficaríam alvoroçados, mas, tudo bem…

    3) Eu não podia sair daqui sem fazer fazer uma infâme piadinha, bem… eu estou aqui para provar o contrário, que extrema inteligência pode estar aliada a um rosto lindo, e um corpo escultural, pelo menos mamãe axa.

    legal esse texto, muito analítico, faltou um pouco de humor ácido e ironia, mas, ta valendo!!!


  27. caraca este blogger continua um lixo..ainda bem q não visito mais…só fala asneira rapá…se trate e bote na sua cabeça que vc não é inteligente e não sabe de nada…..tsc tsc

    ———————————————–

    Ainda bem que você não visita mais, né?

    Se não, sei lá, você poderia estar comentando pelo blog. Hahahahahahahaha.


  28. Acompanho seu blog a 2 dias e tenho que admitir que concordo com a maioria do que está escrito aqui.
    Muito boa a matéria sobre “beleza” e inteligência. Viva os feios e inteligentes, “é nóis”!


  29. Eu tenho a mesma opinião de alguns comentaristas acima mas, o ponto que eu queria citar são as exceções:

    01. Existem os nerds que vivem isolados a infância toda e se descuidaram da aparência. No entanto, ganharam tanto dinheiro quando adultos que, podem ter a loura, a morena, a ruiva, etc…sem necessariamente ter beleza…..rsrsrsrsrsrs. Do contrário, conheço uma amiga de faculdade que nerd e super bonita. [fala aê Crisão! Se ela um dia for ler aqui…ah! e quase casada, diga-se de passagem para os interessados.]

    02. Mas também têm os que se valorizaram com a beleza e não desfrutam de tanta inteligência. No entanto, souberam aproveitar da mesma para se destacarem, assim como alguns atores ou cantores. Exemplos? O Reynaldo Gianecchini, ouvi dizer, que ele era meio acima do peso na adolescência. A Juliana Knust também tinha o mesmo “problema” que o Gianecchini. O Richie Sambora, guitarrista do Jon Bon Jovi, também se isolou durante muito tempo na adolescência. E todos eles, depois de maduros, tornaram-se detentores de beleza e “pegadores”. Fruto de uma disciplina e, de certa forma, de uma sabedoria para utilizarem da beleza que podiam alcançar para se sobressairem nos talentos pessoais, tocar guitarra ou atuar.

    E agora a exceção do seu texto, que está muito sensacional:

    01. Tem uma parte em que você escreveu “espectativa”…. corrige lá, é “expectativa de vida”. Eu sei o quê é isso. A gente “bitola” tanto pra colocar a idéia no papel (ou na tela) e passa batido em algumas palavras.

    Parabéns pelo texto. Eu sei que você tem que comprar o seu pão do dia-a-dia mas, estava com saudade de um texto bom e não propaganda ou textos sem sentido.

    ————————————————–

    O erro de português já foi corrigido faz tempo 😉


  30. Mais um texto bacana

    tenho 2 colegas excêntricos que raspam o cabelo o.O pq isso será???Preguiça de cuidar???

    Ser gênio e ao mesmo tempo um ícone de beleza parece mesmo ser algo raro(não impossível) muito raro.

    Ter forma e conteúdo já está de bom tamanho…como é seu caso… =P
    É isso ai!

    BjoS

    ps:[insistindo] Casa comigo?..ha e isto não está relacionado ao deslumbre da fama e posição de destaque causado nas meninas ensandecidas e, em maioria, fúteis….não é o meu caso. hahahaha…então..casa comigo?


  31. Hey,eu acho o Chaplin bonitinho!xD
    Sabe oq é…É que GERALMENTE os bonitos se destacam pela sua beleza,e sempre comentam:”Puxa,que garoto(a) lindo(a)!”,e acabam conseguindo as coisas por isso.Mas os feios,já que são feios e sabem q são feios,têm que se destacar por outro motivo,que geralmente acaba sendo a inteligência.
    Ou seja:Pra conseguir oq qrem pessoas bonitas desenvolvem o beicinho,enquanto pessoas feias arranjam outro modo pra serem ouvidos.
    Felizmente,existem exceções.Como vc,né, bombrilzinho(1001 utilidades)?!xD
    “Prisca Almeida : April 5th, 2009 às 7:23 pm

    Como sempre, Texto muito muito bom, estava sentindo falta já.
    Rir um pouco é sempre bom.

    Parabéééns!!

    PS: Felipe Neto é bonito e inteligente.

    Será que se eu pedir ele casa comigo?”
    Tsc…Casa nada,Prisca…Já tentei….

    —————————————————–

    Vocês não iriam me querer pra casar, sou muito politicamente incorreto na vida hahahaha


  32. Aaaaah,e o Johnny Depp é lindo.
    Humpf!


  33. Ridiculo. Vira e mexe voce escreve uns textos so pra ouvir essas jovens tolas dizendo que voce e bonito e pedindo pra casar com voce. Vide o texto em que voce enrola, enrola, so pra dizer que nao e veado; agora esse, em que voce enrola, enrola, so pra nao final jogar a isca pra essas meninas cairem feito peixe com fome. Ta precisando se auto-afirmar? Ta carente? Nao forca a barra, cara!

    ———————————————-

    Relaxa cara, toma uma cerveja, cria um blog e escreve seus próprios textos.

    A vida é bela e ninguém te obriga a ler.

    Beijoca.


  34. Sim, a maioria é do modo que citou porem temos exceções por ai.. Exemplo claro disso: Renata Fan. Foi miss brasil, fez faculdade de jornalismo e ainda direito. é inteligente,bonita e tem um otimo emprego.
    Alem dela, na populacao em geral, se voce analisar bem, tem sim mulheres que sao belas e inteligentes. O que acontece é que os Homens ao chegar numa mulher analisam pela beleza ,se é bonita ja se interessam e nem querem saber se tem conteudo ou nao. ja chegam chegando, querendo beijar e deixa de lado o interesse pelo conjunto da pessoa ao todo, a ter uma conversa inteligente e assim poder tem uma conclusao plausivel da pessoa que esta conhecendo.


  35. Ouvi uma teoria ontem mesmo de que pessoas que estão um degrau acima nos patamares da inteligência não se preocupam com a aparência, pois julgam ser fútil.


  36. Depois não entende pq ia sendo atropelado! [http://controleremoto.tv/blog/2009/03/pela-ultima-vez-eu-nao-sou-gay/]
    Acho q “eles” te imaginam assim! 😛


  37. Se você fosse uma loira gostosa, eu não te pegaria.
    Mas você não é… logo, eu vou!
    ;*


  38. Sou Muito Mais uma loira gostosa peituda do que uma velha inteligente 😀


  39. mas uma pra dizer que sim, johnny depp é lindo, nada de só estiloso!

    talvez os talentos individuais sejam totalmente providos por Deus, pq a pessoa ser bonita e inteligente é demais!! =PP


  40. Concordo com o Ormando.

    “Eu não creio que a distância entre aparência física e capacidade intelectual tenha cunho genético. Considero uma explicação, não necessariamente plausivel, que as pessoas cuja preocupação principal é o desenvolvimento intelectual, consideram supérfulas as preocupações com a estética, dessa forma, ficam “feias” pela falta de cuidado.”


  41. Sou loira,(olhos verdes) 1,77, 17 anos (54kg)
    considerada acima do peso pra modelo, isso quer dizer sou magra mas não sou anoréxica, não desisti ainda da careira de modelo porque todos me falam que tenho potencial (ou seja, sou uma loira cílios postiços (não tenho muito seio, mas pretendo por)
    beleza tem muito aver também com o que cada um acha atrativo sexualmente, ou até de como foi crido, esta certo que alguns tipos de “beleza” são considerados belos pra todos… é uma questão de gosto, eu gosto de caras branquinhos magrinhos de olhos claros, alto e nerd^^ (sem espinha), porque pretendo ter filhos com uma genética parecida com a minha, e atração por vocalista de banda é mais uma questão de charme,”sexo Apil”, mas faria sexo com ele só por fazer… e personalidade tbm ajuda muito…
    se não, como tem aqueles feio que pegam todas? (e não por dinheiro)
    e o meu sonhe é trabalhar na aérea de pesquisa de zootecnia, ficar mais de 8h dentro de um laboratório.
    nunca fui boa em língua portuguesa ou inglês, mas matemática, química, física, geo, hist, literatura , artes(eu estudava a fundo os artistas e as tecnicas deles na aula) ,sempre amei…
    sim, seu testo é para a maioria, concordo e gostei de varias coisas
    mas o próprio ser humano é hipócrita e sempre sera, no máximo tentamos esconder isso, mas é a natureza!


  42. Teoria comprovada.

    Afinal, eu sou um gênio.


  43. Análise legal e perceptiva essa tua.

    Há realmente duas coisas que estão ligadas à burrice no mundo de hoje: O fato de uma pessoa ser bonita e que se agrava se é jovem. Só faltou um ponto aí: O dinheiro.

    Se uma pessoa é bonita, jovem e sempre anda com dinheiro, fudeu! As pessoas que olham uma pessoa dessas entrando na faculdade deve pensar: Playbozin de merda, vem pra faculdade só para zuar e pegar as mulheres, enquanto a gente aqui se mata nos estudos.

    É exatamente o que acontece comigo [Tirando a parte do dinheiro ;D].
    Faço Direito, um curso em que, quem faz, em sua maioria (Ainda mais se você estuda no período da noite), são pessoas “mais vividas”, adultas. E sempre que eu vou tirar uma dúvida com o professor, eles falam que eu fico avacalhando a aula. E isso acontece com todos os meus amigos na sala também (Que são da minha idade e boa pinta como eu =]).
    O legal da história é que eles, os “senhores-intelectuais-que-estão-ali-para-aprender-e-não-para-perder-tempo”, atrapalham a aula bem mais com perguntas do que a gente. E na maioria das vezes é pergunta idiota.
    Fico puto com isso. É como se eu num tivesse interessado na aula, como se eu não tivesse o direito de perguntar e eles sim.

    O legal é que deixo isso passar e respondo eles com as minhas notas nas provas [Que quando não dá nada errado, são boas].

    É como se as pessoas bonitas só se preocupassem com as aparências e que os jovens são irresponsáveis que não querem nada com a vida.

    E mulher bonita, hoje em dia, é muito mais gente fina, simpática e engraçada do que mulher feia. [Os tempos mudaram =S]


  44. Sou inteligente e – modéstia a parte – bonito para caralho.

    Tem lugar para eu por uma foto ai?

    ———————————-

    Não, obrigado. Se fosse mulher até rolava. Hahahhahaha


  45. Que venham as gostosas


  46. Belo texto.

    Pensando sobre a mesma questão, agora no viés da teoria de Darwin, a seleção natural.

    Em uma população de Homo sapiens “das cavernas”, quem seria selecionado para reprodução?

    O (a) mais bonito (a) com os melhores dotes físicos (não só na aparência, mas também na força e aglidade) ou os (as) mais inteligentes, que fossem capazes de pensar em soluções para os problemas daquela época (um novo método de caça, por exemplo)?

    Particulamente acho que a seleção natural, em uma população de humanos “primordiais”, favoreceria a média, ou seja, um meio termo entre atributos físicos e intelectuais.

    Também acredito que em um grupo de primatas, um que se sobresaísse em inteligência ou beleza seria praticamente selecionado “negativamente”. o Bonito(a) geraria intrigas e confusões demais no grupo por sempre se conseguir reproduzir e o inteligente não se reproduziria, pois não estaria interessado ou não seria capaz ou não haveria parceiros disponíveis.

    Além disso, na natureza, o ideal, geneticamente, é que haja o “meio-termo”, pois sem variabilidade genética estamos menos sujeitos a nos adaptar as condições do meio.

    Finalmente, um recado para os que estão falando que são bonitos e inteligentes: o que estamos falando é dos gênios (as), as pessoas acima da média, essas realmente, pelo que me lembre, são bem feias.

    E o meu comentário se restringe aos humanos de antigamente, como disse um colega acima, hoje temos o dinheiro.


  47. ainda bem que as bonitas são burras
    imagina aquela mulher maravilhosa, vc querendo comê-la e ela desfilando um rosário filosófico durante duas horas. Oh desespero! e o contrário então,uma mulher inteligente e bonita? vc não conseguiria prestar atc em nada que ela dissesse, por mais importante e interessante que lhe pudesse parecer, vc não tiraria os olhos do decote dela (isso se vc fosse homem). Ah e o seu texto não convence ninguém que vc é inteligente, muito menos bonito
    RAFAEL, a seleção natural human não segue os mesmos padrões dos outros animais porque tem padrões civilizatórios, ou seja, transferência de cultura e normas sociais pras gerações mais jovens. numa caçada por exemplo, mesmo o elemento mais frágil da tribo tinha um papel importante, nem que fosse espantar a caça pros outros cercarem. mesmo porque o numero de elementos nas tribos primitivas sempre foram reduzidos, muitos morriam em caçadas ou disputas com outros grupos. os primeiros casos de monogamia surgem justamente nessa época de nossa evolução, quando se deveria garantir também ao mais fraco a participação na vida social da tribo, ele não podia simplesmente ser excluido como era antes de surgirem os marcos civilizatórios


  48. Ninguém fez a pergunta mais importante relacionada a esse post: Quem é essa loira???????? Puta que pariu!


  49. DESCULPE, MAS VOCÊ ESCREVEU ALGO? EU NÃO VI! ADOREI ESSE POST! CONTINUE ASSIM! VAI LONGE!
    QUER UMA SUGESTÃO: POR QUE NÃO SE PERGUNTAR TAMBÉM, E SE EU FOSSE UMA MORENA GOSTOSA? UMA RUIVA GOSTOSA?


  50. Eu acredito que podemos resumir de maneira mais simples essa questão de beleza x inteligencia. Em ambos os casos, salvo raras excessões providas pelo “trazeiro nascido virado pra lua”, tanto a beleza quanto a inteligencia exigem tempo para serem cultivadas e aumentadas. A menina, pra se manter (ou se tornar) bonita e gostota precisa ir pra academia, cabelereiro, manicure, cirurgião plastico e afins. E isso reduz drasticamente o tempo dedicado a leitura e aquisição de conhecimento. E o inverso é verdade. Se vier a se dedicar a leitura, a aquisição de conhecimento (que no futuro será venerado como inteligencia) não sobra tempo para academias e afins. Por isso é raro você ver um bonito(a) inteligente.


  51. Eu acho que só o fato do bonito ser bonito apenas para a maioria já faz a beleza ser relativa. Afinal, mesmo que a pessoa seja incrivelmente linda pra maior parte da população, vai sempre ter uma boa parcela que não acha ela bonita.
    Eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes eu disse pra algum amigo meu que tal garota era linda e ele me perguntou se eu estava drogado.


  52. Ja li alguns textos seus (que não são tão originais assim)
    Ja que tem espaço para comentar é porque te interessa saber a opinião de quem lê.
    É, você não escreve mal. Apenas poderia deixar a arrogância de lado e ser um pouco mais original. Digo isto porque em muitas partes do seu texto ja encontrei ideias muito iguais à de revistas e livros.
    Bom. Teve gente que comentou sobre as gurias dando em cima.. kk
    É inveja. Se eu tivesse tempo para gastar como você também faria questão de postar minhas fotos mais charmosas para as minas ficarem caidinhas. haha
    Mais uma coisa. Se você realmente quer deixar uma mensagem para quem lê.
    Pelo amor de Deus, deixe uma mensagem sempre positiva e que afaste as pessoas do padrão ridiculo que é a ideia alheia sobre a vida e comportamento de alguém.
    Fora tudo isso: A ideia principal dos textos não são de se jogar fora.
    Mas infelizmente neste lugar eu não volto. Abraço e tudo de bom!


  53. … Se você fosse uma loira gostosa eu teria dado em cima de você quando você pediu meu isqueiro emprestado, anteontem.

    …Hahaha, brinks. Mas você sequer pode reclamar, você não é estranho nem feio, nem bizarro (nada fotogênico, concordo) e tinham um monte de meninas comentando como você era bonitinho e NÃO FOI porque você era palestrante.

    Só queria saber porque as pessoas bonitas acham que não precisam se esforçar para ter algo. Mas isso certamente é um reflexo da cultura que vivemos hoje, muito superflua.


  54. Concordo plenamente.


  55. Johnny Depp é lindo!!!


  56. bem, o que acontece é que pessoas que “nascem” bonitas acabam não sendo estimuladas a desenvolver outras virtudes (inteligência, no caso!)..e vivem apenas de elogios e blá bla´blá…já pessoas “normais” ou nem tão bonitas vão atrás de crescimento pessoal etc…
    é…é mais ou menos isso aí!
    mas não significa que pessoas bonitas sejam, necessariamente, acéfalas!


  57. De cara a gente percebe que tu é inteligente mas também é metido pra caralho.
    Tá de boa cara.


  58. É.. sua teoria é interessante, diferente daquilo que eu ja havia lido.
    Mas também acredito na tese de que a questão tem um caráter social diferente, ainda que também social. Acho coerente dizer que as pessoas belas fisicamente (que pedante.. :p) tem de se esforçar menos para serem aceitas socialmente, enquanto as “menos favorecidas” tem que buscar outras formas de reconhecimento, seja na música, nos esportes, na filosofia, na literatura, etc.
    O caminho inverso também é válido… Aquelas pessoas que nascem com um intelecto favorável, superior à sua aparência física, não precisam de mais artefatos (hmmm… cabelos sedosos e um belo sorriso e.g.) para se destacar, investindo menos em sua aparência… Porque também acredito na teoria de que não existe gente feia… existe gente pobr– que não se cuida 😛

    Muito massa o blog, parabéns!


  59. “No final das contas, somente uma certeza: se eu fosse uma loira peituda de cílios postiços, você provavelmente não estaria mais aqui.”

    kkk, será mesmo?
    eu discordo!


  60. Adoro seus artigos, mas esse aqui eu simplesmente odiei, não vejo o motivo de Modelos serem mais inteligentes que muitos feios, assim dizendo, quando você relaciona uma coisa com a outra não batem, a aparência é uma coisa e a inteligência outra. Só por ser bonito você é burro, fútil? Quem apresentou ignorância nesse caso é você, desculpa ;]

    ——————————————

    Eu prefiro acreditar que você não leu o artigo completo… Porque não entendeste absolutamente nada do que eu disse.


  61. Afff!!!
    Vc leu msm os filósofos gregos?? Não pq pra mim, vc leu sobre os sofistas e a única coisa grega q aprendeu foi a retórica..hahahaha

    PS:A propósito, o Jim Morrison era lindo baby!!! rs


  62. Você é bonito e escreve bem, o que dá a entender que é inteligente. E aí? :T


  63. “E se eu fosse uma loira gostosa?”

    Simples, eu ia querer te pegar. xDD

    Afinal, não toda hora que a gente vê uma guria que escreve um blog de sucesso e ainda é gostosa, falar a verdade, eu não conheço nenhuma, já vi de homens de todo tipo e mulheres fora do padrão de beleza desejado pela maioria.

    E a ultima mudança, em vez de “cara/velho” usaria “linda/querida” no lugar e quando fosse me despedir, em vez de um “falou/abraço/até” seria um “beijo/te amo”

    Então tá… be… err… falou.


  64. Logo, então, desta feita sou 50% genio, principalmente quanto acordo
    Vc salvou mo meu dia, digo, vida…


  65. Na verdade o que influencia mais ainda é no período escolar. Eu tenho uma amiga que lá pra 4º série ela usava óculos e ninguém nem falava com ela direito. Eu falava com ela e tal, depois de uns anos ela nem precisava mais usar óculos e depois de mais alguns anos ela ficou com uns peitões e uma bundona. Mas mesmo estando gostosiinha, com os amigos (tarados) em alta e meio popular, ela ainda se esforça pra caramba nos estudos.
    Existe gente feia, e existe gente pseudo-feia: as que só são feias por causa de óculos, aparelho no dente, e tal, e que é claro um dia não vão mais usar isso.

    Ser um pseudo-feio tem lá suas vantagens na vida e_e’
    E eu sou um hueheuhehuehue…


  66. Se ser feio é sinônimo de inteligência, então meu lugar no hall da fama está guardado. \o/


  67. Felipe,

    Apesar de não acreditar nesta proporção beleza-conhecimento, creio que há um sentido nisso. Explico: As pessoas com maior bagagem intelecual, geralmente são ‘desapegadas’ de valores estéticos, pois têm ‘mais o que fazer’.

    Mas, isso não é uma regra.
    O que acontece no mundo hoje, é que está tudo tão acessível, tão em pauta, tão ‘na rede’, que exatamente por isso, nada, nem ninguém está tão em voga.

    Na época de Da Vinci, o quociente de inteligência da população era praticamente nulo. Por não haver quem ‘concorrentes’ em grande número foi que ele se sobressaiu tanto.

    Hoje, está -quase- todo mundo inteligente, num nível aceitável de intelectualidade. É só por isso que ninguém se sobressai.

    Eu tenho 23 anos, tenho uma bagagem intelectual consideravel em relação à massa (veja bem, falo 5 idiomas, faço projetos de pesquisa autônoma, escrevo, leio absurdamente, etc), e ainda sim, me preocupo bastante com a minha aparência. Onde vou, sou notada e apreciada,´na imensa maioria das vezes, por meu conteúdo externo.

    E ainda denuncio… É por esse tipo de pensamento predeterminado, de que beleza e sabedoria não combinam, que muitas vezes deixamos de dar crédito a pessoas bonitas e com muito conteúdo.

    ..

    —————————————

    Sim, a questão fundamental é esta. O texto é uma crítica ao fato de que muitos não me dão crédito justamente pelo meu visual.
    *


  68. Engraçado… concordo q existe uma certa distância entre beleza e inteligencia (em tempos atuais), mas a gte tem q parar p/ver o q a gte considera como inteligencia! Nó nos questionamos mto sobre beleza, mas n sobre inteligencia.
    Ter conhecimentos sobre estética, cuidados com a pele, saúde, a forma de lidar com as pessoas e manipula-las a ponto de se tornar uma pessoa popular deveria ser vista como uma outra forma de inteligencia! Uma gostosona não manipula apenas pelo corpão, mas pode-se ver q existe todo um jeitinho p/q sigam seus desejos…uma gostosona com um alto senso crítico, provavelmente, terá mais dificuldades em se relacionar do q a gostosona “burra”… Nem todos entendem de medicina, nem tds entendem de mecanica, nem todos entendem de política, nem todos entendem de estetica e nem todos entendem de relacionamentos interpessoais… são saberes diferentes… Não quis ser hipócrita, não. Odeio gte burra! Mas vale a pena pensar nisso…


  69. Faz Muito sentido !


  70. kkkkkkkk

    Euripacaraio!

    Pra vc ver como nossa sociedade é hipócrita.


  71. é simples assim: os feios se esforçam pra compensar

    e os bonitos não precisam se esforçar muito pra nada

    daí a impressão de que os feios são inteligentes e os bonitos são burros….

    isso é um consenso milenar


  72. Acho que em janeiro do ano passado (oiq) rolou na Superinteressante uma matéria que abordava personalidades, e entre os exemplos tinha a “bonitona burra” porque, justamente por ser bonita, nunca precisou pensar muito pra se destacar, era só ser hã… vistosa, e as pessoas já eram legais com ela.

    Life’s like this :s


  73. Queria dizer que descordo de muitas coisas escritas nesse blog (que descobri recentemente) mas que invejo a capacidade de colocar seus pensamentos bem esclarecidos aqui :}
    Acho que pessoas bonitas sempre são mais condicionadas a apenas manterem a beleza, sem precisar pensar muito sobre nada… sem contar que é óbvio que mesmo que um menino seja inteligente, por exemplo, ele não vai ser o mesmo com um amigo do que com uma menina gostosa, só nerds demonstram inteligencia pra meninas gostosas (fail)
    na verdade esse é um assunto muito extenso, mas muito interessante… e eu me sinto muito afetada por ele x) pq as pessoas insistem em baixar o nivel intelectual delas perto de mim (oi sou bonitinha :D) euaiehiahe
    kkk mas as pessoas só fazem o que são programadas pra fazer, nada menos nem nada mais, somos como robôs…
    parabéns pelo blog, de qualquer forma !


  74. Apesar de discordar em certos pontos, concordo com vc plenamente em outros… parabéns por abordar esse tema. Vc lembra o Morpheus do Matrix falando, gostei disso!!! Esqueceu só um ponto por falar das pessoas bonitas q se distacam quando jovens, falar sobre o “Bullyng Reverso”. Se vc viu o CLUBE DA LUTA, quando o Tyler queria destruir algo bonito… bom, valew!!!!


  75. Bom é aquele que nasce normal/feio, na infância investe no intelecto e depois da adolescência aflora como belo/bela.

    Isso sim é uma grande sorte.


  76. No meu caso, veja só, não somente querem que eu seja modelo de superioridade intelectual como também de beleza…sou dermatologista, e muitas vezes me pego sendo grata pelo que vejo no espelho ao longo dos anos, pois é isso que tem me dado credibilidade em meu trabalho, pois, se consigo ser médica, mãe, esposa,cientista e ainda me valer do conhecimento para ficar mais apresentável, é sinal de que sou competente…nem sempre é essa a verdade, pois há colegas menos desprovidas de atrativos que sabem o que fazer em seus pacientes(e vice-versa…).
    Mas é fato que eu não passo um dia sem ouvir que querem ter a pele como a minha, os cabelos como os meus… então, num mundo de tantos contrastes, de “oito ou oitenta”, posso dizer que, para mim, a boa aparência é o chamariz, mas sem a experiência e capacidade intelectual para fazer um trabalho que se destaque dos outros, eu não poderia prosperar no meu meio. Por isso, a espada de Dâmocles paira constantemente sobre minha cabeça: e no dia em que, mais velha, não tiver tantos atrativos?
    Eu, sem pestanejar, trocaria a beleza pela inteligência, em todas as suas formas(Q.I., Q.E.,sensatez, amadurecimento…), pois esta o tempo não desgasta tanto. Mas ainda temo que as pessoas confundam, na minha atividade de trabalho, velhice e declínio de uma beleza que é inerente à juventude, com descuido e perda da capacidade de julgamento do que é melhor para meus pacientes.
    Digo isso porque acredito que há beleza em todas as épocas da vida, mas nem todos pensam assim.

    —————–

    Excelente comentário, Nana.

    No meu caso, é ao contrário. O fato de cuidar de mim mesmo e tentar ficar com uma certa beleza faz com que eu seja alvo de preconceito por parte de um número considerável de pessoas. Aparentemente, para ser escritor e poder refletir sobre a vida, é preciso ser feio. Já sofri um bocado por conta disso.


  77. Humildemente estou te pedindo se poderia publicar seu texto com todos os creditos ou link,como prefiras em meu blog? simplesmente eu ja havia pensado em escrever o mesmo ha tempos,de outro angulo,muitoooooo obrigada, adorei conhecer controle remoto! bjossss

    ———

    Claro, Andrea.


  78. hauhauha eu gosto da tua visão das coisas. Não concordo com quase nada, mas respeito pq vc tem opinião e isso que conta.

    Mas dou risada pra caralho mesmo é lendo os comentários. Sei lá se nego mete o pau por inveja ou algo assim, mas que rende boas risadas isso rende.


  79. É questão de lógica:
    Ou você perde seu tempo indo à academia, ou indo à escola para uma aula extra de fisico-química.
    Ou você gasta seu dinheiro em livros ou em lipoaspiração e silicone.

    Só um verdadeiro milagre de Deus para uma pessoa conseguir fazer tudo isso. Aliás, essa conversa de Deus já ta te afetando, piadinhas sobre a fé e a credulidade dos outros são sempre infames e sem graça.


  80. “Observando-se historicamente, somente o período grego tinha os pensadores como referência estética.”

    Isso não é verdade. Um exemplo é Sócrates, que era baixinho, gordinho e com olhos esbugalhados. O grande trunfo dos gregos (e o que te fez escorregar) é que os gregos cultuavam, sim, a beleza, e por isso esculpiam estátuas de seus grandes homens como se eles fossem perfeitos.

    Isso a gente percebe claramente quando compara com os romanos, que eram o oposto e retratavam a realidade como era, por isso vemos estátuas de imperadores, poetas e filósfos com imperfeições bem retratadas.

    E, sendo assim ou não, eu discordo sobre sua afirmação. Beleza não tem nada a ver com genialidade, inteligência, reconhecimento ou glórias eternas.
    As pessoas bonitas têm maiores tendências à vaidade e aos seus passatempos, por isso criar uma grande obra ou outras coisas que poderiam gravar seus nomes na eternidade não está nos seus planos. Elas estão ocupadas demais curtindo o presente e não têm tempo de modelar o futuro.
    Mas dizer que isso acontece com todos é como dizer que todas as pessoas de baixa renda e filhos de mãe solteira se tornam bandidos.

    No fim, eu simplesmente discordo do seu artigo.
    Mais sorte da próxima vez!


  81. Bem, Rimbaud e Maiakovski eram caras bonitões,mas eram geniais.


  82. O INTELECTO DAS PESSOAS COM INTELIGÊNCIA ACIMA DA MÉDIA, VÊ ESSA BUSCA DA BELEZA COMO FUTILIDADE.

    NÃO HÁ SER HUMANO BONITO OU FEIO, HÁ UM PADRÃO MUTÁVEL.

    NA VERDADE NÃO DEVERIA HAVER DIFERENCIAÇÃO, UMA VEZ QUE TODOS NÓS SOMOS APENAS UM AGLOMERADO DE ÁTOMOS.


  83. Só quero citar que diferentemente de Adolf Hitler e Albert Einstein que sabemos como eram fisicamente, principalmente pelas fotos, Leonardo da Vinci é sempre reportado como sendo um homem alto, forte e bonito!
    Naquele retrato mostrado acima de Leonardo da Vinci, ele já estaria velho e naquela época as pessoas chegavam à velhice mais “castigadas” do que hoje em dia em sua maioria. Sem contar que existem controvérsias se aquele desenho é realmente seu auto-retrato.


  84. boun eu sou uma menina gostoza loira bonita invejada pelas pessoas o povo tem inveja de mim por conta de ser loirinah con o cabelo liso e cachinhos nas pontiinhas do meu cabelo ter a pele morena clára e ser especial
    enfim tenho um corpo muito beme voluido e onde passo chamo atenção de todos todos mechem comigo
    além disos tenho humildade a spessoas converso com todos e passo reto por aquele idiotas num do a minima bola


  85. Eu acho Stephen Hawking bonito. Tenho algum problema? Eu sinceramente o acho. E também há várias grandes cientistas que de fato são bonitos. Acho que não chegam a ser tanto assim, por aqueles que são inteligente acharem fútil a idéia de preocupar-se com sua aparência.


  86. “Dizem que Joana D’arc era gostosa.”

    E quem disse que ela era inteligente? Joana era uma perturbada que quando em transe tomava uma força incrivel e se aproveitaram disso para criar uma lider mulher e convencer o povo a lutar na guerra.


  87. VOCÊ NÃO É UMA LOIRA UMA LOIRA PEITUDA,MAS É MUITO BONITO E MESMO ASSIM EU TÔ LENDO SEU BLOG.


  88. Na verdade existem sim pessoas bonitas e inteligentes mas o fato de serem bonitas fica mais evidente do que o de serem inteligentes então ninguém taxa uma pessoa bonita e inteligente como inteligente e sim como bonita pois esta característica se sobressai, afinal só é preciso ver uma pessoa e já é possível falar sobre sua beleza, para falar sobre sua inteligência é preciso conhece-lá.


  89. Acho q isso não tem nada a ver.
    Dizem que Luiz de Camões era muito Galã.
    A Sharon Stone é famosa por ter um QI de ( acho q eh 150 ) , e estudou em Harvard.


  90. Hey, bem observado mas aí vai uma explicação cientifica de porque o homem tende a achar alguns mais “feios” e mais “bonitos” que sao respectivamente menos atrativos sexualmente e mais atrativos sexualmente. As caracteristicas consideradas ao se avaliar a “beleza” (nivel de atração sexual) são principalmente fatores que dizem respeito a:
    – saúde (dentes brancos, pele macia sem manchas etc),
    – diferença genética (aqui no Brasil por exemplo uma pessoa com olhos azuis e cabelo loiro não e o mais comum, assim tem mais chanche de ter um material genético bem diferente da população local, assim como um negro no alemanha, sem considerar fatores artificiais ou historicos como discriminção ou pintura de cabelo),
    – maior chanche de filhos saudaveis (uma mulher sem seio, ou com um seio muito pequeno nao pode alimentar bem os filhos quando estes nascerem, assim ela não e desejada, ou um homem que e mais forte e pode proteger os filhos e assim e mais desejado).
    Isso considerando somente a Teoria de Darwin.



Deixe um comentário

