h1

Uma outra realidade

15 de junho de 2009

Quase não há palavras para descrever as diferenças de cultura entre os portugueses e brasileiros. Fico maravilhado em admirar tamanha beleza em um só local.

Obviamente o Brasil é um país lindo, pelo menos a cidade maravilhosa onde vivo, mas a beleza de meu estado limita-se grande parte às regiões de proximidade às praias. Por aqui, é espantoso como toda e qualquer região é linda, desde os pontos turísticos e seus castelos, até as mais simples aldeias. Os cenários são mesmo deslumbrantes.

Entretanto, acredito que a principal diferença positiva para Portugal seja o fato de poder andar nas ruas a noite, sem ter qualquer preocupação. O povo daqui é extremamente educado e as pessoas não convivem com o medo.

O pior carro que vi até agora foi um Palio. A quantidade de BMW´s e Mercedes é absolutamente assustadora.

Não consegui encontrar um único morador de rua, nem sequer um botequim com gente pobre dentro. Mesmo nos locais mais isolados, o que vemos são “cafés” a todos os lados, com muito luxo e requinte, onde entramos para tomar o usual expresso. Gente bêbada tomando casco de cerveja na beirada de um boteco? É mesmo coisa nossa.

De fato, estou em um perfeito país para se viver.

32 comentários

  1. Acho isso muito relativo.

    O mesmo acontece aos estrangeiros que vistiam o Brasil, existem preocupações nos seus países que não existem aqui.

    Mas sei lá, essa e a minha opinião.
    Abraço e aproveite bem.


  2. É verdade, é uma país muito bonito. Já tive a felicidade de conhecer.
    Uma curiosidade é que as BMWs e Mercedes são TAXIS, não todas, mas a maioria.
    Se você se interessar por lugares velhos, grandes e com gente morta (pelo menos tinha) visite Batalha, ou mais especificamente o Mosteiro de Batalha. Se gostar de religiosos andando de joelhos (andar de joelhos está certo ?), rezando e carregando velas visite Fátima (A Igreja velha é magnifica, arquitetura FODA, a nova é até legalzinha por fora, por dentro é sem graça.). Se quiser visitar alguma ilha recomento a Ilha da Madeira ;D Eu sei que você não perguntou, mas me senti bem escrevendo isso, me fez lembrar da viagem 🙂


  3. turistas e suas fotos de turistas. heuhaeuaehua


  4. Realmente, vivenciei a mesma sensação nos Estados Unidos, o que mais me chamou a atenção foi poder andar tranquilamente a qualquer hora da noite, o maior perigo que se tinha eram os gambás.


  5. Ta viajando sozinho?

    ————————————–

    em port estou com a familia, ja ja irei seguir meu rumo.


  6. Hey, “mermão”, que braços abertos são esses? Você se confundiu, não está visitando o Cristo Redentor!

    Brincadeiras à parte, pela sua descrição, Portugal parece ser mesmo um lugar bastante agradável de se viver… E a possibilidade de saídas à noite sem preocupações me chamou atenção, não achei que ainda existisse um lugar assim neste planeta.

    Espero ter a oportunidade de conhecer esta “outra realidade”.

    Abraços, parabéns pelo blog.


  7. Sem boteco?! Sempre desconfiei que o inferno era pros lados da Europa…


  8. se no Brasil uma Mercedes custasse 80.000 reais, e o salário de um trabalhador braçal fosse de uns 5.000 reais por mês, também teríamos um monte pelas ruas, não acha?


  9. Por sua descrição, parece ser mesmo um país muito agradável. Mas, apenas por curiosidade, digamos se é um país farto como o Brasil, como por exemplo, quanto custam as frutas, verduras e legumes, e até talvez 1 Kg de carne. Em Portugal não sei, mas em paises asiáticos sei que são preços exorbitantes.


  10. Baba ovo heim …


  11. Isso que Portugal ainda é dos países europeus que tem os salários mais baixos, ao menos se baseando pelo salário mínimo que não chega a 500 Euros, só que se deve analisar também qual parcela da população que recebe esse mínimo, ou próximo disso e também em relação ao custo de vida. Mas existem países onde o mínimo ultrapassa fácil os 1000 Euros, Luxemburgo por exemplo se aproxima de 2000 Euros.


  12. Depois de ler muito sobre a “colonização”do Brasil, Portugal perdeu o encanto…
    Pode ser que o povo tenha evoluído, mais muitos dos nossos foram usados para isso, as conseqüências foram graves e sofremos até hoje com o efeito disso…
    Aproveite sua estadia pela Europa, eu imagino que um cara inteligente como você não vai ficar falando mal do Brasil, fazendo comparações idiotas…
    Seria ótimo se através das suas experiencias ai você pudesse mostrar quanta coisa boa temos aqui, A começar pelo povo! =)
    E aproveita menino! Descansa =D


  13. Uau, que máximo!
    Pelo visto posso incluir Portugal na minha lista de viagens 😀

    Aproveita tudo aê!
    Abraços
    =]


  14. Essa coisa de que todo mundo é muito educado não é bem assim.
    Se bobear eles tratam bem os brasileiros turistas, só que todos os brasileiros que eu conheço que moram ou moraram lá reclamam que eles são muito preconceituosos, e muita gente acha que brasileiro é tudo bandido.
    Além disso, minhas fontes falam que só tem mulher feia aí.


  15. Se eu fosse um leitor muito chato eu perguntaria porque você não fica logo em Portugal, já que gostou tanto. Mas como não sou só posso dizer que estou com uma inveja danada!


  16. Filipe

    Moro pertinho de Santo Tirso e voce tem razão, Portugal, apesar do frio é um país maravilhoso para se viver.

    ´nasci no Rio e vivo aqui há 20 anos e nem cogito voltar pro Brasil.

    A segurança para mim é tudo, posso sair com os meus brincos de ouro e sei que não serei arrastada e assaltada como já aconteceu com a minha mãe no Rio.

    Mas atenção, tirando a violência e a pobreza o Brasil continua sendo um país maravilhoso…


  17. Faz sentido, a maior parte do dinheiro de Portugal veio do Brasil, que ainda era usado para extraditar a ralé da sociedade.


  18. Você fala que não tem mendigos, talvez seja porque na Europa eles têm essa mania de dizer que os imigrantes é que trazem a pobreza e acabam mandando todo mundo embora. Por isso ninguém vê.


  19. é verdade, os países da Europa são organizados, com gente educada, sem falar que são super seguros, nem se compara com esse país em que vivemos.


  20. tambem fiquei espantado com a quantidade de mercedes e BMWs, concordo com as dicas
    do pedrohenri apesar de não ter podido ver a madeira. Recomendo também o túmulo de Pedro Álvares Cabral e o palácio de cristal no porto. Não acredito que seja a época mas há também uma feira medieval com arqueiros, lanceiros e exibições.

    As belezas do Brasil são em geral naturais enquanto a da europa e outros países são arquitetonicas e históricas. Principalmente os castelos e Igrejas.


  21. Porra, jah costurou essa blusa? Deixa de ser mão de vaca e compra uma nova. Boa viagem.


  22. Nao conheco Portugal, mas sei que os espanhois dizem que Portugal tem 50 anos de atraso em relacao à Espanha e os franceses falam quase a mesma coisa sobre os espanhois..ah!E essa hisoria de andar sem ter medo, sei nao!!Ja fui roubada 3 vezes na Europa!-em tres anos)


  23. -De fato, estou em um perfeito país para se viver.-

    Vai morar aí?


  24. Rapaz,
    O que vc está fazendo é muito feio!
    Pelo visto esta é a sua primeira vez q sai do Brasil…
    Posso te falar como um viajante em busca de novas tecnologias… O nosso país é o melhor para se viver. Não fazemos média para agradar o mundo, não temos nenhum desastre natural, não temos terrorismo e outras coisas q sofri quando estive na Europa. Vc lembra do atentado ao metrô de madri? Eu lembro, por sorte esqueci meu note num ciber café e tive q voltar para busca-lo.
    Se encantar com outro país é normal, mas nunca negue suas origens. Minha família é portuguesa, de coimbra, então posso lhe dizer que portugal não é tudo isso q vc diz filho.
    Um amigo do trabalho me passou seu blog falando que era muito bom, me falou q vc escrevia muito bem, mas depois desse eu depoimento, percebi que vc é simplesmente um adolecente que se encantou com um amor de verão.
    Tome um pouco de maturidade e antes de falar sobre uma outra cultura, tome a fundo o conhecimento da sua!
    Fico muito triste em ver que um menino com o talento como o seu escreve besteira sobre si mesmo, já que vc é um cidadão brasileiro.
    O mau do brasileiro é que não acreditamos na nossa pátria, e preferimos adorar a outra cultura sem tentar ao menos uma mudança.
    Meus pesares quanto ao seu pensamento.

    Marcus.

    —————————————————–

    Não fale bobagens, rapaz. Adolescentismo é dizer que o Brasil é o melhor país para se viver simplesmente porque não tem terrorismo e acidentes naturais. Isso é tão estúpido que chega a ser cômico.

    Um país com um salário mínimo de 470 reais, onde temos mais miseráveis que qualquer outra classe. Onde predomina o analfabetismo. Onde elegemos um presidente que investe em Bolsa Família e campanhas do tipo, estritamente populistas. Um país de corruptos, onde já ACEITAMOS a corrupção como característica. O país com o maior índice de impostos do planeta, onde perdemos mais dinheiro que em qualquer outro e não recebemos em troca NADA no sentido de educação e saúde.

    Por favor, eu poderia ficar o dia inteiro aqui mostrando os motivos pelos quais o nosso país passa LONGE de ser o melhor lugar para se viver. E não, não é a primeira vez que saio do Brasil. Já conhecia Portugal e conheço os Estados Unidos. Só que desta vez estou deixando meu relato.

    Vê se larga esse nacionalismo imbecil e passa a abrir os olhos.


  25. Das duas uma: Ou esse pessoal que se incomoda com o fato de chamar o brasil (minúsculo) de lixo, são malucos, ou são políticos (ou filhos de políticos). Não há o que se discutir. Ninguém vem de outros países pra morar no Brasil. Daqui todo mundo só sai. Quem se lembra da febre que virou os emigrantes indo pros EUA, há uns três anos mais ou menos? Eu moro numa cidade do Leste Mineiro, cidade de pequeno porte, onde teve um dos maiores índices de emigrantes do país, e vizinha de Governador Valadares, cidade com MAIOR índice de emigrantes (para o EUA) do país. Chegou ser conhecida como ValaDólares. Vi de perto, em especial entre os anos de 2003 e 2006, centenas de pessoas conhecidas, deixando o país (inclusive várias dessas pessoas abriram mão da faculdade, outras já formadas) por acharem muito mais viável. E realmente na época com o dollar em beirando os R$ 4,00… Mas o que era mais interessante, é que além de EUA, Portugal, Inglaterra, eu via gente indo até pra Espanha! Pensava comigo: “será que qualquer lugar é melhor que o Brasil?”
    É triste. Mas é verdadeiro.


  26. Giordano,eu me incomodo sim que chamem o Brasil de lixo.Esse é meu pais, oras bolas!!Se eu nao defendo, defende quem?Sei sim que tem mil defeitos, e entre os piores esta a corrupçaoe violencia.Morei tambem nos EUA e so eu sei como sinto saudades de ter diheiro no bolso, poder viajar, comer sempre em restaurante (coisa que nao posso fazer morando na Europa, a grana aqui é contada), mas dai a falar que seu pais é um LIXo, ja é demais!Tamo avançando, devagar,mas estamos!O Brasil sempre aparece no jornal aqui na frança,falando muita coisa boa (nivel de vida que ta melhorando, sistema bancario confiavel..)e muita coisa ruim(desmatamento, violencia..)
    Se voce acha seu pais um lixo, ta precisando dar uma voltinha no Zimbabue.
    Podemos nao ser os melhores, mas temos nosso valor, é preciso saber disso para melhorarmos cada vez mais.


  27. certo termos orgulho de nosso país, procurar sempre melhoras para o mesmo, torcer para q um dia possa ser mais justo e mlhor de se vivier, entretanto tapar nossos olhos para os problemas vigentes é ignorância!

    nao vivemos no melhor país do mundo, entretanto temos orgulho dele e um dia seremos os melhores! só depende de nós!

    * tá eu sei que exagerei no otmismo mas tá valendo ;p

    flw


  28. Opa, claro que deve ser maravilhoso, aliás, esse nosso mundão tem muitos lugares lindos. Curta tudo aí.
    Mas por favor, contenha-se em falar das belezas e experiencias vividas, comparar com o Brasil, ainda mais com essa sua visão, não vale. Você cita muitoss defeitos do Brasil, claro, infelizmente eles existem,me envergonho disso, mas você conhece,vive a fundo a realidade de outros paises(daí de Portugal mesmo)????
    É, acho que não né?
    Perdão, mas eu prefiro contar com a miserável bolsa família do que conviver com mediocres homens-bomba, ou com os ideais estapafudios dos nosso amiguinhos Norte-Americanos…ah, não, já ia esquecendo…É melhor eu ir para lá e sofrer com isso e ser babá do que tentar levar a vida aqui em seu país.
    Boa Sorte

    —————————————-

    Não, isso não torna o Brasil melhor.


  29. Rapaz,
    não me contive quando meu estagiário me falou da sua revolta quanto ao meu comentário. Mais uma vez eu te falo, vc é um menino muito talentoso, não precisa menospresar o seu viver e muito menos ser irracional a uma crítica construtiva.

    Prometo não mais te importunar, mas fica meus pesares, pois vc seria um ótimo redator da maior empresa atuante no Brasil: a petrobras.
    Sem mais e com uma tristesa enorme te dou um Adeus.

    Marcus.

    ————————————————

    Marcus, resta saber se seria do meu interesse tal trabalho, como pode perceber, já tive inúmeras propostas de emprego muito grandes, mas não sou como a maioria das pessoas, logo, não pense que está me privando de qualquer coisa.

    No mais, se para trabalhar na Petrobras é preciso falta de fibra, não me interessaria mesmo.


  30. Felipe, aceitar críticas construtivas e repensar conceitos ou PRECONCEITOS daquilo que pensamos é fundamental pra termos amadurecimento.
    Suas verdades são absolutas?
    Você conhece a fundo a cultura do seu país?
    Nosso país tem inúmeras dificuldades e não precisamos esconde-las, mas muitos avanços e conquistas também!
    A beleza que vc descreve sobre Portugal, presente por todos os lados é perfeitamente aceitável entre outros simplesmente comparando enorme diferença territorial que existe entre o que te rodeia aí e nosso país, afinal pouco mais de 92 mil km² para mais de 8 milhões da nossa extensão, muito já explicaria… E não explicaria apenas a beleza sempre próxima aos teus pés, como a quantidade de problemas que naturalmente se vê no Brasil. Criar consciencia social e cada um construir um pouco a diferença o o ideal para uma nação e não viajar a outro país e ao invés de adquirir as melhorias, degradar o seu.
    Não faço a crítica como alguém que despreza seu trabalho, mas como uma assinante do feed que realmente acredita ser uma infelicidade o seu perfil nessa viagem.Ainda que vc tenha boa formação de conhecimento crítico, intelectual e já ter viajado antes, concordo com a imagem de adolescente fascinado por um país de 1º mundo igual criança na Disneylandia.
    Abraços, aproveita bem a viagem e espero que as críticas apenas te ajudem a construir uma nova ótica!

    ———————————————

    Eu não vou negar as belezas de um país pelo simples fato de querer parecer mais nacionalista. O nacionalismo burro e desenfreado é uma marca de mentes fracas e ignorantes.

    E repito: a desculpa do tamanho do território é um argumento dado por pessoas sem muita instrução. Se estudasse, saberia que a divisão dos poderes no país faz com que cada setor tenha sua própria “Portugal”, com o dinheiro que Portugal tem pra gerir aquele espaço. O Brasil é absolutamente riquíssimo e teria condições de ser, todo ele, absolutamente fantástico. O que falta é interesse, não é a terra que é grande demais.


  31. Querido tive a oportunidade de conhecer portugal também…
    E não foi isso que eu vi não!
    Portugal está na miséria (ainda mais com a crise).
    Os carros são bons, porque a alemanha fica perto e pertence ao mesmo eixo…
    Não iluda o povo que não conhece ai.

    Com 15 dias, eu ja queria ir embora…


  32. Olá Felipe, tudo bom? Comecei a ler seu blog só agora e adoro suas postagens, são realmente excelentes. Como o post é muito antigo, é provável que você não leia meu comentário, mas mesmo assim vou deixar aqui minha crítica.

    Não passou pela sua cabeça que talvez vc esteja deslumbrado com Portugal? Eu até relevo as inúmeras belezas que este país reserva, mas em relação aos portugueses, eu já devo discordar. É claro que eles serão simpáticos com você, mas só à primeira vista, porque eles sempre nos vêem e sempre nos enxergarão como um povinho de patamar abaixo, afinal, eles são “os colonizadores”. E digo mais, isso não vale somente para Portugal não, minha crítica se aplica a muitos outros países. Por isso não acredito que seja um bom lugar para se viver, pois vc sentiria falta da simpatia e da alegria calorosa que só o brasileiro tem.

    Abraços.



Deixe um comentário

