h1

Lula e o Bolsa-Família

1 de setembro de 2009

http://www.youtube.com/v/VRxGdrcnDlg&hl=pt-br&fs=1&

Obrigado, Lula de 2000, pela resposta brilhante ao seu próprio projeto.

Clique aqui para ver o vídeo no VIMEO.

Agradecimento especial a Gustavo Verneque pela edição (conheçam o Uerjiano).

Anúncios

241 comentários

  1. É, nenhuma novidade…


  2. Brasil, um país de todos.


  3. Prefiro nem ver

    Infelizmente nunca estamos contentes com nossos politos e o patriotismo aqui é uma merda

    Mas não quero reclamar pois é um dos melhores presidentes que esse pais ja teve

    ————————–

    Ignorando tudo que vai contra, realmente é fácil achar que é um dos melhores presidentes que esse país já teve.


  4. Droga. Sem YouTube de novo. Vocês não conhecem nenhum site de vídeos alternativo, não?

    ———————-

    Estou subindo no VIMEO, mas ainda vai demorar. Colocarei o link no post.


  5. Mas isto é óbvio, estamos no Brasil, ele apenas está cumprindo o papel (mentir) que lhe cabe de ser político. Anos atrás ele não era, por isto não precisava mentir nem tentar iludir massas.


  6. É por isso que vem aí o terceiro mandato do PT.


  7. Mas como ele disse uma vez com mais uma frase de efeito, nunca na história… peguei vcs, não é essa, mas ele prefere ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opnião formada sobre tudo.


  8. muito bom, já “tô” divulgando 😉

    haha


  9. Sofisma detected.


  10. Esse foi mais um exemplo de como os meio de comunicação podem ser estúpidos. E de como a “imprensa” pode ser marrom. TÔ cagando e andando pro lula, mas esse vídeo é burro. E procure conhecer o bolsa família antes de achar que ele não passa de assistencialismo ou pior, distribuiçãod e cesta básica.


    • @Rodrigo:
      Eu conheço melhor o bolsa-família do que você pode imaginar. E se for pra rebater o vídeo, faça com argumentos.


  11. Nossa, ele bebeu do próprio veneno. Você bem disse que seria um vídeo-bomba.


  12. Muito me estranha ver um post como esse no seu blog, principalmente depois de uma chamada no twitter para um suposto “Video-Bomba”.

    Visito bastante o seu blog, e leio quase todos os texto por completo. Pois quase sempre você procura se aprofundar nos assuntos, mostrar os vários aspectos, mesmo que no final tenha a sua visão pessoal sobre o assunto.

    Não que eu que eu defenda o bolsa familia, que tem seus prós e seus contras e merece sim uma discução, mas pela maneira que você junta no video dois momentos bem diferentes, sem um sem que possamos saber se as declarações tem mesmo a relação que o video passa. Me lembra um pouco da propaganda da folha “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”.

    Tome cuidado para não cair na modinha atual de falar mal dos políticos brasileiros, mas sem se aprofundar na discussão política sobre o tema. (vide #forasarney)

    PS1: Não tome esse comentário como uma reclamação, apenas achei bem fora do normal dos seus posts

    PS2: Também não sou a favor do Sarney, mas dá muita raiva ver tanta gente falando disso e não dão a mínima pra todo o resto da política nacional.


    • @Felipe:
      Se você ler um post mais antigo, verá que falo do caso #forasarney e o único motivo de agora eu não ter me alongado sobre o Bolsa-Família, é que só queria adoçar vocês primeiro com o vídeo.


  13. E o peixe morre pela boca…

    Na última parte o Lula decorou o discurso bonitinho, parecia até inteligente. Pão e circo. Enquanto as pessoas estiverem com a pança cheia e foram entretidas (futebol) tudo vai bem..

    Brasil, um país de tolos.


  14. Fora LULA!


  15. Fora Lula, fora sarney. quem presta mesmo é o Arthur Virgílio.

    Opa, a imprensa “esqueceu” que as denúncias contra ele também foram arquivadas… aliás, nem deu muita bola pro fato de TER denúncias contra ele, né?

    Enfim, cara, sobre o vídeo, acho melhor esperar pra entender melhor a sua visão do assunto. Mas o bolsa-família é um programa interessante, sim. Mas não vai levar o Brasil muito longe sem melhoras na educação e saúde.


  16. gostei do video, mas me deixa triste saber ke kem realmente faz a diferença, o povão mesmo, a grande massa de manobra, num ta nem ai pra isso.
    soh se preocupa com o proprio umbigo: acordar, ir trabalhar, almoçar, voltar ao trabalho, voltar pra casa, ver tv, fazer sexo e ir durmir pra recomeçar no dia seguinte. Quando ke essas pessoas vao ver um video desses e kerer sair às ruas reinvidicando mais igualdade? por elas, se num piorar, a vida está perfeita como está, eh por isso ki o Brasil num vai pra frente. Falta vontade de fazer a diferença


  17. Peço desculpas se afirmei algo que não é verdade. Você pode conhecer bem o bolsa-família, mas não foi a mensagem que passou com o vídeo.
    O programa é sim muito importante para quem realmente passa fome. Não é a solução, não é perfeito mas vem ajudando ao miserável (ou ex) brasileiro. Além do mais, a exigência de que os filhos estejam na escola é, na minha opinião, um dos principais pontos positivos.
    Claro que entramos em vários outros assuntos uando aprofundamos a problemática do bolsa-família. Desde o ensino público lamentável, a burocratização do processo que permite fraudes da parte de quem não precisa até mesmo à inegável consciência da parte dos políticos de que esses programas são, sim, fontes ricas de votos (ingênuo eu não sou).
    Mesmo assim acho que o programa tem mais pontos positivos do que negativos. E acho que o vídeo foi tendencioso. Poderia ser mais bem cuidado.
    Mas peço desculpas mais uma vez, se no meu primeiro comentário disse algo incorreto ou precipitado.
    E isso não muda o fato de que o blog é ótimo. Costumo visitar.

    ————————–

    Rodrigo, pense por 2 segundos se somente os MISERÁVEIS recebem o Bolsa-Família. Procura as estatísticas.
    Se o Bolsa-Família fosse um projeto de auxílio somente às famílias ABSOLUTAMENTE MISERÁVEIS que não têm NENHUMA possibilidade de trabalho, como aquelas famílias do sertão nordestino que tentam sobreviver em meio à seca, eu concordaria com o projeto.


  18. Metamorfose ambulante? Belo argumento para falta de vergonha na cara.
    O problema do programa está na proporção que ele tomou nos dois últimos mandatos. Grande parte dos recursos não chega a quem precisa. Além de assistencialismo serve também para caixa dois.


  19. bandido


  20. Cara, todo mundo com um certo nível de consciência sabe que Bolsa-Família e todos esses programas são isso mesmo… Uma ração pro curral eleitoral.
    E o pior é que não adianta publicar isso em YouTube, blog, Twitter, porque a nossa imprensa “livre”, que é grande parte da formação de opinião nesse país, vai continuar deixando isso de lado… Vanusa cantando o hino bêbada?? UAU, isso sim é matéria digna de ser divulgada na imprensa.
    Mas alguém falando da merda que o Lula é e sempre foi? Ninguém mais se importa.
    E enquanto isso, o povão continua feliz com a esmolinha dele e com a idéia de que se o PT fez isso por ele, ele tem mais é que continuar a votar no PT.

    Política no Brasil é isso mesmo…


  21. ok. Contudo, ele não está fazendo o bolsa-família só agora, em época de eleição, como criticou na segunda parte do vídeo. Está fazendo há vários anos. Trabalhando para combater a fome não só de quatro em quatro anos, mas todos os dias. Esse seu post é tendencioso. Parece que ‘você está querendo dizer uma mentira, usando somente a verdade’.

    ————————-

    Então continue apoiando o Bolsa-Família e vamos ver onde o brasil estará em 10 anos, se mantiver o projeto.


  22. Não Fred … é “Brasil, um país de toLLLLos” …
    =(


  23. Em 9 anos muitas opiniões podem mudar.
    Quem sabe daqui a nove anos você não esteja falando: “O Lula foi o melhor presidente desse país!”


  24. Rodrigo, pense por 2 segundos se somente os MISERÁVEIS recebem o Bolsa-Família. Procura as estatísticas.
    Se o Bolsa-Família fosse um projeto de auxílio somente às famílias ABSOLUTAMENTE MISERÁVEIS que não têm NENHUMA possibilidade de trabalho, como aquelas famílias do sertão nordestino que tentam sobreviver em meio à seca, eu concordaria com o projeto.

    _______

    Foi por isso e por outros motivos que eu disse que o programa não é perfeito, nem soluciona o problema da fome no Brasil. É claro que eu sei que não são somentes os miseráveis que têm acesso ao #bolsa. Por isso também falei das frudes.
    Mas repito: Acho que o programa tem mais pontos positivos do que negativos.
    Bem, se você disse que iria comentar mais depois, eu vou aguardar, talvez me convença de que o programa é uma merda. Hoje eu não penso assim.
    Volto a falar que não sou lulista, nem petista. Ando decepcoinado com Lula e o PT e meu voto não vai mais pra eles. Mas não por esse motivo.


  25. Olha… O único problema é que na primeira parte do vídeo, o Lula tava falando mal do Bolsa familia. Mas parece que pegaram o vídeo do meio de um discurso e realmente não dá pra sacar o contexto. É fácil fazer isso e soltar na net. Não sou eleitor do Lula, mas esse vídeo parece uma montagem mal intencionada, mesmo que de leve. Pegar um pedaço de um discurso e colocar só o que vc gostaria que todo mundo visse é fácil. Queria sim ver o começo desse trecho do discurso pra ver se o lula estava se referindo ao programa desse jeito ou ele estava simplesmente falanda o que dizem dele por aí. Pq parece que ele estava exemplificando alguns ataques que o prgrama recebeu para poder rebate-los.

    —————————–

    Murilo, o primeiro vídeo é simbólico para mostrar que hoje o Lula é o DEFENSOR SUPREMO do Bolsa-Família, quando há 9 anos ele tinha a opinião CERTA sobre o caso.


  26. O caso aqui não é o bolsa-família. Se é bom ou ruim, dai a não necessidade de maiores aprofundamentos. É que os mesmos argumentos que o Lula ridicularizou e desmentiu no começo do vídeo, são os que ele usava em 2000 contra o FHC e as bolsas. Um verdadeiro 171, sofista que muda de discurso conforme é conveniente. Parabéns pelo blog, brother!


  27. Olha, não podemos negar que o LULA foi um dos melhores presidentes da história, isso é fato.

    podem olhar os números.

    Desemprego reduziu um monte
    Pobreza também reduziu bastante
    Distribuição de renda melhorou

    E outra.

    Tem gente que adora usar a simples desculpa, já que não tem fatos, de que o Lula é burro, não tem ensino médio e papapa.

    Grande merda. Dou mil reais pra alguém daqui que vai lá discutir politica, economia, saúde com ele e sabe mais.

    portanto, acho melhor pesquisar um pouco antes pra falar.

    Você sempre postou ótimos textos e opiniões, porém, acho que esse post não teve fundamento ou argumentação para ser postado aqui.

    abs


  28. Post pago do DEM?

    ——————–

    Pff.


  29. Não significa que Lula seja perfeito ou um excelente presidente. Mas se comparar ele com os que ja passaram e com as atuais opções, ele é um fenomeno da politica mundial. Eu num acho que ninguem se acomoda ou fica preguiçoso ganhando 50 reais de ajuda por mês não, se for uma medida temporaria tipo, enquanto melhoram a educação publica brasileira e com essa melhoria mais pessoas sairam dos niveis alarmantes de pobresa, não acho errado. Mas o povo pensa que Bolsa familia é uma fortuna, gente eu trabalhei na caixa como terceirizado e eu explicava mta coisa sobre o Bolsa familia.
    Só tem direito se:
    1º Se a criança tiver na escola
    2º Se a renda total da familia dividido pelo numero de pessoas não for maior que 100 reais.

    Agora infelizmente tem uma minoria que abusa, a empregada la de casa não quer carteira assinada pra não perder esse beneficio.
    Mas se dentre todas, 1 familia for beneficiada da maneira certa, ta valendo meu imposto!
    Sou do contra não, só estou expressando minha opinião.
    Inclusive queria parabenisar o FELIPE NETO pelo texto GLOBO VS. RECORD, falou tudo que eu penso da melhor maneira possivel, virei frequentador aciduo do seu Twitter e do site.


  30. O roubo do governo é proporcional ao fato do brasileiro só falar e não fazer.

    Achei legal o vídeo, mas não adianta nada sendo que a maioria dos que criticaram a atitude do Lula (incluíndo eu e claro, o Felipe Neto) votaram ou votarão nele ou em outro pior.

    Sugestões: Seria interessante TAMBÉM postar vídeos e artigos de políticos que fazem, e não só das merdas que aparecem. Falar que todo político não presta é tão popular quanto dizer que todo homem não presta.

    Criar o PolíticoDay, indicando políticos bons pra se votar… ficadica


  31. qualquer coisa que eu falar aqui nao é mais novidade, to postando só pra flood. E ele podia criar o Bolsa-Balada.


  32. é brincadeira viu ¬¬

    vlw pelo video felipe


  33. Tem uma mensagem subliminar em 1:32… aparece um senhor de óculos

    O que será que Lula queria transmitir?

    Em tempo, parabéns pelo blog. São raros os com conteúdo próprio e bom!


  34. É facil falar dos numeros, mas, como provar ki os numeros nao seriam os mesmos se fosse outro presidente? num dá neh, por isso o argumento eh absoluto, a historia nao trabalha com “se”.
    Ah, na minha opniao, politicos bons? se existisse um no senado, esse um podia denunciar tudo ki o sarney ja fez na kra de todo mundo, mas como la todo mundo tem uma sujeira na carreira, ninguem pode falar nada, ou acaba com o tapete puxado tmb.
    E nao venham criticar o modo como escrevo, pq akele argumento “você não sabe nem se adequar às normas cultas da linguagem, e não sabe escrever e bla bla bla” pra mim eh argumento de kem ta perdendo discussao, aki eh um blog,nao uma reunião de negocios, e a linguagem eh qlqr uma que possa ser entendida, vamos deixar a norma culta pras horas certas


  35. video editado, ai fica fácil…marrom


  36. Olha pra mim num foi tão bombástico assim o vídeo. Que os governantes mudam de opinião rápido eu ja sabia.

    Hahahaha so quero ver quantas ameaças de morte voce vai receber Felipe.


  37. Nossa, estou meio atrasado pra ficar entre os primeiros comentários de novo.

    Bom, quanto ao vídeo, nenhuma novidade, vídeos dessa espécie saem para qualquer presidente, todos nós nos contradizemos algumas vezes, no caso dele foi mais sério devido ao cargo, não o estou defendendo, apensa dizendo que já sabia, se eu depender de uma resposta do presidente para alguma coisa estaria preso na ignorância dessa maioria.

    Agora, o que ele disse em 2000 é verdade, o povo pensa com a barriga, tanto é verdade, tanto ele sabia disso que se utilizou desse artifício.

    Abraço.


  38. Afinal tem alguma coisa nesse pais que vc aprova ?


  39. perfeito.


  40. […] Lula e o Bolsa-Família | Controle Remoto Blog! controleremoto.tv/blog/2009/09/lula-e-o-bolsa-familia – view page – cached Pol�mica, absurdos, not�cias quentes, opini�es fortes e muito o que pensar. Al�m de fotos, v�deos e conte�do interessante., Obrigado, Lula de 2000, pela resposta brilhante ao seu próprio projeto. — From the page […]


  41. Tendencioso, quase um Kanezinho da nova midia Oo’.
    você fala de argumentos fortes, esse video foi um argumento fraquissimo.

    ————————

    Será?
    São as palavras do Lula mostrando, DE FORMA EXATA, o que realmente é o Bolsa-Família.


  42. Sua ideia de debate foi ótima Felipe, só que mal planejada e um tanto quanto tendenciosa (se você concorda com isso ou não,problema é seu, rs). =D

    Aguardo com ansiosidade a sua próxima postagem sobre o assunto. Debater nunca é demais. ^^


  43. Brasil, um país de tolos. [3]

    saudade do antigo lula.


  44. Não consigo entender esse comentários “argumento fraco” ou “vc foi ridículo”… fraco é seu presidente, fraca é sua memória! A única coisa que Felipe fez, e me corrijam se estiver errado, foi juntar o que Lula falou antes e depois. Ele disse, é fato.
    Esse tipo de reação de grande parte das pessoas em comentários mostram o quanto vamos demorar p/ ter um país melhor. São vocês que esquecem o que Lula falava de Collor, o que ele falava de Sarney, antes de se eleger. Hoje temos um auxílio, a internet, e devemos usá-la. Procure saber mais sobre seus representantes, vá ao youtube e procure vídeos dos anos 80, 90… veja o que mudou.
    Ninguém lembra de mensalão, valerioduto, quem é Roberto Jefferson…

    O dia em que algum político for realmente punido por corrupção, como ocorre em várias partes do mundo, o país melhoraria.

    Aos que criticaram o que o Felipe fez, deixo aqui um desafio:

    Se você criticou, significa que possui argumentos contrários. Somente com isso vc pode tomar sua decisão. Portanto, MOSTRE esses argumentos, debata. Todo debate é bem vindo.


  45. Veja bem, há um pouco de verdade em todos os lados. A minha mãe trabalha com pessoas pobres e diz que tem gente que recebe R$100,00 por mês e não quer mais trabalhar. Por outro lado, os indicadores dizem que a pobreza vem diminuindo no Brasil nestes tempos e que 500 mil foram excuidos do programa neste ano por apresentarem renda superior aos parâmetros do programa.

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ministerio-excluiu-500-mil-do-bolsa-familia-em-2009,427530,0.htm


  46. Estive há cerca de dois anos na Bahia, numa parte extremamente pobre e seca. Meu pai conversava muito com as pessoas de lá, e eu ia acompanhando e ouvindo. Todos diziam que essa ajuda era muito bem vinda, porque a miséria lá era muito intensa. Todos diziam que a vida melhorou muito depois que esse programa começar, e não se via pessoas relaxando só porque ganhavam o bolsa família. Cada um tentava tirar um extra sendo guia, ou fazendo algum outro trabalho, e também procurando outras maneiras de subir na vida.
    Ou seja, diziam que foi algo que realmente ajudou a população. O problema mesmo é que não há educação. Assim, é dificil de as pessoas sairem dessa condição, algumas saem sim, e conseguem se estabelecer melhor, mas a grande maioria, não.

    Outra coisa, todo esse dinheiro das bolsas vem pra dentro do Brasil, fortalecendo todo o mercado interno.

    Portanto, acredito que quem não conhece a realidade não deve falar sobre esse assunto. E, vendo o link que o Eduardo deixou, vê-se que os índices de irregularidades vêm caindo.


  47. AHUhauehaehue
    Perfeito!
    O Lula é quem respondeu nossas duvidas 😀


  48. Já ví que blogueiros, agem como a maioria da imprensa brasileira; ou não entendem de um assunto à fundo, ou entende e procura de alguma maneira distorcer os fatos para tentar expor à opinião pública, o seu ponto de vista. A segunda parte do vídeo, referese-se à uma prática totalmente adversa do Bolsa Família. O Presidente refere-se a um problema antigo, e que, infelizmente ainda hoje é praticado, principalmente nas pequenas cidades do interior do Brasil, onde, NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO, os famosos politiqueiros, mais conhecidos como “coronéis”, compram votos à troco de comida, tijolo, remédios, cargas de lenha, entre outros absurdos. Passada as eleições, bye-bye eleitores. Você pode até não concordar com o programa do Bolsa Família, mas querer associar os dois trechos do vídeo, aí já é demais. O Bolsa Família pode até ser chamado de assistencialismo ou compra de votos, mas uma coisa é certa, de uma maneira ou de outra, essa “esmola” que muitos chamam, está tirando muita gente da extrema miséria.

    ————————-

    A que preço está tirando da miséria?


  49. Faço minhas as palavras do Arcelino.
    E também faço questão de ler o próximo post.


  50. Cara, sério, você precisa entender melhor o que é o bolsa-família. Primeiro que o vídeo de 2000 ele tá falando de compra de voto (até pq é a primeira vez que um político tenta comprar votos durante TODO O MANDATO, né?!), segundo que o bolsa-família se, vc ir atrás e não parar só no que o CQC diz, é um conjunto de ações que inclui o dinheiro, mas não para nele…

    abraços

    ———————

    Relaxe, o texto sobre o Bolsa-Família está sendo feito.


  51. tipico de vc,um filhinho de papai que nao sabe nada da vida tentar derrubar o melhor presidente que o pais ja teve ,pergunte para sua mamae como era antes do lula, vc tem muito o que aprender, use seu blog para fazer alguma coisa de util fernandinho henRIQUINHO cardosinho….

    —————————-

    Minha mãe é funcionária de uma creche e meu pai é psicólogo com salário baixo. Nunca tive luxo, muito menos vantagens. Comecei a trabalhar com quatorze anos de idade, como vendedor em uma loja que vendia coisas para camelôs. Aos 15 comecei a estudar design e virei estagiário de uma empresa. Segui essa linha, fiz sites e obtive minha independência financeira, sempre escrevendo enquanto fazia as outras coisas. Nunca tive uma festa de aniversário ou ganhei presentes caros. Aprendi tudo o que sei e luto diariamente com as dificuldades financeiras do dia a dia, hoje podendo me dar ao luxo de colher o que plantei.

    Antes de criticar, pense bem se não vai falar bobagem.


  52. É difícil entrar em detalhes de que “à que preço” está tirando da miséria. O que eu acho é que os que são contra, tentam passar a imagem de que todos os beneficiários, se acomodam com os R$95,00 que recebem da União. Há aqueles que com esse dinheiro, conseguem enviar seus filhos pra escola, há aqueles que usam como um complemento às suas despesas, há aqueles que não sabem nem quem é o Presidente da República, e é claro que há aqueles que se acomodam e acham que vão ter esse benefício pro resto da vida. É óbvio que há muita coisa à ser ajustada no programa e também criar novos programas de inclusão social que apontem para uma saída baseados principalmente no desenvolvimento das regiões mais pobres do Brasil. Sinceramente, não acho que manter essa gente exclusa e deixá-las ao acaso, não seja a solução.

    ————————-

    Dar esmola é incluir alguém ou fingir que não existe problema?


  53. Argumento muito mais que fraco. Quem nunca se contradisse? Todo mundo pensa que é fácil entrar e governar um país. Mais depois que está la dentro e tem uma cambada de senadores deputados para atrapalharem o governo muda de idéia. Quem nunca muda de idéia ou de atitude?
    Como se fosse fácil resolver os problemas do Brasil num passe de mágica. Há furos no Bolsa Familia? há sim, mais ajuda muita gente. e serve de base para as melhoras que não vão acontecer em 1 ou 2 governos.

    Com certeza. Post PAGO. Pegar falas de 9 anos, para responder fatos atuais. É PIADA. em 9 anos muita coisa muda.

    Pseudo moralista.

    ———————-

    Quanta gente revoltada.
    Quanta gente enganada.


  54. O bolsa familia ajuda muita gente sim, pq eu vejo aqui na minha cidade e tudo mais. Só que eu vejo também muita sacanagem por tras, até mesmo da parte mais pobre, que diz que o filho ta matriculado e o filho nem mora na cidade. Mas isso não é erro do Lula e sim de toda o pessoal que trabalha com isso e é corrupto igualmente. Porque acho meio dificil ele saber das coisas que acontecem em cada cidade (ele não sabe nem o que acontece com os acessores dele, imagina né ?! :P)
    Acho que o bolsa familia é uma coisa boa, mas deveria ter um limite de tempo para as familias. Porque o governo fez um programa agora de dar cursos de não sei o que, mas era pra ajudar a trabalhar, e menos da metade foi se cadastrar. E eu vejo isso como uma cera ‘preguiça’ deles, já que eles sempre vão ficar recebendo esse dinheiro sem fazer nada e por isso não se importam muito em arranjar algum emprego. Pelo menos é isso que acontece, e MUITO, aqui na minha cidade.

    ————————

    Isso é exatamente o que os burguesinhos leitores d’O Globo não ficam sabendo, Larissa, e escrevem comentários elogiando o Bolsa Família. Aguarde, eu explicarei tudo.


  55. Cara, faltou foco no seu post. Se você apresentasse um vídeo retratando todos os problemas que envolvem o Fome Zero, tudo bem. Mas você comparou o Fome Zero com compra de votos. Ninguém tá dizendo que não há problemas, mas neste caso são problemas diferentes.

    Outro ponto é o seguinte: você replica um dos comentários sobre a condição no qual você cresceu… agora imagina famílias com condições PIORES que a que você passou e que, em governos anteriores TINHAM NADA e agora tem pelo menos O MÍNIMO. Por mais que muitos que recebem não mereciam receber, ou muitos que mereciam não recebem, os poucos que merecem e recebem devem agradecer pelo pouco que tem, sendo que antigamente tinham nada. Infelizmente, tudo que tem um lado certo, tem um lado errado, e isso acontece com o Bolsa Família também.

    Eis a questão: é melhor ter o lado certo e o lado errado ou nenhum dos lados? Pois é, pergunte a quem precisa do Bolsa Família e você vai ver qual a resposta.

    ————————-

    Não se preocupe, o texto sobre o Bolsa Família está sendo formulado.


  56. comecei atrabalhar com 9 anos de idade sou filho de pedreiro com dona de casa,antes do lula meu amigo o pacote de arroz custava 13 reais… o seu presidente fernando henrique cardoso privatizou metade do pais e quando ele falava em bolsa era para comentar a recente compra da dona ruth, pense antes de postar videos no blog. grato.

    —————————-

    Meu presidente? Alguém me viu defender o Fernando Henrique por aqui?


  57. Arcelino disse: “Há aqueles que com esse dinheiro, conseguem enviar seus filhos pra escola, há aqueles que usam como um complemento às suas despesas, há aqueles que não sabem nem quem é o Presidente da República, e é claro que há aqueles que se acomodam e acham que vão ter esse benefício pro resto da vida.”

    Esqueceu de citar aqueles que tem direito de receber, estão cadastrados, e não recebem. E também aqueles que não devem receber, e recebem, ficam com aquilo que é direito de outro.


  58. Rapaz,

    Só vou te fazer uma pergunta:

    Se vc vivesse no meio da seca nordestina, suas terras não são mais produtivas, vc não tem de onde tirar dinheiro para comprar o leite do seu filho que está com fome,…, o bolsa família não seria uma solução para os seus problemas?

    Erro todo o sistema tem e posso te provar que, infelizmente, esse foi o melhor governo que já existiu nesse país.

    Use esse veículo de comunicação pra mudar o pensamento dos jovens e não colocar contra o seu país e ficar de braços cruzados somente olhando o errso alheios e não vendo os seus.

    Vc escreve muito bem…

    Mas para um propósito só seu…

    —————————–

    Que lindo seria o Brasil, se somente essas pessoas ganhassem um auxílio do governo.


  59. Acho que o bolsa família ajuda, pouco, mas ajuda sim o pessoal mais carente e tal. Também não vejo mal no Lula se contradizer, bem, sei lá…


  60. engraçado que votaram no Lula , mas não votaram nos deputados e senadores do pt, e depois reclamam que ele tem que se aliar com os coroneis, mas quem elegeu eles o Lula? não a gente elegeu
    ou no seu trabalho vc tem o luxo de não trabalhar com quem vc não acha ético?

    Lula é um conciliador extraordinario, enquanto a posição usa desses super argumentos eles está tentando garantir na lei que os 4 TRILHOES DE DOLARES QUE VÃO SER GERADAOS NO PRÉ SAL FIQUE COM O POVO BRASILEIRO E NÃO COM QUEM PAGAR MAIS PRA EXTRAIR

    e vcs aqui xingando a unica pessoa que trabalha por vcs , não se dando o trabalho de pesquisar e refletir um pouco

    sinceramente não acredite em mim , pesquise vc mesmo e tire sua conclusão


  61. Afinal tem alguma coisa nesse pais que vc aprova ? [2]

    Na real, você, principalmente só critica tudo, e sempre querendo mostrar que a sua opiniao PESSOAL é a verdade suprema e nada pode desafia-la.

    Pra falar bem a verdade o bolsa familia nao atende exclusivamente só os necessitados, pois conheco familias, e aqui em casa mesmo chegou o cartao do bolsa familia sem ninguem solicitar.. sendo que nao nos enquadramos nos casos que necessitam do beneficio. Acho isso totalmente errado, sem fiscalizacao e tudo mais. Só pra que saibam, o cartao chegou, e na outra semana ja foi levado a caixa e falamos que nao necessitavamos.

    Mas Felipe, tenta nao distorcer muito as coisas, tenta formular bem o que voce vai escrever ou postar.

    E também ve se nao expressa sua opiniao pessoal de tal forma que o leitor que tem uma opiniao contraria nao se sinta bem ao ler, eu sei que é um blog e voce faz pra expor suas opinioes, mas sei la, tenta ser um pouco mais calmo que ai voce vai melhorar e muito.

    Abraço.

    —————————

    Eu sequer dei opinião, apenas exibi 2 vídeos.


  62. Dá para perceber pelos comentários, a maioria de tolos, que o Brasil continuará a ser visto lá fora como uma República de bananas. São tolos como esses aí em cima – e olhe que eles tem internet e tudo – que mantém nosso país nessa miséria desgraçada em que um salário mínimo não dá para comprar nem um par de tênis. São jovens idiotas como esses, que foram para as ruas com os focinhos pintados para pedir a cabeça do melhor presidente que este país já teve -Collor de Melo – o único colhudo que peitou os banqueiros e acabou com a reserva de informática – se é que eles sabem o que é isso – e permitiu que esses mesmo babacas que hoje o chamam de ladrão, sem provas é claro – tenham acesso ao mundo através da internet. São esses zé bostolas que trairam o Collor e ainda o traem e aprenderam com a Gloto a chamá-lo de ladrão quando na verdade foi absolvido de mais de 26 processos porque era inocente. São jovens como esses aí em cima que fazem todos nós de babacas perante o mundo, o país das bundas e das bananas.
    São jovens estúpidos e ignorantes como esses, que escrevem MAIS em lugar de MAS, que votaram contra o parlamentarismo no último plebiscito. Gente, acordem. Nenhum país desenvolvido é paternalista. Sabem quem paga o bolsa família, o vale gás, o vale sopão, o vale camisinha e outros vales mais? Você e eu. É a classe média que sustenta a classe pobre. Transformou-se este país num antro de vagabundos. Trabalhar para quê? Tem a classe média que faz isso por eles, financiando-lhes tudo. Vocês vão ver onde isto irá parar. Já se vêem as carroças de cavalos pelas ruas em plena cidade. Mendigos lotam os cantos de viadutos. Crianças de 3 a 5 anos nos sinais de transito. Se constrói quadra de esportes, creches, centros esportivos, postos de atendimentos, entre entretenimentos outros somente nas favelas – ah agora mudou o nome é periferia -. Além disso eles tem ainda, Luz de graça, água de graça, Gatonet e o bolsa família. Agora, conhecem alguma área de lazer feita nos bairros da classe média? Para quê? nós sabemos votar e não nos vendemos por medidas medievais. E voces ainda acham que é o governo quem paga tudo isso e que ele é muito bonzinho. Só se for dormindo. Fazer filhos com o pau dos outros é mole. Lamento apenas nossos jovens serem tão estúpidos e tão cegos. ACORDEMMMMMMMMMMMMMMMMM PORRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!


  63. Putz vo ser curto e grosso
    Brasil = Povo sem cultura critica


  64. Que tal pensar um pouco e perceber que o bolsa família foi um dos primeiros projetos do lula assim que ele subiu a presidencia. Ele fala contra compra de votos, com a entrega de cestas básicas em tempos de eleição e o que ele fez e faz ta longe de ser isso acho que vc devia ver o vídeos mais veses e ver c consegue entende-lo corretamente.
    O governo lula foiii de longe um dos melhores ou vc prefere o FHC de volta ou algum outro
    desse imbecis?

    —————————

    Qual você acha que será o principal discurso de Dilma quando ela concorrer à presidência?
    Qual foi o principal discurso de Lula quando ele concorreu à reeleição?


  65. Brasil, um país de TOLOS.


  66. Eu queria saber que grandes presidentes o país teve p/ servir como comparação ao Lula. E todos os grandes feitos do Lula vem da estabilidade econômica do governo FHC. Esse impostor barbudo não investe em infra-estrutura, não pensa no futuro. E eu não sou tucano, fiz muita campanha pela primeira eleição do Lula, mas, diferentemente de algumas pessoas, não sou cego de votar no amiguinho do Collor e do Sarney. Diga-me com quem andas…


  67. Bolsa Família não faz milagre. O repasse máximo, SALVE ENGANO, é por volta de uns 180 rais e para ganhar isso tudo você tem que ter uns 4 filhos…180 reais para uma família de 6 pessoas não é lá muita coisa. É o suficiente para conseguir a simpatia dos eleitores? Sim, é. Sobre atingir os miseráveis, os miseráveis de verdade desse país, moram onde não tem acesso nema a educação não recebem, pq nao tem identidade, cpf, nema nada e o programa d é de transferencia de renda condicionada: filhos na escola, vacinados, etc.
    Sobre oq o Lula fala no primeiro vídeo é a respeito de assistencialismo feito em épocas eleitorais, não um programa assistencial.

    Por último BOLSA FAMÍLIA COMEÇOU NO GOVERNO FHC, como bolsa escola, auxílio gás e outros. O governo do Lula não podia ser idiota de retirar esses benefícios e o que ele fez foi simplesmente juntar tudo num só e ampliar o alcance do projeto.

    Se estiver errado me conrrijam mas civilizadamente por favor, vamos manter a compostura.


  68. Que o Diga a Mãe da Grazi!!!!

    =]


  69. Trabalho numa empresa que fica na entrada de uma favela em Belo Horizonte. Alguns de meus colegas de trabalho moram na favela e relataram mais de uma vez no que se transforma o dinheiro do Bolsa Família: cachaça, cigarro, carne pra churrasco, as vezes drogas. Uma das minhas colegas já falou diversas vezes que ao invés de comprar coisas pro sustento dos filhos, já comprou roupa, sapato… Isso porque ela nem se encaixa no perfil do projeto. Não sei nos rincões do país e nos bolsões de pobreza do norte, nordeste e norte de MG, mas aqui na regiao metropolitana de BH, o bolsa família é deturpado, falho e paternalista. Cumpre bem o papel de “fidelizar” o povo mais pobre a uma política específica e associar isso a um grupo. Se isso não é “compra de votos”, então eu não sei o que é. Pensar que não é fechar os olhos para um realidade latente.


  70. Desde quando era Ministro da Fazenda durante o governo de Itamar, Fernando Henrique foi o grande responsável pelo Plano Real que aos poucos diminuiu o número extenso de dígitos que a inflação atingia na época, com uma puta política financeria. O PT e seu eterno líder estavam lá, na esquerda óbvio, se manifestando em frente à mídia e rasgando notas de R$ 1,00. Que lindo! E hoje, aquele que tanto fez pra estar onde está, é um semianalfabeto, que comemora por ter uma economia estável e bem estruturada, que foi implementada pela oposição. Lula merece o respeito de todos por sua capacidade de fazer com que todos acreditem nele, ou será que ele revelou no vídeo acima, o segredo de sua popularidade? Se o presidente Lula está sendo capaz de defender o Sarney de tal maneira, quem acreditaria que sua candidata Dilma seria uma boa representante? qual a credibilidade que o Lula pode oferecer no momento? E por favor, procurem saber a respeito dos mandatos anteriores, antes de concluir que o atual é melhor.


  71. Assunto Complicadíssimo de debater Felipe.

    Por um lado se deve ter realmente o conhecimento de que, apesar de mal estruturado, e cheio de fraudes, ainda assim, o programa ajuda ( de forma momentânea eu concordo ) uma boa parte da classe na linha da miséria.

    Infelizmente, este não é o único programa com o intuito de ajudar, mas que acaba beneficiando erroneamente os maus intencionados.

    Cito como exemplo 2 programas aqui da cidade de Curitiba onde Resido:

    Programa do Leite do Governo Estadual – onde as mães de crianças de menos de 3 anos de idade que se enquadrem na renda estipulada, recebem 7 litros de leite por semana. A primeira vista, é um programa maravilhoso, e da uma grande mão na roda para muitas famílias, porém, existem inúmeros casos de fraudes, e de pessoas que não se enquadram nos requisitos, recebendo este beneficio (gente chegando de carro do ano para pegar seu litro de leite, por exemplo).

    Outro programa que posso citar, seria o ARMAZEM DA FAMILIA. (programa municipal), que visa oferecer preços bem mais baixos para os itens de mais necessidades do mercado, desde higiene até comida. Um Ótimo programa também, o cidadão é cadastrado (de acordo com os requisitos do programa) e tem o direito de gastar uma quantia X por mês, em produtos mais baratos do que nos mercados comuns (alguns chegam a diferenças de 40% no preço). Porém mais uma vez, como vários outros, este programa também possui falhas e acaba direcionando sua “ajuda” para quem não precisa.

    O que eu quero dizer com isso é que, infelizmente, falhas existem, mas até que ponto devemos criticar um programa cuja primeira idéia era de um auxilio real para as classes que precisam!?

    O que devemos é criticar o mau uso deles, e a má organização por meio de políticos e funcionários públicos que muitas vezes usam de má fé para se beneficiar com tais coisas.

    Realmente, nosso atual presidente, nos deu muitas decepções, mas creio que no atual nível da sociedade brasileira, seria difícil achar alguém que por mais que queira, chegue a este cargo e faça algo realmente diferente dos demais.

    Digo isso, pois o problema inicial, é a própria sociedade, que ignora o mundo político, e se esquece que ELES trabalham para nós, e não o inverso. É muito fácil você encontrar alguém hoje, que saiba o nome de todos os personagens de uma novela global atual, ou ainda a escalação principal de seu time de futebol, mas infelizmente, poucos conhecem quem são nossos representantes no senado e nas câmaras.

    No mais, particularmente, achei o vídeo um pouco tendencioso também, talvez você pudesse estrutura-lo melhor para que ele não tivesse este “ar”, mas esta valendo, serviu para inicio da discussão. Estou no aguardo do novo texto, e continuo elogiando o blog.


  72. Pra quem agora aprendeu com o peleguisno a colocar a culpa na “Elite” e na “Imprensa” tudo de ruim que acontece, saibam vocês que a “Elite” nunca saiu do poder (A maior prova disso é Collor, Sarney e Calheiros revesando-se na Presidencia Da Republica( pois o Lulla todo mundo sabe, não manda nada!)).E finalmente eu acredito mais na Imprensa que mostra suas provas, do que no LULLA ou no PT.Quanto ao Bolsa Familia, é a maior esmola por troca de voto nunca visto na historia desse país…
    E a pergunta que fica é a seguinte:
    Com a morte de Carlos Alberto Menezes Direito,o cancer da Dilma e do José Alencar, seria LULLA o Homem Radioativo?


  73. Afinal tem alguma coisa nesse pais que vc aprova ? [2]

    Nao vou entrar no mérito da questão. Mas vale lembrar que são depoimentos em circunstancias diferentes feitas pelo presidente.

    Concordo com o Rafael. ^^


  74. Infeliz comentário.

    Comparar compra de votos (vídeo de 2000) com Bolsa-Família (vídeo de 2009), misturar tudo numa salada e tentar vender como um produto soh foi demais.

    Manipulação de informação na cara de pau e gente aqui pensando que o Lula se contradisse como você quer que o povo acredite. Golpe baixo.

    —————————

    O Lula é tão bonzinho… O Bolsa-Família é para ajudar o povo e é a solução deste país, não é verdade?

    Aliás, é um presidente que não é nem corrupto, tadinho.


  75. gostaria de ouvir a opinião do presidente sobre esse vídeo!
    fico curiosa para saber o que ele responderia.


  76. só uma obeservação e uma perguntinha :
    vc escreve muito bem, gosto de muitos dos seus textos, acho muito inteligente e realista..mas me responda: o quão vc odeia o Brasil?

    ——————————

    Eu não odeio o Brasil, eu odeio quem controla o Brasil. Corruptos.


  77. Brasil um país de tolos. [x+1]
    Aguardo ansiosamente o texto sobre o bolsa-família, esse é o típico caso da “Política do Pão e Circo”.

    Seu blog é perfeito e respeito muito todas suas opiniões, seus textos (ou vídeos como esse) fazem o povo pensar, ou pelo menos tentar pensar sobre a mediocridade em que esse país vive.

    Continue assim.


  78. É muito fácil para um mauricinho que não precisa deste dinheiro criticar. Por que não faz 1 video perguntando ao povo nas ruas o que acham em vez de fazer uma edição tendenciosa e imparcial, comparando um projeto de abrangência nacional com uma ação localizada e eleitoreira.

    Pergunte lá no Nordeste, onde milhares de pessoas não tem comida para dar aos seus filhos, o que eles acham do Bolsa Família e se este dinheiro faz diferença para eles.
    Para vc claro que não faz… Gasta muito mais que isto num tênis. Mas e para eles?
    O que acontece na verdade é que no dos outros, meu amigo, é sempre refresco…

    ————————

    Não fale bobagens, rapazinho. Não digite sobre o que você não sabe. Só fica feio pra você.


  79. Para o bando de zumbis da GLOBO, FSP e Revista Veja:

    Formatura de beneficiários do Bolsa Família no Rio de Janeiro

    O presidente Lula participa hoje,dia 02-09, no Rio de Janeiro, da formatura de mais de dois mil alunos do programa Próximo Passo, que oferece capacitação profissional a beneficiários do Bolsa Família. Os formandos são de dez cidades do estado e, além destes, mais 2,9 mil alunos recebem treinamento atualmente na região.
    A expectativa é de que, até o final deste ano, mais de 172 mil beneficiários do Bolsa Família possam receber capacitação nas áreas de construção civil e turismo. Estudantes de outras regiões metropolitanas também participam do Próximo Passo.
    Podem participar dos cursos pessoas com 18 anos ou mais pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa Família e que tenham concluído, no mínimo, a 4a série do ensino fundamental.


  80. Depois de 9 anos, não é possível que ninguém mude de ideia em nada!

    ———————–

    Não existe MUDAR DE IDÉIA nesse caso Amanda. O governo populista distribui esmola para se manter no poder com o voto do pobre. Ponto.


  81. Putz o video não me assusta, não há novidades nele. mas os comentários me assustam e muito… O que os defensores do Lula-lá tem a dizer sobre as alianças com Sarney, collor. O Presidente que não enxerga nada, que nã o sabe de nada que não viu nada…
    Lamentável


  82. Não querendo defender o Lula mas o programa de distribuição de cestas basicas e o bolça familia são bem diferentes .
    As cestas basicas eram distribuidas somente as pessoas que tivessem titulo de eleitor no qual eles pegavam o numero p/ precionar o povo a votar no politico em questão onde não se estimulava de jeito nenhum o ensino (afinal era + intereçante aos politicos o povo burro sem conhecimento dos seus deveres e direitos) .
    No bolça familia a familia soh tem direito ao bolça familia se os seus filhos frequentarem a escola e mantendo uma boa frequencia de aula ate mesmo quem não possui titulo de eleitor pode receber o beneficio visto que não esta entre os documentos necessarios para o pedido do mesmo .
    Não gosto do Lula não acho ele um kara preparado para ser presidente do pais mas não se ode comparar o bolça familia aos currais eleitorais promovidos por muitos politicos .

    ————————–

    O objetivo, no final das contas, é o mesmo companheiro. Sustentar o governo populista e mantê-lo no poder com o bolÇa família.


  83. Não adianta ficar dando murro em ponta de faca. Se você é daqueles que usam o velho jargão “Dar esmolas”, paciência.


  84. Vítor, se você entendeu bem o que eu comentei, verá que eu deixei bem claro que existe falhas no programa Bolsa Família. Só acho que é um conceito muito vazio, ficar criticando algo que muitos conhecem apenas na teoria.


  85. O pior é que mesmo mostrando a prova viva de que são ladrões e enganadores, o povo burro continua votando nessas pragas. Afinal não existe um político correto, apenar um menos pior…

    É uma vergonha… =/

    ps.: to adorando seu blog, acabei de conhecer ehehe… bjos


  86. o Bolsa familia é só uma evolução de um projeto FHC.


  87. o povo merece o governo que tem, quem mandou votar nessa coisa., só não vê quem não quer.


  88. Isso me faz lembrar o governo de Íris Resende anos atrás (GO)…quem se recorda do Mutirão de Casas feito por ele? Se recordar, vai lembrar tbm do grande problema social gerado anos depois…gostei do vídeo.


  89. O que mais doi, é saber que tem pessoas que acham que o LULLA É UM GRANDE PRESIDENTE…..O LULA É UM TRAIDOR DA NAÇAO… ENGANOU E ENGANA A TODOS…É O PIOR DE TODOS, pois veio da camada mais baixa da população e nada fez pelos seus… nada daquilo que ele disse que faria foi feito…..

    E o BOLSA FAMILIA é um programa assistencialismo e eleitoreiro sim… AGORA VÃO CADASTRAR MAIS 500 MIL FAMILIAS (?).


  90. Simples assim, neh?
    É muito fácil construir a imagem em cima do erro. São contextos diferentes, e se bem compreendo a análise do discurso, sobre coisas diferentes.
    O programa bolsa-família, não distribui cestas básicas. É um repasse de renda. Que hoje, gira em torno de 180 a 200 reais, no máximo. Deixe tudo o que você recebe, e tente sobreviver em regiões extremamentes pobres, apenas com 200 reais…
    O presidente foi coerente, quando disse em 2000, que o povo que recebe cestas básicas, se deixa levar por instintos. Não é diferente hoje, mas não estava falando sobre o bolsa-família, se referia a compra de votos indiscriminada que ocorrem nos sertões desse nosso país.
    Outro detalhe: não são os pobres, os responsáveis pela corrupção. Não são os pobres, os responsáveis pela falta de oportunidades. É uma lógica excludente, das classes dominantes jogarem a culpa sobre o povo, lavando as mãos da sua própria responsabilidade.

    —————————-

    Dê esmola ao pobre e você não está melhorando nada a longo prazo. Está destruindo tudo.


  91. To esperando esse texto 😀
    E os comentarios depois ehehe .. Mas sabe o que da pra ver, que os brasileiros só acham bom o que é de imediato, o problema é que ninguém entende que é preciso pensar no futuro também. E bolsa familia não ajuda em nada o futuro do povo. Pelo contrario.


  92. Dúvida! Tú é contra o gorverno Lula Ou Contra o projeto do Bolsa Família?

    ————————–

    Sou contra o projeto Bolsa Família e acho o Lula um populista desgraçado que está utilizando da política do pão e circo como nunca a história desse país viu.


  93. Não vi nenhuma contradição no vídeo, bolsa família é muito diferente de dar comida pra alguém em troca de voto, até porque, não é feito somente em período de eleição!
    Como já foi dito acima, este vídeo é burro!

    ———————-

    Verdade, o bolsa família é muito diferente de dar comida. Ele dá esmola pra comprar comida.


  94. ———————-

    Verdade, o bolsa família é muito diferente de dar comida. Ele dá esmola pra comprar comida.

    ————–

    Tsc tsc parece minha ex professora tucano falando
    Esse argumento é velho e o bolsa famiulia é um otimo programa social

    ——————–

    Aham, é um ótimo programa social. Dê esmola ao pobre, faça ele sorrir e mantenha-se no poder sem mudar porra nenhuma.


  95. Na real
    Nw sei se alguem vai ler mas
    O Lula e o melhor de todos os presidentes do Brasil!
    Pelo menos ele mesmo responde suas proprias ideias como podemos ver no video a cima!
    HAHAHA
    O pior que sempre fui pt!
    O sonho de ter um pais melhor ja era!
    E a culpa e nossa!


  96. Supondo que vc é o próximo presidente do Brasil.
    Qual a sua primeira medida?

    Acabar com o bolsa família?

    Melhorá-lo?

    ————————–

    O Bolsa-Família nunca deveria ter existido. Agora que já existe, tornou-se um câncer. Para pará-lo, só com muito peito, pois perderá todo o apoio da massa, que quer esmola.


  97. Voltei
    Vi e re vi o video!
    Estou em choque!
    O comodismo e foda!
    Enquando isso se fala de lei ante-tabagismo como se fosse uma prioridade no pais!
    Quata energia e dinheiro puplico foi gasto na lei ante-tabagismo?
    E com tristeza que penso nas vidas perdidas na ditadura!
    Pessoas derao a vida por um pais melhor por uma ideologia
    O Brasil e um circo!!!


  98. Esse vídeo é exatamente igual à muitos utilizados pelos politiqueiros para tentar passar uma visão distorcida dos fatos. Junta-se dois momentos distintos, tentam ludibriar o povo, que trata-se do mesmo assunto e isso soa como se fosse uma verdade. Acredito que, quando se critica os políticos por serem corruptos e faltarem com a verdade, não se deva usar das mesmas táticas. Ser contra ou a favor de algo, é uma escolha que cabe a cada um, afinal, ninguém é dono da verdade, mas,torna-se um ponto de vista saudável, quando não há a tentativa de manipulação.


  99. Essa ideia de “…Mas isto é óbvio, estamos no Brasil…”fd meu juizo


  100. Olha, comparar o bolsa família com cesta básica e ticket leite se não é desconhecimento é desonestidade.

    ————————-

    Será?


  101. Conclusões de Aninha

    Estavam ali parados. Marido e mulher.
    Esperavam o carro. E foi que veio aquela da roça
    tímida, humilde, sofrida.
    Contou que o fogo, lá longe, tinha queimado seu rancho,
    e tudo que tinha dentro.
    Estava ali no comércio pedindo um auxílio para levantar
    novo rancho e comprar suas pobrezinhas.

    O homem ouviu. Abriu a carteira tirou uma cédula,
    entregou sem palavra.
    A mulher ouviu. Perguntou, indagou, especulou, aconselhou,
    se comoveu e disse que Nossa Senhora havia de ajudar
    E não abriu a bolsa.
    Qual dos dois ajudou mais?

    Donde se infere que o homem ajuda sem participar
    e a mulher participa sem ajudar.
    Da mesma forma aquela sentença:
    “A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar.”
    Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada,
    o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso
    e ensinar a paciência do pescador.
    Você faria isso, Leitor?
    Antes que tudo isso se fizesse
    o desvalido não morreria de fome?
    Conclusão:
    Na prática, a teoria é outra

    Cora Coralina

    ————————–

    E agora que você já deu o peixe, tente ensiná-lo a pescar.
    Ele agora só vai querer o peixe. E se tirar, ele removerá o apoio.


  102. Vcs repararam que o Delfin Neto aparece aos 1:32 do filme? Meeedo.


  103. No meu entender ele estava falando de compra de votos com comida e afins, o chamado coronelismo e o povo fica a mingua pós eleição. E sinceramente acho que o bolsa familia é uma redistribuição de renda, pois conheço muita gente pobre e trabalhadora que sempre diz que essa ajuda do governo é salvação do mês. E digo redistribuição de renda pois ativa a economia.Então, a familia Silva ganha o bolsa e compra leite na padaria do Seu Zé … Mas o bolsa é uma discussão que dará muito pano pra manga e respeito opiniões contrárias …


  104. Crossover do Lula com Lula, sem a participação do Lula, é legal pra caramba, né? Pegamos uma fala que corresponda à “resposta” de 9 anos atrás, juntamos com um trechinho muito bem escolhido do discurso, interrompendo a argumentação no meio, colamos o pedaço que nos interessa pra desconstruir o que estava em discussão (que já havia ficado incompleto pela edição) e posamos de cidadão “consciente” tentando “alertar” os amigos do “perigo” do bolsa família… Vai aprender um pouquinho sobre a história da miséria brasileira, sobre como o verdadeiro “gado” (você, inclusive) fode essa gente. O único problema do bolsa família é que agora o pobre pode viver sem a lavagem que a classe média oferecia como paga e isso acabou encarecendo a faxina. Pergunta pra mãe de um menino que não morreu de inanição quanto vale essa esmola e você vai descobrir que você que é o miserável.

    —————————

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA


  105. Bolsa família, no meu conceito, é dar o peixe ao pescador.


  106. O grande problema das fraudes mesmo é a desonestidade do povo (claro, isso é óbvio).

    Um exemplo prático: para alguém que ganha 500 reais, por exemplo, 150 é uma grande ajuda, equivale a 30% do salário.
    Tem muita gente que ganha 2 mil, 3 mil, que critica todos esses que se aproveitam do programa. Mas quantas dessas pessoas não fariam o mesmo se o que fossem receber fosse 30% dos seus salários… 600, 900 reais?


  107. oq me da vergonha tb é o tom do discurso desse presidente..
    debochando, ridicularizando e chamando os outros de “imbecil”. Onde ja se viu isso?

    Ainda pior é esse discurso nos comentarios de “ahh.. mas é assim mesmo, é tudo igual, nao tem alternativa”
    Conformismo é para os fracos.. deixe de ser vagabundo e tente fazer alguma coisa util na sua vida, em favor do seu pais e do mundo..


  108. hauahuahau,

    Estou gostando de ver.

    Se só o video fez pegar fogo nos cometários, imagine o post.

    Ai vem um flame post.

    Mas volto para o topico anterior que você não sabia as intenções da globo pra tirar o sarney, acredito que toda ajuda é util mesmo que seja apenas para renunciar da presidencia do senado, mas deu em pizza.

    Vamos ver agora, ontem estava assistindo o Jornal da globo (o melhor noticiario na tv brasileira, hauhauaha) sobre os gastos publicos no governo lula, é realmente inacreditavel, nossas reversas em dolar iram acabar antes da proxima eleição e o que tenhos deveria ser o dobro sem a corrupção.
    veja o link é talvez seja manipulação da globo inventando esses graficos malucos, deveria passar isso no JN mas ai sim seria manipulação onde já se viu tanta gente ter acesso a esses dados, eles são publicos mas só a imprensa para divulgar de forma lúdica para o povo entender:
    http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1289215-16021,00-PROJETOS+PARA+O+ANO+QUE+VEM+AMPLIAM+GASTOS+PUBLICOS.html

    Mesmo com seu post sobre o bolsa familia que representa um gasto proximo de 1 a 2 bilhões e desse dinheiro boa parte não vai para quem precisa, tem gente que recebe 40 bolsa-família por mes.

    vai ser legal tocar na ferida do lula e o carro chefe para controlar a massa na proxima eleição e não sendo o grande problema de corrupção no governo comparado com os outros meios de desvio de verba, pode ter certeza ano que vem a campanha da dilma vai ser a mais dramatica e ainda tem o filme desse populista duas caras.

    é esse blog vai ser bom para sua carreira de advogado, já está treinando sua armugentação e poder de persuação ahuahuaha


  109. Eu acredito Felipe Neto, que as criticas feitas aqui neste blog são sobretudo construtivas para você. Eu concordo com o @Felipe quando ele diz que deve se tomara cuidado ao falar de assuntos como politica, ja que se trata sempre de pontos polemicos, devemos colher maiores informações, ouvir e respeitar a opnião de terceiros em relação ao caso. Concordo tambem com o @Rodrigo que o programa tem mais pontos positivos do que negativos porem o modo como o Bolsa Familia é fiscalizado pelo governo, tanto Estadual quanto Federal deixa desejar, abrindo assim brexas para que outras pessoas que não necessitam do auxilio se beneficie com ele. O governo Estadual, e isso envolve muitos partidos da oposição do governo, não se preocupa em empenhar na fiscalizão do Programa Bolsa Familia pelo fato de não ser politicamente vantajoso para eles, levando em consideração que quanto mais o programa der errado melhor é para eles, por que daí terão oportunidade e pretexto para colocar na cabeça da população através das midias sensacionalistas e nada nacionalistas de que tudo e qualquer atitude benefica tomada pelo governo em prol dos menos favorecidos não passa de uma farça. O que nem sempre é verdade. Conheço e ja convive com pessoas que recebem o programa bolsa familia e sentem muito felizes e agradecidos por isso. Talvez para alguns felizardos que pertecem a classes economicas superiores o beneficio oferecido chegue a parecer uma esmola mas para aqueles que realmente necessitam isso chega é de grande valia e ajuda muito naquele momento de necessidade. Quero deixar claro que não sou nenhum defensor do governo pelo motivo de não aprovar muita coisa que acontece dentro do congresso mas confesso que sou admirador da trajetória do Presidente Lula. Espero que entenda meu post apenas como uma visão diferenciada do comentário em questão, o que a proposito é um direito de todas mostrar sua opnião propria. Leio seu blog diariamente e acho bastante interessante os textos que você cria. Só peço que deixemos de lado o fato de criarmos opniões usando como base apenas nosso proprio nivel social e passarmos a enxergar e observar todos os niveis da piramide para que possamos elaborar algo que chegue em um concenso de pelo menos a maioria de todos aqueles tem acesso publico as nossas opniões.


  110. Cadê o link para o Vimeo?

    ————–

    Acabei de colocar.


  111. O nivelamento políticos dos brasileiros me enoja, mas o que se pode fazer se a maior perspectiva de boa parte dos brasileiros e a cervejinha e futebol no próximo fim de semana, sem falar na acomodação que chega a um nível obsceno, nao me admira que o bolsa familia seja um “sucesso”

    Gostaria de ver a mesma rigidez, que ocorre qnd uma filha de uma pseudo-celebridade comete um erro ortográfico irrisório, so que no meio político

    Essa inversão de valores nao desce pela minha garganta

    Que q eu posso dizer: É Xuxa para presidente!


  112. Esse video é uma tentatica tosca de manipulação… voltar 9 anos atrás e tolice… tinhamos muitas pessoas qu diziam em vender o elefante branco Petrobrás porque só dava prejú.. conseguiram fazer isso com a Vale… e hoje o discurso é outro… tem dúvida?? pergunte ao FHC. Então considere que as pessoas têm estudado mais pela vivência das atitudes que tomaram e depois melhoraram seus julgamentos…… e lembre de 9 anos atrás e verá que vc gostava da xuxa e power rangers… hoje não aguenta nem ver, não é!?

    ———————

    Há 9 anos, ele disse que dar esmola pra pobre era forma de aumentar a popularidade e conseguir votos.
    Isso mudou?


  113. antes de mais nada, quero deixar claro que não voto nem no PT nem em nada. meu voto é sempre nulo.
    o problema com essas bolsas todas que temos, não é só do governo, mas também de quem as utiliza.
    com certeza o Lula espera ganhar alguma coisa com essa ajuda, não vamos ser tão inocentes. Acredito que muita gente está sendo ajudada com isso, pq existe gente que realmente gostaria de estar batalhando por uma vida melhor mas não tem nenhuma condição pra isso. Mas tem também aquele cidadão que tem o “espírito de pobreza”, reclama da sua situação, mas não faz nada pra melhorar. Ganha auxilios e bolsas, mas quando tem uma oportunidade pra trabalhar prefere ficar do jeito que tá que tá bom. Aquele cidadão que ganha uma casa da prefeitura pra sair da favela, mas vende a casa e volta pra favela. Que vende o voto por uma cesta básica. Esse tipo de pessoa infelizmente no meu ponto de vista não tem o que fazer. Inclusive eu acho que uma pessoa assim não deveria nem participar da política.
    Podemos criticar quem a gente quiser aqui, mas solucionar essa porra toda realmente não deve ser fácil.
    não adianta critiar PT ou PSDB ou sei lá o quê. A política no Brasil é uma piada. No final das contas, só serve aos interesses de quem tá lá em cima, cagando na nossa cabeça. Quem já tá na merda se acomoda, e quem luta pra subir um pouco se fode.


  114. video cretino. Eu que nem gosto do lula… olhei pro video e parece biblia. É como pegar 2 versículos e achar q um se encaixa no outro. Lamentável o video. A nove anos o Lula fala de impacto porem sem nexo e hoje ele fala igual um descontrolado mesmo…


  115. Meu essa gente não se conforma em ver seu “herói” se contradizendo, foi boa alfinetada, acho que tu deixou muita brexa para respostas quando não colocou uma argumentação no texto.

    Mas o texto sobre a bolsa-família vai sair mesmo? Ou tu só falou aquilo pra parar de encher o saco com as mesmas perguntas?

    —————–

    Está sendo escrito.


  116. ——————–

    Aham, é um ótimo programa social. Dê esmola ao pobre, faça ele sorrir e mantenha-se no poder sem mudar porra nenhuma.

    ———————

    Não digo esmola!
    Assistencia aos pobres o que ja é um começo !
    No EUA tem um programa social parecido com esse e é claro tem pessoas que criticam e outras que veêm a grande ajuda que esses tipos de programas são !

    Pro-UNI tmb é outro grande programa e acho que um competa ou outro

    ————————-

    Amigo, assistência social é você dar condição digna de ESTUDO, SAÚDE e ALIMENTAÇÃO. Não é dar 90 reais para uma família só pra comprar um sorriso. Dinheiro este que é gasto, em maioria, com coisas babacas, conforme relatos que trarei no próximo post.


  117. No segundo vídeo ele claramente está falando sobre compra de votos, não de um programa assistencialista. Realmente não vi contradição nos discursos. Abraços!


  118. Então o que ele deveria fazer? Ignorar quem passa fome (como os outros presidentes) apenas para não dizerem que ele está “comprando” votos?
    No vídeo de nove anos atrás, ele estava citando a compra de votos, que ainda hoje é uma realidade, já o Bolsa Família é um projeto social do governo. Tá certo, esse projeto realmente é (e será) usado como campanha do PT. Mas fazer o que? Foi um mérito do PT. Muita gente depende dessa “esmola” para não morrer de fome.

    É muito fácil voltar da Europa e ser contra o governo. Difícil é passar fome e depender de um “projeto que nunca deveria ter existido”, um “câncer” como alguns insistem em dizer.

    Analise um pouco mais, Felipe. Eu sei que você é inteligente. Não deixe uma diferença partidária, ou uma indiferença política falar mais alto que a razão.

    ———————

    Eu sinceramente estou cagando para diferença partidária, não sou defensor de partido algum. Pouquíssimos são os políticos que têm minha simpatia. POUQUÍSSIMOS.
    A questão é que as pessoas não entendem a realidade do bolsa-família e acham que é um projeto que atinge só os famintos do sertão. Trarei informações muito importantes no próximo post.


  119. Aceitaria muito bem o projeto bolsa-família se fosse algo provisório, feito para manter a população miserável viva enquanto não houvesse condições suficientes para dar empregos/oportunidades a essas pessoas, porém não é bem isso que acontece. Bolsa-família como algo definitivo gera conformismo com a situação, não em todos, mas em muitas das pessoas que recebem o benefício, fazendo com que as mesmas não se interessem por buscar condições de manterem-se sozinhas. Bolsa-família não é solucionar o problema, é colocá-lo debaixo do debate, é “deixa para depois” e quanto mais tempo durar esse programa, mas fica difícil convencer depois as pessoas que elas não podem ficar sentadas esperando o dinheiro vir e que elas tem que levantar da cadeira e lutar por isso. E como muito já foi falado, boa parte desse dinheiro nem vai para quem precisa, e boa parte das pessoas que precisam nem receber, mas daí já não é culpa do governo.

    Sem mais delongas, parabéns pelo blog Felipe.


  120. Boa Noite a todos. Tenho muito orgulho em ser a Mãe desse escritor maravilhoso. Queria deixar minha opinião sobre o tem bolsa família. Trabalho em uma creche, sou coordenadora e gerencio 26 funcionárias, entre os quais algumas delas recebem o famoso bolsa família, mas sabem para que finalidade??? Para o famoso churrasquinho e cervejada do fim de semana. Sim! Isso mesmo! Elas recebem apenas por terem seus filhos matriculados na escola pública, independentemente das notas, ou das motivações para que os mesmos estudem. O mais interessante é que não são necessitadas! Recebem um salário do trabalho, recebem auxilio gás, recebem vale leite, recebem bolsa família, enfim… se eu for colocar tudo na ponta do lápis é bem provável que elas consigam ganhar muito mais do que eu que trabalho 12hs por ida e elas 8h.
    O bolsa família é ridículo, talvez fosse funcional para quem realmente necessita, que não tem nenhuma forma de sustento, mas fora isso, é apenas mais um meio de angariação de voto, Ah agora tem tamb´´em um tal de vale escola, tenho já funcionárias recebendo, elas se inscrevem, aparecem para fazer a prova, mas recebem trimestralmente uma quantia atraves de um cartão, independente de estudarem ou não. Enfim, o povo brasileiro realmente tem o que merece, pois adora ser enganado!!! Para um povo que tem essa mentalidade nada mais justo que um governo como o LULA….


    • Minha mãe comentou. Eu tive que colocar em negrito.


  121. O Projeto não é “errado”. A sua distribuição e não fiscalização é que são.


  122. polêmico. Mas belo achado

    acho que nós, os blogueiros, vamos chacoalhar as eleições de 2010. Você já está se adiantando e botando lenha na fogueira. E é isso ai, vamos queimar os políticos o/


  123. Felipe vi agora. Opinião de mãe não vale
    auhauah (mentira)
    hheheehheeh


  124. o bolsa familia da um complemento na renda e obriga a mae a matricular as crianças no colégio , muito diferente de um deputado dar presentes pra ser eleito na favela.O bolsa família é um projeto que vem de muito tempo,diferente de políticos que dão cestas básicas somente em eleiçoes,foi isso que o Lula diz no vídeo,mas vcs tentaram manipular o que o lula disse , só que atraiu muitos comentarios racionais , então tem muita gente que odeia o Lula e lendo os comentarios tá até mudando de opinião.

    agradeço profundamente por isso

    ————————-

    Não se preocupe, os enganados lerão o próximo post.


  125. O que é Bolsa Familia?

    O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza (com renda mensal por pessoa de R$ 70 a R$ 140) e extrema pobreza (com renda mensal por pessoa de até R$ 70), de acordo com a Lei 10.836, de 09 de janeiro de 2004 e o Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004.

    O PBF integra a estratégia FOME ZERO, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome.

    O Programa pauta-se na articulação de três dimensões essenciais à superação da fome e da pobreza:

    *
    promoção do alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda à família;
    *
    reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação, por meio do cumprimentos das condicionalidades, o que contribui para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza entre gerações;
    *
    coordenação de programas complementares, que têm por objetivo o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários do Bolsa Família consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. São exemplos de programas complementares: programas de geração de trabalho e renda, de alfabetização de adultos, de fornecimento de registro civil e demais documentos.
    http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/o_programa_bolsa_familia/o-que-e

    Diferente de doar uma cesta básica e um litro de leite em troca de votos não acham?

    —————————-

    Não se “dava cesta básica e um litro de leite em troca de votos”, simplesmente era um programa de auxílio também baseado na renda per capita, que ao invés de dinheiro, dava comida e leite. O bolsa família só é mais mascarado.
    Se você não faz idéia de quem REALMENTE recebe o bolsa-família, não tente entender o projeto. Se você mora numa metrópole, descubra quantos recebem o benefício e converse com eles para saber exatamente como a coisa funciona.


  126. besteirada esse video, deve ser um panaca quem editou isso.. vai morar no nordeste e ganhar 1 real por dia pra tu ver o que é bom, mauricinho filha da puta!

    —————————

    É só quem mora no nordeste e recebe 1 real por dia que recebe o bolsa família?
    Você faz alguma idéia do que está defendendo? Ao menos estuda? Sabe ALGUMA COISA?

    Pelo visto, não. E só quem faz papel de palhaço é você. Tem gente rindo da sua cara nesse momento. Inclusive eu.


  127. Nós estamos no Brasil, sempre vão dar um jeito de desviar dinheiro do governo para outros fins. Não tem jeito. Se existe o bolsa família, desviam o dinheiro para o “churrasquinho”. E se acabarem com o projeto? Para onde vai o dinheiro? Provavelmente para o bolso dos políticos.

    Dentre as duas alternativas prefiro a primeira. Pelo menos no meio dos pilantras tem gente que realmente necessita da ajuda.
    Problema seria se alguém que realmente precisa da ajuda, não conseguisse recebê-la.

    ———————-

    Peraí, você está justificando a esmola com o argumento de “se não estivesse ali, estaria no bolso dos políticos”? Não seja exagerado rapaz, são BILHÕES e BILHÕES gastos no Bolsa Família, dinheiro este que deveria ser investido na EDUCAÇÃO dos pobres, não em esmolas. O governo rouba, sim, mas não adianta usar isso de argumento para toda medida populista que tomarem.


  128. Aah (: tua mãe também escreve mt bem, ela tem blog?
    Parabéns pela mãe e pelo texto felipe!


  129. A idéia principal apresentada aqui é no mínimo caluniosa.
    O autor do vídeo tenta passar ao espectador uma falsa idéia de contradição, isso chama-se manipulação. Com certeza pessoas sem nenhum senso-crítico assistem ao vídeo com um sentimento de indignação “olha o Lula como ele é contraditório, que bandido, como todos são nos 3 poderes…bla bla…assistencialismo…bla bla…#FORASARNEY…bla bla bla”
    Senhores como o autor desse vídeo, tão interessados em page-views, popularidade para seus blogs, ou mesmo inflar seus egos, usam de sua popularidade para manipular as pessoas, e não são pessoas carentes, pessoas humildes, analfabetas, são a “elite do Brasil”, têm acesso a tecnologia, internet, educação de qualidade e toda a informação que precisarem. Então por que essas pessoas acham legal participar de modismos, sem nem saber do que se trata? Alguém vê uma manifestação e já vai entrando. Foi assim com o movimento Fora Collor, caras pintadas (Arquitetado pela mídia obviamente), o #forasarney do Twitter (arquitetado por Marcos Mion e sei lá mais quem…pffff, pessoas com alta consciência política). O que essa gente quer é aparecer, isso sim.
    Sempre achei que a internet seria um meio subversivo, que combatesse a imbecilidade e parcialidade que impera hoje nos meios de comunicação “convencionais” brasileiros, mas eu estava errado, o mainstream da internet quer saber mais é de ficar famoso, quem sabe participar do BBB, ganhar dinheiro, mostrar o quanto é inteligente e antenado! Não estou chamando ninguém de burro, e imagino que o dono do blog atingiu seu objetivo com esse vídeo, popularidade, page-views, seja lá o que for… O que não pode, é esse monte de ovelhinha chamando de atitude bacana, que essa atitude irá colocar lenha na fogueira das eleições de 2010…hehe. Agora uma pergunta, vocês perceberam a manipulação no vídeo ou não? Perceberam que no segundo vídeo o Lula estava falando de compra de votos? O que é crime eleitoral inclusive, e uma coisa completamente diferente de um projeto, programa social, assistencialista, ou qualquer outro nome que tenha. Compra de votos é você chegar para uma pessoa que não tem onde cair morta e dizer, “vote em mim que te dou uma cesta básica” ou “te dou uma camiseta” e tem um monte de gente que aceita, para muitas pessoas o voto não vale nada, é muito “barato”. Um projeto é constituído por um governante eleito pelo povo, tem aprovação e tramitação no senado. Pode até ser uma manobra, uma manipulação, ou sei lá o que, mas não é esse o tema a ser discutido aqui, ou seja, combatemos a suposta manipulação com outra manipulação?
    Para quem critica os projetos, faça valer seu poder de voto, escolha, vote consciente.

    ————————

    Não fale besteiras rapaz. Se você não conhece o funcionamento da distribuição de cestas básicas, não emita comentários. O projeto de cesta básica pode ser COM CERTEZA ABSOLUTA comparado ao Bolsa Família, pois os objetivos são idênticos. A diferença é que o Bolsa Família é um projeto muito maior, muito mais complexo e muito mais mascarado que a distribuição de cestas básicas. No fim, é simples, pão e circo, dando esmolas e espetáculos para garantir a reeleição. Ou você acha que sem o Bolsa Família, Lula teria sido reeleito? Aposto o dinheiro que você quiser que o foco da campanha da Dilma será no bolsa família. E sim, ela será eleita por isso.

    Pobre não quer saber de real oportunidade, se ele tem direito a receber esmola.


  130. Agora já era, são 7 anos no comando mais um e bye. Sempre soube quem é o Lula e também sei que na política não tem santo. Agora é ver o que vai rolar ano que vem, o Lula sai mas e o PT?!


  131. Não concordo com a sua opinião, mas quero entende-la.
    Você disse que essa ‘esmola’ nunca deveria ter existido.
    Bom, vamos pensar numa situação:
    Dona Maria é mãe solteira, trabalha como diarista, tem 3 filhos e recebe menos que um salário mínimo por mês, se não fosse o bolsa família ela não conseguiria dar para seus filhos arroz e feijão todos os dias.
    Mas sem o Bolsa Família, o que aconteceria a Dona Maria e seus filhos? Iriam passar fome? Eu nunca passei fome, espero que você também não, mas tenho a impressão que não deve ser nada agradável.
    O que você acha que o governo deveria fazer para ajudar essa família? Ensinar a pescar e não dar o peixe, você diz. Mas será que Dona Maria que tem 3 filhos e trabalha todos os dias tem tempo para aprender a pescar?
    Bem, provavelmente o governo faria um novo projeto, que seria praticamente igual ao bolsa família ou simplesmente os deixaria morrer de fome.
    Sei que o bolsa família tem um sistema falho e que o Lula não é nenhum anjinho que se importa com as pessoas pobres, ele quer votos. Mas isso não desmerece o fato de que o bolsa família é totalmente necessário para o nosso país. O que realmente é muito triste.

    ————————

    Não, não é necessário. O bolsa-família é um tapa buraco que abre um rombo GIGANTESCO do outro lado da rua. Imagine a seguinte situação.

    Dona Maria, com 3 filhos e recebendo salário mínimo, começa a receber mais R$150,00 do bolsa família. Então, Gertrudes, sua amiga, percebe que ter filhos é uma moeda excelente de troca. Ela engravida 4 vezes e, a partir daí, entra no pedido do Bolsa Família. Todos os pobres agora tentarão receber o auxílio do bolsa família, afinal, é só ter filhos (o que diminui a renda per capita e te faz apto a receber).

    Em contrapartida, pessoas começarão a não querer trabalhar de carteira assinada. Afinal, posso trabalhar recebendo 800 reais por mês sem carteira, chegar no Bolsa Família e me tornar apto, com 3 filhos, a receber ainda mais. Ou ainda pior, ninguém vai querer trabalhar por salário mínimo, se sabe que pode ficar em casa coçando a bunda para receber 200 reais por mês do bolsa família. Você duvida? Diga isso às QUINHENTAS mulheres de Recife que receberam um curso de costureiras pago pelo governo e, na hora de serem contratadas, absolutamente NENHUMA aceitou o emprego, porque perderiam o bolsa família (relaxe, o caso estará detalhado no próximo post).

    E então? Você acha que dar esmola aos pobres é a solução para o problema? O pensamento imediatista do brasileiro o guia para essa conclusão. Entretanto, centenas de países no mundo sobrevivem sem o bolsa família, mesmo com extrema pobreza. Eles são o quê? Mágicos? Ou você acha que o Bolsa Família fez o Brasil não ter mais extrema pobreza?

    As pessoas continuam pensando com extremo imediatismo, sem enxergar o GRANDE QUADRO. E quem faz isso, defende o Bolsa Família, um verdadeiro câncer que corroerá o Brasil a médio prazo se não for extinto.


  132. Resposta ao Sr. moderador:

    Não emiti comentários sobre o “funcionamento da distribuição de cestas básicas” como dito pelo Sr. Simplesmente mencionei que compra de votos é uma coisa, e projeto assistencialista é outro. Quero dizer com compra de votos, o candidato que faz permuta com eleitores incautos, em troca de favores, cestas básicas é um deles, mas tem gente que distribui santinhos, e isso já é mais do que suficiente, ou como já noticiado, candidato que se propõe a realizar o traslado de pessoas carentes até seu local de votação, em troca de um “mísero” voto, e porque não? Se o sr. não gostaria de ver Dilma Roussef no poder, vote no candidato(partido) que o sr. acredita que fará a diferença e pronto.
    Coisa feia é manipular um vídeo, passando a impressão caluniosa que Lula se contradisse. Vamos nos ater aos fatos, crime eleitoral por compra de votos não pode ser comparado a um programa social, independente de suas convicções políticas.

    Abraços.

    ————————–

    Desculpe, mas você é cego ou não sabe ler?
    Eu acabei de dizer que o projeto das cestas básicas mostrado no vídeo NÃO É compra de voto discarada, daqueles feitos pelos coronéis. Era um projeto do governo FHC que distribuía cestas básicas para os carentes, exatamente como o Bolsa Família faz, mas com dinheiro.
    Logo a comparação é absolutamente justa.


  133. Tem toda razão.
    Desculpe-me pelas críticas ao vídeo. Realmente Lula fala sobre o assistencialismo do governo FHC. É realmente justa a comparação, ideologicamente falando.

    Abraços.


  134. Independente de estar no bolso dos políticos ou não, esse dinheiro provavelmente seria mal distribuído, ou simplesmente nem seria distribuído.

    Mas não acho certo acabar com o bolsa-família da noite para o dia, muita gente precisa dele. Hoje, é fato que o Brasil necessita de projetos assim, muita gente só se alimenta e estuda graças a ele. O ideal é investir mais em outras áreas, como saúde e educação, para que futuramente, talvez, o projeto possa terminar.

    —————–

    Você deu esmola ao pobre e agora vai querer que ele pare de receber para ir trabalhar?
    E acha que será reeleito se o fizer?


  135. Aqui, a solução adotada pelo presidente FHC para cumprir a promessa de atender as famílias atingidas pela seca: http://www.dpnet.com.br/anteriores/1998/04/30/brasil8_0.html

    Aliás, o que FHC achava do projeto, aqui: http://indexet.investimentosenoticias.com.br/arquivo/1999/07/02/259/FHC-Temos-que-distribuir-mais-empregos-e-nao-cestas-basicas.html

    E aqui, o representante do PSDB – CE no senado faz um apelo ao presidente FHC: http://www.senado.gov.br/sf/atividade/pronunciamento/detTexto.asp?t=313237

    Ou seja, FHC não acreditava nesse projeto. O foco do governo FHC realmente nunca foi a classe menos abastada da sociedade.
    Já Lula, sempre estigmatizado como o COMUNISTA, SOCIALISTA, pintado como o diabo pela mídia que tinha medo das ações que seriam tomadas se ele assumisse o poder, se mostrou, já nessa época do vídeo em 2000, um animal domesticado, suscetível ao projeto maior do PT que era assumir o poder. Foi aos poucos mudando seu discurso, se adaptando ao que queriam que ele fosse, deixando suas reais ideologias de lado. Se vendeu! Não há como comparar o Lula de ontem com o de hoje, Lula é uma metamorfose ambulante como dizia Raul. Não estou julgando ninguém, acho que não podemos julgar um governo pelos deslizes da personalidade de seu governante, e isso vale tanto para Lula quanto FHC.
    Quanto ao assistencialismo, você tem alguma sugestão sobre o que fazer para resolver o problema da miséria, que tanto conta contra um governo? Apontar defeitos qualquer um consegue!

    Abraços.

    —————————

    Sábias palavras de FHC:
    “Não podemos ter um programa de distribuição de cestas básicas indefinidamente. Temos que distribuir mais empregos, e não cestas básicas. É preciso ter mais iniciativa, mais ação para dispensar o assistencialismo, que é a natureza desses programas. Esses programas têm que mudar”.

    Quer mudar um país? Invista MUITOS BILHÕES na educação. Mas muitos mesmo. Transforme as escolas públicas em escolas de PONTA, com todos os recursos indispensáveis para o jovem, que o deixe o dia inteiro no colégio aprendendo e praticando esportes, assim como Brizola fez no Rio de Janeiro por um tempo (até que entrou outro governador e destruiu as brilhantes escolas de Brizola).
    Em seguida, crie um caminho para esse jovem ingressar na faculdade. É possível fazer isso através da reserva em faculdades públicas para pobres (não negros, como é o ridículo sistema de cotas atualmente). Faculdade pública tem de funcionar para pobres.
    Como não dá pra colocar todos os pobres nas faculdades públicas, deve ser criado um sistema de auxílio do governo para pagar a faculdade do jovem pobre em troca de notas acima de 6 e frequência. Deve haver acompanhamento, auxílio para livros e material, assistência para que ele possa concluir a faculdade.

    Pronto, um caminho foi criado para dar OPORTUNIDADE ao pobre, ao invés de esmola. Os auxílios e investimentos têm de ser na educação, que é a base para qualquer ser humano ter capacidade de ingressar no mercado de trabalho e ganhar dinheiro.

    O problema é que o investimento em educação torna o povo mais inteligente. E um povo inteligente não elegeria um governo populista. Ou seja, não há o MÍNIMO interesse político em investir na educação. Eles fazem AO CONTRÁRIO, precisam tanto do povo burro, que criaram o sistema de aprovação automática. O aluno não precisa ir à aula e é aprovado para o ano seguinte. Brilhante o Lula, não?

    PS: eu dei apenas uma versão resumida e superficial de uma possível solução.


  136. Está pegando fogo só nos comments, hauhaua.

    até a mãe apareceu pra comentar.

    Sobre sua denuncia quais as fontes? vc irá citar?
    porque a 3 anos atrás uma materia feita pelo JN denunciava isso e não deu em nada, e olha que não gosto do JN, justamente essa denuncia de mulheres no nordeste engravidavam para aumentar o beneficio, e justamente o exemplo das rendeiras foi citado.

    Acho bom vc comentar sobre isso agora. Antes das eleições, abrir a cabeça de gente que não liga para o que acontece no pais e fica apenas ofendido quando alguem critica diretamente algum projeto social mascarado, mas o problema é que o bolsa familia representa apenas 1 a 2 bilhoes indo embora todo mês, outras formas de corrupção levam muito mais e de maneira mascarada.

    O legal é que será a menina dos olhos para a Dilma ano que vem, como citei acima em outro commentário ano que vem a campanha será totalmente melodramatica, marketeira e drama em cima do bolsa familia que não ajuda os que passam fome e se fosse para ajudar o ideal seria cesta básica, enquanto pessoas com o famoso jeitinho brasileiro (eh agora tb tem o jeitinho da xuxa) que falam “Ah, o governo rouba de mim pq eu não posso roubar um pouquinho também” já vi muita gente comentar isso esse eh o nosso país e seu jeitinho.

    Se prepara que seu blog talvez não fique ativo ano que vem durante as eleições, acabei de ver no jornal a reforma eleitoral para vetar meios de comunicação(inclusive blogs) de divulgarem informações que prejudiciais a algum candidato, vai comprando outros dominios ai pq dns vai ser muito atacado ano que vem, compra ws samoa eh bom hauhauah. Se o estadão foi censurado o que dirá de seu blog se continuar assim ano que vem.
    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1290432-5601,00.html

    vê se consegue o seu jeitinho tb… ahuahau

    good luck, duck XD

    —————————-

    Luiz, eu vou citar depoimentos e vou mostrar material suficiente para as pessoas enxergarem a verdade por trás do bolsa família.

    Sobre a censura… Eles que TENTEM. Boto essa porra no ar num servidor holandês e vão ter que vir até a minha casa me prender, mas o site vai ficar online. Mesmo que eu vá pra cadeia por isso.


  137. O bom deste tema, é ver as inúmeras teorias com as quais os leitores defendem seus ponto de vista:

    1) Alguns realmente entendem do assunto e são convincentes em suas opiniões, tanto à favor, como contra.

    2) Alguns se baseiam apenas nos beneficiários dos grandes centros, desconhecem totalmente a realidade de regiões do interior do norte/nordeste. Para esses, um conselho que dou é: Coloque a mochila nas costas e faça uma tour por essas regiões e diga-me se aqueles miseráveis sem nenhuma instrução, que em épocas de seca chegam à comerem mandacarú assado, o melhor caminho seria deixá-los morrer à mingua.

    3) Alguns conhecem muito pouco do assunto, e, são uma espécie de “Maria vai com as outras”. Usam o jargão: “Se é pra criticar, conte comigo”.

    Conforme já comentei anteriormente, “Ponto de vista saudável” é aquele baseado em conhecimento de causa. Algo que as pessoas têm que aprender, é saber conviver com divergências de opinião.

    ————————

    O ponto 2 é o ÚNICO que necessita REALMENTE de auxílio. Mas não acho que deva ser de dinheiro e sim de comida.


  138. Esse povo não sabe o que é passar fome! Bando de mauricinhos elitistas!
    É brincadeira como existe tapado!
    Se vcs não sabem, o Bolsa Família foi elogiado pela ONU e está sendo copiado por diversos países de 1º mundo!

    Vocês sabem o que significa redução de 25% da pobreza no Brasil?
    Vocês sabem o que significa aumentar o poder de compra do trabalhador em mais de 50%?
    Vocês sabem o que é pegar o Brasil quebrado, com a dívida interna pública deixada por FHC depois de 8 com 600 bilhões de dívida pública e deixar o Brasil com 200 milhões de reserva?

    Fazer o quê? Ficam na net o dia todo e lendo Veja! Só podia dar nisso!

    ————————-

    O Bolsa-Família serve para mascarar a situação desesperadora do Brasil. Ele resolve um problema e abre DEZENAS de outros. Você acha que dar 90 reais pra uma família miserável é resolver o problema da miséria?


  139. Rafael… Você falou de FHC…

    Por que ele escreveu isso e não fez nada?

    Ele quebrou o Brasil e deixou o povo passando fome!


  140. Fala, Felipe. Ótimo texto, ainda não tinha comentado pq fiquei sem net esses dias huashsausa.

    Então, concordo com você. O Bolsa-família é só mais um programa que o Lula implantou para ganhar voto SIM.

    E acho o seguinte também: Tem muita gente que não trabalha ai porque não quer, tem uma família pequena e consegue se sustentar com o Bolsa-Família. Trabalhar pra que, né?
    Tenho um amigo que trabalhava em uma fábrica, lá no Nordeste. Ele me disse, muito tempo atrás, que quando implementaram o Bolsa-Família, grande parte dos funcionários se demitiu. Porque com o seguro desemprego e com o Bolsa-Família, dava muito bem para se sustentar por um ano quase. Novamente, trabalhar pra que né?
    Ridículo. Enquanto isso, tem pessoas que se matam trabalhando dia e noite, para pagar impostos altíssimos para essa política de circo, para eles poderem sustentar vagabundos que não trabalham porque não querem.

    Essa é minha opinião. Lula dá um “din din” no final do mês para a maior parte da população pobre no país, que na verdade é a maioria da população. E com isso, ganha votos. Porque eles não vão votar em alguém que te garante um dinheiro extra de graça todo final de mês?
    E agora, vai me dizer que só pessoas pobres recebem o Bolsa-Família? Ah, pára vai.

    Como tudo nesse mundo, sempre temos que ver os 2 lados da moeda. Concordo que tem gente que realmente é muito pobre e uma ajuda no final do mês sempre vai bem. Mas isso é difííícil. Tem muita gente com uma ótima condição financeira que mesmo assim se aproveita da falta de estrutura do país para conseguir faturar um dinheiro a mais no final do mês…


  141. Nunca vi tanta piada, argumentos baixos, pedantismo, egocentrismo e demais coisas desagradáveis juntas…

    Felipe, faz o favor de parar de responder comentários. Primeiro porque as críticas postadas, na maioria das vezes, nem merecem resposta; e, quando merecem, tem o campo limitador de uma “caixa de comentários” e não podem se basear na sua perspectiva completa sobre o Bolsa Família. Tampouco pode você replicar com alguma qualidade ou coesão. Termine logo o post e forneça o material necessário para posicionamentos saudáveis, não essa palhaçada que eu venho lendo aqui,infelizmente, de todas as partes.

    Quero ler com muito cuidado seu futuro post. Continue com seu bom trabalho.


  142. Ah, e esqueci de comentar uma coisa:

    “Quanto a você, que está lendo este artigo, a recomendação do governo é a seguinte: ‘Trate de trabalhar duro! Além da sua família, há mais 11 milhões de famílias que dependem de você!'”


  143. Essa discussão me lembrou uma história que minha professora de saúde coletiva me contou hoje.
    “Uma mulher com 26 anos chegou ao hospital para ter seu quinto filho, minha professora que é pediatra perguntou se ela trabalhava. Ela, indignada, respondeu: Eu não preciso trabalhar, meu marido é pedreiro e ganha R$800 por mês. Quem tem que trabalhar é você que não tem marido.”
    É só para ilustrar como esse povo que ganha bolsa família se acomoda com pouco.


  144. Vão se f*der. Ficam falando mal de coisas privatizadas. Eu acho que tem que privatizar tudo mesmo, inclusive o Congresso.

    Se brasileiro soubesse usar o que inventou (Urna Eletrônica), seria um absurdo privatizar uma estatal, mas cm não sabe p*rra nenhuma, tem que privatizar pro povo lá dentro começar a trabalhar.
    CLT jah nao trabalha, concursado então.

    Detesto qd tenho que ir ao cartório, INSS, Poupa Tempo e td do governo. Jah sei q vou perder horas do meu dia.

    O q me revolta nesse país é o povo ficar falando q político naum faz nada. Cm se brasileiro gostasse de trabalhar neh? Sonegar imposto pra ficar mamando nas tetas do governo eh uma coisa q pelo menos 70% da população faz.

    Aposto q se qqr um pudesse ganhar bolsa familia, tava td mundo lah na fila.
    Tem q ensinar a pescar, e nao dar o peixe na mao!


  145. Edição tendenciosa (olha globo fazendo escola!) já que compara uma fala dele sobre o bolsa familia com uma crítica a troca de voto por esmola em época de eleição. Bolsa familia é um programa continuo não de época de eleição. Na minha opinião BF é tão eleitoreiro qnt um aumento de salario mínimo, conquista votos por beneficiar as camadas mais baixas da sociedade(maioria).

    ————————

    Não, o vídeo compara ao programa de distribuição de cestas básicas do governo FHC. Não tem nada a ver com compra direta de voto.


  146. adorooo UERJiano


  147. Democracia é o governo onde os IGNORANTES e MEDÍOCRES é que decidem, porque infelizmente eles são A MAIORIA!!!


  148. Quem é o cara que aparece no 1’32” do vídeo? que medo… *_*

    é mensagem subliminar?


  149. E dá-lhe polêmica.

    Não tenho uma visão tão radical quanto a programas assistenciais. Agora, por programa assistencial eu entendo que são aqueles que ofereçam assistência de forma mais imediata a pessoas que estão expostas a um grande risco social. E mais, programas assistenciais jamais poderiam ser o “carro chefe”, o grande projeto de um governo, justamente por serem assistenciais e por não visarem nenhum progresso no longo e médio prazo. É desesperador pensar que o principal programa de inclusão social de um governo de 8ANOS é um programa assistencial!

    Entendo, portanto, que os programas assistenciais devem existir para tratar situações imediatas. É como foi dito nos outros comentários, há muita gente miserável nesse país e para esses o programa bolsa família tem o seu valor.

    Ocorre que o bolsa família tomou proporções totalmente oportunistas para um programa assistencial neste governo. Muitas e muitas são as situações absurdas que ele vem criando e a meu ver de assistencial ele não tem nada a muito tempo.

    Mas, por outro lado, acho ingenuidade acreditar que temos hoje no país um político que teria feito diferente no lugar do atual presidente, mesmo porque quando Lula chegou ao planalto a semente do bolsa família já estava plantada e o que ele fez foi tratar para que ela florescesse, oportunamente. A pena é que, no ponto em que estamos, independentemente de quem venha em 2010, Serra, Aécio, Dilma, Marina, ou qualquer outro presidenciável que apareça ninguém vai mexer nisso e criar um programa de inclusão social de verdade. Ao menos eu duvido disso.


  150. Para mim a idéia do programa é boa,pois ele dá uma ajuda de custo para as famílias pobres e como condição a família deve matricular as crianças na escola e elas devem assistir as aulas,o grande problema desse programa é que a idéia principal dele não acontece na prática,pois muita gente que não é pobre recebe esse auxilio,sem falar nas famílias que recebem esse dinheiro e colocam seus filhos a trabalhar.Se o governo fiscaliza-se esse programa e investisse um pouco mais em educação,grandes avanços sociais poderiam ocorrer.Muita gente fala que o governo não deve dar esmolas para as pessoas e sim emprego,claro que eu concordo que o ideal seria mesmo criar empregos para todos,mas como isso não é possível acho que dar uma ajuda de custo em troca de educação é sim uma boa idéia,pois só com educação(acho que deve haver também um bom investimento em educação,principalmente no ensino básico e médio) é que realmente o país irá se desenvolver.

    ah!!!sinceramente não entendi a tua resposta ao comentário da Marta,você disse que uma mulher vai começar a ter filhos para ganhar 50 reais por cada um,mas se você pensar bem vai ver que a mulher fez um péssimo investimento,pois apesar de ganhar 50 reais,ela terá gastar dinheiro para deixar esse filho pelo menos vivo,com isso pelo menos 50 reais(acho que com muito esforço dá para se viver um mês inteiro com isso) serão gastos,logo o lucro será Zero.Na sua resposta ao comentário dela você também citou vários casos de pessoas que fraudaram o programa,isso é um grande problema que vai na contramão da idéia principal do programa de dar uma ajuda de custo aos pobres para que as crianças da família estudem.Se o governo fiscalizar o programa e conceder as bolsas apenas para as pessoas que realmente precisam o bolsa família dará certo.

    —————————-

    E você acha que uma mulher pobre sem instrução alguma sabe o que é CONTABILIDADE? Se a conta é MAIS FILHO = MAIS DINHEIRO, ela vai fazer mais filho. Salvo excessões.

    E eu não falei sobre FRAUDES ao sistema não, eu falei é de MILHÕES de pessoas que recebem LEGALMENTE o bolsa família, sendo que não precisam.


  151. Me explica exatamente o que tem a ver o Lula estar contrariando hoje uma coisa que ele disse a 9 anos atras com o governo dele ser ruim?!

    Além disso…
    A pessoa, ao meu ver, já passa a estar errada no momento em que critica algo que ela mesma não faz absolutamente nada para mudar.

    ————————

    1- Eu não ataquei o governo Lula, eu ataquei o projeto Bolsa Família.

    2- Todo tipo de manifestação pública é uma influência.


  152. Mais um blogueiro a serviço do PIG.

    http://desabafopais.blogspot.com/2009/07/o-partido-da-imprensa-golpista.html


  153. Ele só não conseguiu prever q muitas famílias iriam aumentar a prole só p/ poder ganhar mais esmola. Ops, quis dizer… ajuda ¬¬


  154. O mais engraçado é que nego crucifixa o governo FHC como o pior de todos os tempos. Pega o PT e bota em 94 para ver o que ele teria feito.

    Não sou tucano, nem petista; mas, pera lá. O plano Real deu alguma estabilidade monetária para o Brasil. Bem ou mal, a espiral inflacionária que vinha desde a década de 80 foi contida (se ainda estivesse rolando, nós seríamos outro Zimbabwe hoje). Não tem como negar que a política macroeconômica atual é a mesma da década de 90.

    No campo social foi uma merda? Sim, foi uma merda. Além de ser neoliberal, e não ter essa visão social mais ampla, em épocas de ajustes econômicos, todo mundo se fode. Salvo políticos e seus apadrinhados em nossa republiqueta corrupta, corrupção essa existente em todo governo.

    Noves fora, só lembrando que o bolsa família foi a evolução e manutenção de um programa social implantado, sim, no governo anterior. “Esquecer” isso, e dizer é que cria do atual governo também é forma de manipulação.


  155. O que me deixa mais impressionado é a falta de argumentos concretos de quem defende o programa. É um discurso vazio, uma lenga lenga ideológica, uma alienação voluntária… Preguiça.


  156. TEM GENTE QUE VIU O VIDEO E NÃO ENTENDEU NADA, TAMBEM PUDERA, SÃO FRUTOS DA ARVORE ADUBADA COM ILUSÃO E ALIENAÇÃO.


  157. O Lula de longe no vídeo tá falando do Bolsa-Família, naquele ano ele batia muito na ideia mesmo de compra de votos por coisinhas. Eu venho do interior do Maranhão e sei muito bem como funciona essa política de escambo chinelo/voto. Às vezes vinham falar que era fácil enrolar o político, pegando a coisa e não votando nele, mas é difícil em cidadezinhas em que tem gente que nunca pisou na zona eleitoral, pois os partidários pegavam os títulos e eles mesmos iam votar, para garantir o voto, como vc acha que Sarney perdurou por 40 anos aqui? HJ isso j´pa acontece pouco. Nas últimas eleições a mudança só aconteceu por causa das duas maiores cidades daqui, São Luís e Imperatriz, em que o povo é “mais esclarecido” e tem população eleitoral maior e que não precisa se utilizar tanto do Bolsa-Família, carro chefe dos governo Sarney aqui no MA.
    Não concordo com o Bolsa Família e acho assistencialismo mesmo, não aceito a possibilidade de dar dinheiro para o povo pois isso virou moeda de troca. Não era pra ser e o Lula ainda tem uma visão romântica dessa coisa.
    Mas ainda acho que não tem muito a ver os discursos de 2009 e 2000. Pode até ser que ele se contradiga, mas ainda assim não acho que os discursos sejam sobre a mesma coisa.

    http://viagemaleatoria.wordpress.com/2009/07/29/bolsa-familia-porca-miseria/

    ————————-

    Novamente: O Lula não está falando da compra de votos, está falando do projeto social de distribuição de cestas básicas implantado pelo FHC.


  158. Cadê a foto da Rosa, mãe do Felipe. Será que ela é bonita?

    ————————

    Tem no meu orkut.


  159. só mais dois centavos.
    Primeiro: adorei sua resposta ao meu comentário. Bem construída e rica em argumentos. Mostra o quanto você tem condições de conduzir esse tipo de conversa.
    Segundo: sua mãe realmente está chateada porque as empregadas da creche podem fazer churrasquinho no fim de semana? Lê novamente a parte da lavagem que a classe média quer que o pobre engula e você vai tirar uma conclusão muito triste…

    ————————-

    Não, pense você por alguns segundos no absurdo que é o governo dar dinheiro para quem não precisa, como forma de assistencialismo e compra indireta de voto.


  160. Felipe, alguns dias atrás uma indicação de um livro me chamou atenção num programa que costumo assistir. O livro é “O Dicionário Lula” de Ali Kamel e trata sobre a incoerência do governo Lula. Gostaria de saber se você conhece o livro ou o autor para poder indica-lo e se este trabalha realmente com fatos ou é apenas ou livro da oposição. Obrigado e parabéns pelo blog.


  161. O bolsa família “compra” votos e todo mundo sabe disso.

    Todo mundo critica as privatizações, mas ninguém diz o porque. A telefonia não funcionava agora funciona. A vale não dava lucro e agora dá. A CSN tem menor custo de produção de aço no mundo. Vou deixar bem claro que não concordo com a forma que ocorreram as privatizações, mas considero que é um mal necessário.
    Seria ótimo se as estatais fossem bem administradas, mas isso não acontece no Brasil.

    É um ignorância afirmar que a mídia está contra o Lula, pois se estivesse o presidente teria sofrido o impeachment a muito tempo. Nunca o Brasil viu tantos escândalos políticos e ninguém foi punido. Nem mesmo os que confessaram.

    Viva o populismo. E que venha a Dilma.


  162. Cara, so digo uma coisa, independente de apoiar o lula ou não, o Brasil hj tá infinitamente melhor do que o Brasil há 10 anos atrás…

    —————————-

    Você colocou seu email como sendo “teucu@buceta.cu” então acredito que você não tem condição de dizer o que era o Brasil há 10 anos. Se já esvava vivo, ainda era um neném.


  163. É, realmente R$ 95,00 por mês dá pra manter uma família de 5 pessoas tranquilamente. Eles realmente serão vagabundos e votarão no Lula de novo. Pra continuar sendo vagabundos. Os filhos deles também serão vagabundos, pq, nossa, R$ 95,00!!!! Eu acho que vou pedir demissão e ir morar no sertão pra viver de bolsa-família.

    Em tempo: O blog foi citado no blog do Noblat. Coincidência?

    —————————

    Vitor, você entendeu errado e não compreendeu a realidade atual do programa bolsa família.

    Sobre o Noblat, não achei em canto nenhum a citação. Se puder me mostrar.


  164. Pior do que o imbecil que posta isso, é o imbecil que leva a mensagem distorcida adiante. Bolsa-família não tem nada a ver com distribuição de cestas básicas. Quem não percebeu isso no vídeo, por favor, deve assitir novamente. O Bolsa-família é a maior conquista da populaçao brasileira, uma medida que teve impacto profundo sobre a economia de diversas cidades pequenas do País. É uma pena que a elite branca e preconceituosa – e burra! – do Sudeste continue a olhar para esse tipo de programa social com tanto desprezo.

    —————————

    É uma pena que você não estude.


  165. Vou descrever o que vejo…

    Caso 1: Ontem mesmo uma amiga de minha mãe soltou um comentário que fiquei intrigada “Pois é, acho que esse mês vão cortar meu bolsa-família”. Eu pensei “CUMA?”. As filhas delas ambas já terminaram o ensino médio, e moram e TRABALHAM em outro estado, a mais de um ano, tanto ela como o marido são funcionários públicos (concursados). Eles são ricos? Não. Só que também não estão na faixa dos que deveriam receber o benefício. Pra eles é só um R$ a mais.

    Caso 2: Minha cidade teve um daqueles projetos do PAC. Então, construí-se umas barragens, e precisava de mão-de-obra. No entanto, eu ouvi empresários dizendo que não conseguiam trabalhadores aqui! Claro que teve os que quiseram trabalhar, mas muuuuitos vieram de fora, tanto que foram trocentas casas alugadas pros “barrageiros” como eram conhecidos. Ou seja, muitos não queriam mesmo era trabalhar, pq o serviço era pesado mesmo. Mas era serviço de qualquer forma.
    .
    Muitos brasileiros são tão corruptos quanto os políticos. Eles fazem o que podem
    pra tirar vantagem com o que está a seu alcance, seja recebendo bolsa-família indevidamente, seguro-desemprego estando trabalhando e lá vai cassetada. O que tiver como eles tirarem vantagem vão tirar sim! Da mesma forma que os políticos também só querem é “tirar o seu”.

    E assim caminha a humanidade…


  166. é… tenho uma amigo que recebe bolsa , não ele não é pobre, não ele não passa necessidade,tem um pc melhor que o meu. mas recebe . so por isso que eu concordo com o carinha ai..seria mais ou menos bom se só as pessoas necessitadas recebecem mas não seria bom mesmo pelos motivos que muita gente já post , as familhas continuam sem previsão de melhora a não ser que tenham mais filhos e assim receberem mais :\


  167. O que tem haver, o programa Bolsa Família (que veio do bolsa escola, criado pelo PT na época em que o hoje Senador Cristovam Buaque era Governador do Distrito Federal) com distribuição de cesta básica? vamos aprofundar sobre o assunto Bolsa Família, que foi recomendado até pelo Banco Mundial, ele tem contrapartidas, como fazer cursos de qualificação e manter os filhos na escola, e antes não, se distribuía cestas básicas, sem o menor critério e assim mantinham-se as famílias no cabresto e hoje não, a começar o bolsa família é no cartão! O PSDB e o DEM adoram falar mal do bolsa família, mas isso bem longe das eleições porque na época das eleições o PSDB e o DEM (antigo PFL) criaram até o 13º do bolsa família, ou seja, por detrás fala mal, pela frente até 13º pro bolsa família eles aprovam, é obvio que o projeto foi aprovado quando Lula já tinha sido reeleito.

    Vejam o vídeo no youtube

    O 13º DO BOLSA FAMILIA

    13º SALÁRIO BOLSA FAMILIA APROVADO


  168. Aproveitando a discussão saudável. Espero não ter perdido o timing.
    Minha tréplica à sua proposta, ainda que superficial, como você mesmo disse é: Essa proposta é mais do mesmo! Todos sabemos desde criancinha que precisamos investir em educação, cuidar dos jovens.
    Isso é apenas uma parte do problema. Administrar um país exige que você estabeleça prioridades. Existem medidas que devem ser tomadas imediatamente, o combate à miséria e à fome, garantir o mínimo de condições de saúde e saneamento para a população, para dizer o mínimo. As outras coisas dependem de planejamento de curto, médio e longo prazos. Considerando sua proposta, quanto tempo você acha que levaria para a população ser beneficiada, quanto tempo uma criança precisa para se tornar “produtiva”, ganhar dinheiro, conseguir uma profissão? Pelo menos 15 anos, isso é um planejamento a perder de vista, considerando um mandato de 4 anos não acha? E nesse meio tempo, você acha que o filho de uma família miserável, sem nenhum amparo irá frequentar a escola? Você acha que os pais permitiriam, ou isso seria perda de tempo, quando essa criança poderia estar gerando alguma renda para a família, trabalhando nas lavouras, ou no semáforo como acontece nas grandes metrópoles, provavelmente essa criança depois de adulta será um marginal, um bandido, por falta de opção mesmo.
    Para concluir, não podemos viver nessa utopia, de que assistencialismo é para vagabundo, essa visão é muito restritiva, tem muita gente que realmente necessita do benefício. E nesse ponto, o projeto bolsa-família é relevante, mais do que simplesmente distribuir cestas básicas. E vamos em frente, em busca do dia em que não precisemos mais de assistencialismo.
    Minha sugestão caro moderador, é que você una esses ideais “acadêmicos” à uma visão mais prática e realista, podendo assim balizar melhor seu julgamento acerca desse tema.

    Abraços!

    ————————

    Quem defende o programa bolsa família só pode ser resultado de 2 casos.

    1- Não estuda e não conhece a fundo;
    2- Faz parte do sistema (recebe ou paga);

    Dê esmola ao povo e ele vai querer para sempre a esmola. Foi instaurado um câncer, todos querem os centavos e NADA nesse país mudará por conta desses BILHÕES e BILHÕES gastos anualmente. Todos continuarão ignorantes, continuarão na margem, sem integração social. É um projeto furado, que tapa um buraco e abre uma cratera de 200km do lado.


  169. Mais impressionante do q a contradição em pessoa q é o Lula, é a quantidade de gente q NÃO ENXERGA um monte de coisas… mas pra quem não quer ver a verdade, ‘nem o papa’ conseguiria mostrar.


  170. Num debate, você precisa apresentar argumentos, e não tentar desmoralizar a pessoa que debate com você. Meu caro, me atacando, você só mostra que não tem argumentos, está nesse debate apenas pela vaidade, e não suporta que alguém diga alguma coisa coerente, contrária ao que você pensa. Com certeza faço parte do sistema, pago meus impostos, não recebo nenhum auxílio do governo, nem tampouco minha família. Estudo sim, e não conheço a fundo o programa, nem preciso, não estamos discutindo o programa em si, mas sim seu cunho social. Aliás, quanta gente tem inveja de quem recebe os benefícios do bolsa família: “Fulano tem um PC melhor do que o meu”, “Fulano faz churrasco com o dinheiro do benefício”( vejam só, churrasco! Que coisa hein! Só faltou dizer que come carne de 2a. enquanto os ricaços que recebem o benefício mamam nas tetas do governo).

    ————————-

    Eu estou preparando um texto com as verdades sobre o Bolsa Família, para ver se consigo fazer com que pessoas como você deixem de ser cegas.


  171. “É Lula de novo com a força do pooovo”


  172. Hahahaha. vejo depois. Onde trabalho também não tem Orkut. Mas tudo bem.


  173. A ignorancia predomina no povo…eu ainda tenho de ler que o Lula é o melhor presidente que o pais já teve e pior, pessoas dizem isso baseados em estatiscas (as quais são manipuladas ao bel prazer do governo)…mas fazer o que né, bonito na verdade é neguinho que tem filho com 14 anos, num tem como sustentar e fica ai gozando com o pau da classe media enquanto a mesma da risada e fecha os olhos…mas é isso ai mesmo, america latina é essa merda de esquerdismo mesmo, o povo cego e manipulado por alguns e quem consegue enchergar a verdadeira situação é chamado de burro pelo nosso super presidente com fundamental quase completo e que disse que a crise mundial aqui no Brasil era só uma marolinha…não vou nem discutir sobre a merda que é o bolsa familia pois quem é ignorante não vai deixar de ser mesmo…

    É Lula de novo fodendo voces de novo…


  174. Meu caro, defina ‘precisar’. Não está claro para mim se o problema é a destinação que o assitido dá ao dinheiro que te incomoda ou o fato dele poder ter um pouco de lazer graças ao governo. Será que o fato de ser só pobre, ao invés de miserável, é um tipo de impedimento? O que me faz continuar aqui discutindo com você é não acreditar que sua richa com o bolsa família seja algo tão superficial como o que é feito com o dinheiro. Será que nunca na vida da sua família, principalmente na sua e de sua mãe, passou na cabeça de vocês que qualquer tipo de distribuição de renda serve para muito mais do que churrasco dentro de um quadro macro-econômico e macro-social? Não sei o quanto você conhece o país onde vive ou se, algum dia, já viu o tipo de transformação que essa “esmola” faz em comunidades mais pobres. O churrasco que sua mãe não quer que a faxineira da creche coma ajuda a empregar mais açougueiros, vaqueiros, agrônomos, platadores de eucalípito, operários de fábrica de cerveja e, consequentemente, injetar ainda mais dinheiro ainda nessa economia dos pobres. É claro que isso tem reflexos negativos para empregadores que perdem parte do poder de controle que exerciam sobre subordinados e passam a ter um custo cada vez mais alto com mão-de-obra. Mas, para a população brasileira, por mais que idiotas que não têm o mínimo entendimento de algo que vá além da própria experiência contidiana digam o contrário, um projeto de Distribuição de Renda, como o Bolsa Família, é a primeira pá de terra pra tapar um abismo de desigualdade. Se o preço da justiça social é alto para classe média, e, graças a muito trabalho, estou nesse grupo, esse preço tem que ser pago. Porque, no futuro, milhões de pessoas terão colesterol alto por ter comido churrasco, centenas de milhares de novos bachareis vão brigar num mercado de trabalho extremamente saturado e cada vez mais gente vai oportunidade de poder vir aqui discutir com você no seu blog e te dizer que seu ponto de vista é tão frágil e egoista que você vai ter que ficar se explicando por dias e dias na caixa de comentários. Meu caro, avisa sua mãe que esse país não é mais dos “patrões” que dão palpite na vida dos empregados, que o que você chama de compra de votos, o povo chama de justiça social. Seja lá quem for governante no futuro, vai ter que continuar com a esmola e com os mimos aos pobres que comem churrasco com dinheiro do governo, porque o dinheiro também é mais deles do que seu. Aproveita e pergunta se todo mundo na creche tem carteira assinada, recebe vale-transporte e alimentação e se o INSS foi recolhido direitinho, porque o tempo de explorar a miséria passou e os espertos vão dançar logo, logo…

    —————————

    Puta merda, que discurso comunista hein.

    Você não consegue entender que embora o Bolsa-Família tape um buraco, ele abre outro muito maior. São problemas e mais problemas decorrentes do assistencialismo. Dar esmola para o pobre ajuda a movimentar a economia. A pergunta é: a que preço?

    Aguarde.


  175. Eu Concordo plenamente com o cometário feito pela CARLA, que se baseia em um exemplo muito mais visivel no País do que o exemplo dado por você na sua resposta a mesma. Minha opnião.


  176. Que absurdo….

    Eu tava lendo os comentários, pessoal tentando diferenciar o bolsa família da compra de votos e não sei como não conseguem enxergar que é a mesma coisa!!!

    O bolsa família é um programa de compra de votos sim, muito mais eficiente e duradouro do que a compra do voto antes da eleição, porque o sem vergonha que recebe esse beneficio ou até mesmo o pobre necessitado, vai querer continuar recebendo depois dos 4 anos.. Mas isso não vai ajudar em nada a longo prazo.

    Sou totalmente contra esse programa, se tivesse alguma fiscalização seria uma coisa, mas como nesse país pessoal só quer ganhar reconhecimento pelo programa antes de fazer a coisa funcionar direito, então não concordo.

    Esmola realmente não resolve nada.

    Espero ansiosa pelo próximo post… não demoraaaa!!


  177. Vocês realmente acham que o bolsa família salva a vida das pessoas?

    eu entendo como uma motivação, é claro que existem os vagabundos por aí. Nada que o governo faça vai agradar a todos. Esse projeto agrada a maioria, portanto acho válido.

    E outra, quando virem alguma prova que o Lula é corrupto postem aqui, por favor.

    LULA, O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA.


  178. O Parlamento do Japão aprovou um segundo orçamento suplementar para o ano fiscal de 2008, que termina em março vindouro. No orçamento está um programa de distribuição universal de dinheiro para a população, como parte básica do pacote de estímulo econômico.

    Estrangeiros que moram no Japão também terão direito à ajuda em dinheiro do governo japonês

    “Eu vou apoiar programas que dão às famílias poder para construírem seus próprios futuros, como o Bolsa Família do Brasil”, afirma a senadora de Nova York. “Essas idéias de combate à pobreza podem ser colocadas em prática aqui, na nossa casa”

    diz Hilary clinton

    sabe o que Lula e Abraham Lincoln tem em comum? sem diploma

    e não para por ae as semelhanças…

    existem irregularidades em quase tudo e muiita coisa, vai em frente poste , não vai ser argumento suficiente pra manter milhares de pessoas mortas de fome

    bom mesmo era quando pobre morria e não custava nada

    —————————-

    Ótimo, na verdade eu fico feliz. Por que com esse alastramento de política populista, começarão a acontecer revoluções em todos os cantos do mundo, o que pode ser um incentivo ao Brasil.


  179. aff! pq so citam o nordeste qnd se trata de esmolas, falta de agua coisa e tal??
    q coisa chata…
    falando do video, ele foi sucinto mas deu uma boa cutucada hein?…
    Certa vez na sala meu professor comentou. da existencia de um programa ( axo q é rural), q quando as mulheres tinham um bebe elas ganhavam 1000 reais ou 1500 (ñ lembro bem), e q ele andando pelo sertão encontrou uma familia q tinha 8 crianças e a mãe tava esperando pelo 9. Ele conversando com a mulher, percebeu q ela tinha até uma certa instrução sobre metodos contraceptivos, então ele perguntou a mulher, o pq q ela tinha tantos filhos se ela sabia como evita-los. Então veio a seguinte resposta:
    _ Moço qnd nós temos um Bebe, o governo paga 1000 reais.

    ñ sei se deu pra entender muito bem, o motivo da historia.
    (è como o felipe comentou mais acima, msm ele dando um curso de costureira e arranjando emprego, elas ñ quiseram pois perderiam o bolsa familia.)Afinal pra q trabalhar se o governo dá dinheiro sem ter fzer muita coisa.

    Esses programas imediatistas ñ levam o pais a lugar nenhum, so retardam soluções muito mais eficazes q levariam certo tempo pra surtirem efeito, mas qnd aparececem, o país andaria sozinho sem assistencialismo algum.


  180. Vi esse comentário no sendentário (parece que os blogueiros tem a mesma opnião ja que todos estão atacando o lula com esse video besta)

    um cara disse isso

    á ví que blogueiros, agem como a maioria da imprensa brasileira; ou não entendem de um assunto à fundo, ou entende e procura de alguma maneira distorcer os fatos para tentar expor à opinião pública, o seu ponto de vista. A segunda parte do vídeo, referese-se à uma prática totalmente adversa do Bolsa Família. O Presidente refere-se a um problema antigo, e que, infelizmente ainda hoje é praticado, principalmente nas pequenas cidades do interior do Brasil, onde, NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO, os famosos politiqueiros, mais conhecidos como “coronéis”, compram votos à troco de comida, tijolo, remédios, cargas de lenha, entre outros absurdos. Passada as eleições, bye-bye eleitores. Você pode até não concordar com o programa do Bolsa Família, mas querer associar os dois trechos do vídeo, aí já é demais. O Bolsa Família pode até ser chamado de assistencialismo ou compra de votos, mas uma coisa é certa, de uma maneira ou de outra, essa “esmola” que muitos chamam, está tirando muita gente da extrema miséria.

    sem falar o que essa belezinha faz pra economia , pq é uma redistribuição de renda também

    ou seja tira pessoas da miseria e ativam a economia junto, se vc não gosta de pobres eu aposto que vc ama a economia pelo menos

    o pobre usa o bolsa familia e compra mais comida na vendinha da esquina , o dona da vendinha da esquina reforma a cozinha com o aumento do lucro , a loja que ele compra lucra mais e assim vai

    é tão dificil entender isso?

    —————————-

    Não, esse comentário é mentiroso. O Lula não está atacando a compra de votos, está atacando o programa de distribuição de cestas básicas que existia no governo FHC. Qual a diferença pro Bolsa-Família? FHC dava comida, Lula dá dinheiro. Perdão, esmola.


  181. “Não, esse comentário é mentiroso. ” é sério que você quis dizer isso?

    ————————-

    Sim, porque é. O vídeo não está falando de compra de votos por coronéis.


  182. Não sei se você lembra do meu ultimo comentário, aquele da dona Maria 🙂
    então, talvez tenha pessoas que façam filhos para ganharem 50 reais a mais no final do mês (o que espero que isso não aconteça, pois ultrapassa o cumulo da decência e do ridículo), mas acabar com o bolsa família não iria ajudar em nada a dona Maria com seus 3 filhos para alimentar. Que realmente precisa do beneficio e não tem tempo nem motivação para aprender à ‘pescar’.
    Eu penso que a solução para o problema do bolsa família não deveria ser tão radical, como acabar com o beneficio, mas sim haver uma rígida fiscalização, para que APENAS pessoas com renda mínima recebessem o dinheiro e que claro investir muuuito dinheiro em educação e cultura. Para que num futuro não muito próximo o bolsa família ser totalmente desnecessário.
    Mas claro que isso não vai acontecer, que político vai querer deixar seus eleitores mais inteligentes e com senso critico? Apenas um político correto, o que esta em falta.

    —————————-

    Maria não vai morrer se não tiver dinheiro. Ela vai morrer se não tiver comida. O governo pode agir em casos absurdamente emergenciais de fome e sede, mas dar dinheiro é assistencialismo e assistencialismo é um câncer que abre margem a muitos problemas.


  183. Fhc criou o bolsa escola, mas 10 pessoas e um cachorro eram beneficiadas , dar o crédito do bolsa familia a ele , é simplesmente ridiculo , tanto que o PSDB xingou o bolsa familia , até que a população aceItou o programa e eles mudaram de ideia dizendo que criaram

    eles gostam dizer que criaram o Real Tambem, sendo que foi criado no governo Itamar por um grupo de economistas

    gostam de dizer que criaram os genéricos, criados pelo Ministro da Saúde, Jamil Haddad, do Governo Itamar Franco

    eles inventaram a roda e o fogo tambem , mas ae é outra historia

    o bolsa familia custa 13 bilhoes no minimo

    o pré sal que o Lula está querendo partilhar em vez de privatizar vai gerar 4 trilhoes de dolares a longo prazo

    ele quer que a lei garanta que o dinheiro vá para a educação, mas isso não importa muito , o que importa é distorcer o que ele não disse e rir dele

    —————————

    Eu estou cagando para o PSDB, rapaz. E o que o Pré-Sal tem a ver com a discussão do post?

    E você REALMENTE acha que o Lula está disposto a investir em educação? Desculpa, essa me fez rir.


  184. 1 – Lula já recebeu vários prêmios pelo bolsa família que a imprensa nunca noticiou, pq será?
    2 – Os planos assistêncialistas do FHC eram sim pra compra de voto, tanto é verdade que o bolsa escola foi inventado pelo Cristovam Buarque quando era governador do DF e só no final do mandato do FHC é que ele transformou em um plano federal, ou seja pra comprar votos.
    3 – Antes de acusar vamos pesquisar pra não falar besteira, certo?

    ————————-

    Eu que estou falando besteira? Ok.


  185. Prefiro quando o assunto é religião nesse pelo ao menos fico do seu lado !

    O País tem melhorado muito e ja estou ate preocupado ja que vamos voltar as bostas de sempre agora no ano que vem !

    ———————–

    Será que tem melhorado ou são números mascarados?


  186. O desespero de alguns é risível.. Próximo das eleições, a oposição no desespero, se grudando desesperadamente a qualquer tentativa de desacreditar o melhor presidente que o país já teve… Começam a pipocar estes vídeos “sem nenhum vínculo partidário “.. Chega a dar dó..

    Puro desperdício de tempo e banda de internet..

    ————————-

    Eu não sou de oposição e não defendo partido algum.


  187. Eu estou cagando para o PSDB, rapaz. E o que o Pré-Sal tem a ver com a discussão do post?

    E você REALMENTE acha que o Lula está disposto a investir em educação? Desculpa, essa me fez rir.

    pré sal é a independencia do Brasil , caso vc não tenha lido nada a respeito até agora

    é um dinheiro quase infinito que vai ter que obrigatoriamente entrar pra areas como educação que vc tanto prezaque o Lula não investe

    se vc riu disso é pq claramente vc não entende muito o que está acontecendo

    ok não é infinito são apenas 4 trilhoes de dolares que vão ter que ser investidos em areas como educação por exemplo

    mas isso é que o Lula 4 dedos defende , por isso mencionei o psdb, pq eles defendem que empresas estrangeiras possa explorar o petroleo, assim como os democratas

    se o Lula fosse contra a educação pq ele não pega o dele na proprina das petroliferas e deixa a gente na mesma?

    isso não é nen partidarismo é logica pura ,se vc é ladrão vc não deixa 4 TRILHOES ESCAPAREM

    simplesmente não deixa, é mais facil pedir propina duma empresa estrangeira que vai secar os recursos em poquissimo tempo assim que ganhar as licitaçoes ,e acabar comum planejamento a grande prazo, do que defender que 4 trilhoes fiquem com o povo

    —————————

    “O Pré-Sal é a independência do Brasil, caso vc não tenha lido nada a respeito”.

    Desculpe, não estou afim de discutir com o Lula.

    “É um dinheiro quase infinito”.

    E você realmente não quer me fazer rir? Inacreditável o que você andou lendo sobre o Pré-Sal. Está iludido achando que essa descoberta fará do Brasil um país de primeiro mundo.


  188. minha unica ilusão é que vc realmente lesse algo que alguem escreveu, ou procurou pesquisar

    O debate sobre as novas regras para exploração petrolífera trouxe à tona a discussão sobre uma riqueza situada a cerca de 8 mil metros de profundidade, que pode chegar a US$ 7 trilhões. Trata-se de estimativas – ainda não oficiais – sobre as reservas de petróleo da chamada camada pré-sal, que variam de 50 bilhões a 100 bilhões de barris. Multiplicados aos US$ 70 do preço mais recente da commodity, chega-se então à cifra trilionária.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/08/31/novas+regras+para+petroleo+do+pre+sal+decidem+destino+de+ate+us+7+trilhoes+8176904.html

    4 é o minimo , eu fui humilde

    ou vc acha que essa grana não faz diferença alguma e que tudo vai ser desviado?

    eu li muito ao pré sal

    tem dois lados

    um lado quer dar ao povo , e outro que dar aos estrangeiros

    deu , se vc não quer aceitar te esconde

    só tá se humilhando na frente de quem le isso

    ————————–

    Me humilhando? Cara, do que você tá FALANDO?! Eu não falei UMA LINHA sobre pré-sal no texto. Parece que você leu as notícias do G1 e, desesperadamente, encaixou o pré-sal na discussão. Caralho, FODA-SE O PRÉ-SAL! Eu estou falando de Bolsa-Família.


  189. Cara, que coincidência. Postamos mais ou menos o mesmo video no mesmo dia. Quanto ao Lula, eu dei minha opinião no meu blog.
    E vi aqui varias pessoas que defendem o bolsa vagabundo, e nao espere o contrário, estamos caminhando para o caos politico, pessoas que não tem o minimo conhecimento e estao apenas interessado em se dar bem com alguma medida vende seu voto.

    É lamentável, porém é a situação que estamos vivendo atualmente.


  190. auhuhahua

    nada é relacionado cara? g1? é ig meu, tu já tá bufando de raiva

    ok se 7 trilhoes de dolares não tem a ver com investimento a longo prazo em educação , visto que o mesmo que está sendo xingado(Lula) é o que defende que isso fique assegurado na lei, vc defendendo que educação seja algo que ganhe mais atenção, está basicamente defendendo o mesmo que ele está nos discursos do pré sal
    o Lula já disse ele gostaria que as pessoas não precisassem usar o Bolsa familia , mas ninguem merece morrer de fome enquanto as coisas não mudam

    eu aqui discutindo uma mudança importante e vc respondendo coisas como: foda-se eu não me importo com o pré sal

    tu tá te humilhando sim , e não com burrice , com tua falta de postura e paciencia

    vc é inteligente e democratico , pois esse site é bem feito e vc podia muito bem ter deletado o que não te agrada

    peço desculpas se falei algo que não devia também

    ————————-

    A única coisa que me tirou do sério foi sua chatice de ficar desvirtuando o assunto do post. E deixe de ser ignorante, rapaz, o Lula não estará no poder para utilizar o dinheiro do Pré-Sal, será que você não percebe a jogada? Ele não terá que investir 1 centavo em educação, porque ele não estará lá. Isso é apenas DISCURSO! Se estivesse, ele não investiria. Quantas oportunidades teve? Quantos bilhões ele poderia ter investido e não investiu? Governo populista não pode investir em educação, caso contrário eles perdem os votos.


  191. na entrevista, lula estava se referindo à outro candidato.
    você errou em usar a referência dele desta vez.

    e digo mais, você só não precisa de bolsa família
    porque seus pais é que te sustentam.

    ————————–

    É óbvio que ele estava falando de outro candidato, criatura, será que você poderia usar os neurônios por 2 segundos? Ele está falando da campanha de distribuição de cestas básicas e tickets instaurada pelo governo FHC, que tinha o mesmo propósito do Bolsa-Família, a única diferença é que este dá dinheiro.

    E meus pais não me sustentam, rapazinho.


  192. “Amigo, assistência social é você dar condição digna de ESTUDO, SAÚDE e ALIMENTAÇÃO.”

    O Bolsa Familia, assim como outros projetos (Universidades para todos, cotas para negros, etc), não são para Longo prazo…
    Eu li o que tu escreveu sobre educação, em um comentário, eu como professor de história estou de pleno acordo contigo!
    No entanto… É muito difícil mudar isso na noite para o dia…
    Veja o caso da nossa LDBEN, ela é ótima, no entanto não é seguida a risca… e no final acabou se tornando uma colcha de retalhos…

    Eu sei que muitas pessoas utilizam a verba “assistencialista” do governo para, como tua mãe mesmo disse, comprar o churrasco de domingo…
    Acredito que tu vá mostrar vários casos deste tipo no aguardo texto sobre o bolsa familia.
    Mas, não posso deixar de argumentar que, por outro lado, muitas pessoas não fazem isso, tomo como exemplo a comunidade para a qual leciono localizada em Alvorada, que na região metropolitana de Porto Alegre é uma das mais pobres.
    Lá, muitas familias utilizam a verba como complemento no orçamento. O que melhorou um pouco a situação da região.
    Antes era muito difícil dar aula às crianças com fome…

    Eu concordo que a longo prazo o projeto deva ser substituído, no entanto não sou contra a sua implementação…
    Não digo que o governo de Lula não seja populista, ele é!
    Mas, temos que admitir, em comparação com outros na nossa CURTA experiência Democrática, este não é tão ruim!

    No entanto eu fico preocupado… Como se o país estivesse entre a Cruz e a Espada…
    Se o PT fica… Acredito que a longo prazo possamos experimentar outros governos, afinal ele poderia ter feito como Chavez e até agora não fez… O que me deixa aliviado!
    Agora se o PT sair, acredito que voltarão as privatizaçãoes… (CARA, ELES VENDERAM A VALE DO RIO DOCE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
    Se empresas públicas são ruins… Bom nós sabemos como são as privadas!

    E outra… Nosso país já pagou a divida externa, aquela que vem desde o Pedro I… o Que já é Ótimo!

    Não digo que as coisas estejam boas… Mas elas poderiam ter sido bem piores…
    Não fosse o governo Lula, nós teríamos afundado com a crise! Não afundamos, assim como a maior parte do Mundo também não!
    Mas, não estamos mais em 1929… Os EUA já não são os donos da economia Mundial.

    Concordo Muito Contido… As coisas não estão boas… Mas talvez elas estejam melhorando!

    ———————-

    Rafael, já de início informo: eu viajei pela Europa e procurei pela crise. Não encontrei. Exceto em localidades que sobrevivem do ramo de automóveis, não vi qualquer impacto da crise em longas conversas que tive com moradores das regiões. Mas continuando…

    Uma vez instaurado um sistema assistencialista, você dificilmente o remove. Isso acontece porque nenhum político terá peito para dizer: “agora vamos mudar”, pois a consequência disso seria uma reprovação em massa dos pobres, que vão querer, para sempre, continuar recebendo esmola. A idéia do “é um projeto a curto prazo” é mentirosa e o Lula sabe disso, bem como a Dilma, que utilizará o Bolsa-Família como principal material de campanha ano que vem, não tenha dúvida. Ambos são extremamente populistas e querem ficar bem na imagem, só isso. Não estão preocupados com infra-estrutura, não querem saber de educação, nem de saúde pública, os investimentos são ridículos, o que querem saber é de dar dinheiro para receber o amor dos pobres e elevar os números do Brasil. A consequência que vejo? Brasil inevitavelmente se tornará um dos países mais ricos do planeta, com um dos povos mais ignorantes.


  193. Finalmente vi o vídeo. Pelo menos ele aprendeu rápido como convencer as pessoas a votar nele. Vi a foto da dona Rosa. Parece pra caramba com o Felipe.


  194. Meu caro, a um preço altíssimo! Todavia, justíssimo. Você me chama de comunista e sua mãe reclama que a empregada da creche coma churrasco. Isso me faz pensar se a questão não é simplesmente preconceito, mas vamos lá. Vou te dar um exemplo escandalizante sobre o uso do Bolsa Família para você poder levantar sua bandeira mais vigorosamente:
    Uma regiãozinha aqui de Minas, paupérrima, no Vale do Jequitinhonha, foi alvo de muitos programas que você chamaria de assistencialista. Essa região foi controlada por gerações e gerações pelo mesmo grupo político, com muitas cidades que não tinham sequer uma rua calçada, mortalidade infantil altíssima e uma fraquíssima economia que girava, principalmente, em torno da renda dos aposentados que, na maioria, recebiam salário mínimo, para manter umas poucas mercearias, farmácias e outros comércios funcionando.
    Na condição de repórter do Governo de Minas (PSDB, lembra?) fui a essas cidades algumas dezenas de vezes para acompanhar projetos estaduais e parcerias com o governo federal que se instalaram por lá. Programas como distribuição de leite, cesta básica, bolsa família, auxílio gás, etc., foram, aos poucos, implantados. Tudo no mais claro padrão ‘assistencialista’ que você possa conceber. A esmola era tanta, que a grana do bolsa família começou a sobrar de verdade na mão dos assistidos.
    Veja que absurdo! Usaram esse dinheiro para comprar motos e eletrodomésticos!!! A coisa chegou a uma situação tão execrável, que, hoje, há concessionárias, agências bancárias (que acinte!), operadoras de celular e, pasme, até cinema! A catástrofe é tão completa que, no lugar de comprar leite a baixíssimos custos de grandes empresas como Parmalat, Itambé ou Cemil, descaradamente, compram de pequenos produtores da região, estimulando a economia familiar! O distribuidor de cestas básicas foi obrigado a montar uma unidade na região, gerando empregos completamente desnecessários! Pior que isso, ele usou o programa primeiro emprego para contratar funcionários certamente despreparados, assim como a concessionária e todo o resto!
    Isso teve impactos terríveis na política local. Os coronéis que mandavam na região, logicamente, perderam esse poder para outros candidatos. Vários deles do PPS e PSDB (oposição ao governo federal, lembra?). Como o senhor diz ter uma “surpresa” sobre o bolsa família, gostaria de saber se, por acaso, procurou se interar sobre os impactos que ele tem causado em todo o Brasil, inclusive com fontes e contra-pontos, que, com certeza, legitimarão seus argumentos.
    Mas, pelo momento, fico satisfeito em dividir essa absurdo que me fez conhecer um estudante de direito, que saiu de um assentamento de sem terras na zona rural de Araçuaí, e vai de moto paga pelo Bolsa Família estudar de graça, pelo ProUni, na Puc-MG, aqui em BH. Principalmente quando a mãe dele me contou, lá no assentamento, que o menino foi dado como morto por inanição há cinco anos atrás.
    Aguardemos seu texto bombástico…

    ——————————

    Inacreditável o exagero que você colocou em cima do Vale do Jequitinhonha, quando sabe muito bem que tiveram muitas outras variáveis por trás. E eu não te chamei de comunista, falei apenas que seu último discurso era muito comunista.
    E como eu já falei 1 milhão de vezes: o bolsa-família tem 1 lado positivo, mas inúmeros negativos. Assistencialismo jamais pode ser aceito, isso é uma máscara, é uma esmola. Não dá condição de vida para o cidadão crescer, mas deixa ele com a esmolinha para mostrar ao mundo que o número de pobres diminuiu.

    O pior de tudo é você achar que as exceções ditam a realidade.


  195. ih esse bruno viajou legal… deixa elke pra lá.

    que bom que pelo menos vc nao é lulista. bom sinal


  196. Caro felipe,

    Primeiramente quero te pedir desculpas, pois antes de ver o video li os comentarios e tive a impressão de que boa parte das pessoas que o condenavam o faziam com o argumento de que você havia editado o video de forma a fazer com que Presidente Lula estivesse sendo incoerente e contraditorio em suas palavras. Li nesses comentarios que na verdade o Lula estava falando de duas coisas completamente diferentes. Falava em prol do bolsa familia no trecho atual e no outro trecho, de 9 anos atrás, ele condenava a compra de voto por meio de cestas basicas ou dinheiro mesmo, algo bastante comum em epoca de eleição. Foi isso que eu entendi quando li os comentarios das pessoas que defendiam o Lula.
    Fiquei bastante indignado e supreso, pois por mais que e tenha uma opinião parecida com a sua, em relação ao bolsa familia, eu não acho legitimo e etico editar um video de forma a mnipular a opinião das pessoas que visitam seu blog.
    Porém antes de fazer qualquer comentario decidi assistir ao video para ter argumentos para te condenar e acabei me envergonhando, pois o julguei antes de tirar minhas proprias conclusões. Ao assistir o video constatei que na realidade a critica do presidente no trecho de 9 anos atrás não é a compra direta e descarada de votos mas sim a um programa do governo de situação que consistia na distribuição de cestas e outros itens de alimentação a população carente, ou seja, praticamente a mesma ideologia do seu programa, com a diferença de que este dá dinheiro e não alimento a população. Portanto, o presidente Lula foi sim incoerente em suas palavras e praticas, algo comum em todo o seu mandato, independente de seu governo ter sido ou não melhor do que os dos seus antecessores.
    Caso minha intepretação do video e meu raciocinio em relação a mensagem que você tinha a intenção de passar estejam corretos, lhe peço desculpas por te-lo julgado. E quero registrar que provavelmente as pessoas que usaram esse argumento de que lula falava de coisas diferente não viram o video.
    Sou leitor assiduo do seu blog e apesar de não concordar com todas as suas opiniões reconheço que você é um excelente escritor.

    ———————-

    O problema é exatamente esse João. As pessoas não têm uma capacidade de compreensão muito avançada e tiram conclusões completamente erradas. O Lula está falando do sistema de distribuição de cestas básicas e tickets para a população carente, não de compra direta de votos.
    Ainda bem que você decidiu assistir e novo e conseguiu compreender.


  197. Eu concordo com a MARTA em seus 02 comentários, achei o exemplo da Dona Maria muito real a situações que encontramos no dia (isso se você estiver acostumado a conviver com isso e não ficar apenas observando situações de seu quarto confortável criando polemica em assunto que você esta a par apenas em Teoria ) e achu que as sua respostas não foram convicentes o suficiente… Publique por favor!


  198. O Brasil nunca será primeiro mundo. Primeiro: Não existe politica no Brasil. Segundo: A população é acomodada, preguiçosa é um povo sem atitude. Quanto ao bolsa familia preferem dar dinheiro a dar uma estrutura uma condição de estudo, trabalho, pervenção falta muita coisa o bolsa familia é nada mais que uma ilusão momentanea que vai afetar daqui alguns anos.


  199. FATO.. É O MELHOR MESMO PRESIDENTE Q O BRASIL JA TEVE
    INFELIZMENTE… PQ? PQ O BRASIL DEVERIA TER TIDO MELHORES Q ELE

    MAS PQ NGM FALA DO FHC? O BRASILEIRO TEM A MEMORIA CURTA?
    FHC NUNCA DEIXO SE QUER UMA CPI SER REALIZADA NO SEU GOVERNO
    TEVE O CASO DOS VOTOS DO SENADO .. QUE TODOS ESQUECERAM RAPIDAMENTE
    E NUNCA TEVE NGM PRA JULGAR NADA…

    É FACIL… SÓ LULA.. PQ VCS ELITE QUEM FICAR CADA VEZ MAIS RICOS
    E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES

    ELITE NAO NEH.. FALSA ELITE.. PQ A MAIORIA É UM BANDO DE CLASSE MEDIA BAIXA SE ACHANDO ALTISSIMA.

    Ninguém aqui tem CULHÃO O SUFICIENTE pra dizer
    Pode cre.. o fhc fez merda como lula..

    mas só tem pra dizer O LULA SÓ FEZ MERDA

    Claro que ele errou.. FATO!… as vzes até com palavras que disse q deveria guardar pra ele…

    MAS AE.. FHC FOI SANTO?

    NOSSO país amarga desde sua descoberta
    corrupção… mas vamos falar só do >LULA
    nao q eu ache ele corrupto.. PELO CONTRARIO
    não acho mesmo… nem o fhc era pra mim

    mas digo AMBOS FIZERAM MERDA
    E SÓ SE ATACA UM.. PQ A MIDIA MANIPULA A CABEÇA DE VCS
    =D fato
    e tenho dito.

    ——————-

    É… Todo mundo vê que sou eu o manipulado.


  200. Lula é um homi di Deusi. Pusque se, se, se… ah, ele ajuda todu mundi. É… é issu aí, ele ajudi todu mundi e pronti.


  201. Olá Felipe,

    Creio que o programa da bolsa família seja extremamente complexo para se tratar apenas do “mata fome” ou “compra voto”. Obviamente, serve esse propósito, uma vez que muitas as famílias carentes que são beneficiadas personalizam o “bem” no nosso presidente. Deixo aqui alguns pontos que é necessário pensar pra tratar do tema:
    – O Bolsa-Família funciona como “compra de voto”? Se sim, o programa funciona e atinge a população carente ( e em massa ). Se não, ou atinge poucas famílias, ou as famílias contempladas não são compradas (e não pensam com o estômago), ou ainda as “fraudes” contemplam a maior parte dos beneficiados.
    – O reflexo econômico do programa. Explico: A familia que recebe o programa e por conta disso agora pode fazer um credito nas casas bahia. Isso movimenta a economia, mas de forma satisfatória? Se sim, o programa atinge BEM o público alvo. Se não, ou não atinge o público alvo, ou é insuficiente para a maioria das famílias.
    – Aspecto pessoal: analisando individualmente: melhora a vida do miserável?
    Enfim, longe lulismos e anti-lulismos temos que admitir que o programa (enquanto idéia) é muito bom, pois visa diminuir a pobreza, mas restringindo à aqueles que estejam estudando, fazendo o contrário do “voto de estômago” (nem sei se existe a expressão…), mas a execução, como em qualquer coisa, deixa a desejar.

    Além disso, veja um pouco sobre o programa “Planseq Bolsa-Família”, que na teoria é o programa de capacitação das famílias cadastradas, ou seja, ensinar uma profissão. Voltando ao Bolsa-Família: as restrições do programa estão aqui: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/o_programa_bolsa_familia/beneficios-e-contrapartidas

    Fazendo uma matématica simples, o máximo que uma família (sem contar as fraudes) pode acumular em um mês (junto à renda mensal) é inferior à R$500,00. O valor é baixo!

    Acredito o programa tem potêncial, e está longe de chegar ao aproveitamento máximo, mas que, se continuarmos criticando construtivamente, ele pode sim ficar bom. Temos também que saber que o programa nao é do “Lula”, é nosso.

    Bom, acho que algumas idéias ficaram perdidas mas infelizmente o expediente me impede de completá-las.
    Parabéns pelo blog, tenho acompanhando e gostado muito

    ————–

    Hahaha, você ficará boquiaberto com as informações que trarei sobre o Planseq. Como eu disse, o Bolsa-Família tem 1 lado positivo, mas inúmeros negativos. Não adianta tapar um buraco e abrir outra cratera.


  202. “Mas até a democracia se arruína por excesso de…democracia. Seu princípio básico é o direito que todos tem de exercer um cargo público e determinar a política do governo. Isso, à primeira vista, é um sistema encantador; ele se torna desastroso porque o povo não está adequadamente preparado, pela educação, para selecionar os melhores governantes e os caminhos mais sensatos (588). ‘Quanto ao povo, não entende coisa alguma e só repete aquilo que seus governantes se comprazem em dizer-lhes” (Protágoras, 317); para ter uma doutrina aceita ou rejeitada, basta que a mandem elogiar ou ridicularizar numa peça popular (uma alfinetada, sem dúvida, em Aristófanes, cujas comédias atacavam quase todas as idéias novas). O governa da massa é um mar encapelado para a nau do Estado; cada lufada de oratória agita as águas e desvia o curso. O desfecho de uma democracia dessas é a tirania ou a autocracia; a massa gosta tanto da lisonja, está com tanta “fome de mel”, que por fim o mais astucioso e mais inescrupuloso lisonjeador, intitulando-se “protetor do povo”, galga o poder supremo (565). (Tenha-se em conta a história de Roma).” (DURANT, 2000, p.45 e 46).


  203. que argumento fraco isso, muita gente ai falando da edição do comicio no comesso….hah a primeira parte do video nem importa , o que importa é que em 2000 ele tinha toda aquela opnição sobre o assunto, e agora …bem foi uma das coisas que ele mais fez .pronto cabo!


  204. Pré-sal, aUSHUahsuhAUSHu, eu me divirto

    Essa é a história que contam:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_Fam%C3%ADlia

    Essa é a verdade:

    http://desciclo.pedia.ws/wiki/Bolsa_Fam%C3%ADlia

    Desculpe, mas não consigo levar esse assunto tão a sério, aqui no sul esse assunto só fede, quase todos tem nojo disso, o que nos resta é fazer piada em cima.


  205. Felipe,
    Uma sugestão…sem entrar no mérito do governo Lula, se é que dá pra fazê-lo.
    Você faria muito bem se passasse a conhecer os trâmites do governo do estado de Minas Gerais, que além de ser de fachada censura a imprensa. É …parece que estamos retomando a ditadura aqui em Minas. Seu blog iria se tornar um grande aliado para a maioria do mineiros que sofre com o governo Aécio Neves

    ——————–

    É complicado Anne, uma vez que moro no Rio.


  206. é inadmissível que no Brasil ainda haja pessoas más intencionadas que fazem edições maliciosas para manipular outras menos esclarecidas. Não estou aqui para defender o Presidente, mas para protestar contra esse tipo de manipulação. Se vocês puderam observar, na primeira parte do vídeo, gravada em 2009 o Presidente fala de um programa do governo criado para auxiliar famílias que vivem em situação de miséria. Na minha opnião, o valor do benefício é uma esmola, mas para quem não tem nada faz muita diferença. Já no segundo vídeo, gravado em 2000, o Lula fala do processo eleitoral brasileiro e de pessoas que trocam voto por cestas básicas ou qualquer outro tipo de agrado. Porém, na edição parace que o Presidente está falando da mesma coisa, mas não está. Trata-se de uma edição maliciosa. Temos que acabar com esse tipo de coisas no brasil, parece que não aprendemos com o caso da Rede Globo, em 1989, em que toda a nação foi prejudica.

    —————————–

    Não, NÃO É DISSO QUE O PRESIDENTE FALA!!! Pela milésima vez, será que vocês não entendem NADA da história do país?

    O Lula, na segunda parte do vídeo, está criticando o programa assistencialista criado pelo FHC de distribuição de cestas básicas para famílias miseráveis. NÃO ESTÁ CRITICANDO A COMPRA DE VOTO! ESTÁ CRITICANDO O PROGRAMA DO FHC, que consegue ser ainda menos prejudicial que o Bolsa-Família.


  207. Aí no c… so fede…


  208. É… Como eu te disse, Não estamos mais em 29, o que por si só é sinal de melhora…

    Mas, não tendo a crise como foco, acredito que por pior que seja, esse governo não desmembrou as nossas empresas o que, por outro lado, é a política da nossa oposição!

    Olha, não digo que o PT seja bom! Eu gostaria de ver uns mocinhos nessa história… Mas, em se tratando de história, quanto mais você estuda menos Mocinhos você encontra!

    No entanto volto a dizer, antes eles do que os outros…
    Talvez com o tempo e mais gente como tu e outros, alguma coisa possa mudar!
    Eu vou fazendo minha parte, turma por turma… Mas, sabe, é difícil ainda mais com (não querendo ser anti ético) alguns colegas que tenho, que fazem trabalhos péssimos…
    Só com educação, como tu disse, as coisas podem melhorar!
    (E uma reforma no Judiciário, no Legislativo… ETC…)


  209. Meu caro, o que você chama de ‘assistencialismo’ e eu chamo de ‘promoção de justiça social’ é uma coisa que não vai deixar de existir, independente de quem seja o futuro governante. Você quer demonizar uma coisa que mudou a vida de milhões de pessoas, elas precisassem, ou não. Nenhum político nesse país se atreveria a acabar com isso que você rotulou de esmola, sabe por que? Porque, democraticamente, pelo voto, os brasileiros decidiram que o ‘assistencialismo’ é bem-vindo. A edição de vídeo que você montou tenta fazer com que o “pai” do bolsa família desacredite o programa, mas, definitivamente, não colou. Eu ví a realidade de muita gente mudar e fico muito feliz em saber que alguém de baixa renda tem o luxo de poder comer churrasco de vez em quando.

    Num país marcado pela desigualdade, onde os ricos se recusam a lucrar menos pra promover alguma distribuição de renda, sem depender do governo, as alternativas reais são bem mais limitadas do que na cabeça de um blogueiro de 22 anos. Você ainda precisa aprender muito sobre o que move esse país e sobre o valor histórico desse “assistencialismo”. Duvido que no seu texto bombástico, você tenha sequer feito uma amostra, mesmo que mínima, pra saber se sua alegação de números mascarados é verdadeira.

    É fácil juntar vídeos e criticar o trabalho de, por exemplo, um bombeiro, se você estiver longe do incêndio. Chega a cara perto das brasa. Pegue os números do governo sobre alguma região carente próxima da sua casa e vá ate lá. Compare os números com a realidade, converse com os assistidos do programa. Largue seu preconceito e procure os fatos sem a ajuda de intermediários, assim como eu me orgulho de ter podido fazer. Aí sim, você vai ter muito o que falar, seja bem ou seja mal. Mas vai ser autêntico, baseado na realidade, não na versão fragmentada que te contaram.

    Continúo aguardando sua “bomba”.

    p.s. pra você ter uma idéia de como são as coisas. Por ter tanto contato com pessoas ligadas ao PSDB, infelizmente, nunca votei no Lula e me arrependo muito disso.

    —————————-

    Cara, você é defensor do populismo. Eu me recuso a continuar essa discussão com alguém que chega a tal nível de estupidez. Meus argumentos estão no texto, já publicado.


  210. kkkk….eu rachei quando li sobre os 4 trilhões do pré-sal e que ainda esse dinheiro vai para a educação…acorda pra vida mlk (num lembro o nick de qm fez o comentario), dexa de se manipulado pelo governo/midia e de ficar deixando linkizindo de G1 para comprovar o q vc disse…muitas pessoas comentam aqui que o bolsa familia diminue a desigualdade e e que o Lula é o melhor presidente que este país já teve mas afinal se não existissem esses ignorantes que dizem isso as taticas populistas do Lula não funcionariam…agora dizer que esse assistencialismo impulsiona a economia é pra me fazer cagar de rir mesmo…eu ainda tenho que ler que o Bolsa – Familie diminue a pobreza…EDUCAÇÃO DE QUALIDADE e investimentos na infra – estrutura de um país que fazem diminuir as desigualdades…mas basta o pobre conseguir fazer um churrasquinho (as custas da classe media é claro ) que todo mundo acha que ta tudo beleza, a desigualdade diminiu e o Lula é o Cara…E ainda o video que é Manipulador….

    Obs: num sei ai quem foi o retardado que comparou Lula a Abraham Lincoln mas também me fez rir muito…


  211. […] fiz a publicação do vídeo em que Lula se contradiz ao condenar a política assistencialista de distribuição de cestas básicas no governo FHC mesmo […]


  212. […] Vídeo: Lula e o Bolsa Família […]


  213. Olá,

    concordo com o colega Felipe.

    Na verdade, o Bolsa-família é diferente dos projetos da era FHC.

    Hoje não é apenas algo para “preencher o estômago” das pessoas (algo que é muito importante, mas não basta).

    O Bolsa-família de Lula é todo um projeto que visa quebrar o ciclo de pobreza, com cursos técnicos para os filhos mais velhos, assistência de saúde, educação, e uma série de projetos que só quem tem acesso ao BolsaFamília consegue usufruir. É um programa muito sério – até pq, como dito, não é apenas redistribuição de renda.

    ps: no vídeo Lula não diz a que está se referindo: Se ao Vale-gás de FHC ou se a distribuições de cestas básicas que ocorrem dias antes das eleições para angariar votos. Parece (inclusive pelas imagens) que se trata da última hipótese.

    Afinal de contas, nem o Vale-Gás de FHC nem o Bolsa-família de Lula se tratam de distribuição de cestas básicas. A pessoa tem certas obrigatoriedades com o dinheiro que recebe (como por exemplo, comprar uma beliche para os filhos não dormirem no chão) mas de resto, ela decide o que faz com o dinheiro.

    É um direito que não pode ser retirado. Muito diferente de cestas básicas distribuidas por coronéis, que dependem da lealdade pessoal.

    O que ocorre – e por isso os “teóricos” de Revista Veja dizem que Lula compra votos – é que qualquer zé-mané na rua sabe que o PSDB é a favor do desmonte do Estado (e dos programas sociais), portanto, vota em Lula para continuar as políticas que vem melhorando sua vida.

    Não é por acaso, ou por uma mera distribuição de dinheiro, que o Governo Lula teria 87% de popularidade (em alguns lugares chega a 93%).

    O Bolsa-família não é uma esmola dada com nojo (os tucanos chamam de Bolsa-esmola), este programa hoje é um carro-chefe, é o Estado chegando à população pobre.

    Como diria Chico Science: “e com o buxo mais cheio, comecei a pensar…”

    E não é que estão pensando? a Globo e Veja fizeram de tudo pra eleger Alckmin… e não é que o povo esfregou Lula na cara deles.

    Com a ascensão da Nova Classe média e a diminuição em 37% no número de miseráveis no Brasil, isso mostra que não é apenas “distribuição de cestas básicas” o que está ocorrendo no Brasil.

    ps: cuidado para não fazer igual à Folha de São Paulo: receber um spam, por email, de uma ficha falsa difamando Dilma Rousseff e sair publicando sem averiguar.

    O blog é mtu bom, mas não entre nesse conservadorismo à moda revista Veja.

    ———————-

    Esqueçam a bosta da Veja, já falei 1 milhão de vezes que não leio esse lixo de revista.

    Não vou comentar aqui tudo que já está publicado no texto “A problemática do Bolsa-Família”. Se quiser, vá lá e leia.


  214. Só lembrando…”É complicado Anne, uma vez que moro no Rio.”

    Felipe, a questão é justamente essa. Aécio Neves está trabalhando com vistas a uma futura presidência.Como o resto do Brasil (inclusive o Rio)está totalmente por fora do que acontece por aqui(a estratégica censura é um agravante), ele vai acabar chegando lá. Principalmente quando os mais poderosos e manipuladores meios de comunicação, globo, veja e a folha, diga-se de passagem, estão sustentando a máscara de um governo de mentiras. Por favor,Felipe…se “abraçasse” essa causa, depois de se informar, obviamente, tenho certeza que iria concordar com nossa indignação. Você sabe, mais do que ninguém, como a imprensa é poderosa. E quando é a imprensa deprimente quem está ganhando a situação torna-se, no mínimo, desesperadora!
    Eu queria dizer que você pode até morar no Rio, mas escreve para o Brasil inteirinho…
    * Eu acredito na função social desse blog.

    obrigada por ter lido…
    abraço.

    ———————-

    Ok, Anne. Vou me informar 😉


  215. CRIADO PELO FHC
    O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda com condicionalidades criado pelo Governo Lula em 2003 para integrar e unificar ao Fome Zero os antigos programas criados no Governo FHC: o “Bolsa Escola”, o “Auxílio Gás” e o “Cartão Alimentação”. O PBF é tecnicamente chamado de mecanismo condicional de transferência de recursos.[1] Consiste-se na ajuda financeira às famílias pobres, definidas como aquelas que possuem renda per capita de R$ 70,01 até 140,00 e extremamente pobres com renda per capita até R$ 70,00. A contrapartida e que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos e/ou dependentes com frequência na escola e vacinados. O programa visa reduzir a pobreza a curto e a longo prazo através de transferências condicionadas de capital, o que, por sua vez, visa quebrar o ciclo geracional da pobreza de geração a geração.

    É considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, tendo sido nomeado como “um esquema anti-pobreza inventado na América Latina (que) está ganhando adeptos mundo afora” pela britânica The Economist. Ainda de acordo com a publicação, os governos de todo o mundo estão de olho no programa..[2][3] O jornal francês Le Monde reporta: “O programa Bolsa Família amplia, sobretudo, o acesso à educação, a qual representa a melhor arma, no Brasil ou em qualquer lugar do planeta, contra a pobreza.”[1] e…(considerado o um dos principais programas de compras de voto)


  216. Tenho 39 anos de idade, e já ví muita coisa, me interesso por política desde muito cedo, e reconheço que existem MUITOS pontos falhos no bolsa família, mas REALMENTE penso que se não algo IGUAL a ele (com maiores cuidados no gerenciamento e distribuição, quem sabe critérios “mais altos”), um substituto que cumpra função SEMELHANTE tem que ser usado, diante da atual situação.

    Existe REALMENTE muita, MUITA gente que PRECISA dessa “ajuda” (ou “esmola”) é uma vergonha SIM que ela seja EM MUITOS CASOS, a única fonte de renda não só de FAMÍLIAS, mas de CIDADES INTEIRAS (especialmente no interior do Brasil) que vivem praticamente do BOLSA FAMÍLIA e da APOSENTADORIA RURAL.
    Tem MUITA gente por ai que faz BOM e CORRETO uso desse dinheiro, tanto quanto tem gente que faz MAL uso, fato é que EXISTEM os que PRECISAM de uma ajuda emergencial, muitas vezes por um período mais longo.
    Seja DINHEIRO pra comprar COMIDA, ou seja A COMIDA (em espécie) existem aqueles que PRECISAM.
    Esse tipo de atitude SEMPRE será “assistencialista”, seja por um curto ou um pequeno espaço de tempo.

    Acredito que exista como “diminuir os contras”, mas NÃO HÁ como se “abrir mão” desse tipo de jornada (AINDA) no país.
    Cabe uma discussão mais ampla sobre ALTERNATIVAS para o Bolsa Família, NÃO o seu corte repentino.

    Sobre o vídeo em sí…
    Infelizmente NENHUMA novidade, Lula quebrou TODOS os recordes, talvez ele seja o “maior de todos”, mas SE EXISTEM políticos honestos, ou MENOS CORRUPTOS (por que não vejo NINGUÉM na TV Câmara ou na TV Senado querendo “botar a boca no trombone e “ferver e derramar” pra valer TODA a podridão que a gente SABE que tem lá dentro das duas casas mas não VÊ de fato -só sente o mal cheiro-?) não vai ser em DUAS GERAÇÕES que vamos mudar as vicissitudes do eleitorado Brasileiro, ou MAIS AINDA, seu GRAU DE EGOÍSMO.

    Parabéns pelo blog
    Antonio M


  217. Risos.
    Os tempos mudam né garotão.


  218. É verdade que o bolsa família é assistencialista, mas pela primeira vez existe um programa assistencialista que beneficia diretamente aquele que é realmente pobre e não passa por programas órgãos públicos que sempre diluem a grana em projetos ineficientes e acabam enriquecendo milionários, é mais do tipo: toma essa grana que é tua, vc tem o direito de ter algum dinheiro! É assistencialista, mas é o melhor assistencialismo que já aconteceu! o problema são aqueles que partem do pressuposto que classes inferiores não tem capacidade precisam aprender a utilizar o dinheiro, quem vai ensinar voce? que provavelmente nunca foi pobre de verdade?

    Sem contar que o mercado interno está aquecido em plena crise economica mundial, por que?, por que o poder aquisitivo para consumir bens duráveis primarios como material de construçao, móveis, eletoeletronicos cresceu e muito! com certeza o bolsa família tem uma parcela de culpa nisso!

    Tem mais, a maioria dos paises desenvolvidos recebem diversos tipos de incentivos do governo, em circunstâncias muito mais superficias do que a pobreza e ninguém reclama, em amsterdã drogados podem se tratar gratuitamente! será alguma exigencia desse tipo no brasil seria visto como hiprocrisia pelo cara que fez essse blog?

    para mim beneficiar a pobreza com grana é o mais proximo de “dar a vara ao pescador e não o peixe” como ensina o ditado, porque dinheiro, gera dinheiro.

    ————————

    Meu Deus, eu ainda tenho que ler essas coisas. Por favor, matem-me logo de uma vez, pois minhas esperanças de ver inteligência nesse povo somem cada vez mais.


  219. Só comentando alguns outros posts que estão muito bons, 180 reais para uma família de seis filhos é o suficiente para a alimentação em regiões pobres, aliás é muuuuito dinheiro pra quem vive praticamente de subsistência agrícola houve uma melhoria da qualidade de vida em regiões de miséria absoluta no interior do nordeste! diversos orgãos como pequenos correios, escolas foram criados em regiões muito pobres após o programa principalmente no nordeste, é que em SÂO PAULO, e RIO não foi tão eficiente por isso temos que abrir um pouco a cabeça pensar em uma escala ampla, aliás quem disse que são paulo e rio estão carentes de políticas publicas?
    Existem tantas políticas publicas de benefícios que já começo a pensar que está na hora de dar um passo além disso, já dá pra começar andar com as próprias pernas, o qe significa em remover o benefício do bolsa família.
    E é logico que o Lula faz o papel de político besta como 99% dos políticos desse pais, mas dadas as estatisticas, é INQUESTIONÁVEL que o projeto tenha sido ruim para o pais, e acredito que ele pode falar com orgulho sim desse projeto devido ao seu sucesso, se ele combina com o populismo dele, aí já outra história.


  220. É obrigação do Estado fornecer educação, saúde e alimentação.


  221. […] para comprar um Porsche 0 km e infelizmente as filas eram maiores do que as do atendimento para o Bolsa Família, chegou a sua vez! Pelo menos é o que o CEO da Porsche espera nos próximos […]


  222. O que vc tem contra o assistencialismo?
    Porque vc quer tanto que as pessoas trabalhem?
    Quem te disse que vc pode criticar o Lula? Neste país não!
    Todo presidente errou, pq ele não pode dar uma erradinha grave todo mês?
    Porque e vc insiste em dizer que o Lula tem uma falha de caráter grave ao se contradizer constantemente. Ao dizer que tudo que fedia agora é perfume?
    Pois eu tenho um argumento forte… Que vai te fazer mudar de idéia…
    É o seguinte… hã… pera…

    ———————-

    HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH

    GE-NI-AL!


  223. Enfim, não tive tempo de ler a enorme quantidade de pessoas, que assim como eu, perceberam seu engano. Agora que o fiz, percebo como sua postura é rígida com que lhe alerta do engano.

    Ainda estou a procura do vídeo completo de 2000, do qual tenho minhas críticas, mas, como aquele vídeo foi claramente editado, não gostaria de me pronunciar precocimente. O que percebi é que, na fala de Lula, se deixa claro uma restrição temporal da compra de voto, trata de política de controle populacional, de cesta básica como instrumento de troca, um benefício. Com a Bolsa-Família, essa perspectiva adquire caráter diferencial.

    O Bolsa Família insere a massa de excluídos do capitalismo periférico brasileiro em uma cultura de direitos. Porém é uma inserção limtada, pois os assistidos pelo Bolsa família tem sua cidadania tutelada pelo Estado, semelhante ao que Wanderley Guilherme dos Santos pensou em relação à classe operária do pós-revolução de 1930.

    Assim, o bolsa família, ao contrário da crítica feita por Lula em 2000, passa a ser um agente político de direito, não um instrumento de troca.

    Eu não gosto de adentrar um reduto em que precise escrever certas coisas para ser ouvido com um pingo de coerência, mas não sou partidário ao PT, se isso torna alguém mais feliz e comece a levar o discurso alheio um pouco mais a sério.

    ——————

    Mais uma que não entendeu nada. O vídeo NÃO trata da compra de voto, como vocês Lulistas estão DESESPERADOS para que seja. O vídeo trata da POLÍTICA ASSISTENCIALISTA DE CESTAS BÁSICAS do governo FHC. Ou seja, o vídeo trata EXATAMENTE de uma política como o Bolsa-Família.

    “O Bolsa Família insere a massa de excluídos do capitalismo periférico brasileiro em uma cultura de direitos”???
    Você está brincando? Cultura de direitos? Insere?

    Meu Deus, estou cercado por sonhadores cegos e utópicos.


  224. na minha opiniao esse é o melhor governo que os brasileiros ja teve , independente de qualquer espectativa de pessoas de direita, o brasil subiu em todos aspectos

    ————-

    “melhor governo que os brasileiros ja teve”

    Imagino que você seja BASTANTE esclarecido, dado o português.


  225. Bom, garanto que você não recebe Bolsa-Família. Pra mim a conversa acaba aqui.
    Foda-se se o Lula se contradiz… O cara já fez mais nessa porcaria de país que você tanto odeia que já é igual ou melhor que o governo FHC, digo, governo social democrata.
    Errados estão aqueles que escrevem esses textos escrotos e gigantes…
    Como diria o Lula, “é demagogia”…

    ——————

    Hahauhauhauhauahahauhauha


  226. Nunca antes na história deste País tivemos um presidente tão demagogo, mentiroso que hoje para bolsa esmola como garantia de Voto.
    Tudo que Lula criticava do governo FHC como por exemplo, as Viagens, e Bolsa esmola, ele(Lula), hoje pratica de forma + ampla .

    Esee é o verdadeiro Lula, Mentiroso, Contraditório e um baita cara de Pau !!!


  227. ESTE ANO MEU RECADINHO VAI PARA UNE E PRESIDENTE LULA !

    Talves por ter no momento em maõs as chaves dos cofres público, Lula se Acha no direito de sair por ai comprando pessoas e instituições.

    Sou universitário, e Jovem como a maioria de vocês integrantes da UNE.
    Até ai muito temos em comum, mas nada em comum temos na conotação política e social.
    Sempre fui Fã incondicional da UNE, e por muitas vezes a citava como grande exemplo de união e imparcialidade na busca do melhor de seus ideais e dos ideais para o Brasil.
    Infelizmente, hoje estamos vendo uma UNE comprometida com o governo Lula, onde o Governo Lula de forma sábia financia (Compra) a UNE para fazer com que esta instituição estudantil não se manifeste contra este governo Corrupto.

    Lamentável!!!!

    Que hoje estejamos vendo uma instituição que muito nos orgulhou sendo amordaçada por este governo.
    Fiquei também muito surpreso por saber que foi fácil e barato imobilizar qualquer movimento da UNE contra o Governo Lula.
    Hoje não usamos + a UNE como exemplo algum, porque esta instituição estar falida moralmente e sua voz não tem + força, presença e contundência para falar sobre moralidade na Política nacional.
    UNE é hoje uma instituição comprometida e parcial em suas opiniões a favor deste governo corrupto porque suas palavras têm limites e amordaça.
    Nós estamos em buscar de uma nova UNE, ou Melhor, não terá o nome UNE claro que não porque UNE só existe uma , até porque UNE não é +exemplo de imparcialidade , seriedade e lula pela verdade , teremos uma união de jovens e estudantes que já + irá se comprometer com governo algum ,político algum .
    Nossa União fará o que a UNE fazia há seis anos, aquela UNE era nosso orgulho porque criticava qualquer governo sem medo de ser feliz.
    Seremos assim, iremos criticar quando for para criticar, iremos elogiar quando for para elogiar, e iremos para ruas com as caras pintadas quando for para ir às ruas.
    Mas tudo será sem compromisso algum com governo nenhum , não seremos vendáveis .
    Caros amigos da UNE, tenho que admitir, o Governo Lula foi inteligente porque soube de forma barata AMORDAÇAR vocês com muita facilidade.
    Quero ressaltar que não sou partidário a ninguém e muito menos a político algum.
    Não como, não bebo, e não durmo as custas de político e muito menos de governo nenhum.
    Tenho orgulho de dizer que não devo favores a político, partido e governo nenhum!!!
    Minha única obrigação é ser um cidadão cumpridor de meus deveres com a lei e a sociedade , trabalhar para um país melhor e para o meu e bem estar de minha família.
    Este é o meu compromisso e desejar um Brasil mais justo para todos .

    Cordialmente,
    Nikacio Lemos – 23 anos, universitário


  228. Lula e o ministrozinho Celso Amorim, são meninos de recado dos Diatdores : Hugo Chávez e Fidel.


  229. Sei que estou atrasado… Acabo de ler os comentários.

    Fico surpreso como esse Bruno pode ser tão ignorante… escreve bem, é informado mas é míope…

    Cada figura que aparece…


  230. VOCES NAO SAO CAPAZ DE INGUINORAR O POUCO QUE LULA FAZ DE ERRADO,VEJAO LÁ ,POR QUE ELE MERECE,NIGUEM E PERFEITO. SERA QUE VOCES QUEREM DURANTE QUE SEJA 4ANOS UM GOVERNO COM PRESIDENTE TIPO COLLO DE MELLO.O QUE O LULA FEZ E FAZ PARA O NOSSO PAIS,SE ANALIZARMOS BEM DIGO QUE DESDE A EPOCA DA NOVA REPUBLICA NEHUM PRESIDENTE FOI CAPAZ. POR TANTO PERDUAMOS OS POUCOS ERROS DO LULA E O QUE ELE ESTA FAZENDO QUANDO CABAR O MANDANTO DELE TENHA-MOS QUE NOS PREOCUPAR COM O PROCIMO POLITICO QUE ENTRAR,PARA QUE ESTE NAO ESTRAGUE O QUE O LULA FEZ POR QUE AI EU DIGO QUE SOMOS MESMO UMA GENTE BURRA. E VIVA AO LULA NO PROCIMO MANDATO QUE VOU SER O 1º A VOLTAR NELE.

    ——————–

    Mais alguém gargalhando ou sou só eu?


  231. VAMOS OLHAR A VERDADE, COMO A VERDADE, E NAO SAIR MANIPULANDO OS OUTROS.!

    EM NENHUM MOMENTO NO ‘LULA DE 2000’ ELE SE REFERE EM UM PROJETO QUE PARA SE GANHAR COMIDA VOCE TENHA QUE FAZER ALGO PARA RECEBER O BENEFICIO

    O BOLSA FAMILIA SÓ É DADO À FAMILIAS QUE TEM CRIANÇAS ESTUDANDO.
    LOGO NAO É ESMOLA, NEM PRESENTE, NEM COMPRA/TROCA DE VOTO.
    A FAMILIA BENEFICIADA TEM QUE FAZER POR MERECER!

    VAMOS DEIXAR DE SER IGNORANTES PESSOAL!
    VAMOS PERCEBER AS MUDANÇAS QUE ELE TROUXE AO BRASIL!
    VAMOS DEIXAR DE FICAR VENDO SÓ AS COISAS RUINS E COMEÇAR A EXALTAR O MELHOR DO BRASIL

    SE TOQUEM!

    E QUEM NAO GOSTOU, POR FAVOR, ME MANDE UM EMAIL FALANDO O POR QUE! vieira92@gmail.com!!!!

    ———-

    Eu fico sem palavras pra responder defensores do Lula que VISIVELMENTE não nasceram para dialogar, só pelos gritos já dá pra perceber.

    Bom… Sugiro que você leia o post sobre o Bolsa-Família: http://controleremoto.tv/blog/2009/09/a-problematica-do-bolsa-familia/

    E desculpe se eu não falo gritando. Não é o meu “jeitinho”.


  232. Que postagem de vídeo mais infeliz Sr. Felipe Neto, Primeiro que no vídeo ela comenta a troca de benefícios por votos, mas em período de eleição, o Bolsa Família, já que nesse assunto você se mostra um completo ignorante, tende a distribuir de forma um pouco melhor a renda e riqueza que esse país produz, mas não em troca de votos, e sim pela participação e frequência dos filhos dos mesmos na escola, a ponto de perder o benefício pelo descumprimento. Você está sendo tendencioso neste assunto, ou você gostava quando o Sr FHC usava como parâmetro, o consumo de iogurte pelos pobres para dizer que a economia ia muito bem? Não voltei no Lula, nem votaria, mas por outros ideais, Você precisa colocar argumentos e não se deixar se fantasiar por vídeos colocadas de forma tendenciosa que não tem opinião própria, assim como você, pois precisa de outra opinião para formar a sua, o que é um paradoxo, pois você tem um blog e teria de ser formador de opinião e não transcender opinião alheia. Vai a dica, se quer discutir política, ao menos participe de reuniões, debates políticos, discussões regionais, participe dos problemas, de pessoas que por exemplo usam o Bolsa Família. Por favor não venha com assuntos Ctrl C + Ctrl V.

    O seu comentário está exatamente igual a pelo menos uns 30 outros aqui no post e todos já foram devidamente respondidos.


  233. REalmente mais do que certo o que ele falou. Não sei se todos entenderam, mas o que ele disse é que, a compra de voto se dá em em épocas de eleição, em que os políticos disribuem cestas básicas para comprar votos. O bolsa familia não é uma pequena distribuição de cestas básicas em época eleitoral e sim um projeto contínuo de assistÊncia ao brasileiro que não tem consições de às vezes dar de comer aos filhos. É interessante como o mundo aplaude o bolsa família e só a classe média brasileira o critica. Ele é colocado pelos sociólogos como uma das principais causas para a diminuição da morte por fome no brasil e também uma das causas do aumento do rendimento escolar das classes mais pobres. O bolsa familia é uma das coisas mais beneficas q um politico fez ao brasileiro e só quem realmente passa por “perrengue” (daqueles que não se sabe o que vai dar de comer aos filhos amanhã nem depois) entede o que u pouco a mais de dinheiro pode fazer. Realmente, o dinheiro do bolsa familia não compra bolacha passatempo nem trakinas pro lanche da tarde, mas compra sim arroz e feijão pra poder comer um pouco antes de ir trabalhar.

    Outro dizendo a mesma coisa. Isso já foi explicado dezenas de vezes ao longo dos comentários, o Lula não está falando da compra de votos e sim do projeto assistencialista do FHC.


  234. O video faz uma mistura de alhos com bugalhos. Quando Lula esta defendendo o Bolsa família ele esta falando de uma política universal (porque pretende atender todas as famílais que recebem menos de 1/2 salário mínimo per capita)e faltam poucas a serem atendidas (pois ja são quase 11 milhões). Quando está falando do assistencialismo do FHC está se referindo principalmente a política de distribuição de cestas básicas, vale gás e outros (não creio que falava do Bolsa escola) em época de eleição. Uma coisa é uma política pública com critérios operada com a colaboraçao dos municipios. Outra é um ano antes da eleição começar a distribuir cestas básicas e todo tipo de presente para os pobres. Uma política leva no médio e longo prazo a emancipação das pessoas, a outra torna elas dependente do político. A critica de Lula e do PT ao Bolsa escola era uma crítica pertinente, pois tratava-s de um programa focado, não universalizante. Segundo a cobertura daquele programa não ultrapassava um milhão de crianças (digo crianças, não familias que eram bem menos). Neste caso sim podemos dizer que se tratava de uma estratégia de manter sob domínio político do PSDB uma reserva do eleitorado. Mas é claro que o Bolsa família tem muitoi o que melhorar. Por isso, Dá-lhe Dilma em 2010.

    Eu já expliquei 8 milhões de vezes =( Por favor, sobe alguns comentários e leia o que já disse sobre NÃO SER a compra de votos que ele está criticando.


  235. […] VÍDEO Lula e o Bolsa-Família […]


  236. É o cara mais mentiroso do Brasil, vai ser mentiroso assim lá no raios que o parta… E tem gente que gosta… Putz!

    Essa eu quero ver… Me respondam… me diga somente uma coisa que esse, que se diz presidente do brasil prometeu e cumpriu! Só umazinha só. Respondam…


  237. Quando reclamamos do bolsa família poderíaamos lembrar também do “bolsa família” da classe média representada pela dedução do Imposto de Renda para saúde, educação, dependentes, etc. que é várias vezes o valor do bolsa família dos que ganham menos de um salário mínimo, e que também pagam impostos diretos, sem dedução, ao comprar o açúcar, o arroz, o óleo, de grandes empresários que não pagam impostos, pois quem paga são as duas classe acima citadas…


  238. Gostaria muito de saber a fonte do vídeo de 2000. É possível? Obrigada



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: