h1

Considerações sobre Portugal

16 de junho de 2009

Estou em um país onde o salário mínimo beira os 1300 reais. Um país onde o custo de vida consegue ser inferior ao brasileiro, onde ganha-se 470.

Vejo contrastes que ultrapassam o limite do absurdo. Pasmo-me ao observar a realidade portuguesa, onde uma atendente interna de supermercado consegue ter apartamento próprio e carro. No Brasil, a mesma profissão proporciona ao empregado uma vida miserável.

Vejo pessoas com oportunidades, vejo um mundo que não imaginava ser possível. Sem miséria aparente, sem moradores de rua, sem sujeira, sem falta de educação. Motoristas que respeitam-se uns aos outros, que até mesmo param no momento em que você ameaça querer atravessar a rua.

Vejo crianças a brincar nos longos parques naturais, vejo verde, vejo vida. Pessoas mais felizes, menos sofridas, com menos receios, com mais esperanças. Vejo tudo o que gostaria de ver diariamente e, no final de tudo, só penso:

O que aconteceu ao nosso Brasil?

Anúncios

117 comentários

  1. o que aconteceu? foi colonizado pelos “educados” pra quem voce tá babando ovo aí haha
    foderam nosso país, pra que foder o deles?

    ——————————————

    Verdade, foram os portugueses que criaram em você a idéia de que não devemos ter consciência política e que devemos incentivar analfabetos que criam Bolsa Família. Aliás, são os portugueses que estão em Brasília desviando toda a verba pública para os próprios bolsos enquanto o país prossegue na miséria.

    É tudo culpa de Portugal.


  2. ai Felipe
    Também tenho a mesma visão que você esta tendo agora e espero algum dia ter a oportunidade de morar ai em Portugal, pois não tenho muita expectativa de vida aqui no Brasil não, sinceramente.

    As “pessoas” parece que não enxergam como o Brasil é “miséravel” em relações a outros países, eu sei que tem países muito pior que o Brasil mundo a fora, mais o Brasil poderia ser bem melhor se as pessoas se conscientizarem.

    abraços
    e boa viagem ai em Portugal.


  3. Brasileiros estamos na merda, isso é fato, e não é novidade.


  4. Estando em Portugal você ainda pergunta?

    O Brasil como grande número de países em miséria ou com grandes problemas foi colonizado visando o lucro e o benefício próprio. Seus primeiros habitantes não-índios só pensavam em se dar bem e tirar o melhor para eles mesmos, e esse espírito se manteve enraizado profundamente em nós desde aquela época. Partimos de um ponto bem mais fundo para tentar o desenvolvimento, em uma corrida que pode ser tudo menos democrática como pregam as grandes potências. Tentar nos comparar a países que começaram a lutar pelos seus direitos enquanto éramos simples colônias (EUA são exceção pois quando real interesse de exploração foi posto sobre essa colônia ali já se tinha formado um sentimento nacionalista e um começo de industrialização então ela já se fortalecia) enquanto nós ainda não temos nem 100 anos que deixamos de ser um país puramente agrícola, sem contar os anos de ditadura que também atrapalharam um desenvolvimento adequado.

    Se comparado a outros países que passaram por situações semelhantes estamos
    muito bem, obrigado. Claro que podemos melhorar, claro que TEMOS que fazê-lo, mas é muito fácil pros do lado daí mostrarem a perfeição e suas socidades maravilhosas por meio de propagandas e filmes e relatos de turistas quando seus alicerces foram construídos com nossa exploração e nossa humilhação.

    E continua assim até hoje.

    —————————————————-

    Não considero o argumento da exploração colonial.


  5. “… vejo um mundo que não imaginava ser possível. Sem miséria aparente, sem moradores de rua, sem sujeira, sem falta de educação. Motoristas que respeitam-se uns aos outros, que até mesmo param no momento em que você ameaça querer atravessar a rua.”

    Cara, sinto muito,… mas você está vendo tudo isso como todo turista vê.
    Em Portugal tem SIM miséria aparente.. (já foi ao bairro da Ajuda, lá nas casas e não an beira do Tejo?), tem SIM moradores de rua e que abordam você pra pedir dinheiro (Vai caminhar lá pela Baixa, mas não nas ruas principais!), tem sujeira SIM, é cheio de bosta de cachorro pelas ruas (tirando os locáis turísticos) e o povo joga muito lixo, restos de móveis, imundices em geral… há quem use penico ainda e jogue a sujeira pela janela!! (PASME!!). E a falta de educação… bom.. eles são bem melhores que os brasileiros,… mas isso pq sabem que você está a turismo.. experimenta dizer que tu mora aí! Ah.. eo trânsito com motoristas que se respeitam.. isso não existe! E o trânsito é caótico! Você já dirigiu de verdade aí?
    Sim sim… eles respeitam a faixa de seguraça… e isso estão de parabéns! 🙂 Mas não confia sempre!!!

    Olhar uma cidade nova com olhos de turista é tudo muito bonito, limpo e maravilhoso… mas morar na cidade é ouuuuutra coisa. A realidade não é tão linda assim.
    Eu já morei aí por mais de ano.

    Cara, vale a pena passar pela Holanda (que aliás é onde eu moro hoje). Se você curtiu PT, vai curtir a Holanda. 🙂
    Fora que aqui na Holanda o salário mínimo é bem mais alto.. 😛

    Boa viagem cara.

    ——————————————————–

    Estou numa região pobre de Portugal. Uma região com conjuntos habitacionais criados pelo governo para ajudar os jovens com menos oportunidades. Não diga que estou onde todo turista está, pois estou lidando com a parte ruim do país. Vamos comparar com a parte ruim do Brasil?


  6. É de se esperar que em um país como o Brasil que nasceu e cresceu baseado em um modelo que privilegia a concentração de riquezas nas mãos de poucos, e que ainda perpetua o mesmo modelo de exploração viva tal condição de contrastes sociais.
    Acho que a melhor pergunta não seria ”O que aconteceu ao nosso Brasil?” , mas “porque ainda não aconteceu no nosso Brasil?” .
    Por que ainda privilegiamos o mesmo modelo agroexportador desde as capitanias hereditárias(pergunte-se quantos dos nosso ilustríssimos senhores do executivo e do legislativo são latifundiários), por que ainda não investimos em educação,pesquisa, tecnologia se é sabido que hoje, aqueles que detêm dos meios de produção são os “soberanos”.
    São tantos os por quês…
    Acorda Brasil….


  7. Nunca fui para a Europa, mas o jeito que você descreve dá medo. =S
    Na verdade me parece muito forçado, tipo, linhas de alguém que está todo entusiasmado com o que está vendo de novo lá fora e por isso rebaixa a terra natal.
    Hahahahahahaha

    Não sei se consegui passar o que eu queria, mas beleza, to cansadaço e com sono.

    Enfim, é isso que eu “absorvi”, digamos assim, na leitura dos últimos posts. Comparo seu atual momento com uma criança junto a seu brinquedo novo e que daqui um tempo vai deixar de lado porque já não tem mais graça.

    Posso estar completamente enganado, mas é a minha de leitor.

    Aaah, puta merda, quero conhecer Portugal um dia também. =P

    Abraços e que dê tudo certo nos outros países que você for visitar também.

    ——————————————–

    Sim, enganado.


  8. E ISSO TUDO ALCANÇADO EXPLORANDO O POVO BRASILEIRO DURANTE ANOS NE ?
    TRATANDO NEGROS COMO LIXO E POR AI VAI …


  9. Ok Felipe,
    Me convenceu.
    Já vou arrumar as malas.
    Tem lugar para mais um no seu apartamento aí?


  10. Nem volte então 🙂


  11. Pergunta:
    Você pára quando um pedestre ameaça atravessar?

    A mudança parte de todos, meu caro. Aí é Portugal, mas ainda é Primeiro Mundo. Nem tem como comparar.


  12. primeira vez q sai do Brasil, ne?
    Senti a mesma coisa quando cheguei aqui nos EUA pela primeira vez, em 2007, isso que jah tinha ido pra Argentina antes, mas nao eh mt diferente do Brasil.


  13. Cara, se vc está gostando tanto de Portugal, fica ai. Agora, só ficar metendo o pau no Brasil, vsf.

    Só não esqueça que a nossa situação tem um dedinho da colonização exploratória que tivemos de Portugal.

    —————————————-

    Falta de argumento não cola.


  14. Como diria minha mãe, por ser colônia, o Brasil recebeu de Portugal tudo o que era indesejado: Ladrões, prostitutas, viadões, e mais a puta que pariu. Talvez venha daí a merda toda. Mas não acho que o Brasil seja tão ruim assim, isso é relativo. Se você visitar a Islândia (em outra época, pois a crise fudeu tudo) talvez pense que portugal tá na bosta. E se for ao Quênia, pensar-se-ia que o Brasil é desenvolvido. Ou não, talvez seja assim mesmo e se você fosse pra Islândia, só ia achar que é ainda melhor, mas não pensar que Portugal tá uma merda. Sejamos otimistas: O Brasil não tá tão ruim assim. 😀


  15. Sempre achei que nasci no País errado, lendo seus posts vou tendo mais certeza disso..


  16. Existem lugares aquí no Brasil onde vemos isso mas, de fato, conforme você descreve Felipe, Portugal é muito superior ao Brasil (vide salário minimo).

    Forte abraço!


  17. Nós deixamos que aconteça o Brasil que conhecemos todos os dias. E nos contentamos com o país no qual vivemos, da forma como vivemos. Daí quando vemos outras realidades, outras culturas e experimentamos coisas novas, percebemos que o que permtimos que se faça a nós, e o que fazemos com nosso país é muito, mas MUITO pouco.


  18. E depois dizem que português é que é burro…
    Depois do que você viu lá, e comparar com o que vemos aqui, quem são os burros da história?


  19. Brasil… um país “sub desenvolvido”, até quando? =/


  20. Herdamos além de dívidas de Portugal, ladrões, vagabundos…mas não adianta lamentar, acredito que Brasil ta melhorando muito e Portugal só é o que é por causa dos visinhos ricos que tem.

    Mais é isso ai Felipe estou acompanhando os depoimentos daqui me interessa muito essa experiencia.


  21. Se voce não aceita o argumento “colonização” em conta, você não é tão esperto quanto pensa.
    Imagine a seguinte situação, você tem dois prédios, em um deles você coloca todos os criminosos, toda a gente mais baixa, no outro você deixa a sua familia. Você depois faz o seguinte, desvia toda a agua, gás, e eletricidade (recursos) do prédio dos outros, pro da sua familia. Espera 500 anos, observa o estado dos dois e vem falar merda de novo.

    Colonização não é só no terreno não, cabeça pequena.
    Colonização é no modo de viver também.
    De quem voce acha que nós herdamos o “jeitinho brasileiro”?


  22. Parabéns pelos posts, pelos fatos que sempre vc evidencia em seu blog..

    Concordo com vc neste ponto que falta muito a esse país em que vivemos, chegar a um patamar humano e razoavel de se viver…Só não gosto de pessoas que se validam de seu post, e tantos outros, para falar e falar, e no final não fazer absolutamente nada, ou fazer tudo ao contrário…achando que tudo pode se resolver com mágica, que político veio de outro planeta e tem poderes sobrehumanos para resolver osproblemas de uma população mal-educada e corrupta.
    Mais uma vez o parabenizo pelo seu blog, e boa viagem.


  23. felipe…

    passei quase um mes em portugal em 2005 e tudo o que voce tem relatado nos posts é justamente o que sentia quando estava por ai… é outro mundo, outra qualidade de vida…
    espero daqui a no maximo dois anos, já não morar mais no Brasil….

    abraco


  24. Portugal, um país pequeno e litorâneo, sem a exploração de matéria-prima no Brasil e na África, onde a matéria-prima era essencialmente humana, acha que a situação deles seria a mesma?

    Eles ostentam bastante também, por acaso vistes fábricas? Imagino que poucas. O Tratado de Panos e Vinhos evidencia a vida que levam hoje. Souberam explorar e aproveitar as oportunidades de sua situação geográfica.


  25. Eu ri dos comentários falando da exploração colonial…
    O Brasil ser o país que é hoje, com os problemas de hoje, não tem nada a ver com a época colonial.

    Pessoalmente, não vejo meu futuro no Brasil, quero muito ir para a Europa depois ou durante a faculdade 🙂


  26. Deseja uma resposta quanto às suas indagações? Olhe para os nossos governos, tanto o atual quanto os anteriores e você entenderá como há essa discrepância enorme entre Brasil e Portugal.

    E vê se arranja alguma coisa de ruim emPortugal, se não todos os leitores vão querer ir emobra do Brasil.


  27. Tem uma “paradinha” chamada luta de classes e economia mundial. Na economia em geral, o trabalho (transformação da natureza) gera capital, esse capital gerado é apropriado pelo patrão e/ou estado por meio da sua exploração, ou seja, você executa um trabalho e ganha menos do que o capital que o seu trabalho gerou (mais valia).

    O fruto do seu trabalho é negociado pelo seu patrão por um valor maior o que ele realmente vale (lucro).

    Você junta lucro e mais valia nas mãos de poucos isso naturalmente gera desigualdade pq esses produtos tem que ser cada vez mais barato pois têm que gerar consumo, o barateamento se dá justamente no achatamento dos salários e/ou aumento do trabalho (não significando necessariamente aumento da jornada, pode ser aumento das metas).

    Essa roda de exploração se dá em qualquer tipo de economia, seja local, regional ou mundial.

    O que acontece na europa é fruto da exploração de uma parcela bem maior da população em outras partes do mundo, que tem seus trabalhos e a riqueza de seus países para satisfazer os países centrais, que dão um nível de vida melhor a seus moradores pq os mesmo não podem passar por nenhum tipo de turbulência social, ainda que o nível de vida na Europa tenha se degradado nos últimos tempos.

    Por fim o Brasil acaba sendo uma da muitas vítimas dessa forma de produção e exploração mundial.


  28. Estados Unidos foi “descoberto”, “colonizado” e “levantado” como a TERRA PROMETIDA… Já o Brasil foi “descoberto” e utilizado como refúgio pra família real, pra cá mandavam os bandidos, os miseráveis, e o país foi erguido basicamente por gente miserável, gente refugiada, que num tinham chances em seus paises (italianos, chineses, japoneses, poloneses, alemães,…), onde desde o início a escravidão e a miséria eram explorados, o poder na mão de poucos, que nunca se importaram com a maioria pobre… E 509 anos depois? Não mudou muita coisa!


  29. O argumento da exploração colonial não serve porque há muitos outros países com historias parecidas com a do brasil que são mais “desenvolvido”. Mas o Brasil não é um pais pobre pelo contrario é um dos melhores países emergentes, passando portugal em muitos aspectos, mas em compensação o brasil lidera a 3 anos como pais em que há mais desigualdade social, beirando a desigualdade absoluta. Além do território brasileiro ser muito maior que o de portugal, no brasil também há cidades que se equiparam as portuguesas. Portugal é um dos “piores” países da Europa. A desigualdade é um preço que o Brasil paga por sua economia e grandeza.
    O Brasil cresce cada vez mais no cenário mundial tanto econômica quanto politicamente o que realmente falta é investimentos para o povo brasileiro. realmente


  30. Sou português por parte de pai e também me assustei com relação ao transito em portugal. Felipe se você for dirigir ai cuidado em muitas cidades pequenas onde em sua maioria não há sinais as pessoas são obrigadas a parar quando alguém pisa na faixa alguns pedestres extrapolam desse beneficio.
    Em que parte de portugal você está?


  31. Quer saber mesmo o que aconteeu com o Brasil?
    Teve que se acostumar e se prevenir contra os colonizadores que vieram fazer o que todo mundo tá cansado de saber. Foi como a lei de algum biólogo que eu esqueci o nome: existe a adaptação ao meio. Brasileiro, cansado de ser explorado e colonizado, adaptou-se e “armou-se” para que não o passassem pra trás de novo. Com a esperteza herdada por toda a miscigenação (a maior do mundo), acabou “exagerando” na dose de não querer ser mais passado pra trás, fazendo com que a esperteza adquirida fosse utilizada de outra forma.

    Mas eu digo, meu caro Felipe, é costume, talvez até mania de brasileiro falar mal do próprio país. É engraçado como o Brasil está tão corrupto mas ninguém assume o próprio erro. Todos dizem “brasileiro é isso”, “brasileiro é aquilo”, mas se esquecem que são brasileiros também.

    Só pra encerrar: qualquer país do mundo é diferente (entende-se como melhor) para os turistas, inclusive o Brasil para os gringos. Só fale que um lugar é “um mundo como sempre sonhou” depois que morar lá e descobrir o seu “underground”.


  32. Ué, não é óbvio que o brasil sempre foi tratado como massa de manobra? Vou colocar aqui os fatos que reforçam o brasil atual:

    De todas as constituições que tivemos, 3 foram impostas e feitas sem democracia alguma, sendo que a primeira constituição feita democraticamente só veio no fim do século 19. A primeira constituição, ainda por cima, só veio depois de mais de 300 anos de descobrimento e 250 anos de colonização.

    Então, após nós FINALMENTE termos uma constituição, que nada mais é que a demonstração do país, só começamos a nos industrializar em que ano? Lá pelos 1930, isso por causa do regime de ditador de Getúlio Vargas e o exôdo rural causado pela crise de 1929 que afetou profundamente produtos rurais. O Brasil, então, foi um país rural até uns 80 anos atrás, enquanto Portugal, com todos seus problemas, começou a se industrializar enquanto nós nem tínhamos constituição “verdadeira”.

    Ok, vamos para a próxima etapa: Didatura militar. Não, não foi criada por nós, foi financiada pelos americanos para obter aliados sempre capitalistas que não iriam ir ao socialismo, acontecendo em praticamente toda a América Latina. Uma ditadura que censurava toda a imprensa, emburrecia a população com um ensino de péssima qualidade (E eliminando aulas de filosofia, as quais ainda não pegamos o ritmo de novo. Filosofia, aliás, a disciplina que deveria servir para alunos “pensarem fora da caixa”) e causava pânico e desconfiança na população. Uma ditadura que reforçava, como você já postou antes, o pão e o circo.

    Nisso termina a parte social do brasileiro. Desses fatos que falei aí dá pra você tirar as razões de problemas políticos e sociais que aqui temos. No mais, “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Portugal com certeza é melhor que o Brasil em vários aspectos, mas tem seus próprios problemas referentes ao próprio nível deles. Não dá para comparar dois países, por mais parecidos que sejam, pois ambos tem histórias e razões diferentes de ser, e o menor fato afeta imensamente.

    Nossa raíz não veio SÓ da exploração colonial, é apenas uma parte de todo um processo. Um processo que produziu eu, você e todos os leitores desse blog que tem acesso a internet e a educação.


  33. Corrupção


  34. Talvez o maior problema do brasileiro seja ficar culpando Portugal por nossa situação e não tentar fazer nada para mudar! Leiam sobre a Irlanda e a Inglaterra, qual delas cresce mais hoje em dia, qual delas tem uma renda per capita maior… Vamos deixar de culpar Portugal, e começar a mudar!


  35. Portugal, assim como as outras potências da Europa, ficou rico em decorrência da exploração covarde imposta a diversos países, inclusive o Brasil, que atualmente sofrem miseravelmente sem receber sequer algum auxílio significativo das nações desenvolvidas, pelo contrário, os algozes de ontem são os mesmos de hoje.
    Mas é claro que a situação desgraçada do Brasil também é culpa nossa.


  36. “O que aconteceu ao nosso Brasil?”

    Todos nós gostaríamos de saber a resposta para esta lastimável pergunta.


  37. O Felipe tá lá e nem pra postar as fotos das gostosas portuguesas. Será que lá só tem baranga?


  38. A Europa tem sim suas maravilhas, mas quando voce mora num pais, começa ver que nada é perfeito…ainda mas pra nos que somos brasileiros.Eles tem um preconceito enorme com estrangeiro, (quando mora, nao quando vai a turismo) e na Europa tem sim muito lugar mais sujo que a praça da Sé em sao paulo.
    Reconheco que aqui na Europa ninguem morre de fome, e todo mundo vive dignamente com o salario minimo.Mas vou contar um segredo:um caixa de mercado ganha o mesmo que uma pessoa que tem um master.Falo isso porque meu namorado é frances, master em biologia aquatica e ganha o salario minimo.E nao é so ele nao, é muita gente que eu conheco, se nao é o minimo, é pouca coisa a mais.Ai voces vao vir falando de boa distribuition de renda, mas a verdade é que ninguem quer estudas 500 anos pra ganhar o memso que um garçon…


  39. Bom, devemos levar em conta várias diferenças tanto culturais, como políticas e sociais. Não dá pra comparar um país desenvolvido com um país ainda em desenvolvimento. Até a questão do tamanho do país, como a distribuição da renda e da população.

    Contrastes sempre existirão. Não acho o Brasil um lugar tão ruim para morar. Claro que tem muuuuuita cooisa pra melhorar ainda. Mas, os principais agentes de mudança não somos nós mesmos?

    Abraço!


  40. comentário irrelevante mas foi engraçado ver um manuel falando mal de portugal.

    iushasiuhasiuhasiuas

    manoel me lembra portugal!

    e realmente, portugal tem uma porcentagem de culpa na situação do brasil atual, certo q a culpa nao eh toda nem maioria deles, mas q tem, tem!


  41. eu acho que se começarmos tacando algumas bombas nas penitenciarias progrediriamos um pouco 😀
    afinal de contas, alem de termos um pouco mais de segurança por exterminar boa parte dos bandidos do nosso país, ainda no sobraria o gasto gigantescom que temos com esses delinquentes!
    e sim, sou radical. Abomino essa raça 😀

    divista-se Felipão :*


  42. Sim, nosso país é pobre, atrasado e há nele enorme número de miseráveis. Para mudar esse quadro, qualquer governo deve priorizar políticas sociais. Por exemplo o bolsa família, que você critica. Quem tem fome só quer comer, não vai lutar por nada. Educação, salário digno, bons empregos, só depois de curada a miséria.

    ——————————————–

    Bolsa Família é um dos maiores cânceres deste país.


  43. Felipe, porque que todo mundo que viaja pra “fora” insiste em fazer comparações sobre o Brasil?
    Vc não concorda que isso é visível? de que adianta vc fazer isso, TODOS absolutamente todos fazem a mesma coisa.
    Bem que vc podia ter um diferencial.


  44. Tomara que algum dia eu consiga conhecer 😀

    Vai pra qual país agora, Felipe?

    ——————————–

    Alemanha em breve.


  45. Concordo com o Chapeú e o Adriano Leal. Você apenas mais um jovem “entusiasmado com o que está vendo de novo lá fora” e tudo mais. Enquanto isso, não enxerga como esse povo chegou ao ponto onde está. E o que o nosso país passou e eles não chegaram nem perto de passar! Você pode estar em uma “região pobre de Portugal”, mas tem uma visão muita fechada para as maravilhas do país, procure saber mais…
    E se todos aqui no Brasil pensarem igual a você, ai sim o nosso Brasil não vai pra frente MEEEEESMO! Se liga cara!

    Não estou falando nada disso pra ofender você não, só estou expressando a minha opinião. Por isso não leve nada a mal.

    ——————————————–

    Luto pela melhora do nosso país, você ainda não enxergou?

    Ainda farei a diferença, quero um Brasil melhor.


  46. “Não considero o argumento da exploração colonial.”
    Fácil desconsiderar o argumento mais forte né? Sabia que o início da colonização do Brasil foi feita por degredados, pessoas que eram criminosas em Portugal e eram trazidas ao Brasil como castigo. É, talvez seja essa uma das causas da índole um tanto quanto questionável de parte dos brasileiros.

    —————————————-

    Rafael, não pense que sei menos do assunto que ti.

    Em breve escreverei sobre isso. A idéia da colonização não é mais argumento.


  47. Depois dizem que “em desenvolvimento” é um estágio para o desenvolvimento…aham, claro.
    Dizer que a colonização exploratória não é motivo para justificar do país estar como está é um pouco de exagero, a colonização de exploração contribuiu sim para a vida que levamos.
    Se quer argumentos, veja os EUA e a Índia, ambas colonizadas pela Inglaterra, porém de formas diferentes, EUA: povoamento, Índia: exploração (igual ao Brasil).
    E como é a forma de vida indiana? Muito parecida com a do nosso país. Tanto que são ambos comparados quando nos referimos a economia e etc.

    ——————————————–

    Em breve escreverei sobre isso. A idéia da colonização não é mais argumento.


  48. Ok, vamos a fatos:

    Brasil
    Área
    – Total: 8.514.876,599 km²
    População
    – Estimativa de 2008: 189.985.135 hab

    Portugal
    Área
    – Total: 92.391 km²
    População
    – Estimativa de 2007: 10 617 575 hab

    Fonte: wikipédia (credo).

    É lógico e óbvio que um país que não tem o tamanho do estado de São Paulo seja muito melhor administrado; um país que tem séculos de história a mais que o nosso; séculos de conscientização política à nossa frente.

    Se você criticasse a atitude dos brasileiros perante as palhaçadas de nossos políticos, tudo bem. Agora, seus últimos posts neste blogs são atestados de baba-ovisse e complexo de cachorro que a maioria dos brasileiros possuem.

    Tenho certeza que você está fazendo isso para provocar alguma coisa com os leitores do blog. Alguém tão inteligente como você certamente sempre pensa em algo por trás do que posta aqui e eu não quero acreditar que você esteja pagando pau pra um povo que tinha tudo para ser potência europeia e ficou reduzido a um nada no continente.

    Abraços!

    ———————————————-

    Seu texto está cercado de bobagens.

    Para começar, Portugal não é um nada no continente. É um país muito bem desenvolvido onde o povo tem oportunidade. Inclusive aqui estão muitas pessoas que poderiam estar na Alemanha, ou Inglaterra, mas preferem ficar aqui.

    Em segundo lugar, a questão do tamanho não é justificativa. Assim fosse, Canadá e Estados Unidos seriam um lixo. Nosso país possui uma entrada financeira equivalente ao seu tamanho. O Brasil é um país extremamente rico, vide recentemente o empréstimo de 10 BILHÕES ao FMI. Nosso problema não é território, nem dinheiro. Nosso problema é interesse, é corrupção, é a política de achar que está tudo bem.

    Taxar a admiração a um país como Portugal, como baba-ovisse, soa como uma incrível dor de cotovelo e nacionalismo desesperado, que tenta implorar aos céus motivos para acreditar que estamos bem. Basta abrir os olhos, observe o mundo ao seu redor.


  49. teus comentários tão cada vez me decepcionando mais.


  50. Pois é , Europa é outra coisa, parece ser outro mundo. Da até raiva de quem ainda tenta defender o Brasil nesse aspecto. A palhaçada que é esse país hoje aí não é mais culpa de Portugal.


  51. Nunca tive, mas esses seus post me deram uma vontade de conhecer Portugal…
    maaas… so num futuro distante…;)


  52. A pergunta não é “O que aconteceu ao nosso Brasil?”, pois o Brasil sempre foi desse jeito que você falou. É: “Por que o Brasil não se torna assim?”.


  53. Aos que defendem o Brasil uma coisa

    Se você fala que esta bom, que é razoavel e pode viver perfeitamente…mudar para que?

    É esse tipo de pensamento que faz o Brasil ser explorado cada vez mais, aqui todo mundo é BURRO mesmo, quando perceber isso e tomar vergonha na cara de falar

    BRASIL VAI TOMA NO C* e definitivamente cobrar algo desses “politicos” que controlam o nosso Brasil. De muito adianta dizer que aquele politico não presta e dois minutos depois esquecer ate do que ele fez, então defenda o nosso Brasil.

    Cite algo bom que se tem no Brasil, tirando por favor o óbvio prais, mulheres e futebol, porque isso ate gringo ja sabe, mas que oportunidade esse país medíocre ja lhe ofereceu?

    Tomem vergonha na cara e abram os olhos.


  54. Se eu não gostasse tanto assim de Santa Catarina (não gosto da minha cidade) até me mudaria para Portugal ou alguma cidade da Europa, sinto que eu nasci no pais errado.


  55. Ah, que bom que só existe Português feliz, afinal problema lá(aí) não existe…Bobinho eu, achava que deixava de ter um para ter outro.
    Grandes motivos para desejarte :
    Felicidades, Português.


  56. Concordo parcialmente com você Felipe.

    Fato: Condição de vida em Portugal é muito superior a do Brasil. Dizer que a área é menor, que foi país colonizador, blablablabla é bobagem. EUA também foi colônia, e lá comprar um iPhone não requer parcelas de 48x com juros altíssimos.

    O Brasil tem o problema dos governantes governarem para eles próprios, não para a população. Acordem para o mundo; O Brasil está em péssimas condições sociais e políticas. Nosso PIB é muito bom, mas qual a razão de tantos problemas? Um país desorganizado e corrompido, e tudo isso se origina da educação.

    Vejam: a maioria dos comentários deste blog são escritos por pessoas com uma grafia no mínimo decente. O que nos faz pensar que textos críticos e construtivos atraem pessoas com certa opinião formada. A maioria aqui terminou o ensino médio, não é? Mas a maior parte do Brasil não tem opinião nenhuma, preferem assistir BBB do que pensar no país que se afunda politica e socialmente, cada vez mais.

    Questão também de cultura. Até hoje não vejo nenhuma vantagem em FUNK e músicas similares. Mas consigo ver inúmeras desvantagens, principalmente quando cada vez mais tal tipo de música ganha mais espaço no pais.

    Enquanto isso, no congresso… O que está acontecendo mesmo?


  57. O brasileiro sempre arranja um pretesto para sua incompetência.
    Há quinhentos anos que a desculpa por esta merda de país ser uma república de bananas é sempre a mesma: “ahhh os portugueses nos colonizaram e mandaram para cá só quem não prestava, por isso estamos assim.” E vão continuar assim ainda por centenas de anos se não entenderem que tem de trabalhar como trabalham as pessoas do resto do mundo. O problema é que brasileiro não gosta de trabalhar. Se é feriado na quinta o sujeito já não quer trabalhar na sexta. Se o feriado é na terça, fudeu, o próprio governo decreta ponto facultativo na segunda.
    Agora, para os merdinhas aí em cima que ficam ouvindo esses professorinhos de merda que não sabem também merda nenhuma, SAIBAM TODOS que:
    A Austrália era uma Colonia Penal da Inglaterra, e nem por isso deixou de se desenvolver, ao contrário, é uma superpotëncia. Sabem porquê? Porque trabalham e não ficam se lamentando pelo passado como os brasileiros e botando a culpa na colonização. Tudo bem, fomos colonizados e daí? Por acaso não temos um país muito mais rico que qualquer um da europa? Então, PREGUIÇOSOS DE MERDA, arregassem as mangas, trabalhem e parem de colocar ANALFABETOS na presidencia. Ia esquecendo…. quando vier o plesbicito, votem na porra do PARLAMENTARISMO.


  58. Esqueci uma coisa…posso citar sim algo muito bom no Brasil. Duas coisas

    Curitiba, moro no Paraná, no sul e ja visitei Curitiba. Não é uma cidade perfeita, mas entre as grandes que ja fui, São Paulo e Rio, Curitiba é linda, diferente de São Paulo onde a cada rua era um cheiro ruim diferente e repleto de moradores de rua. É triste andar por SP, da um nó na gargante, sem falar que é um povinho estressado, diferente do pessoal de Curitiba

    a segunda, Floripa, a diferença são as praias, em Curitiba elas não existem, somente isso. Ambas as cidades com sua beleza, e óbvio com seus problemas, mas bem menores do que o restante do Brasil.

    Não sei se você Felipe ja visitou uma das duas cidades que citei, se não visitou quando tiver a oportunidade visite.


  59. Cara, a verdade é essa: Não dá pra comparar a Europa com o Brasil.
    Lá é como se fosse outro planeta, só que habitado pela mesma raça.
    O Brasil, aos olhos de um continente que se chama Antigo, só está começando. São pouco mais de 500 anos de história, contra milênios de governos, guerras e aprendizado.
    Eu não sou um expert no assunto, e, provavelmente, você também não é, mas se tem algo que você deve concordar comigo é que essa questão requer muito mais análise do que um pensamento superficial demais que surge aqui na caixa de comentários.

    Ah, e o Brasil é uma bosta.


  60. Meu pai esteve recentemente na europa e achou Portugal um país bem fraquinho.. Se comparado com os outros países europeus. Ele disse que assim que chegou pegou um taxi VELHO que nem cinto de segurança tinha. E o taxista disse pra ele: “Não precisamos de cindo de segurança. Isso não é necessário”. Meu pai ficou sem entender. Sem contar que ele viu muito carro velho e tinha pedinte sim.. Vc ainda não viu? Ele me contou que deu 5 euros pra um pedinte na rua.

    Quando meu pai viajou para a Espanha, França etc… Ai as coisas melhoraram MUITO. Portugal é quase um país de terceiro mundo na europa.


  61. Para o Paulo ai de cima:
    Cara acho que vc generalizou, que aqui todo o mundo é burro.
    Vai te catar, burro é a sua mãe!
    Eu não sou burro.
    E senhor Felipe, as suas comparações sobre os países que vc visitar com o nosso é muito manjado e TODOOOOOOOO mundo que viaja pela primeira vez tem esse terrível vício. Já disse faça algo diferente, se vc quiser posso te dar algumas idéias.


  62. Você luta pela melhora do nosso país desse jeito ? Desculpe-me, mas não consigo enxergar fazendo isso! Espero ver você fazendo essa “diferença”, mas desse jeito, não vai ser tão cedo!


  63. O Brasil se tornou e se aprimorou na arte de ser do 3º mundo.
    Colonização e tempo de vida pra mim também não é desculpa. Já somos bem grandinhos no que se trata de república, mas mesmo assim parece que tem algo que não deixa nossos políticos colaborarem com a situação.
    Eu acredito que um dia isso melhore. Acredito que os poucos que se usam da honestidade um dia irão controlar tudo isso aqui. mas sei lah, por enquanto é ficar admirado com o quintal dos outros pra ver se um dia copiamos o jardim deles.
    Aproveite sua viagem, pq quando vc voltar, tudo isso aqui no Brasil vai estar te esperando.


  64. “Portugal é tudo de bom!
    “Portugal é chato, vou embora pro Brasil…”
    Você só está empolgado. Não se preocupe, isso passa logo.


  65. Substitua “Portugal” por “Alemanha” e você tem exatamente a minha opinião.


  66. Desculpe-me, mas não pode dizer que colonização não é argumento. Não é uma “grande coincidência” todos os países subdesenvolvidos da américa terem sido colonizados e explorados, enquanto os países americanos desenvolvidos foram apenas colonizados?


  67. Ué.. eu conheço atendentes internos de supermercado com casa e carro…


  68. Não é possível que não haja um (unzinho que seja) morador de rua. Pequenas cidades da França têm-nos. Não será a “potência” Portugal que não os terá.

    E mais, é óbvio que o fato do Portugal estar na Europa foi fundamental em sua evolução econômica. O país teve de adequar sua economia aos padrões de UE, e provavelmente teve ajuda do Bacen europeu nesse processo.

    A qualidade de vida na Europa, de maneira geral, é muito superior. Há, no entanto, locais iguais à Pindorama – ver o filme Gomorra. Há cidades pequenas com alto grau de satisfação da população, bem como algumas cidades do sul aqui do Brasil. Mas até as capitais padecem de graves problemas sociais, Paris por exemplo, embora tenham infra-estrutura superior.

    Inequívoco é o efeito perverso de nossa política.


  69. Lendo as demais respostas de nossos colegas parece que não falei tanta bobagem assim. Isso é fato: comparar Brasil com qualquer país decente da Europa é nada mais do que ficar chateado, acredite, já morei no exterior e sei exatamente como você se sente.

    Lembre-se apenas que na sua pátria, sua terra natal, você não é expurgado como demônio e nem discriminado ao menor problema!

    Cara, volte logo para o Brasil e vamos fazer um churrasco às custas do dinheiro público, limpar a boca na bandeira do Brasil e exaltar nossas garotas de programa dançando e rebolando ao som de um funk!

    Volte para nossa política da ‘bola e circo’!

    Abraços!

    (Antes de vá na vandersexxx e lembre-se da palavra secreta! aeuhaeuhae)


  70. Como alguém pode falar que a atual situação do Brasil não é herança da nossa colonização? Nós somos uma mistura de vários países (principalmente europeus), nossa cultura vem desses países. O problema é que quem veio pra cá é porque não tinha nada na Europa, eram pobres, a nossa educação (ou falta de) veio deles. Nós não viramos o que somos da noite pro dia, é um processo histórico que está diretamente ligado à Europa.

    E sobre os seus comentários sobre Portugal… Bom, deve ser a sua primeira vez na Europa, tudo é novo pra você, entendo a sua empolgação, mas tome cuidado com as comparações, você é turista ai, existem áreas extremamente pobres como as do Brasil (principalmente em Portugal), e mesmo que você vá nelas, você vai achar que são melhores do que as daqui, mas na verdade o que muda é a arquitetura, a situação social é praticamente a mesma.

    Se você continuar assim tenho medo dos seus posts de quando chegar nos outros países da Europa, se em Portugal, que é considerado o quintal da Europa, você está nessa empolgação, imagina nos países que são realmente superiores ao Brasil.


  71. Olá a todos,

    Independentemente das qualidades e defeitos de Portugal ou Brasil, todos nós sabemos que são dois países que pecam quanto a mim em dois factores essenciais e que a partir dos quais se constrói uma nação justa e equilibrada : educação e saúde.
    Agora também vos digo also, ressalvando claro as contingências, cada povo tem o governo que merece.
    É óbvio que isto não pode ser aplicado áqueles povos extremamente pobres que têm a infelicidade de viver sob regimes totalitaristas e opressores, e que nós deveriamos de ajudar verdadeiramente e sem hipócrisia, mas isso é outra história.
    Agora, aquelas pessoas que falam mal das pessoas de outros países, se calhar deviam de viajar um pouco mais, pois viajar torna-nos mais compreensivos em relação aos outros povos e diminui a ignorância.

    Bom fim-de-semana,

    José


  72. […] Texto: Considerações sobre Portugal […]


  73. Claro, eles tem tudo isso a custa do Brasil.
    Portugal é um país rico assim por causa de sua colonização, apenas.

    ——————————————–

    Verdade. até hoje vemos pessoas utilizando quilos e quilos de ouro explorado do Brasil, é incrível! Todo dinheiro de Portugal veio da exploração das terras brasileiras. Aliás, todo dinheiro do mundo veio da exploração do Brasil.


  74. Observei que muitos dos comentários fazem referência
    ao fato do Brasil ter sido colonizado por Portugal na
    tentativa de justificar o nosso “subdesenvolvimento”.

    Eu acredito que o Brasil pode ter tido problemas gerados
    pelos Portugueses inicialmente mas nestes 509 anos de história
    os próprios brasileiros causaram mais problemas a si próprios
    do que os portugueses nos causaram nos 221 anos( se não estou
    confundindo datas) que fomos colonia de Portugal. Muitos dizem
    que o Brasil foi colonizado por ladrões, bandidos e gente sem
    escrupulos. Acredito que possa ser verdade, mas nos lembremos
    dos Estados Unidos que foi colonizado pelos ingleses e da mesma
    maneira foi ocupado por muitos prisioneiros, ladrões, bandidos além
    dos puritanos, que eram caçados quando viviam na Englaterra…

    A culpa dos nossos problemas é principalmente nossa que em quase 300 anos
    de independência não fomos capazes de educar a nossa população e propocionar um
    nível de vida que não nos de inveja ao nos compararmos com europeus ou americanos.

    Eu vivo em Portugal há 1 ano, esta não é a primeira
    vez que viajo para fora do Brasil, na verdade conheço
    outros 6 países da Europa e os Eua e entendo um pouco
    o sentimento que o Filipe tem em afirmar que não consegue
    entender o que aconteceu com o Brasil se Portugal, “o primo
    pobre da Europa”, parece tão mais desenvolvido.

    P.S: Filipe você disse que o custo de vida em Portugal é menor
    que no Brasil, isto não é verdade, o custo de vida aqui é mais
    caro, mas as pessoas são mais bem remuneradas por isso conseguem
    adquirir mais bens.


  75. Oh Breno Veras, seu pai deve ter ido à SOMÁLIA, nunca a Portugal, ou então, lá esteve no ano de 1500. Não seja idiota porque os taxis em Portugal são MERCEDES e BMW. E tem mais, se você andar um metro sem cinto de segurança a policia te prende. Ou seu pai mentiu ou tem dor de cotovelo em viver numa bosta como o Brasil, ou ele tá ficando louco. Não, não tem mendigos não senhor e também não tem favelas. Em lisboa, como em toda parte do mundo, tem sim, alguns viciados em cocaina que ficam perambulando pelas ruas pedindo uns trocados, mas não são mendigos, isso é diferente. Eu vou a Portugal de dois em dois anos e viajo de um canto ao outro. Por isso, não diga besteira.


  76. “O que aconteceu ao nosso Brasil?”

    Por que você não tenta responder essa pergunta em um post? Tenho certeza de que seria mais interessante do que ficar dizendo o óbvio. (“Aqui em Portugal a qualidade de vida é melhor”. Noooooossa, sério mesmo, Sherlock?!)


  77. Olá Felipe, acordei agora, liguei na Warner e está passando Friends.
    Bem, isto não quer dizer nada, pq toda vez que eu ligo na Warner está passando Friends…
    Aí, lembrei de vc e vim fazer uma visitinha. Ora pois, estás em Portugal?!
    Que experiência maravilhosa para um menino como vc: inteligente, culto.
    Aproveite bastante e conte-nos suas peripécias.
    Um abraço!


  78. Como ja disseram deve ser sua primeira vez na Europa mesmo. Em que lugar de Portugal você esta?
    Eu também ja tive esta idéia e não sosseguei enquanto não me mudei pra Europa. Apos dois anos na França, pra ser mais precisa em Lyon (terceiro maior estado daqui) e estudando por oito paises na Europa (inclusive Portugal) me deparei com miséria, mendigos, lugares pixados e sujeira. Até favela em Lisboa eu vi!
    Não da pra fazer comparação com Brasil são realidades atuais e passadas completamente diferente. é fato que o Brasil é colonia de Portugal e deveria estar em situação melhor se os colonizadores não fossem a banda podre daqui da Europa que tanto exploraram e continuam até hoje explorando nossa mão de obra barata, inclusive em Portugal!
    Mas, dai dizer que Portugal é limpa? que o transito é excelente? Me poupe, por onde você esta andando que essa Portugal eu não encontrei.
    Ta certo que tem muitos lugares legais, muitos lugares limpinhos, mas este mundo das maravilhas não existe. Posso até arriscar que não existe em lugar nenhum deste nosso planeta. E por isso ja estou voltando pro meu pais. Me decepcionei muito com a Europa, a educação não é la essas coisas, os problemas são os mesmos do Brasil. é claro que em proporções diferentes.
    So pra você ter uma idéia aqui na França (terra da burocracia) pago um absurdo de impostos pra ficar sustentando justamente os pobres. Ta certo que pelo menos aqui você vê o dinheiro sendo revestido pra quem precisa. Mas como no Brasil tem milhares de desocupados que preferem viver do assistencialismo do governo do que procurar um emprego e quando o Papai Sarkozy resolve “pensar” em cortar algum beneficio toma greve e protestos que atrapalham a vida cotidiana daqueles que justamente sustentam os vagabundos! Afe, primeiro mundo é?!

    ———————————————

    hahahahahahahaha, desculpe, eu tive que rir.

    Vai ver você está na Índia e se confundiu.

    Só faltou você dizer que o Brasil é melhor que a França para se viver. Que aqui tem menos desgraça.


  79. Ah, esqueci de mais uma coisa, quanto aos portugueses que amam a “qualidade” de vida de Portugal, tenho varios amigos portugueses trabalhando principalmente na Suiça, Holanda, Alemanha e aqui na França eles competem pau a pau com os tais “sub-empregos” que a maioria dos brasileiros pegam. E dizem que a vida em Portugal não ta tão boa assim não, principalmente apos a crise!


  80. O PENTELHO. Vai se lascar. Meu pai não é mentiroso. Ele pegou um taxi sem cinto de segurança e isso é FATO. Se você não acredita o problema é seu.


  81. Quem quer vida fácil vai para Portugal ou outro país, aqui no Brasil ganha pouco quem quer, batalhei muito pra chegar onde estou hoje pois ganho muito bem e estou satisfeito em estar morando aqui. O Brasil tem problemas graves na educação, saúde, saneamento básico entre outros mas pra desviar desses problemas só tendo recursos particulares, isso é outro ponto chave para se dar bem aqui e tb óvio que vc tem que ganhar o suficiente para isso, bem melhor do que viver em outro país e sofre com o preconceito por causa de outros brasileiros que sujam a nossa imagem.

    ———————————————–

    hahahahahaha

    aqui no Brasil ganha pouco quem quer?

    Eu juro que a cada dia vocês me surpreendem mais.


  82. Nao sou muito de comentar nos seus comentarios pq vc se acha
    um “pedro bial” dos blogs !

    Olha o tamanho de portugal e o tamanho do Brasil !(territorial)
    Idade , pois o Brasil so tem 186 anos ! (07/09/1822)
    Portugal e jurassico !
    O seu formado na harvard fez muito pelo Brasil , fhc , fez neh !
    jah que vc ama tanto portugal assim , aproveita e fica por ai
    babando ovo dos gajos , o Brasil nao precisa de brasileiros como vc !!!

    “O que aconteceu ao nosso Brasil?”

    Por que você não tenta responder essa pergunta em um post? Tenho certeza de que seria mais interessante do que ficar dizendo o óbvio. (”Aqui em Portugal a qualidade de vida é melhor”. Noooooossa, sério mesmo, Sherlock?!) [2]


  83. De vez em quando eu leio os posts mas comentar é a primeira vez, pois achei interessante seu post!

    Bom, eu nunca saí do país, o mais longe que viajei foi pra Santa Catarina e moro em São Paulo, mas tento estar por dentro da situação mundial. Gostaria de conhecer Portugal, assim como o continente Europeu, apesar de meu sonho ser conhecer primeiro Tokyo… ehehehe

    Enfim, portugueses e brasileiros tem obviamente estilos de vida diferentes, histórias diferentes apesar de interligadas entre muitas outras coisas. Não vivemos em um país MARAVILHOSO, mas perfeição não existe em nenhum lugar do mundo, pode sim existir lugares quase perfeitos para morar dependendo do estilo de vida da pessoa. Eu gosto do Brasil, mesmo com tantos problemas e uma cultura comodista, e gostaria de estar vivo para ver o Brasil chegar num patamar assim. Existe também a parte ruim de morar em país desenvolvido, como muitos tem proconceito com brasileiros, em alguns países europeus o índice de suicídio é altíssimo, daí nos faz parar para pensar, porque é assim vivendo em um país com um nível de vida melhor…
    Bom, de qualquer maneira, acho que temos que fazer por merecer um país melhor.


  84. mas olha só, Portugal só se tornou isso que você descreve depois de entrar pra zona do Euro, antes era um dos países mais pobres da europa ocidental


  85. Rapaz, eu sinceramente não vejo como você poderá construir um país melhor desse jeito, já que você diz que quer, e que tentará fazer diferença.
    Só vejo comparações, endeusamentos do que existe aí, e críticas do que existe aqui. Mas o principal, e o que realmente importa, ainda não ví: como você melhoraria?
    E outra, tudo bem que não tem nem comparação (brasil com portugal) lógico, mas vc ainda nao ter enxergado que aí também existem vários problemas, faz soar como a galera disse, uma pessao que está encantada com um país que está conhecendo agora.

    —————————————————

    Será que dá para as pessoas entenderem que eu estou de férias e não tenho como elaborar textos mirabolantes sobre melhoras para o Brasil, neste momento?


  86. Cara, seus comentários tem soado com ar de desrepeito para com seu leitor/contribuinte.
    Você parece não aceitar que certos argumentos sejam mais plausiveis que os seus, e para exclui-los de cena prefere ridiculariza-los. DESCULPE-ME mas achava tão mais interessante algo mais suave que encontrava-se em seu blog antigamente..

    Sua ironia é/foi arrogante e ignorante:”…Verdade. até hoje vemos pessoas utilizando quilos e quilos de ouro explorado do Brasil, é incrível! Todo dinheiro de Portugal veio da exploração das terras brasileiras. Aliás, todo dinheiro do mundo veio da exploração do Brasil…”

    Seu contra-argumento foi falho:”…Só faltou você dizer que o Brasil é melhor que a França para se viver…”Pois se era isso que faltava para a pessoa do comentário que recebeu essa resposta, pois bem, considere dito, pois quase todo mundo que sai daqui e vai para ´lá(seja rico ou pobre)reclama e quer voltar. Até porque não se vive só de belezas e riquezas; educação,dignidade, simpatia, honestidade e companherismo fazem falta ao seer humano, e isso eu posso te garantir, na “França não há”(generalizando).

    E ao vir com “…Prazer, ironia…” só mostra a falta de preparo e argumentos para responder a altura. Mesmo que a pessoa seja uma merda, está te dando “ouvidos”, deveria ser no minimo bem tratada.

    Ornelas

    ——————————————–

    Ok, rapaz. Então fique com suas verdades. Sou despreparado, arrogante, moleque, não sei de nada e aqui só tem bobagens.

    Abraço. Boa sorte.


  87. É incrível como a visão de turista é sempre a mesma. Cara, em todo país é assim; os lugares mais visitados pelos turistas são os que recebem maior atenção por parte dos governantes. Longe de mim, querer comparar o desenvolvimento de Portugal ao do Brasil, pois trata-se de um país colonizador… que conseguiu muitas de suas riquezas as custas de atrocidades cometidas aos negros e índios. Aliás, nesse contexto de colonização, Portugal foi por muito tempo “cachorrinho de madame” da Inglaterra. Essa visão é a mesma dos simpatizantes do “capitalismo selvagem” que costuma criticar programas sociais, mas não enxergam a incoerência de querer discutir avanço tecnológico com miseráveis que não têm nem o que comerem.


  88. E nem precisa ser mirabolante, só que pra uma crítica servir pro que tu disse que quer pro país, não custa nada, sugerir algo, mesmo que seja algo impossível.
    Já que você fala tanto de argumento…


  89. Descobri porque você tá assim todo serelepe babando com tudo isso aí!
    Tá feliz porque vai poder ir na free shop na volta e comprar seu perfume que está acabando né! Saquei!


  90. Por que você não fica por ai para o resto da sua vidinha mediocre? Deixe o Brasil para os verdadeiros brasileiros.

    ———————————————–

    Se para ser um verdadeiro brasileiro é necessário fechar os olhos em ignorância e fingir que está tudo bem, parabéns, és mesmo um verdadeiro brasileiro.


  91. É muito curioso ver as pessoas exaltando o país e criticando o autor pelas críticas, mas será que algum de vocês lembra em quem votou para vereador, deputado estadual ou federal?

    É muito fácil chegar e ficar vomitando que a culpa é da colonização, que o país foi explorado e que só mandavam pro Brasil puta e ladrão, mas e a Austrália? que era cadeia, só recebia os piores dos piores criminosos da inglaterra e ficou idêntica ao Brasil não é??

    O problema do Brasil é o povo, povo apático, que não briga, não se movimenta, é todo mundo querendo levar vantagem em cima do outro, desde a fila do supermercado até o congresso nacional e depois vem pagar de honesto e nacionalista xingando o autor.

    O patriotismo não está em defender e exaltar o país a todo momento, o patriotismo é lutar e tentar conscientizar as pessoas de fazer o certo, e principalmente, votar certo para tentar mudar de alguma forma essa realidade podre na qual o país se encontra.


  92. Os brasileiros se encostam no argumento da exploração do tempo colonial, blablabla…

    Mas, porra!O Japão todo foi praticamente destruído na Guerra, e eles estão como nós estamos hoje?Muito pelo contrário, eles são a 2ª maior economia mundial!

    E olha que o Brasil teve digamos 176(não tenho certeza) anpodendo se tornar um país desenvolvido.
    Concluindo:Brasileiro é um povo folgado que se contenta em apenas ser conhecido como o o país do futebol, das mulatas gostosas, e do “ritmo contagiante do samba”.

    Não estou falando que Portugal é uma maravilha para se viver,(até mesmo porque eu nunca fui pra lá, pq só tenho 14 anos)mas estou sim criticando essas pessoas que falam que o Brasil é pobre por culpa da colonização e tals, como disseram aí em cima a Australia era um ‘cadeião’ da Inglaterra, e como ela é hoje?

    Pode ser que me critiquem, mas apenas estou expondo o que penso.


  93. quem estabeleceu essa merda toda aqui, em que só fazendeiro laifundiário tem dinheiro, foram os portugueses.

    ———————————————-

    Ai, céus.


  94. dizem q o melhor do Brasil eh o brasileiro. em parte sim. mas por outro lado; o pior do Brasil eh o brasileiro. metem o pau nos politicos, mas 90% tbm desviaria milhoes para a propria conta se tivesse oportunidade. mete o pau nos politicos e kem colocou eles lah?

    o problema eh o sal e nao o saleiro. kem jah ouviu essa frase (e entendeu) sabe o q kero dizer… kem faz o pais eh o povo (nao sao todos, claro q nao. mas a maioria)


  95. o Henrique disse tudo ai em cima


  96. Olha, esse negócio de se impressionar com a realidade fora do brasil é normal, passei por isso no Canadá e é uma coisa absurda mesmo, causa indignação. Mas são países com a população muito menor, melhor educada, aí facilita a ordem. Eu concordo com a sua resposta pra algum leitor aí de que os políticos desonestos e egoístas que dominam esse país são os maiores responsáveis pela péssima distribuição de renda e deixam boa parte da população na miséria. Mas, apesar de fazer parte da minoria classe AB da população, eu considero o Bolsa Família um bom programa do Lula, pq dá a chance de ter alguma coisa a quem realmente n tem acesso a nada. E eu to longe de gostar dele. Pra nós é facil desdenhar esse dinheiro q é gasto numa balada, mas pra quem recebe é uma questão de sobrevivência mesmo. E tb n da pra negar o efeito devastador de quase 400 anos de exploração. Só pra dar 1 exemplo: Portugal era um país quebrado na época de Napoleão e só se reergueu pela absurda taxa de impostos cobrados e pelo roubo de nossas maiores riquezas. No período colonial o q foi feito p desenvolver o país no ritmo da Revolução Industrial? Nada. Veja, isso não é argumento, é fato histórico. Nós temos apenas 80 anos de desenvolvimento prático, iniciado pelo GV. O foda é q muitos brasileiros estão acomodados nessa porra. Esperam uma mudança sentados e acreditam sempre em papinho de candidato. Trouxeram o Collor de volta!! Eu tb fico puto como vc de ver q tínhamos tudo pra ser um país de 1º Mundo, com as riquezas naturais e a quantidade de impostos recolhidos deveríamos ser uma potência. Mas quem poderia mudar alguma coisa, que é a minha geração, não se preocupa com política, com problemas sociais e ta cagando pra tudo isso. Mas é isso aí, abrindo espaço pra discussão já é um começo. Quem sabe um dia agente não chega lá.


  97. Eu sou português e não pude deixar de ler o teu texto nem os comentários.
    Para ser sincero, nunca estive no Brasil, embora tenha curiosidade em conhecer.

    Quanto á situação portuguesa, devo dizer que existe lixo na rua, alguns mendigos e bairros pobres, tal como existe em França, país que já tive oportunidade de conhecer (e não, não foi como turista, minha mãe viveu lá), mas talvez seja em proporções menores que as do Brasil (acho que por muito maus que sejam alguns bairros, não chegam a ser como as favelas, e quanto a criminalidade, Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo).

    Se fico descontente com o meu país? Sim, também tem os seus problemas, e ainda para mais eu, que quero seguir carreira nas ciências, não vejo grande futuro para mim aqui.

    Se gosto do meu país? Gosto, porque independentemente dos problemas que tenha, gosto da sua cultura, do seu clima e das suas pessoas. Aliás, foi por isso que a minha mãe e outros familiares que foram para França á procura de uma vida melhor voltaram: os imigrantes ficam sempre com os empregos e as vidas mais duras, e ás vezes um nível de vida um pouco melhor não justifica deixar tudo e todos para trás, num local onde a competição é maior e as pessoas mais frias e distantes.

    Quanto ao Brasil, é lamentável continuarem com a conversa fiada de terem sido os pobrezinhos explorados para onde só iam os ladrões. Tal como já disseram, vejam o exemplo da Austrália, local para onde mandavam os piores criminosos de Inglaterra e que hoje é país de 1º mundo.
    Além disso, para fazer mais umas correcções, a colónia penal portuguesa era Angola e não o Brasil. O papel do Brasil era o de produtor de matéria bruta (açucar principalmente) e ouro para o Brasil. E quando recusam comparações com os EUA, acreditam mesmo que todos eles descendem dos colonos britânicos puritanos originais? O maior crescimento populacional dos Estados Unios aconteceu no séc. XIX com os imigrantes europeus (Italianos, Alemães…) e Chineses, muito á semelhança do Brasil cujas raízes da população actual não se resumem apenas aos colonos portugueses originais mas também aos imigrantes do resto da Europa.
    E lembrem-se que imigrantes não são pessoas que se inclinam logo para o crime, mas sim individuos que tomaram a dura iniciativa de abandonarem as suas origens para trabalharam num local distante em busca de um sonho.
    Por isso o problema do Brasil não me parece ser a origem colonial, mas sim a ineficácia administrativa e cultural. Têm um PIB gigantesco, mas é mal distribuido. E o povo conforma-se com isso, ficando mais preocupado com o BBB e o futebol que substituiram em grande parte a religião como ópio do povo, como diria Schopenhauer.

    A solução? Educação que privelegie o espírito crítico e políticas sociais que mais do que garantir sobrevivência deiam azo ao empreendedorismo.
    Mas pronto, afinal de contas sou só um miúdo de 17 anos sonhador… 😛


  98. *”… e ouro para PORTUGAL…”
    ** “…crescimento populacional dos Estados UNIDOS…”
    ***”…origens para TRABALHAREM…”
    ****” … Educação que PRIVELIGIE…”

    Peço desculpa, quando a hora é tardia, a paciência pouca, o teclado é gasto e o texto é grande os erros teimam em aparecer 😛


  99. Aí rapaz,
    Eu jamais disse que tu é muleque e essas outras bobeiras aí, alias, isso seria um tanto criança, não achas?
    Até porque respeito tu, aliás, como respeito todo ser humano, e considero seus posts pra caramba, saão bem escritos,eu já te disse isso. O que comentei foi em relação a sua aceitação ao que os outros comentam, suas respostas.


  100. Vou acabar os estudos, vou passear em Portugal, quem sabe eu gosto dai e acabo ficando =).


  101. vejo o felipe apenas salientar os problemas do brasil
    apenas isso, nada realmente útil.


  102. Legal, realmente deve ser muito bom morar num local como esse, assim como no Canadá ou França.
    Mas, e aí ? Agente aqui no Brasil, tudo muito ruim, estrutura ruim, pessoas passando fome, favelas e tudo mais. “Ah, a culpa foi de nossa colonização, o que podemos fazer !!! Somos assim mesmo”. Acho que, melhor do que ficar se lamentando pelo que o nosso país não tem, é nos unirmos para, no mínimo, tornar esse país um lugar melhor para nossos filhos ! Por que não temos hospitais suficientes ?, por que não temos leitos suficientes ? Por que pagamos tantos tributos e nada melhora ? Por que temos um PIB gigantesco e não vemos retorno ? Por que ? Acho que é isso, como sociedade precisamos discutir, e entender porque ! Claro, é muito mais fácil pra mim ir pra balada no fim de semana e deixar isso de lado, aí quando eu tiver meu filho eu dou um jeitinho para melhorar a minha vida. Poxa, a mudança só virá se houver pressão, e nós temos que fazer pressão; ou vocês acham que nossos deputados farão ?


  103. Engraçado ver tanta gente com queixas sobre a colonização.. O Brasil foi descoberto há mais de 500 anos, e a colonização foi feita nessa altura. Por muitas prostitutas e ladrões que nós, portugueses, tenhamos posto aí, acho que 500 anos é tempo suficiente para mudar as coisas.

    E quem não gostar de Portugal, que não venha. Nós agradecemos.


  104. o seu babaca ridiculo, povo educado???? o povo eh simbolo mundial de mal humor, a exemplo da maioria dos paises europeus. cara fika por ai, Portugal eh o cu da europa, vc morava onde aki???? o Brasil tem sim mto q melhorar, e estamos caminhando para issu, o que ainda nos impede eh a herenca de prisioneiros q eram mandados para ca , vindos da ainda terrinha lusitana, e que as raízes deles ainda imperam sobre nossos politicos, bem como a ideia de explorar e retirar aquilo q lhes interessa esquecendo-se da sociedade.
    nao pode vc c eskecer do POVO brasileiro, que batalha e sobrevive a todas as desigualdades com a alegria q surpreende a todo e qqer turista q vem nos visitar. hoje portugal vive de lembrancas e em constante decadencia, enquanto a 500 anos atras eles eram os desbravadores, hoje vivem de lembrancas, claro q fizeram mto e que4 sua historia eh de mta bravura, porem a ascensao pende para nosso lado. NOS BRASILEIROS SOMOS SIMBOLOS DE SUPERACAO!!! nao se esqueca de suas raizes meu irmao, aflar mal eh mto facil, vivie por 7 anos longe do BRASIL e acerdite vc vai sentir mta falta e qdo voltar talvez aprenda a valorizar nosso pais, que volto a dizer apenas padece devido ao descaso de nossos repersentantes.

    ————————————————-

    Você merece o troféu de pior comentário do post.

    A culpa do Brasil nao é dos portugueses, o povo brasileiro está longe de ser educado. Seu conceito de educacao é completamente errado. Nao estou falando de simpatia e ‘bom dia’ ou ‘boa noite’, mas sim de educacao solidária, um povo que vive sem deixar de pensar no próximo. Que nao joga papel na rua porque sabe que será pior para sua própria sociedade.

    Você ainda precisa entender que patriotismo nao tem a ver com ignorar os problemas do seu país e fingir que está tudo bem. Nao somos sinônimos de superacao em canto nenhum do mundo, nem mesmo entre os brasileiros. Ainda temos um longo caminho pela frente. No momento, somos ridiculamente atrasados em relacao aos países de primeiro mundo da Europa.


  105. Felipe,
    Acho que você anda lendo e levando muito a sério Arnaldo Jabor.


  106. Que seja do Brasil a culpa do que ele é hoje,que o passado e sua historia não tenha relevancia alguma certo. O fato é que Portugal assim como a Europa em sua maioria,assim como EUA e Japão definham,e o futuro são países como Brasil,China,India, países desgraçados,corruptos(TODOS COLONIZADOS,COVARDEMENTE[MAS ISSO N VALE COMO ARGUMENTO]).Mas que tem os maiores numeros em densenvolvimento social,crescimento economico.que com dificuldade e lentidão desenvole reformas politicas pequenas,que seu povo geração pós geração, evolui e conquista cultura e conscientização política.
    Mas ainda assim é muito pouco e nada que se compare à eterna Portugal,eterna pois não tem começo nem fim simplesmente é Portugal sem história nem futuro já que mil anos de portugal contra nem 300 de Brasil não serve de argumento.
    Não queria escrever tanto,mas resumo que meu texto não é contra Portugal mas a favor do Brasil.
    E não sou contra o Felipe,mas como leitor que faz questão de ler todos seus textos digo que está faltando algo,como já disseram acima,você só tem apontado o óbivo.

    desculpem os erros gramaticais,eu devia estar trabalhando.


  107. Não sei não, mas vc deveria levar em consideração tempos maiores do que “férias” pra poder fazer um post assim.
    Acho interessante vc elogiar o que acha de bom em outras culturas, mas considerando que vc vive no Brasil e passa férias em Portugal, não é justo que vc estabeleça esse tipo de comparação. Inverta o quadro e vc vai entender que tudo o que é preciso pra enxergar as verdades de qualquer lugar, é apenas tempo.
    Portugal tem uma herança histórica decadente desde que os tempos de jovem país desbravador acabaram. E por mais que vc se recuse a acreditar, durante muito tempo – e isso ainda deixa traços no país – Portugal viveu da economia das riquezas extraídas do Brasil, na sombra da Inglaterra. Sinal maior de decadência não há.
    A educação e respeito que vc vê aí é apenas herança cultural conservadora, e não estou dizendo que isso é ruim… estou dizendo apenas que é resultado de algo que nós não tivemos. Fomos colônia de exploração, não de povoamento… ninguém tinha intenção de “cuidar” da nossa evolução cultura, que acabou por se desenvolver tão individualmente, que até mesmo a língua falada tornou-se independente. Mal comparando, o Brasil é como um menino de rua que teve de se criar sozinho e caminha – mesmo que lentamente – para a melhoria. Portugal, por outro lado, personifica o menino educado por família nobre que quis sair dos cuidados dos pais, mas levou consigo toda a educação que teve… porém, descobriu que não conseguiria se virar sozinho.

    E sobre as respostas que vc da nos comentários, acho que são muito unilaterais, desconsiderando argumentos pertinentes. Não deixe esse brilho de fachada ofuscar seu senso crítico…


  108. Estou lendo alguns post por aqui e tenho uma duvida, se alguem puder me ajudar. Morei nos USA por 5 anos, estou de volta no Brasil a 4 meses, e estou louca pra sair de novo, estou pensando em ir pra Paris, alguem esta por ai que poderia me dar dicas, em relacao a trabalho, ganho, despesas com aluguel, desde ja agradeco. Simplismente e impossivel morar aqui. Somente quando vc sair do Brasil, vc tem uma visao clara de que esse Brasil que amamos so em bom quando se esta aqui a passeio. Andrea


  109. Moro em Portugal hà 08 anos, e discordo plenamente do que foi referido aqui como superioridade em relação ao Brasil.
    1º-O salário mínimo aqui é de €450,00 (não podemos fazer a conversão,pois não vamos gastar os euros no Brasil, portanto um euro gasto em Portugal é como se fosse um Real gasto no Brasil.
    2º- no trânsito é o povo mais mal educados que existe na face da terra, que inclusive é dito aos americanos que venham passear por aquí que é “um suicídio” conduzir em Portugal. Aquí se você tiver numa 3ª faixa de uma auto estrada, fazendo uma ultrapassagem a 140 km/h , vem um carro topo de gama a 220 atrás dando luz alta, como um louco e encosta na traseira do seu carro, ou você sai da frente ou pode se dar muito mal.Raramente existe sobrevivente em acidente nas auto-estradas de portugal, e não só!
    3º-Uma simples funcionária de um supermercado (que ganha por volta de €550,00)consegue ter seu aptº pois paga-o em 40 anos, e seu carro que paga-o em 80 ou 100 meses, uns 10 cartões de créditos que jamais serão pagos, fora os cartões de crediário dos supermercados e lojas.É uma loucura, todos devem.
    4º-Posso te garantir que o povo potuguês está “viciado” em passar uma imagem completamente errada ao mundo, a grande maioria aquí vivem de aparência e não honram com os compromissos (não pagam o que devem), empresa então dão aulas de calotes.
    5º Geralmente faculdade aquí é para os bem de vida, pois se torna insuportável trabalhar, receber pouco e custear faculdade, até mesmo porque a maioria fica pela 6ª série, quando chegam lá.
    6º não posso comentar tudo pois iria ocupar muitas páginas do post.
    BRASIL: O ÚNICO PROBLEMA QUE TEM É A CORRUPÇÃO, POIS DESENCADEIA TODO O RESTO.
    QUANDO VOCÊ PENSAR EM UM PROBLEMA DO BRASIL A CORRUPÇÃO ESTÁ POR TRÁS. ENTÃO TEMOS QUE COMBATER É A CÚPULA DO SISTEMA; A PONTA DA PIRÂMIDE ESTÁ ESMAGANDO A BASE, COMO PODE SER? ATÉ QUANDO VAMOS FICAR FAZENDO PIADINHAS, RECLAMANDO SER AGIR? QUAL O PAÍS QUE GOSTARÍAMOS DE DEIXAR PARA OS FILHOS E NETOS?
    MORO NO ESTRANGEIRO MAS TENTEI FAZER ALGO PARA CONSCIENTIZAR OS BRASILEIROS (www.brasildesonhos.blogspot.com), MAS NÃO CONSIGO QUE SEJA ACESSADO MEU BLOG POR FALTA DE CONHECIMENTO INFORMÁTICO, E TAMBÉM NÃO TENHO TEMPO PARA SER SANADO COM CURIOSIDADE.
    uM ABRAÇO À TODOS E VAMOS LUTAR PELO NOSSO PAÍS.
    p.s. se quizerem saber mais de Portugal é só lançar o comentário aquí que volto e relato mais um bocado.


  110. Gostaria só de ressaltar que não estou “cuspindo no prato que como”, só quiz discordar do que foi dito. De certa forma aqui se consegue “sobreviver” melhor do que no Brasil. Temos acessos à produtos e serviços com muito mais facilidade do que aí, mas quem quizer imigrar digo que é a pior hipótese da União Européia (dos 15 membros iniciais). Mesmo os brasileiros sendo “irmãos” de portuguêses, somos muito rebaixados por aqui. Eles se esquecem que tem maior número de Luso-descendentes do que a própria população portuguêsa aqui existente.Só pra terem uma idéia, se todos imigrantes que vivem em Portugal, resolvessem voltar à sua terra, Portugal teria que “fechar as portas”, pois seria completamente impossível a vida aqui. A população de idosos daqui beira os 50%. Mesmo os brasileiros sendo “irmãos” dos portuguêses, somos muito discriminados aqui. Eles se esquecem que são dos povos que mais emigram no planeta. A população daquí é por volta de 10 milhões e os luso-descendentes 16 milhões. E cada dia aumenta muito. Os emigrantes brasileiros estão em segundo lugar em empregabilidade no mundo, somos um povo trabalhador, é pena que uma ínfima minoria de vagabundos ofusquem nosso brilho.


  111. Falando em colonização do Brasil, vi um programa chocante no canal História. Nunca mais repetiram. Se alguém conseguir buscar este episódio, na net ou em qualquer outro lugar, se sentirão como eu me sentí, sem chão e com vergonha de de ter descendência portuguêsa. Pra quem for atrás deste episódio do canal História, aviso logo que é extremamente chocante. Quem tiver problemas emocionais não aconselho.


  112. Pra quem pensa que não existe favela em Portugal digo-vos, que no entorno do aeroporto da Portela, em Lisboa (aeroporto internacional), estão as maiores favelas de Portugal. Quem vai da mergem sul para lisboa, via ponte Vasco da Gama, fica uma horripilante favela bem no final da ponte, próximo ao comolexo da Expo 98. E quem disse que os taxis são Mercedes e Bmw, concordo que a frota é mais “topo de gama” que no brasil, mas principalmente no centro de Lisboa, tem muitos mercedes sucateados. Mas pra quem vier à turismo, cuidado: OS TAXISTAS SÃO EXTREMAMENTE MAL EDUCADOS E AGRESSIVOS. Pedintes? MUUITOS,Não tanto quanto no Brasil, mas existem aos ponta pés, principalmente de origem Romena. Aqui pra se ter um “PROCON”, defesa do consumidor, que aqui se chama Deco, tem-se que pagar, pois é privado. “SERASA, CHECK-CHEKC”, ou afins que não existe, aliás está em fase embrionária. Vigilância sanitária? São 20 fiscais para o país todo.Violência? Muuita, principalmente praticada pelos ciganos e negros. Abandono escolar? Muuuuito. Pra se ter uma idéia, o ensino mínimo obrigatório daqui (pra se colocar bem diante de candidatos à empregos) é o 9º ano, equivalente ao nosso.


  113. Você também não acha que uma qustão de tamanho, digo, tamanho físico, não que o mental, ideológico e blabla bla não influenciam?
    Não que eu esteja seguindo a regrinha de que quanto menor mais administrável se torna, Não.! Mas temos que levar em conta um conjunto de influências como:
    Moeda, Geografia (Áreas como caatinga, deserto e etc, Política sem dúvida, e acho o principal, a cabecinha de merda dos habitantes…
    E concordo que TIVEMOS influência sim de portugueses, alias de várias outros povos, que agora somos essa mistura muito loca, um mix global, e como toda nação somos milhares de mocinhos(as) e vilões(lãs).

    ———————————–

    Influências sim. MOTIVO, RAZÃO, POR CAUSA DE? não.


  114. Ronaldo Oliveira Você ai já está se aprofundando. Creio eu que nosso caro Blogueiro Felipe Neto pode ter tido uma impressão, digamos, básica do seu país, Portugal. Mas até mesmo em países ricos e “digievoluidos” , hahahaha, há problemas como estes citados, Mal-educados, Abandono Escolar, e etc. O que varia são as escalas, as intensidades que estes problemas ocorrem.


  115. Hahahaha, ri muito com alguns comentários acima.

    Também tenho família portuguesa, da região de Lamego, e fui conhecer Portugal nessas férias. Eles estão passando por uma crise econômica absurda, e assim mesmo conseguem “manter a linha” em muitos aspectos. Limpeza, transporte, EDUCAÇÃO, não se comparam ao que temos aqui.

    Engraçado, brasileiro acha que, pra amar o Brasil, tem que fechar os olhos pro mundo e ignorar que existem países melhores (em muitos aspectos) que o nosso. Ahhhh! E se criticar, é pq não gosta do país! rsrsrs (“Não gosta daqui, vai embora então! seu bobo feio =P” HAHAHA que argumento surreal!)

    Ah, claro, e “tudo rico pq roubou tudo do Brasil”. Aham, vai nessa. (Olha lá o brasileiro, que acha que o Brasil foi o único ou principal país colônia de Portugal).

    Portugal tem muita história. Só quem anda por aquelas ruas entende um pouquinho do que aconteceu por lá!

    PS: O que é o vinho de trás dos montes, hein? Pirei!

    Um beijo enorme!


  116. Ahhh! E quem fala que o povo português é mal-educado, é pq sai do Brasil e espera encontrar as mesmas características do brasileiro: Falante, “carinhoso”… Isso é diferença cultural, mas de maneira alguma falta de educação. Eles são apenas mais reservados e calados!

    Ah, todos os taxistas que encontrei eram educadíssimos. Se eles não aguentam mais brasileiro CHATO e ARROGANTE, isso é outra história. Taxista é taxista, não é guia turístico. Não se esqueçam disso!

    keep posting!!!


  117. Parcial, meu caro. Parcial.

    Conselho: espere passar uma semana.

    Abraço,
    Max



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: