h1

O Brasil não está preparado para a Copa

31 de maio de 2009

copa-do-mundo-20141

Nessa política de pão e circo, raras vezes pudemos presenciar tanto circo. Nem mesmo com Getúlio e suas infinitas táticas minuciosas de distração popular através do futebol, fomos capazes de presenciar tamanha chafurdação do povo em ópio fantasioso. Que tipo de pessoa reclamaria de seu governo quando este traz para o país o Panamericano (os jogos, não o banco), a Copa do Mundo e, quem sabe, as Olimpíadas?

Contudo, uma realidade é clara: o Brasil não está preparado para sediar uma Copa do Mundo. Este fato é nitidamente comprovado por qualquer fã futebolístico acostumado a marcar presença nos estádios brasileiros. O motivo? A corrupção dos ingressos.

Se você acha que poderá assistir a sua seleção, ou a qualquer outra partida da Copa, pense novamente. Maiores são as chances de você conseguir tal proeza no sul da Indonésia do que em seu próprio país. A menos, é claro, que sejas dotado de um imenso potencial financeiro, capaz de pagar as fábulas exorbitantes cobradas pelos ingressos oficiais ou as mais fantasiosas cobradas pelos cambistas. A Copa não é para o povo brasileiro, povinho que se reunirá às portas dos estádios para assistir em telões, tomando sua Skol (3 “é” 5) e preparando o funk para a sequência.

copa-do-mundo-2014

Ainda não se sabe ao certo como será o esquema adotado em 2014 para a venda dos ingressos, mas de uma coisa já sabemos: da porcentagem destinada aos brasileiros a preços populares (esta ridiculamente pequena), a esmagadora maioria será vendida diretamente aos cambistas, agências de turismo e estabelecimentos comerciais, que automaticamente converterão os valores para os milhares de reais ou sorteios (Guanabara que o diga). Você não verá a cor deste ingresso, nem eu, nem qualquer um de nós. A situação é vergonhosa, não há estrutura, não há organização. E nossa polícia, bem, ela de fato sabe como agir neste tipo de caso, descendo o sarrafo em inocentes e jogando spray de pimenta em mulheres e crianças.

Um exemplo claro do despreparo completo do país para um evento de grande porte foi a final da Libertadores 2008, entre Fluminense e LDU. A corrupção foi tanta que, em apenas 4 horas, todos os 68 mil ingressos já estavam esgotados. Para isso acontecer, teriam de vender 5 ingressos a cada 1 segundo. O detalhe é que não houve venda pela internet, somente nos guichês especializados (imaginem, 5 ingressos por segundo).

Este vídeo é a prova clara da situação brasileira e do despreparo do país para um evento como a Copa do Mundo:

http://www.youtube.com/v/jQewS84Sre4&hl=pt-br&fs=1

Além de todos os motivos que levam um cidadão inteligente a ser contra o evento, teremos ainda os gastos públicos focados na construção de estádios de última geração. Dinheiro este que será absurdamente super-faturado para encher mais ainda os bolsos dos safados corruptos, marca característica desta União.

Veremos, como vimos no Panamericano, o dinheiro escoando dos cofres públicos, aos bilhões, em obras depois esquecidas, ou até mesmo dadas! Vide a vergonhosa situação de entregar, completamente de graça, um estádio que custou 280 milhões de reais (do nosso dinheiro) para o Botafogo. Dinheiro esquecido, escoado pelo ralo para encher os olhos de uma população necessitada de entretenimento. Vide também os milhões gastos na arena multiuso e no parque aquático Maria Lenk, completamente abandonados às moscas.

Penso, ou melhor, desespero-me ao imaginar a quantidade de bons projetos que seriam viabilizados com tamanho orçamento público. Esse é o país em que vivemos, a vergonha de governo que temos.

Mas, no final das contas, quem vai ligar? É Copa! É festa! É cerveja! É funk! É zona!

Viva o circo!

Anúncios

76 comentários

  1. Nunca fui fã de futebol e acho isso, em minha opinião, perda de tempo. Digo isso porque vejo vários jovens da cidade onde moro deixar a escola para ir em treinos de futebol e dizer na tv local “que o sonho maior é participar de um campeonato do são paulo (ou qualquer outro time xulé)”. Prefiro me matar estudando do que me matar atrás de uma bola.

    E, realmente, o Brasil não está preparado para a copa não só pelo ingresso como também pela ZONA (perdão pela palavra). Quantas vezes não se vê na TV “estádio lota e gera briga entre torcidas” ou até “números de feridos pela confusão no estádio aumenta”… Se é assim num jogo de COR x SP, imagina copa do mundo. Se vier Alemanha pra cá já vejo tudo: ignorantes chingando-os de nazistas porcos e etc… E não tô fazendo drama nem imaginando coisas, seria surpresa se isso NÃO acontecesse.

    Enfim, ótimo texto. E viva o circo. Porque até Lula tá feliz com a COPA no Brasil. ^^


  2. Para isso acontecer, teriam de vender 1 ingresso a cada 5 segundos. O detalhe é que não houve venda pela internet, somente nos guichês especializados (imaginem, 5 ingressos por segundo)

    naum posta apenas to avisando ^^

    ————————————————–

    Ahn?


  3. O público deve ser elitizado e não poderia ser diferente, infelizmente, já que $$$$ sempre prevalece…

    Eles poderiam muito bem democratizar o acesso aos ingressos limitando a aquisição a três ingressos por pessoas….

    O MPublico poderia fazer algo contra estes malditos….


  4. a brasil realmente não está preparado em sentido algum para a Copa de 2014, entretanto tenho certeza que até lá nosso país terá toda a estrutura no mínimo adequada para o evento, simplesmente porque nem mesmo os mais corruptos querem ver sua galinha dos ovos de ouro ser nomeada eternamente como a que destruiu um evento mundial de maneira ridícula, isso traria consequências negativas enormes. Quanto à corrupção, qual a novidade? Somos algemados por nossas próprias leis para resolver este problema, tem é que chamar o Bin Laden e avisar que existem duas torres fresquinhas em brasilia 🙂


  5. I dreamed a dream in time gone by
    When hopes were high and life worth living,
    I dreamed that love would never die
    I dreamed that God would be forgiving


  6. É lamentável, mas é a mais pura verdade.
    Não estamos preparados, mas os “homens do poder” já devem estar comemorando e já estão pensando no que vão gastar a grana que vão roubar na copa.

    Mas é como eu costumo dizer, não precisamos de justiça, precisamos de punição.
    Não há punição no País. As pessoas fazem o que querem pois todas sabem que não serão punidas.

    Veja o caso do Deputado Fernando Carli Filho. O Assassino preferiu renunciar e perder a imunidade parlamentar. Você acha que ele fez isso por arrependimento e para provar que quer pagar pelo que fez? NÃO! Ele fez isso porque sabe que vai se candidatar e vai se reeleger e com isso vai ganhar nova imunidade parlamentar e vai ficar livre ! Porque o POVO é analfabeto e burro! E a justiça não serve para punir ninguém no nosso País.

    Tudo acaba em samba…pizza…e cerveja !


  7. Eu odeio cerveja. Parece farinha de trigo com água, mas aceito a pizza.


  8. o dinheiro da saúde e da educação será investido no futebol…


  9. “(…) teriam de vender 1 ingresso a cada 5 segundos. O detalhe é que não houve venda pela internet, somente nos guichês especializados (imaginem, 5 ingressos por segundo) (…)”

    Não entendi essa parte, foram 1 ingresso a cada 5 segundos, ou 5 ingressos por segundo? ‘^^

    Pelas contas que fiz aqui o mais próximo é 5 ingressos por segundo mesmo. Vai dar 72 mil ingressos ao final de 4 horas. =P

    Bem, eu até podia falar que acredito que o governo vai mudar esta história para a Copa e blá blá blá, mas seria “hipocrisia nacionalística” (nacio… o que? existe isso? bem, dá pra entender né?) da minha parte…

    Também creio que vai ser o mesmo circo de sempre e eu, que queria assistir pelo menos a um jogo da seleção na copa e no estádio, vou passar em casa assistindo provavelmente na globo que irá comprar o direito de televisionar os jogos. =S

    —————————————————-

    Foram 5 ingressos por segundo. Já corrigi o erro, obrigado por relatar.


  10. Concordar com o texto é inevitável.

    E outra coisa, mesmo que os simples mortais consigam acesso aos jogos, o povo brasileiro(em grande maioria) não tem respeito, não tem educação, não são “humanos”… basta assistir um jogo entre Barcelona X Real Madrid e depois um Corinthians X Palmeiras, a diferença é TOTAL, tanto que não existe tantas ‘divisões’ nos estádios europeus e da gosto de ver a festa que as ambas torcidas proporcionam, ja no Brasil temos lanças, arame farpado e diversos mecanismos para afastar os animais de se baterem por terem opiniões e gostos distintos.

    O Brasil não esta preparado para a Copa…
    …nem o governo e MUITO MENOS a população !

    Abraços


  11. Cara,deixe-me dizer…cheguei ao seu blog por um post sobre os ídolos de esgoto…
    E ao terminar de ler ele,simplesmente fiquei pensativo quanto a alguns tópicos citados.Talvez esse comentário seja apenas poluição no seu blog,mas não encontrei um lugar para agradecimentos e etc…
    Bem,queria dizer que o seu blog é ótimo,e já estou lendo diversos posts aqui

    Parabéns e continue com o ótimo trabalho!!

    p.s:ainda não li esse post XD,depois de ler dou meu parecer


  12. Se não fosse tanta corrupção, seria um bom investimento.
    Você está atraindo turistas, com isso o comércio local aumenta.
    Seria bom se todo esse dinheiro fosse investido em coisas que a população pudesse usar, tipo segurança e coisas do tipo.

    A Copa no Brasil é mais para ajudar a economia local, por mais estranha que seja, do que só para ver os jogos.
    Aqui em São Paulo graças a copa o metro está sendo feito cada vez mais rápido.
    =)


  13. Eu sou fã de automobilismo, e lamentei muito o que o Pan fez, com o já estropiado, Autódromo de Jacarépaguá.

    Imaginem como será o nível de alienação promovida pela mídia. Os nossos políticos vão deitar e rolar, com o “modo canalha” regulado no máximo, e não será publicada nem mesmo uma linha.


  14. Concordar com o texto é inevitável. [2]

    Acreditar facil assim, que o Brasil tem condições de fazer essa copa é um pensamento um tanto inocente demais =/
    Mas da nada, talvez o mundo acabe em 2012 mesmo, do jeito que as coisas dão certo por aqui xP

    Blog muito bom Felipe, grandes textos o/


  15. Concordo com algumas coisas Felipe.

    Que o Brasil consegue transformar um evento fodástico em uma fonte de corrução, isso já não nos é novidade. Que apenas uma minoria privilegiada tem direito de entrada em um evento que atrai o interesse do mundo todo, também é meio que óbvio, mas mesmo assim eu não vejo isso apenas com maus olhos.

    Nossa experiência recente com um grande evento não foi de total maneira ineficaz. Concordo plenamente que o Maria Lenk virou um deserto sem função, e que a arena multiuso não está sendo corretamente explorada, mas agora nós temos essa estrutura, o que falta é boa vontade dos responsáveis para utilizá-lo.
    No caso do Estádio Olímpico, eu vejo que a entrega da concessão para o Botafogo foi algo feito para mantê-lo em uso. É inocência achar que se este estivesse sendo administrado pelo poder público, que ele teria outro uso. Poderia sim, ser melhor administrado por outro clube, mas não pelo governo. E a próposito, tentando enxergar um fio de luz no fim do túnel, o Botafogo pelo menos se mostra um pouco interessado em tornar os setores olímpicos do estádio mais funcional. Tenho certeza de que você sabe disso.
    Agora voltando ao assunto da copa. Conconrdo com muitas coisas que você escreveu, mas eu tento ver o lado positivo da coisa. Vejo um legado que ficará para o país. O morumbi, Mineirão, Beira Rio, Fonte Nova e vários outros estádios serão utilizados pelas torcidas no período pós-copa. Será acessível sim. Hj vemos torcidas do Inter e do São Paulo lotarem seus estádio. E na Bahia então?? Lotam estádio até pra ver jogo de par ou ímpar. Estes estádios serão muito bem aproveitados.
    E não estou sendo seduzido pelo circo que o governo me oferece. Sei que o Brasil tem muitos problemas, muita coisa grotesca que deveria ser prioridade, mas não vejo porque não fazer outras coisas pelo fato de ter outras importantes fedendo debaixo de nossos narizes. Por exemplo: A educação tá uma merda, pq a situação social dos alunos da escola pública está precária, e a polícia não dá conta ou não se interessa em manter a comunidade deste aluno longe das drogas, violência e prostituição. Uma coisa está interligada a outra, e todas devem ser resolvidas, mas não podemos desistir da educação pq a polícia não dá jeito na comunidade. Dessa forma, eu acho que não podemos abdicar da diversão, que é prioridade também, porque nossos governantes não estão afim de colaborar da forma que devia em outros setores de igual ou maior importância.
    E também, não vamos nos esquecer da infra-estrutura que será implantada. Com ou sem superfaturamento, ela estará lá para o uso da população.
    Sei que nossos governantes não tem créditos, mas por isso devemos desistir??? Não podemos perder a esperança que essa merda um dia irá melhorar.
    O Brasil não apenas está preparado para a copa, com ele precisa da copa. Precisamos mostrar para o mundo o que temos, e acima de tudo, precisamos acreditar que somos capazes de melhorar, para um dia, quem sabe, termos um país descente, que esteja preparado para todas as outras coisas.

    ———————————————–

    É mesmo? Então justifique a utilização de 25 BILHÕES DE REAIS só para fazer reformas nos estádios. 2 BILHÕES só no mineirão (sendo que a construção do Engenhão custou 280 milhões).

    Defender isso é como berrar a plenos pulmões: “Eu sou um completo cego e adoro que fodam o povo brasileiro”


  16. “… se pratica uma lavagem cerebral disfarçada com o nome de entretenimento. “


  17. Na copa dos EUA em 94 xingaram o Pelé por não ter apoiado a nossa candidatura para aquela copa, bem fez ele. O que são os estádios brasileiros?? Mijodromos!!No Pan vimos que não há condições!! A Globo já está alienando o povo gado.Espera pra ver em 2014 os pobres brazucas lamentando a falta de organização e de ingressos!! Enfim, é o Brasil!!!!!!!


  18. Pra mim tanto faz, pelo menos dessa vez sabemos como estão roubando o nosso dinheiro.


  19. Boa, Felipe.
    Não tem o que acrescentar,disse tudo. Parabéns pelo post.
    Sou fã de futebol, aliás, de esportes, e acharia formidávela Copa ser em nosso território nacional, mas infelizmente tem tanta coisa a ser feita, a educação ´está como vemos a cada dia, a saúde?vergonha total…Autoridades, o retorno é até bom(nao ha como negar) mas é a longo prazo, fome, doença e educação não esperam.SE LIGUEM.
    Boa Semana


  20. A escolha das sedes já começou mostrando como será essa copa. 4 cidades do NORDESTE escolhidas, enquanto apenas 2 no SUL… Analisando q a escolha DEVERIA ser por critérios TÉCNICOS, como alguém me explica FLORIANÓPOLIS ter perdido para Natal?? A cidade com melhor IDH do Brasil, eleita pelo The New York Times como uma dos melhores destinos turísticis do mundo, sediou nesse ano o WTTC e a construção da arena florianópolis seria com 100% recursos privados. Talvez esse seja o problema, não vai ter dinheiro público no meio…

    Concordo q a minha cidade não é perfeita, quem já veio para cá sabe que nosso aeroporto é sobrecarregado, nosso transporte é péssimo e nosso transporte hidroviário simplesmente não existe… Porém sei também dos problemas das cidades do nordeste, principalmente de Natal (na qual já visitei), são inúmeros.

    Depois de milhões de reais investidos (fora os desviados), qual será o destino dos mega estádios de cidades SEM EXPRESSÃO NENHUMA (como Manaus, Cuiabá, Brasília, Natal) no futebol nacional?? Como você mesmo disse, ficará para as moscas…

    Por isso, nas próximas copas do mundo vou torcer pra Argentina, ou melhor, pro TOGO (isso se ele se classificar pra copa do mundo)…

    uehaueauhueau


  21. É festa ! Os olhos do mundo estão apontados pra nós. Vamos ter algum mascote ,ou algo assim, para simbolizar a maravilhosa copa do mundo brasileirística em 2014 (provavelmente vai ser alguma mulata do funk, ou um simobolo com apenas uma “palavra”: crééééu, isso sim soa bem brasileiro ).
    Ridículo o governo esfregar nas nossas caras diariamente nos jornais, televisão, radio, etc… que vai torrar milhões, bilhões nas tais obras para a copa. Maravilha eu digo ! Aqui em porto alegre, vamos ter um metro, uma possivel construção de rodovia alternativa à BR116, entre outras coisas q não lembro. O governo vai investir em infra-estrutura, segurança (leia-se: “dar um jeito” de tirar mendigos de perto dos hoteis onde os turistas vão ficar) e blablablas assim.
    Eu me pergunto se caso não houvesse a copa aqui, se o mesmo governo estaria disposto a “conseguir” essa grana de alguma forma, pra investir em coisas realmente importantes. Nah … esquece. Pra que investir nessas idiotices ?

    -Mas vamos ter a copa seu governadôôô!!!
    -Ah ! Então tá, toma esses 4 zilhões aqui e vamos investir !

    Acredito sinceramente que vai ser maravilhoso ter a copa em 2014 aqui. Pois só assim o brasil ficará exposto ao mundo, e este verá o real nível de desenvolvimento que temos aqui. Pois só assim, TALVEZ fiquemos com vergonha na cara e de fato evoluímos. Afinal, é preciso se concientizar que em muitos aspectos estamos no fundo do poço, a unica coisa a fazer seria subir.

    MAS É FESTA BROOOOTHER ! É COPÁDUMUNDO !

    Ótimo post =)


  22. A questão fundamental não é nem a preparação e sim o sentido e a necesidade da copa ser no Brasil, pq tudo faz crer que teremos algo sureal como o pan só que de maneira ampliada


  23. Também acho uma porcaria isso tudo, mas o povo precisa de entretenimento tolo e barato.

    O povo vai achar isso mais útil que uma “sala” de música que iriam ( ou vao ) criar que seria maior que a Sala São Paulo.
    A notícia sobre essa quando foi dada pelo “furo” ( da MTV ) ainda foi dito:
    “Imagino que tenha tanta gente mesmo no Brasil que ainda ouça ópera para precisar gastar tanto dinheiro com isso”.

    Claro, o povo prefere ter um estádio de futebol, para ver um bando de macho correndo atrás de uma bola do que uma Sala de Música importante, que poderia ter uma acústica perfeita para concertos.

    O público erudito é bem menor, mas garanto que é muito mais “fiel”.
    Em diversas salas, como Sala São Paulo, Concertos acontecem pelo menos semanalmente. ( quase sempre 2 concertos por semana ).
    E ainda usam a Sala para ensaios, onde cada orquestra ensaia 3 vezes por semana.

    Se não me engano a sala São Paulo é usada por mais de 4 orquestras, a OSESP, a Orquestra Jovem, a Banda Sinfonica, Banda Sinfonica Jovem.
    Entre outros grupos, como Corais.

    Mas isso tudo é besteira, é melhor fazer uma piscina e depois ninguém usar ¬¬


  24. Fanáticos de plantão me apedrejarão!!!!!

    O Brasil, além de não ter estrutura para realizar tal evento, deveria saber que no, momento este não é o foco.

    Ouvi dizer que um dinheiro absurdo será utilizado para construir um mega estádio no norte do país, e que representará um dos maiores investimentos de toda a história da copa (ouvi na globo, portanto desconheço o nível de confiabilidade da informação).

    É isso então rapaziada, que se foda a fila em hospitais, que se foda a falta de estrutura dos centros urbanos, que se foda escolas caindo aos pedaços, vamos envestir na copa do mundo, afinal é em futebol que brasileiro é bom, néh.

    ok, ok, digam-me que se investirá muito em estrutura, reforma de estádios, segurança, transporte etc, mas disso, o que sera revestido a nós brasileiros?


  25. É um absurdo isso mesmo, gastar milhões para a copa, e não investir em saúde, educação, que está tão precária (o que não é precário aqui, né?).
    E o pior é que a maior parte desse dinheiro vai ir pro saco (o suíça, como preferir).
    Aqui não apenas ingressos de jogos são absurdos, de shows também… aonde já se viu cobrarem mais de 300 reais para um show? Não importa de é Iron Maiden, Madonna ou whatever, é um absurdo cobrar isso, a maioria ir pra cambistas…
    As pessoas deveriam boicotá-los, assim eles parariam com isso.
    De qualquer forma, eles vão maquiar os problemas com essa copa e todo mundo achará (inclusive os brasileiros) que aqui está a mil maravilhas.


  26. Acho que não precisamos ser contra o evento. No momento em que nos prestamos a aceitá-lo desde a sua propositura, na passividade cultural do brasileiro, aceitamos todas as coisas que seriam impostas a nós para que a Copa ocorra. O que precisamos agora, é vigiar esse “investimentos” marcar em cima como um bom zagueiro.
    E não se alienar com as “melhorias”. Elas não são nada além do que a obrigação dos governantes, que agora podem utilizar de rodeios pra se colocar como “os bonzinhos” do momento.

    http://viagemaleatoria.wordpress.com/2009/06/01/a-copa-do-mundo-e-nossa/


  27. Sei lá mas ainda tem ai 5 anos até a copa de 2014.

    Muita agua pra rolar, muita coisa a melhorar e acredito que a FIFA tenha uma regra para que exista uma melhor forma de comprar ingressos.

    Claro que o Brasil ainda tá longe de ser especialista em venda de ingressos, mas nesses 5 anos ainda acredito que uma solução poderá vir.

    ——————————————————

    E eu acredito que o Brasil não será um país corrupto daqui a 5 anos.


  28. Algumas considerações:

    1) A Copa do Mundo acontecerá somente em 2014. Ou seja, teremos tempo para tentar (eu disse TENTAR) corrigir essas falhas que podem, realmente, manchar a nossa imagem (mais?!) no cenário internacional.

    2) Realmente a Copa não será para os brasileiros (leia-se povão). Nunca uma Copa do Mundo foi, de fato, para a população de sua sede. Aqui não seria diferente.

    3) O João Havelange (Engenhão) não foi “dado” ao Botafogo. Houve uma disputa entre times (se não me engano, Botafogo, Fluminense e Flamengo) e o Botafogo tem obrigações com estádio, tais como: Manutenção, segurança, contratação de funcionários, aluguel para eventos, dentre outros.

    4) Ainda é imensurável o quão rentável pode ser uma Copa do Mundo para o Brasil, tanto para comércio quanto para hotelaria, turismo… Ou seja, não é simplesmente um “ópio para o povo”, mas uma atividade altamente lucrativa.

    5) Os Ingressos para uma Copa são vendidos, muitas vezes, com anos e anos de antecedência. Ou seja, é impossível comprar um ingresso 4 anos antes do jogo na mão de um cambista.

    Concordo com partes do texto, mas esses pontos acima explicitados devem ser levados em consideração. Gostaria de saber o que tem a dizer sobre eles.

    Abraço!
    _______________________________________________________________________

    BANALIZE-SE: http://banalizando.blogspot.com

    ——————————————–

    Simples e pura ilusão.

    Nada justifica o investimento de 25 BILHÕES só em reforma de estádios. O Mineirão vai precisar de 2 BILHÕES de reais para reformas… Sendo que a construção do Engenhão foi 280 milhões. Explique isso.

    O Engenhão foi “dado” ao Botafogo sim, visto que nenhum outro clube carioca entrou na licitação. O Botafogo entrou sozinho. Ele poderia ter proposto migalhas e alface como manutenção que ganharia.

    Atividade altamente lucrativa? hehehehehhehehehehehehehehehehe

    Sim, é possível comprar com 4 anos de antecedência na mão de cambista.


  29. Não sou fã de futebol, então “TO NEM AI” pra isso.

    Mas é muito provavel que seremos motivo de vergonha mundial. Em todos os sentidos.


  30. O mais curioso é que junto com essa notícia de manhã, anunciaram que a popularidade do nosso querido presidente havia aumentado… como havia aumentado também a porcentagem da população que acha bom termos mais 4 anos de Lula e PT no governo com mais uma reeleição.
    Cada povo tem o governo que merece. Principalmente quando tem o poder do voto na mão e vota nos mesmos.
    É a festa da “democracia”.


  31. Felipe, você também tem que lembrar da grana que o Brasil ganha com os turistas,
    apesar de ser errado não nos deixar ver os jogos em nosso próprio país.


  32. Pode ter certeza de que essa copa será uma vergonha. É impressionante como um país numa situação tão miserável, com tantas barbaridades acontecendo a todo momento, consegue manter um clima de oba oba, reforçado por essa mídia hipócrita. Nem passando por tantas frustrações diárias o povão abre os olhos.
    Com tanta ignorância, não há como haver mudança.


  33. Aqui tudo funciona , tão abertamente o povo está obrando mesmo para questões , mais sérias , agora a maioria dos homens gabiru vão centralizar apenas na copa …normal Brasil …


  34. Caramba, hoje tomei mais um susto ao abrir o jornal, lá continha os projetos dos estagios já existentes que passarão por reformas e os novos que surgirão do pó…do cimento. Fiquei absurdado com tamanha relevancia da quantia que será gasta APENAS nos estádios.EM CADA UM DOS ESTADIOS SERÁ INVESTIDO APROXIMADAMENTE R$300.000.000(SERÁ QUE O NÚMERO DE ZEROS É SUFICIENTE?R$300MILHOESSSSS), e nós ainda nos preocupamos comm mendigos, humilhados, fome, miséria, exterminio. Bobinhos nós.Digo,BOBÕES.
    De fato trará olhares para o Brasil, mas esse estará “reformado”, igual país de Primeiro mundo. Reformado com àgua e areia, logo depois é abandonado ou vem a baixo.

    ThiagOrnelas.


  35. Muito bom, Felipe!!

    Infelizmente é cada um por si e Deus por nós. Ninguém pensa em ninguém ese tiver roubar, roubarão! Sempre foi assim, porque mudaria agora? =/

    Abraços
    =]


  36. Ahh mas nem te conto que essa corrupçao dos ingressos nao é so no Brasil, teve agora em Roma a final da Champions e tava 1000€ um dos mais baratos e esgotou mt rapido .. no dia do jogo teve gente vendendo a 9000€.
    Eh um absurdo isso !!
    Se bem que a Italia nao eh um dos melhores paises da Europa pra fazer comparaçao né ?! Mas enfim .. 😛


  37. Ótima edição do vídeo, fiquei emocionado.

    Sobre o assunto, realmente será superfaturado muita coisa neste meio tempo de copa, e quando tiver perto vão dar mais um start de dinheiro para adiantar as obroas que certamente atrazaram, é tudo muito claro, obvio e previsível. Mais é copa, é festa, é a ilusão de um povo com bom coração e índios que não se valoriza.

    Obs: Esqueceu de comentar a cidade da música que não serve pra nada e até hoje não ficou pronta.


  38. Não é nem um pouco difícil fazer a coisa de venda de ingresso, na copa, dar certo. É só jogar na mão da FIFA, e pronto, eles tem competência pro evento (Assim espero), já que ela diz que vai ajudar o Brasil com a copa.

    Outra: ter obrigatoriedade de um cadastro para poder comprar o ingresso, com o limite de 1 ingresso por cadastro. Coisa fácil: Só mostrar a carteira de identidade ou o passaporte (Ambos tem uma imagem da pessoa, o que ajuda), já que se trata de um evento internacional. Daí vai lá, cadastra o nome e os números de identificação. Se o nome ou identificação aparecerem duas vezes, nega-se a venda, e o uso de laranjas se torna ineficiente.

    Reservar porcentagens também não é má idéia. 30% para cada país disputando (30% Brasil + 30% Argentina, digamos, total 60%). 2% ficam para as malditas redes de viagem, 38% ficam disponíveis para vender na internet para qualquer um.

    Ah, e quer ver local de desperdício de dinheiro público? Siga o rastro de Oscar Niemeyer. Aécio Neves está fazendo uma ultra-estrutura, projetado pelo Oscar, que tinha custo inicial de 500 milhões e está em 1,2bilhões agora. Das 9 construtoras participantes, 8 doaram recursos para a campanha do Aécio. E a obra, como toda de Neimeyer, tem um custo absurdo, de si só, sem corrupção, só pela arquitetura do projeto. Não é a única dele que foi superfaturada.


  39. deve ser engraçado pra quem reside próximo ao estádio ter que ver o jogo com a narração do Galvão


  40. Realmente é um gasto enorme, e pelo menos pra mim, leigo no que se diz ao montante financeiro necessário, mas analisando o custo dos outros projetos, 2 bilhões parece ser um pouco exagerado, com cheiro de superfaturamento. Mas como eu disse, ou pelo menos tentei dizer, o Brazil não é exemplo de honestidade, mas não é motivo para não se ter o evento. Como eu disse, citando o exemplo da educação, não acho que se deve abandonar algo, pq o que vem de trás não está resolvido.
    E não acreditar que isso nunca irá mudar (veja bem, não digo que em 5 anos alguma coisa terá mudado), é a mesma coisa que ao se falar de político, o cidadão chegar dizendo: “Político nenhum presta!!! é tudo um bando de ladrão fihos da puta!!!”, qdo na verdade, esse mesmo cidadão não sabe nem quem são os vereadores de sua cidade e nem se lembra em quem votou nas últimas eleições, mas sabe tudo o que aconteceu no último capítulo da novela, ou quem está pegando quem no big brother. é falar que as coisas estão predestinadas a serem um pote de merda, e que isso não tem solução.
    Posso ser inocente, posso nunca ver isso em vida, mas eu prefiro acreditar que um dia, isso tudo melhora. E só pq vai demorar, não vai ser agora q eu vou desistir disso.
    Pode haver superfaturamento, pode existir uma elitização na venda dos ingressos, pode ter todo o jogo político necessário para favorecer uma minoria. Mas o que não pode, é dizer que o brasileiro não merece ter uma festa dessa.

    ——————————————-

    Hahahahah,

    o brasileiro merece. E COMO merece.


  41. Com o passar do tempo,fui ficando cada vez mais desiludido com o Brasil,e olha que tenho apenas 15 anos!
    O Brasil é isto,e grande parte da nossa juventude já está alienada para fazer algo sobre isso!


  42. Cara, infelizmente o qeu você disse é verdade, mas por outro lado, mesmo que essa corja coloque amsi dinheiro no bolso. Pelo menos vão ter qeu desenvolver em 5 anos, obras no setor público que iriam demorar 50 anos para fazer. Esse é o preço.


  43. Viiixii… Vai ser um vexame… ¬¬


  44. Ótimo post apesar de não concordar com tudo.
    É verdade que o brasil não está preparado para a copa, nem pode se dar ao luxo de fazer uma com tantas outras questões mais importantes e mais urgentes. Os gastos em estádios é simplesmente ridículo apesar de uma reforma ser necessária e a venda dos ingressos uma zona. Em relação aos outros projetos como os do pan o grande problema é que não a investimento nos esportes por isso não adianta termos um parque aquático se não há investimento na natação, apesar de no engenhão terem gasto o que não tinham ao meu ver foi uma boa opção terem dado ao botafogo pois assim o estádio não cai em desuso. A parte boa disso tudo são os benefícios para a economia local, mas mesmo esse dinheiro vai para os ricos, não para os que realmente precisam.
    Mas é aquilo estamos no brasil., o país do futebol,do samba e da miséria


  45. Acho que nem preciso dizer o quanto o texto está muito foda, assim como quase todos que você escreve…
    Concordo plenamente com o que você disse; Isso vai ser ó mais uma desculpa para a lavagem de dinheiro que o governo sempre faz.
    Só gostaria de acrescentar uma coisa: O maior exemplo disso é a Cidade da Música aqui no Rio de Janeiro onde o bandido do César Maia (que até agora me pergunto o porquê deste fdp não der sido preso)gastou bilhões com empresas fantasmas e a obre como podem ver em frente ao Carrefour da Barra da Tijuca está inacabada. E o pior é o Eduardo Paes dizer que não vai terminar a obra.
    Foda-se o povo e é isso aí.

    Mais uma vez parabens pelos ótimos textos…

    E ah, eu te sigo no Twitter =D


  46. Se um desses estadios virem para o CORINTHIANS tá bom!

    ———————————————–

    Claro que vai, o Corinthians vai começar a mandar seus jogos em Brasília, não tá sabendo?


  47. eu quero é novidade…


  48. Meu, como o povo pode ser tão tapado assim???

    Chego a conclusão de que eles merecem passar por tudo o que passam. Santa ignorância. Tenho até medo do futuro desse mundo.

    http://consultoriaparaguai.blogspot.com/2009/06/copa-do-mundo-no-brasil-its-joking.html


  49. É numa hora dessas que eu torço para que os Maias tenham acertado nas contas sobre 2012….


  50. Corrupção faz parte da política, vide países ditos evoluídos volta e meia tento escândalos, a diferença é que lá fora eles possuem a arte de esconder, fingir, fazer o pão e circo diário.
    .
    Sou totalmente a favor da Copa, Olimpíadas, Panamericano, entro outros, ao invés de ficarmos boicotando eventos que também fazem bem tanto para o país como para a população, deveríamos nos preocupar em votar melhor pois se votarmos melhor não teremos políticos corruptos super faturando obras então ao invés de reclamar do que eles farão, façam algo para que eles nem tenham chance de tal coisa ao invés de fazer aquele papo ridículo. Afinal, o Brasil não pode ficar de fora de várias coisas porque na visão de uns o dinheiro vai ser empregado, já que esses mesmos uns não veem o quanto pode voltar do montante em dinheiro em investimento externo nas mesmas cidades. Fora que tijolo e cimento não se rouba, se contruiram, ali ficaram, diferente de muitos politicos que roubam sem deixar um mísero palito de dente construido.
    .
    Votemos melhor para termos o direito de reclamar.

    ————————————————-

    Campeão, eu tenho o direito de reclamar, pois consciência política é o que não me falta.

    Ponto final.


  51. Coitado dos Tricolores mesmo, isso tudo, toda essa guerra, esse sofrimento, para Ver a LDU acabar com o FLU no maraca…rsrsrs


  52. Sou fã de futebol, torço pro GALO, e concordo com td citado no texto.
    Qualquer um com um mínimo de consciência teria noção do quão ridículo é uma COPA do MUNDO num país que não tem nem atendimento médico decente.
    Moro no GAMA-DF o estádio BEZERRÃO foi reformado há pouco tempo, custou uns 40 milhoes de reais mais ou menos, numa cidade em que o hospital regional nao tem nem um tomógrafo funcionando,nem condiçoes minimas para um atendimento digno ao cidadão.
    É simplismente REVOLTANTE.


  53. Nunca vi tanta besteira em um texto só cara. A copa do mundo é sim um evento elitizado, na Africa em 2010 não vai ser diferente e aqui também. Pobre não vai a jogo de copa do mundo nunca (ou dividi em 30x no cartão da C&A).

    Quanto aos gastos públicos…a construção dos estádios será de iniciativa privada, pouco o governo gastará!!!A parte que cabe ao governo é uma boa estrutura como transporte, policiamente, treinamento, reformas de aeroportos e incentivos fiscais para novos hoteis e resorts.

    Leia esse texto especificamente para Salvador:

    Um investimento de mais de R$ 2,6 bilhões em infraestrutura é o que vai ficar de legado para o povo baiano após os jogos da Copa de 2014 em Salvador. “Os recursos vão sair basicamente da iniciativa privada e do governo federal, com a menor contrapartida possível por parte do Estado”, afirma o chefe de gabinete do Governador, Fernando Schmidt.

    Segundo ele, são investimentos na organização do transporte, em infraestrutura urbana, incluindo a Via Expressa Baía de Todos os Santos, a conclusão das primeira e segunda linhas do metrô, o projeto Transalvador, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura, a modernização da linha ferroviária Calçada-Paripe, além de todo o programa de mobilidade urbana que vem sendo desenvolvido pelo governo federal, desobstruindo grandes pontos de estrangulamento no sistema de mobilidade e transporte urbano em Salvador.

    “Outro ganho importante será o da visibilidade turística da cidade e a conquista de um equipamento esportivo de padrão internacional”, destaca o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos.

    ————————————————-

    Ah, a doce ilusão brasileira. Tantos sonhos, tantas esperanças…

    Reescreva seu comentário daqui a 5 anos.


  54. Claro que o Brasil não está preparado para a Copa… Nem para a Copa, nem para as Olimpíadas, nem para o Pan, nem para receber o Papa, nem evento algum que exija qualquer nível mínimo de organização, logística, segurança, divulgação, etc.
    É claro que isso vai ser motivo para roubar dinheiro, é claro que as obras serão superfaturadas, é claro que o povo será roubado descaradamente e ainda ficará muito feliz e orgulhoso, pois seu país terá sediado um evento internacional, e de futebol, o que o agrada mais ainda. Voto garantido, dinheiro no bolso e ingresso desviado para assistir os jogos de camarote. O que mais os políticos querem?
    O mais triste é que, mesmo que o Governo fizesse uma organização exemplar, obras de qualidade entregues no prazo, dentro de orçamentos enxutos, o próprio cidadão seria o primeiro a bagunçar o coreto. Infelizmente a nossa mentalidade de Gérson não permite educação e sobriedade diante de um evento desse porte. Talvez daqui a uns 30 anos…


  55. Só uma correção. O Estadio do Engenhão não custou R$ 280 milhões, mas R$ 380 milhões. A previsão de gasto era 150 milhões, mas, a corrupção, como sempre, falou mais alto. Como falou alto aquela merda de PALÁCIO DA MÚSICA na Barra da Tijuca que já consumiu 500 milhões e nunca fica pronto. Nem sei pra que essa merda, afinal o povão nem gosta de música, eles gostam é dessa MERDA de FUNK, sem letra, sem melodia, sem mensagem e com piranha no fundo com uma voz de taquara rachada. É disso que o povo gosta. Copa num país de gente ignorante como essa, prá quê? Basta olhar o que esses imbecis aí em cima dizem. Ah… todo mundo rouba… o que que tem? Só esquecem que é o povo que financia a corrupção.


  56. Cara, de fato não dá para esconder que para aqueles que não estão em estado de miséria ou ligados nas ações do nosssas dignissimas autoridades todo esse circo terá um bom legado, pelo menos por um tempo. Eu por exemplo não escondo a felicidade que terei ao chegar num Maracana quase que pintado de ouro. SIM, a alegria acaba na primeira esquina quando voltar a realidade e ver o bairro que talvez tenha mais mendigos da Cidade do RJ, mas disso se vive nesse País, alegrias momentaneas, afinal as tristezas já são tão constantes. Assaltos, mortes e enfim…coisas aconteceraão a 501 metros dos eventos, até porque os policiais, guardas,…,… estarão nos 500m anteriores, tendo em vista que nossos turistas não podem correer perigo(SÓ TURISTAS). É assim, sempre foi e sempre será…a visão do povo é ofuscada por eventos MAGNIFICOS que quando chegam ao fim deixam seus raastros.PAÍS SEM MEMÓRIA.


  57. Desculpe-me, não gosto de comentar sobre comentários, mas
    “…Chego a conclusão de que eles merecem passar por tudo o que passam…”
    “…Corrupção faz parte da política…”
    …Fazem até mal. ELES merecem? Que bom que você é um ET.
    …Corrupção,parte da política?(oO).Aposto que é filho de um Senador/Prefeito ou até mesmo Deputado.


  58. esse blog já foi menos preocupado em apenas causar e escrever textos realmente úteis. Texto ótimo bem escrito e coerente,mas sempre tem o mas…

    não sei porque parece vou ser alvo da ironia do felipe neto,mas o recado está dado, espero mais bons textos em breve.

    ————————————–

    O que é bom pra você, pode ser péssimo para outro. O que é péssimo pra você, pode ser maravilhoso para outro.

    Nem Jesus agradou a todos, logo, eu vou tentar superá-lo, prometo.


  59. vai toma no cu.


  60. Toda vez que leio um texto interessante aqui vou direto nos comentários… pq tenho a certeza ABSOLUTA que a ponta* vai defenestrar sua vasta ignorância, ou dizer que LULA é isso, ou que Futebol é aquilo, ou que tanto-faz-não-é-assim por que ELE ou ELA já tiveram a maravilhosa experiência de “empinarem pipas em ventiladores” e podem, assim dizer de boca cheia, sua maravilhosa opnião…

    Prezado fanático: Estude, trabalhe, faça algo que preste nessa vidinha curta.

    Pior que essa palhaçada foi a pesquisa de ontem mostrada na merda da globo dizendo que 47% do povo QUERIA o terceiro mandato, hahahaha que piada…
    (acho q seria legal um texto sobre essas pesquisas compradas)

    *coletivo de mulas


  61. concordo com o texto, copa do mundo aqui só daqui algumas centenas de milhares de anos.
    Sobre o post de Luiz Abreu, primeiro você fala que o investimento vira de iniciativas privadas, e logo abaixo cita o que parece ser um trecho de uma reportagem, aonde diz que: “Os recursos vão sair BASICAMENTE da iniciativa privada e do GOVERNO FEDERAL, com a menor contrapartida possível por parte do Estado”.

    Não sei na sua opiniao, mas na minha, o governo federal, não é iniciativa privada e sim dinheiro publico que poderia ser usado para construir hospitais, ou entao preservar a Amazônia.


  62. Eu odeio futebol, por mim, que exploda copa do mundo, nacionalismo enrustido…
    Brasileiros vestem camisetas com coisas escritas em inglês, e até com a bandeira dos EUA estampada muito mais vezes ao ano do que a mofada camisa canarinho!

    Nacionalismo corrupto, é lindo ver o Brasil jogar, saber toda a escalação do time e até o que o técnico tá pensando em fazer, esquemas e o escambau, e nem sequer lembrar que o dinheirinho investido é meu, e de toda massa que trabalha.

    Se interessar por política é chato, mas se estas pessoas fanáticas pela seleção que fatura pra outras e em infra-estrutura soubessem do montante que vai pro ralo, seria bem mais benéfico!

    E depois da Copa, o que teremos? Um título? Pode ser, e daí? A escola não vai ter merenda, não vai ter professor de qualidade nem materiais. O Posto de Saúde vai tá a imunidície de sempre, e eu vou morrer na fila?!

    Ui, desabafei!


  63. Concordo que essa grana toda poderia financiar centenas de outros projetos pelo país afora. Mas precisamos lembrar também que grandes eventos como a Copa do Mundo, Olimíadas e Pan-Americano, acabam por solucionar grandes problemas da população de onde eles acontecem. Atenas sofria com um transito terrível antes dos jogos de 2004, a África do Sul conseguiu melhorar seus indices de desenvolvimento em áreas mais pobres e mesmo em países “desenvolvidos” observou-se melhoria na mobilidade urbana. Infelizmente no Brasil isso pode acontecer às expensas do dinheiro público. Mas talvez resolva problemas que a população das cidades eleitas enfrentam há anos.


  64. Já parou pra Pensar que os investimenteos com a Copa não serão SOMENTE com os estádios?
    Um dia depois de não terem eleito Florianópolis sede da Copa, reclamaram que agora, não haverá tão cedo a construção do novo aeroporto, a melhora das sinalizações, a reforma do estádio, etc.
    Se fosse sede, aceleraria tais melhorias na cidade.
    Agora roubar, já roubam mesmo sem ser Copa!


  65. area multi uso e maria lenk são utilizadas frequentemente, mas você não perde a mania de falar sem saber das coisas
    putz que merda.

    ————————————————–

    É mesmo rapaz? Curioso, porque eu conheço pessoas ligadas à área que me mostraram, por A+B, que os dois projetos estão abandonados, sem qualquer tipo de utilização desde o panamericano.

    Que curioso. Vai ver você tem um conhecimento mais profundo sobre tudo. Por que não escreves um blog e faz sucesso com ele? O que te falta? Porque sabedoria e grau máximo de conhecimento já tens.

    Pra finalizar, todos os seus comentários agora serão removidos. Já está avisado.


  66. Deu vontade de cantar aquela música:

    “A Copa do Mundo e nossa…” o resto eu não sei ha ha ha ha

    Só tenho que rir de algo assim. Copa do Mundo no Brasil, eu já imagino a merda que vai rolar.


  67. Cara, é óbvio que o Brasil não está preparado pra sediar a copa nem competição internacional nenhuma. Não preciso ir nem longe, até mesmo nos jogos da própria copa do brasil, em que falsos torcedores matam e morrem. Imagina se isso acontece na copa do mundo com um estrangeiro ¬¬
    Acho que os governantes pensaram assim: Putz, já que não tem como consertar a situação socio-economica do país, vamo trazer a copa do mundo pra cá! Só assim esse monte de besta sossega e para de reclamar!
    No fim, passando fome ou não, todos vivem felizes para sempre! Ou até as Olimpíadas \o/


  68. Me desculpe se estiver enganada, mas pelo que sei o Engenhão extrapolou a casa dos R$ 400 milhões, isso para um estádio que estava orçado em R$ 60 milhões.


  69. olha eu amo muito futebol tenho só 14 anos tenho certeza que em 2014 vou esta la no maracanã torcendo p brasil


  70. Mas, no final das contas, quem vai ligar? É Copa! É festa! É cerveja! É funk! É zona! ééé hexaaaaaaaaaaa


  71. ThiagOrnelas, não tenho nenhum parente ou conhecido na política, infelizmente diga-se de passagem, mas uma coisa eu não sou, CEGO. Se você realmente não percebe que infelizmente a corrupção faz parte da política, nada posso fazer. Não digo que faz parte como algo que eu concorde, mas faz parte. A “democracia” não é plenamente justa e a corrupção não é só aquela que o político leva a famosa propina, facilitar para um conhecido ou um amigo, coisa do cotidiano, na política é crime, favorecimento. Ou você nunca deu preferência para algo de um amigo seu do que para um desconhecido? Antes de sair julgando o comentário dos outros de uma olhada em sua volta, na sua vida.

    Abrasss


  72. “Se você realmente não percebe que infelizmente a corrupção faz parte da política, nada posso fazer. Não digo que faz parte como algo que eu concorde, mas faz parte. A “democracia” não é plenamente justa e a corrupção não é só aquela que o político leva a famosa propina, facilitar para um conhecido ou um amigo, coisa do cotidiano, na política é crime, favorecimento. Ou você nunca deu preferência para algo de um amigo seu do que para um desconhecido? Antes de sair julgando o comentário dos outros de uma olhada em sua volta, na sua vida.”by: JOAO, em 06/06/09.

    Quanta merda esse cara falou…meu, o que tu falaste foi a coisa mais obvia que todo mundo ja sabe ne…mas c se desculpando de uma maneira tao ordinaria, a corrupção vem do povo, politico nao surge do nada, vem do povo mesmo…e eu que digo a vc que antes de comentar um texto, que sim tem embasamento, vc veja a sua vida…favorecimentos, conheço muitos que fazem…eu não faço!|Entao mude e dps venha aqui comentar.


  73. a copa no brasil em 2014 vai ser 10 , rumo a natal-rn


  74. escreva que parte do orçamento da copa será de dinheiro público, a maior parte será da fifa.
    senão o povinho ignorante vai achar que o brasil vai bancar a copa inteira haha


  75. Sempre falam “O orçamento está no limite, não é possível investir mais”, claro que é conversa pra galinha voar, agora do nada resolveram investir bilhões em estádios, enquanto aqui perto de casa não tem um policial, só mesmo jogando pizza na cara desse povo de brasília.

    Dizer que o Brasil não está preparado pra copa é fato, mas dinheiro não falta pra preparar.

    Abraços


  76. O Brasil não estava preparado para pagar a divida externa, mas pagou, o Brasil não estava preparado para ser referência econômica mundial, mas é, também não estava preparado para ser relevante no cenário político mundial, mas é, nem tampouco estava preparado para a crise que abalou até a economia da maior potência do mundo, cujo o presidente chamou o “monoglota”, de 19 dedos que só fala a língua do povo de “the guy”, mas passou quase incolume pela crise.

    Debates políticos a parte, não podemos nos inferiorizar e nos achar incapazes como nação, temos muitos problemas, mas corrupção não é privilégio nosso, já que as Olímpiadas de Londres(capital do império britânico que está passando pela maior recessão de sua história) estão sob suspeita de superfaturamento e corrupção.

    O povo brasileiro é um povo lutador, que não foge da briga. Somos injustiçados pelo poder público e privado, mas somos um povo digno de respeito, mas, só conquistaremos respeito de outros povos, quando nós mesmos tivermos respeito e confiança em nós mesmos.

    Chega de achar que o Brasil é inferior, eu até concordo que muito dinheiro vai pelo ralo da corrupção nessa copa, mas alguém ai acha que na copa da Alemanha, Japão-Coréia, França, Estados Unidos, Itália, etc, os corruptos também não fizeram a festa

    Somos brasileiros, nos orgulhemos disso.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: