h1

Eu sobrevivi à grande epidemia

28 de maio de 2009

gripe-suina1

Quase não se falou em outra coisa durante pelo menos um mês, o incrível hype de sucesso sensacionalista da gripe suína. Mais famosa que os Beatles, mais explosiva que os Rolling Stones, mais pesada que o Ronaldo, mais aterrorizante que o Nazismo e, UAU, mais charlatã que o time do Fluminense. Gripe Suína, o povo realmente acreditou em seu potencial.

Baseando-se no anseio pela desgraça para ter o que falar nos almoços de domingo, o brasileiro parou, aterrorizado, em meio a incrível ameaça da gripe. Praticamente contamos, um por um, cada novo caso constatado da doença e, imediamente, o número de mortos multiplicou-se por cinquenta em nossas mentes controladas por um medo delicioso responsável por quebrar a monotonia da leitura entediante das mesmas ladainhas estúpidas. Não demorou muito para ouvirmos o primeiro paspalho à mesa: “cara, a gripe suína já matou milhares lá no México e nos Estados Unidos”.

É o milagre da multiplicação, onde 95, noventa e cinco, somam-se aos 25 mil mortos anualmente por acidentes de trânsito. Só no Brasil.

gripe-suina

Pânico, receio, pessoas utilizando máscaras em aeroportos nacionais quando a gripe sequer tinha atingido o país, pessoas desmarcando suas viagens para a Europa (?) e Estados Unidos. O valor da passagem para o México caiu 95% e, no final das contas, a única coisa que consigo pensar é: eu sobrevivi à Dengue!

Não venham-me com paspalhices de porcos, eu sobrevivi a TRÊS epidemias de verdade, onde a última, inclusive, teve meu bairro como principal foco (sabe a piadinha? “você mora bem. Bem no foco da dengue”, pois é). O Méier foi assolado por inúmeros casos da doença, esta sim, destruidora por completo. Vi meu irmão jorrando sangue pelo nariz, vi minha mãe hospitalizada a sério, vi meu vizinho praticamente dar adeus, sendo salvo nas últimas. Eu vi, de camarote, o que foi uma doença que, em poucos meses, atingiu 250 mil pessoas e matou mais de 200 APENAS no Rio de Janeiro. Um estado, um pentelho do mundo, com um índice muito mais assustador que essa falsa ameaça aterrorizante global que, no mundo inteiro, infectou 13 mil pessoas.

As notícias desapareceram. Aparentemente, o sensacionalismo perdeu o sentido, ao ponto que as pessoas começaram a fazer as contas. Antes, acompanhava-se o jornal para saber, com medo de verdade, quantas pessoas haviam morrido por dengue naquele dia. Agora, acompanha-se tediosamente para descobrir: “sobe para dez o número de casos da gripe no Brasil – Infectado é do Rio e passa bem”.

Acordem-me quando houver uma ameaça de verdade. Ate lá, a precaução é necessária, mas o medo é descartável. O que me lembra, aliás: recicle seu lixo, ele pode matar mais que a gripe suína. Mas ei! Com essas coisas ninguém se preocupa, afinal… Não dá Ibope.

Anúncios

48 comentários

  1. Caramba, só morreram 95 pessoas com essa gripe? Acho que a mídia (lê-se rede Globo de televisão) me controlou de uma forma extremamente sorrateira…


  2. Otimo texto.. Parabens..=)


  3. Aaah é sempre assim… se não tem uma “doencinha” na moda, qual é a graça?? Até em estações de metrô aqui em São Paulo via-se pessoas de máscar, acredita? Ora, francamente! O medo de morrer e virar espírito de porco foi grande hehehehe

    Mas vem cá, vc mora no Méier? Minha prima tb! =D

    Abração
    =]

    ———————————————–

    É gostosa?


  4. O problema é que a dengue nao é uma pandemia e por isso a midia nao é tao grande assim, ja tiveram muitos casos de pandemia que mataram milhares e talvez seja por isso o medo do povo. (Mas tavam usando mascara em aeroporto eh ? hahaha .. Taaa, as pessoas exageram também)
    Mas tu estais reclamando pq a coisa nao foi mais séria ?! Aqui tiveram que fechar 2 escolas semana passada por causa disso, a noticia foi esquecida praih mas aqui ainda ta tendo alguns casos .. Mas acho q ta controlado, eu espero pelo menos ! 😛


  5. O medo dessa gripe não é descartavel, pois a contaminação é diferente do virus da dengue. Enquanto a dengue é transmitida somente pelo mosquito, a gripe é transmitida pelo ar, o que causa muito mais medo e panico. Imagine uma pessoa contaminada espirrar durante uma partida no clássico FLA / FLU. (Apesar de merecer a piada, eu não a farei)
    Fico feliz por vc e os seus terem vencido esta epidemia que esteve e ainda existe no rio. Foi feito uma avalanche de reportagem sobre isso inclusive com a entrada do exercito para auxiliar oschcáriocas, o absurdo é que mesmo assim ainda existem focos.


  6. Eu vivia dizendo q o problema da gripe era mais social que biológico ou médico.
    Putz, não sei quantos no méxico morreram, mas vai ver a classe a que eles pertenciam. O problema todo é q vc só quer saber mesmo é da desgraça humana. No dia de discutir o trabalho escravo q ainda hj ocorre em fazendas e “industrias” todos queriam saber qts estavam com o virus.

    http://viagemaleatoria.wordpress.com/2009/05/13/quem-sao-os-porcos-da-gripe/


  7. Concordo com vc, tenho inclusive esse msm pensamento sobre essa gripe.
    Minha opiniao é que a midia apenas fala o que da ibope, e o resto é resto.


  8. também não precisa falar como se a gripe suína já tivesse acabado, só o contágio que não está tão rápido quanto se imaginava.

    e se aonde você morava era um dos principais focos de dengue um dos principais culpados são os próprios moradores que deixavam água parada.


  9. Parabéns!!
    É exatamente isso que eu digo todos os dias às pessoas que temem em dizer que “Chegou o fim dos tempos.” hahaha. Estão ligando a Gripe Suína ao Apocalipse!! No entando, tanta gente morre todos os dias com a violência ou acidentes de trânsito. Esse mês aqui em Fortaleza, uma garota da minha Universidade foi baleada na porta da UECE. Morreu a coitada, e não foi a primeira. Sem falar na gripe comum, mata MUITOO!!
    Esse alarde todo é apenas a necessidade de ver a desgraça acontecendo.


  10. eles podiam contar as pessoas que morrem de fome todos os dias!
    Mas isso só é noticia em época de eleição. Por isso eu nem assisto mais telejornal!


  11. Aposto 50 reais que a próxima sensação vai ser a gripe bovina, ou a aids aviária


  12. é mesmo foda, enquanto a dengue mata milhares e ninguém faz nada a tv e toooda a sociedade se foca a uma reportagem de que foram 10 os contaminados, e se você fala, “Só isso?” você ainda é capaz de ser LIXADO ! FFFFFFUUUUU, mas que merda ¬¬


  13. A coisa ficou tão feia, que clientes meus (trabalho com eventos em sítios no Rio de Janeiro) pediram pra não por carne de porco no churrasco, dai tinha que explicar que não havia correlação com gripe suina.
    A mídia abafou a epidemia de dengue no Rio de Janeiro, várias vezes fizeram isso, tive dengue também e certamente é mais alarmante que a gripe suina, mais essa gripe é diferente, ela é importada temos que dar mais e valor e ter mais cuidado hehehehehe


  14. Dengue mata 200 mil só no Rio, gripe suína mata 10 no mundo. Qual é mesmo a epidemia?

    Ótimo texto como sempre 😀


  15. asuhuhasuhuashhauash

    é verdade
    é só uma gripe um pouco mais fortinha, e olhe lá

    O que a mídia não faz com a cabeça das pessoas hoje em dia
    fizeram o mesmo com a gripe aviária
    ainda me lembro das previsões pro mundo inteiro, uma pandemia e blá blá blá

    o sensacionalismo realmente cega as pessoas


  16. Valeu Felipe!Grande post!Finalmente concordo com você em alguma coisa, hahahahahahahaha.
    Mas falou tudo, ficamos nos preocupando com uma POSSÍVEL ameaça enquanto o verdadeiro perigo mora ao lado de nós, naquela caixa d’água abandonada da casa do vizinho…


  17. Também sobrevivi! (é mais fácil dizer quem não se safou)
    E a mídia mais uma vez mostra o seu poder de comover, amedrontar, manipular o povo.
    Mas manipular para o bem eles nunca fazem… apenas para o bem deles.


  18. Ótimo post e espero que tua mãe e teu irmão tenham ficado bem, mas sobre a gripe suína o que aconteceu foi que ela além de ser “contida” rapidamente não foi tão fatal quanto se esperava, mas é verdade que o assunto como muitos outros foi “torcido” até não poder mais pelas emissoras de TV. Mas é aquilo as emissoras não ligam para a verdade do assunto contanto que dê Ibope mesmo que com essa matéria gere pânico.


  19. Ótimo Post!E a mais pura verdade.Dá pra ver claramente como a população é manipulada pela mídia!


  20. Cara acho que nem é a questão do Ibope o “principal”, além disso tem uma questão de classe envolvida nisso, afinal quem é que viaja para México e EUA? Não são os pobres, então para além dos países foco, a gripe suína é uma doença dos ricos por isso tanto alarme e tanto drama.


  21. Poxa cara, você roubou toda a idéia que eu tinha para um post em meu blog! =)

    Somos todos sobreviventes da mídia, cada hora é uma tragédia a mais que vivemos e nem sabemos!!

    Abraço e grande Post!


  22. Textinho fraco dessa vez.

    Claro que a Dengue é uma merda foda. Mas a transmissão é feita somente pelo mosquito, e com um pouco de dedicação da população ela consegue ser contida.

    No caso da gripe suína, é transmitida pelo ar. Fato é que o POTENCIAL destrutivo da gripe é MUITO maior. Se essa gripe estivesse no mesmo estágio da dengue, seria milhares de vezes mais complicada de ser contida e tratada.

    O POTENCIAL é o fator determinante para uma possível pandemia. E a dengue por mais foda que seja, não tem nem 1% do potencial destrutivo da gripe palmeirense.

    ————————————————-

    Analise fatos, não promessas.


  23. imprensa marrom!
    a mídia dá aquilo q o povo pede!
    ¬¬


  24. Hhauhauha, sempre pensei isso xD
    – OhMeoDeols, quantas pessoas já morreram de ‘gripe suína’ no mundo?
    – Nom sei… hãã… Algumas dezenas..
    – Jesuiis! Vou ali comprar uma máscara…
    (Detalhe que a máscara não previne ninguém de pegar a doença, mas tuuudo bem.)
    ——–
    – Quantas pessoas já morreram de malária no mundo?
    – Nom sei… Fica difícil de calcular, sabe. A Cada 30 segundos uma criança morre de malária…
    – Hns…

    hauahuahuah, nem por isso o povo vive de repelente…


  25. É, a galera fica toda preocupada quando a mídia espalha alguma notícia do tipo.
    Sem dúvida a mídia realmente consegue manipular parte da população, mas acredito que de certo modo, isso faz com que as pessoas ja fiquem espertas com possíveis problemas.

    Então acredito que haja o lado bom e o lado ruim.

    O MEDO, como você disse, é mesmo dispensável. =P

    Abraços


  26. Sou viciadão, entro no seu Blog dezenas de vezes por dia esperando postagens, por isso escreve qualquer tranqueira aí.


  27. HAuahuhauhauhau opa, claro que é! Isso é de família =P Mas ela tem namorado hehehe.

    Murilo viciou aqui hein? Cuidado! hahahaha

    Abração
    =]


  28. Caramba Felipe,
    Sensacional.
    Esse sim é um post que esperamos de você.
    Parabéns.


  29. Ótimo post! Sempre achei uma palhaçada o “bafafá” criado sobre essa tal gripe. Ainda bem que por aqui (interior de MG) não houve alarde em relação a ela. O final do post é sensacional!


  30. li não sei onde, “a gripe suína mata 10 pessoas e todo mundo usa máscaras nos aeroportos, a AIDS mata mais de milhões e ninguém usa camisinha”


  31. Muito bom o texto.

    E é a mais pura verdade.

    E a frase que o cara ai de cima postou, é mais verdade ainda:

    “a gripe suína mata 10 pessoas e todo mundo usa máscaras nos aeroportos, a AIDS mata mais de milhões e ninguém usa camisinha”[2]


  32. Cara, já comentei em outro post aqui. Sou professor e há mais ou menos um mês, na hora do intervlo, na sala dos professores, todo mundo comentava sobre a gripe suína e o medo da epidemia e aquelas bobagens que só quem não está ligado no mundo de verdade fala. Pois bem, diante da discussão, comentei exatamente sobre o número de mortos e infectados pela dengue! Pasme: o primeiro a se posicionar contra meu argumento foi um professor de Biologia!!!!!!!!!!!!! Depois dessa,perguntei pra ele quantas pessoas ele conhecia que já tiveram dengue, resposta: “Várias” e gripe suína? resposta: “…” “mas você vai ver daqui a uns meses”. Estou sentado, esperando… (Daqui a alguns meses nem ele vai se lembrar da gripe de quem tem espírito de porco!)

    Belo texto!


  33. sensacionalismo é assim.


  34. Texto maravilhoso! Soube muito bem atrair a atenção do leitor e conseguiu prendê-la ao longo de todo o texto.
    Parabens!


  35. cara você falol até a verdade muitas coisas nesse mundo matão mais que uma gripe e niguém da a minima o IBOPE e oque conta mais né 1


  36. É como dizem,

    “A gripe suina chegou no Brasil…
    …e pegou dengue !”

    Abraços


  37. Já sofri com a piadinha do “você mora bem. Bem no foco da dengue”. Minha cidade, Uberaba – MG, já teve uma grande epidemia de dengue.

    Nem dei crédito pra essa história de “gripe suína”. Mas, curioso mesmo foi ver inúmeras celebridades, inclusive no Brasil, usando a bendita máscara. É fato que muitos gostam de pegar carona ibope.

    Enfim, o último parágrafo do texto diz tudo.

    Abraço!


  38. Muito boa a observação feita.
    Vamos definir, primeiramente, o que são PANDEMIA e EPIDEMIA.

    PANDEMIA – é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.

    EPIDEMIA: Doença que surge num lugar e acomete, simultaneamente, grande número de pessoas; surto de agravamento de uma endemia.

    Vê-se que a diferença é apenas a de que, uma é mais ligeirinha que a outra, mas, ao final, acabam ambas alcançam o mesmo terreno. Interessante é que as pessoas estão preocupadas com uma coisinha dessas que matou apenas 95 no mundo todo. Mas não estão nem aí para:

    11 milhões que morrem anualmente no mundo de alcoolismo. Só na Rússia morrem 90 mil. Segundo a Organização Mundial de Saúde o Alcoolismo é a doença que mais mata no mundo.

    5 milhões morrem de tabagismo.

    25 mil, só no Brasil, morrem de acidentes de transito.

    7,6 milhões morrem de AIDS no mundo anualmente.

    Analizando bemn a PANDEMIA nem chega perto da DENGUE, pela simples razão de que não há remédio para a Dengue, só esperar e torcer para não morrer, mas há remédio para a Gripe Suina. Não há cura para a AIDS. Não há cura para o CANCER, só paliativos.

    Então, chego à seguinte conclusão: O que você escolhe encarar com uma metralhadora nas mãos: 100 homens munidos apenas de paus que vão chegar rápido até você (PANDEMIA), ou, encarar 10 homens com uma metralhadora cada um que vão demorar um pouco mais a chegar? (EPIDEMIA) Eu prefiro a PANDEMIA porque há remédio para ela. Então, vocês da mídia, vão enganar o cacete….eles querem que esqueçamos a CRISE.


  39. viciei sim akimoto, kkkkkkk.
    no começo eu lia, mas não comentava nada. to explorando mais agora


  40. HUAUHAHUAHU eu ja ia comprar uma mascara pra mim só pra botar panico na cidade. a galera tava toda inquieta por causa de dois casos em cuiabá e no final era só gripe comum. Piadinha infâme, morrer por Influenza A e virar espírito de porco. Dá-lhe palmeiras!!! *apanha*.
    Tchau. 😀


  41. […] Brincadeira do selinho 10 curiosas estatísticas sobre o sexo Flagrante de traição no motel Eu sobrevivi à grande epidemia 10 Celebridades que já tiveram suas intimidades expostas na internet Foto na hora errada! Será […]


  42. Realmente, com tantas coisas reais e atuais pra se preocupar, ficam criando caso com algo que nem esta nos ameacando


  43. Eu tinha pensado em ir ao México nesses tempos, aproveitar a baixa dos preços.
    Mas não deu, uma pena.

    Como sempre, povo sem tem o que fazer e aumenta as coisas


  44. Num país que tem a dengue como principal “atrativoooo” quem é que precisa se preocupar com a gripe suína? Ela mata??? A dengue também.


  45. Bom post Felipe. Aliás, essa parece ser a nova estratégia dos “donos do mundo”: nos fazer acreditar que precisamos mais deles do que realmente precisamos. Criar falsos alarmes para, no final, sermos “salvos” por suas maravilhosas intervenções.
    Parabéns.


  46. ótimo texto!


  47. Cara, eu pensei exatamente da mesma forma que você! Quando estava aquele bafafá na mídia de gripe suína, via os números que eram praticamente nada perto da dengue no Brasil, e sempre desconfiei que isso foi mais para ou mudar o assunto da crise economica (só falava nisto), ou vender mais vacina de gripe normal (sim, tinha MUITA gente tomando vacina de gripe normal, para se caso pegasse, ela vir mais fraca)… Excelente texto, tá de parabéns.


  48. “mais charlatã que o time do Fluminense”

    flamenguistinha invejoso –‘



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: